Livros #20 - As vantagens de ser invisível

Título: As Vantagens de ser Invisível
Editora: Rocco
Autor: Stephen Chbosky
Nº de páginas: 223
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.



Em As vantagens de ser invisível encontramos uma série de cartas escritas por Charlie, um garoto de 15 anos, à um amigo que não temos a miníma ideia de quem seja e é a partir destas cartas que conhecemos a vida deste garoto que é muito mais do que único.


Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.

Charlie está para iniciar o seu primeiro ano no ensino médio e basicamente não tem amigo algum, já que seu único  e melhor amigo, Michael, tinha se suicidado a pouquíssimo tempo. Charlie é muito diferente dos garotos de sua idade: ele é inocente (seus pensamentos são tão... maravilhosos!), já carrega uma certa bagagem de traumas, como a morte de sua tia Helen e o suicídio de sue amigo, ele prefere observar as pessoas à ter que "participar" ou interagir e coloca os sentimentos e desejos das outras pessoas acima dos próprios.

É com esta personalidade peculiar que ele acaba se aproximando de Sam e Patrick, que são meio irmãos e estão em seu último ano, e finalmente encontra amizades verdadeiras e um amor um tanto quanto puro, inocente.

Só me lembro de andar entre eles e sentir pela primeira vez que eu pertencia a alguma coisa.

Sinceramente, este livro me surpreendeu. Através de uma escrita simples e um personagem fascinante Stephen Chbosky conseguiu me emocionar, divertir, refletir e, acima de tudo, conseguiu criar uma história viciante (além do mais, estou completa e perdidamente apaixonada pelo Charlie).

Um ponto fraco do livro é ao mesmo tempo seu ponto mais forte: o fato de que só ficamos sabendo das coisas através das cartas de Charlie criou uma certa dificuldade para que eu me aprofundasse em relação aos outros personagens. Mas ao mesmo tempo conseguimos uma visão ampla  da personalidade e dos sentimentos das pessoas que estão ao redor do protagonista, pois, como já citei anteriormente, ele se importa muito com os outros, então conseguimos acompanhar dramas como a gravidez, o álcool, a violência doméstica, a homossexualidade, etc.. As vantagens de ser invisível foca-se no relacionamento de Charlie com sua família e amigos, mas mais importante que isso mostra como podemos tirar o melhor da vida e de seus pequenos momentos.



(...) E por fim ele encontrou esta canção realmente maravilhosa sobre um cara e nós ouvimos em silêncio. (...) Depois que a música terminou eu disse uma coisa: "Eu me sinto infinito".

Adaptado para os cinemas em 2012 e dirigido pelo próprio autor, o filme conta com Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller como Charlie, Sam e Patrick, respectivamente. Ainda não tive a oportunidade de assistir o filme, mas com certeza recomendo a leitura desta fantástica história. E você? Já leu? Amou? Odiou? Quer ler?



Trailer do Filme:



Porque não há problema em sentir as coisas. E ser quem você é.

9 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, infelizmente. Mas soube ontem que ganhei num sorteio e estou louca para que ele chegue. Assisti apenas o filme, e amei, gostei bastante, quero muito saber como é o livro. Confesso que só vi o filme por causa de Emma Watson e Logan Lerman, mas realmente a história me surpreendeu, muito boa.
    Espero gostar bastante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh estou aguardando chegar o livro pra poder ler e adorá-lo tbm!!! Adoro livros com narradores masculinos, o querido John Boyne que o diga <3. Gostei muito de saber que os fatos não são revelados diretamente, e sim através das cartas, parece que estamos compartilhando essa informação só com ele, sabe aquelas coisas bem de amigo rsrs. Esperando ansiosamente minha vez de lê-lo! =D
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é um livro muito pessoal e você se sente como uma amiga do Charlie. Tenho certeza que você vai amar.

      Excluir
  3. eu vir o filme e acabei de compre o livor ainda não tive tempo pra ler mais espero ler logo pq o filme e lindo *-* espero que o livro seja tão bom quanto o/

    ResponderExcluir
  4. Gabby!
    Já li algumas outras resenhas e falam que o ponto alto do livro é bem questionável, uma questão que deveria ser discutida... Ai como a gente fica curiosa quando não lemos um livro e vemos comentário desse tipo, ficamos ansiosos por ler e saber a que se refere.
    Embora não tenha colocado sua cotação, acredito que gostou pelos comentários que fez na resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Eu não tinha lido nenhuma resenha sobre este livro e confesso que a sua me deixou mais curiosa ainda em lê-lo!!!

    Adorei a resenha, quero antes de ver o filme, ler o livro, depois quem sabe neh??

    bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Maluca pra ler esse livro!rs
    Li agorinha a resenha do filme e me deliciei..é um livro juvenil,mas que com certeza, nos traz boas recordações de fatos ou sentimentos que estiveram em nossa história.
    As cartas...não sei pq, isso me traz tanta nostalgia!rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li esse livro, mas pelas resenha que tenho visto me parece um livro muito legal.
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o livro, mas já vi o filme! Adorei e pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir