Livros # 72 - Os Mistérios de Warthia - A Profecia de Mídria

Título: Os Mistérios de Warthia - A Profecia de Mídria 
Editora: Novo Século
Autor: Denise Flaibam
Número de páginas: 392
Sinopse: SERAFINE DELAY ERA UMA GAROTA COMUM... À sua maneira. Sua vida na sossegada Vila do Sol muda bruscamente numa noite, quando sua décima oitava primavera era festejada. Um ataque acaba forçando-a a fugir desesperadamente de monstros sanguinários e imbatíveis. Por algum motivo para lá de insano, tais criaturas queriam sequestrá-la! E enquanto mergulha de cabeça no universo mágico de Warthia e começa a entender a ligação de suas marcas com a história daquele mundo, Serafine descobre-se numa surpreendente situação: seu destino está traçado. Uma antiga profecia clama por seu espírito, e uma difícil jornada deve começar. Na companhia de um belo e rude espadachim, uma simpática garota de orelhas pontudas e um felpudo guerreiro belicoso, Serafine deve ingressar numa viagem de perigos desconhecidos, que se inicia no Norte daquele vasto continente, treinando para derrotar àquela que vem das Trevas para tudo devastar. Os Mistérios de Warthia devem ser desvendados, e Serafine é a única capaz de fazê-lo.


Denise Flaibam se apaixonou por histórias de fantasia quando foi apresentada a Harry Potter. Quis lutar em batalhas medievais quando conheceu O Senhor dos Anéis e sonhou viajar para terras místicas ao ler As Crônicas de Nárnia. Nascida em 1995, moradora de Morungaba, cidadezinha no interior de São Paulo, sempre sonhou em se tornar escritora e ver suas obras estampando dezenas de estantes. Inspirada principalmente por histórias épicas como as de Rowling, Tolkien e Lewis, onde a magia a arrastou para tantos universos fantásticos, decidiu inventar o seu próprio mundo. Mergulhou na construção de Warthia aos onze anos de idade. Aos dezessete publica o primeiro livro de sua criação: A Profecia de Mídria, da quadrilogia Os Mistérios de Warthia.

Em Os Mistérios de Warthia - A Profecia de Mídria, primeiro volume de uma quadrilogia, somos apresentados a um mundo de fantasia, aventuras, romances e apresentados a nossa nova heroína favorita, Serafine Delay, moradora da pacata Vila do Sol. Serafine mora com seus pais, Mégara Delay e Alanor Delay e nutri um sentimento forte de amor e carinho, mesmo não sendo seus pais verdadeiros.

Serafine sempre foi diferente, desde bebê apresentava diferentes desenhos em seu corpo, símbolos delicados e com uma tonalidade única, mas que faziam a garota sentir vergonha e se esconder de todos. Perto de completar seus 18 anos, como de costume uma grande festa estava para se realizar. Mas o que era para ser um evento lindo e festivo, se torna em um pesadelo. Seres misteriosos e sombrios invadem a Vila do Sol com o objetivo de matar, destruir e levar a garota. 

“Reparou em seus músculos, que ficavam aparentes enquanto o guerreiro arrumava o colete antes de colocá-lo. O tronco definido exibia algumas cicatrizes, como bem dissera Ývela, mas não eram assustadoras. Algumas delas pareciam linhas muito profundas que marcavam a pela bronzeada. Ficavam evidentes sob a luz pálida da Lua. Serafine sentiu-se um pouco abusiva demais ao olhar tão descaradamente para ele. Deixou a mente vagar para um questionamento que a rondava: um guerreiro como ele deveria estar acostumado a carregar tais marcas, de modo que o tempo lentamente as apagava. Mas se Jarek as tinhas pelos combates enfrentados, como ela ficaria depois dos treinos?”

No meio de tanta confusão, dois seres se destacam, Jarek e Ývela. Serafine não os conhece e não tem motivos para acreditar e confiar neles, mas sua única escolha é seguir o caminho atrás de respostas com estes dois viajantes misteriosos. Um mundo mágico e repleto de perigos espera por Serafine e tudo o que ela conhecia, foi deixado para trás com a certeza de que nada é o que parece e que a Vila do Sol ficou em seu passado. 

Em uma jornada com seus guardiões, sua história aos poucos é revelada. Várias descobertas fazem de Serafine uma garota forte e que com o decorrer dos dias se mostra mais firme para cumprir seu destino e lutar por todos, não somente aqueles que ama. Com o decorrer também conhecemos Guilian, seu terceiro guardião.

"Talvez a história de Jarek fosse realmente mais complexa do que imaginara. Ele parecia alguém que guardava segredos bem obscuros de seu passado, do tipo que ninguém tinha permissão de descobrir. Não que isso pudesse impedir a curiosidade de Serafine, mas havia prometido a ele que não questionaria. Ela confiava em Jarek da mesma forma que confiava em Guillian."

Falando sobre as personagens em si, Serafine é uma mulher muito teimosa, porém forte e corajosa. Sua evolução é enorme e em cada situação aprende algo que irá ajudá-la futuramente. Um dos pontos fortes/fracos é a sua curiosidade, sempre em busca de respostas e conhecimento do passado de seus guardiões. A princípio, sua relação com Jarek é de pura raiva e vivem irritando um ao outro, mas com o tempo isso vai mudando e uma forte amizade surge entre eles, proteção e até mesmo carinho (Sim, eu shipo Serek. E espero, de verdade, um final feliz para os dois. Vivos, de preferência).

Jarek, um dos guardiões de Serafine. Sarcástico, irritante, egocêntrico, complicado, gentil e uma personalidade digna de estudo, porém um dos mais cativantes e amáveis personagens. Sua história não é revelada ao todo, aguardem o segundo volume, mas nossa escritora faz suspenses na hora certa e fez um ótimo trabalho com Jarek. É quase impossível não torcer por ele.

Ývela é uma mulher doce, gentil, simpática e ao mesmo tempo forte. Não demora muito para uma forte amizade surgir entre Serafine e ela. Outro guardião que se mostrou um ótimo amigo e confiável é Guilian, desde que não o chamem de fofo. Porém, algo interessante em todos os guardiões, é o passado complicado e que pouco foi revelado neste volume. Todos aparentam ter tanta história, que arrisco que cada personagem daria um livro. 

“– Cuide-se , Serafine, e lembre-se: sempre que precisar, estarei por perto. Seu mestre nunca a abandonará, pode me encontrar sempre em seu coração.”

Com um final perfeito, Denise consegue deixar todos ansiosos para o próximo volume. A escrita da autora e todo o universo criado me lembrou grandes nomes da literatura, como George R. R. Martin, J. R. R. Tolkien e C.S. Lewis. Um livro lindo, emocionante e capaz de prender o leitor até a última página, fazendo-o ansiar pela continuação. Uma das melhores obras que li e indico para todos os públicos. Agora é apenas ficar no aguardo do tão esperado A Fortaleza do Dragão, que espero (de verdade) que seja lançado antes da terceira parte da adaptação do O Hobbit, caso contrário, teremos uma conversa séria.

24 comentários:

  1. Ahhhh adorei essa resenha!
    Que honra ter meu nome colocado na mesma sentença que os do Martin, Tolkien e Lewis. Fico imensamente feliz por ter gostado tanto do livro <3
    Sobre os guardiões: prometo que sobre Ývela e Jarek muito será revelado nesse segundo livro - que, aliás, vai ser lançado antes do Hobbit, palavra de escoteira! HAHAHAHAHA :D
    Obrigada por esse ótimo texto, querida.

    Beijos,
    Denise.

    ResponderExcluir
  2. Gente! Que resenha perfeita! Tipo tô =OOOOOOOOOO Como não li esse livro ainda?????? O.O
    Adorei mesmo, sério, já vou dar um jeitinho de colocá-lo na minha meta de leitura deste ano, estou me surpreendendo muito com nossos autores, eles estão cada vez melhores!
    Parabéns!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Genteeeeee, só eu não li esse livro???

    A Mari Scotti sempre me fala do livro, que eu PRECISO ler... e eu nada...

    mas definitivamente, ele será passado para o início da fila!!!

    http://www.everylittlebook.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoreiiiiiii!!!!
    com ctz esse entrará para minha lista!!
    mas sou mtooo ansiosa, só poderei começar a ler os livros depois que todos da série tiverem sido publicados, senão vou enlouquecer esperando os outros saírem! hahaha

    ResponderExcluir
  5. Nossa, o livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  6. Uma história assim é empolgante ler. Pelo que pude notar a autora foi divina e muito criativa ao escrever a história. Fiquei curiosa e vou tentar ler também. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. É uma história que envolve seres míticos, guerreiros e uma luta pela sobrevivência. Muito empolgante !

    ResponderExcluir
  8. Nossa adoreia sua resenha, e fiquei mas surpresa ainda de saber que a escritora é Brasileira e muito novinha, e enquanto lia sua resenha eu vir, e acho que todos que leram e que ainda vão lê esse livro concorda que nossos escritores Brasileiros também são muito bons e merecem nossa admiração.

    ResponderExcluir
  9. Resenha muito bem feita, adorei, amei, muito vou ler, por que faz meu estilo!!

    ResponderExcluir
  10. Bela resenha, eu já tinha o interesse por esse livro. Agora estou mais interessado ainda!

    ResponderExcluir
  11. Uau, que livro é esse????? que tudo gente, me encantei pela sinopse, pela resenha, pela capa, imagina quando eu ter a oportunidade de ler esta obra? hahaha sério, preciso!!
    já posso falar que já simpatizei com Ývela e Jarek, e claro, Serafine também, que parece ter uma personalidade e tanto!

    ResponderExcluir
  12. Não sou muito chegada a ler livros de mistérios, ainda mais quando eles podem me trazer pesadelos pelo tipo de história contada.
    Acho que esse não é uma boa opção para entrar na minha lista de desejos hahaha

    ResponderExcluir
  13. Já me interessei porque a autora é de Morungaba, cidade vizinha da minha (Itatiba)!
    Fiquei realmente curiosa pelo livro uma vez que escrever estórias com tantos elementos sempre é um grande desafio. Com certeza entrará para minha wishlist!

    ResponderExcluir
  14. Adoro mistério, e amo mais se romance tiver envolvido. Pela resenha -linda, por sinal- parece ser um livro recheado de mistério. Já vou colocar na minha lista também. Tomara que seja tão bom quanto.

    ResponderExcluir
  15. Eu quero muito ler esse livro.Ele já se encontra na minha lista de livros para ler esse ano e agora com sua resenha, eu acho que preciso passa-lo à frente dos outros.

    ResponderExcluir
  16. MEU DEUS! Que livrooo é esse? Eu adorei! Sempre fui apaixonada por livros desse gênero, e acho que esse com certeza vai entrar na minha lista de desejados! Amei a resenhaaa! Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Parece ser muito bom ! Amei a resenhaa !

    ResponderExcluir
  18. amei a resenha... estou louca pra ler esse livro...

    ResponderExcluir
  19. É brasileiro??? Perfeitoooo! Fala sobre o que todo adolescente deseja ser ou fazer qnd lê livros e sagas tipos harry potter, e gosta de harry potter e senhor dos aneis <3 pra que melhor?

    ResponderExcluir
  20. Adoro livros de fantasia e esse parece ser perfeito. Com certeza, quero ler. A literatura nacional está cada dia melhor.

    ResponderExcluir
  21. Nossa assustador, angustiante... Adorei....São qntos livros??
    Tenho medon de livros sem fim...
    Mas adorei a resenha.. Vou procurar o livro.
    bjks

    ResponderExcluir
  22. Uma autora que foi influenciado por obras tão perfeitas assim só deve ter feito um livro perfeito também, to doido pra ler, Gostei da capa também, simples e legal.

    ResponderExcluir
  23. Adorei a capa! Fiquei com vontade de ler também...

    ResponderExcluir
  24. Amei! e o fato de ser de uma autora brasileira me surpreendeu. Amo fantasia, e gostei do enredo. A capa esta linda
    anagata279@hotmail.com

    ResponderExcluir