Livros #20 - As vantagens de ser invisível

Título: As Vantagens de ser Invisível
Editora: Rocco
Autor: Stephen Chbosky
Nº de páginas: 223
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.



Em As vantagens de ser invisível encontramos uma série de cartas escritas por Charlie, um garoto de 15 anos, à um amigo que não temos a miníma ideia de quem seja e é a partir destas cartas que conhecemos a vida deste garoto que é muito mais do que único.


Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.

Charlie está para iniciar o seu primeiro ano no ensino médio e basicamente não tem amigo algum, já que seu único  e melhor amigo, Michael, tinha se suicidado a pouquíssimo tempo. Charlie é muito diferente dos garotos de sua idade: ele é inocente (seus pensamentos são tão... maravilhosos!), já carrega uma certa bagagem de traumas, como a morte de sua tia Helen e o suicídio de sue amigo, ele prefere observar as pessoas à ter que "participar" ou interagir e coloca os sentimentos e desejos das outras pessoas acima dos próprios.

É com esta personalidade peculiar que ele acaba se aproximando de Sam e Patrick, que são meio irmãos e estão em seu último ano, e finalmente encontra amizades verdadeiras e um amor um tanto quanto puro, inocente.

Só me lembro de andar entre eles e sentir pela primeira vez que eu pertencia a alguma coisa.

Sinceramente, este livro me surpreendeu. Através de uma escrita simples e um personagem fascinante Stephen Chbosky conseguiu me emocionar, divertir, refletir e, acima de tudo, conseguiu criar uma história viciante (além do mais, estou completa e perdidamente apaixonada pelo Charlie).

Um ponto fraco do livro é ao mesmo tempo seu ponto mais forte: o fato de que só ficamos sabendo das coisas através das cartas de Charlie criou uma certa dificuldade para que eu me aprofundasse em relação aos outros personagens. Mas ao mesmo tempo conseguimos uma visão ampla  da personalidade e dos sentimentos das pessoas que estão ao redor do protagonista, pois, como já citei anteriormente, ele se importa muito com os outros, então conseguimos acompanhar dramas como a gravidez, o álcool, a violência doméstica, a homossexualidade, etc.. As vantagens de ser invisível foca-se no relacionamento de Charlie com sua família e amigos, mas mais importante que isso mostra como podemos tirar o melhor da vida e de seus pequenos momentos.



(...) E por fim ele encontrou esta canção realmente maravilhosa sobre um cara e nós ouvimos em silêncio. (...) Depois que a música terminou eu disse uma coisa: "Eu me sinto infinito".

Adaptado para os cinemas em 2012 e dirigido pelo próprio autor, o filme conta com Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller como Charlie, Sam e Patrick, respectivamente. Ainda não tive a oportunidade de assistir o filme, mas com certeza recomendo a leitura desta fantástica história. E você? Já leu? Amou? Odiou? Quer ler?



Trailer do Filme:



Porque não há problema em sentir as coisas. E ser quem você é.

Séries #4 - Nikita







Estou aqui para falar de uma série que sou completamente apaixonada; Nikita, da CW.

Conheci está série apenas no final de 2012 (acho que comecei a assisti-lá no dia de natal), mas ela conta com duas temporadas completas e uma terceira que está sendo exibida atualmente na TV americana. Diferente da maioria das série do canal CW, que são em sua essência românticas e direcionadas principalmente aos adolescentes, Nikita nos presenteia com uma trama recheada de aventura e ação, que é direcionada principalmente ao  público adulto.

É um remake de uma famosa série canadense dos anos 90, La Femme Nikita (que por sua vez foi baseada em um filme), e conta a história de Nikita, uma ex-agente de uma organização secreta americana chamada Division e que busca vingança após a própria agência para a qual ela trabalhava assassinar o homem que ela estava apaixonada.

                   

Para compreendermos a relação de Nikki com a Division temos que voltar ao tempo em que ela era uma adolescente problemática e após uma série de acontecimentos acaba no corredor da morte acusada de assassinato e é neste momento que a agência secreta aparece para salvar nossa protagonista prometendo-lhe que se ela estivesse disposta a ajudar o seu país ela poderia ter uma nova vida, uma nova chance.

Após uma série de treinamentos e missões, Nikita começa a perceber que não estava exatamente "ajudando seu país", mas que na verdade ela era uma assassina. E é com essas dúvidas que ela conhece Daniel durante uma missão e acaba se apaixonando por ele, mas as coisas saem de seu controle e seu noivo é assassinado. E assim sua missão mais importante se inicia: destruir a Division.

Personagens

     S2-9S2-4S2-5
                  Nikita                                             Alex                                                Michael



     S2-7S2-1
             Birkhoff                                         Percy                                          Amanda


     
              Ryan                                          Owen                                              Sean
    Jaden                                        Thom                                       Sonya


Uma série simplesmente viciante com episódios mais do que maravilhosos, Nikita não precisa de muito tempo para conquistar as pessoas. Personagens cativantes e uma história bem construída recheada de tensão e muita ação garantem a Nikita o título de uma de minhas séries preferidas.

Sua primeira temporada foi mais do que fantástica e é minha preferida até o presente momento. Amei principalmente os episódios em que vemos Alex como o plot central (adoro ela demais). Apesar que a segunda temporada tem algo que simplesmente me cativou: o desenvolvimento do personagem Birkhoff, o gênio tecnológico que toda a série de espionagem que se preze tem que ter. Confesso que o odiei demais na primeira temporada, mas na segunda ele chega para conquistar os corações com frases sarcásticas e um humor que é único.

Série mais do que recomendada para qualquer pessoa que goste de uma produção e história de qualidade. É impossível não se apaixonar.