Título: O Resgate das Profecias
Editora: Novo Século
Autor: Jeronimo Mariano
Número de páginas: 358
Sinopse: Durante nossa vida conhecemos muitas pessoas. A maioria, porém, acaba por nos desapontar ou se mostrar diferente do que imaginávamos no início. Então, refletimos sobre a melhor forma de viver: é preciso mesmo ter bons amigos? Será que não conseguiríamos continuar a busca por nossos anseios sozinhos, ou apenas na presença de parentes? A resposta é simples: quem sabe? É realmente extraordinário percebermos que não estamos sozinhos em momentos de dificuldades; percebermos que alguém compartilha a nossa dor, assim como nossa felicidade, e que este alguém está conectado a nós de um jeito afetuoso, sincero, sem nada exigir por isso. Mas o preço a pagar pode ser alto: frequentemente temos nossas expectativas destruídas, e nem sempre nos recuperamos bem depois disso. Afinal de contas, por que a família e os amigos seriam tão importantes? Seriam capazes de sustentar nossas esperanças? É preciso confiar neles para que, talvez, sim. Algumas dessas respostas e outras indagações estão presentes em O Resgate das Profecias, levando a uma forma diferente de enxergar a vida e as pessoas que passam por ela.
O Resgate das Profecias é um livro que o autor Jeronimo cedeu para resenha, queria agradecer pelo carinho e confiança. Jeronimo Mariano nasceu em 25 de março de 1994, no Rio de Janeiro. Desde pequeno adora escrever textos e anotar suas melhores ideias. Na escola, uma das aulas preferidas era a de Língua Portuguesa, embora a Matemática sempre o encantasse em igual proporção. Aos treze anos, começou a rascunhar um enredo singular e decidiu trabalhá-lo para construir a maior de suas histórias: seu primeiro livro publicado, O Resgate das Profecias. Mora com sua família, que não permitiu que Jeronimo abandonasse o bom e velho hábito de levar sempre consigo papel, lápis, e muita inspiração para continuar escrevendo.
O livro é narrado em terceira pessoa, possui uma diagramação simples, tipografia de excelente legibilidade e uma boa distribuição de capítulos. A capa é condizente com o conteúdo proposto. Ao todo, existe uma harmonia entre a obra e seus elementos.
Na obra temos Lourenço, nosso personagem principal. Um garoto com uma personalidade forte e até mesmo difícil, inteligente e pouco sociável com sua família. Giovanni e Victor são os melhores amigos de Lourenço, ambos bem presentes no livro. Giovanni é um rapaz bem realista, dono de um passado turbulento e é um dos personagens que mais sofre no livro, emocionalmente. Já Victor é o típico "sem papas na língua", porém um amigo leal e sentimental quando menos se espera.
"Não se lembravam de uma noite tão escura como aquela, e ao mesmo tempo tão intimidadora. E não poderiam se lembrar porque aquela não era mesmo uma noite comum."
Temos também vários personagens secundários importantes para o contexto, como Victória e Jennifer, que parecem nada mais nada menos que meninas nada simpáticas, mas com o decorrer do livro, os leitores podem conhecer mais sobre elas e as conhecerem de verdade. Tudo acontece em Clash Time, um colégio interno nada comum, devido aos acontecimentos estranhos que ocorrem desde o começo da leitura. A verdade é que nos deparamos com uma aventura atrás da outra com o nosso trio principal (Lourenço, Giovanni e Victor).
A trama principal é em relação as ameaças constantes que Lourenço começa a receber na escola. Os garotos, desconfiados de tudo e todos entram em uma jornada totalmente arriscada afim de descobrir o que está acontecendo e quem está por trás de tudo isso. No caminho, descobrem muito mais de si mesmos e sobre o que realmente são, além da importância da amizade, muito importante para o livro. São páginas repletas de mistérios, comédia e aventura.
"- Jamais sentiu a esperança dentro de você? - Interrogou. - A verdadeira, que o faria acreditar em alguém que não conhece, confiar na pessoa mais traiçoeira e buscar a verdade na maior das mentiras?"
Agora, vocês devem se perguntar: Se o livro é tão bom, porque só nota 3?. Bom, todo o contexto e a proposta do autor foram ótimas. Mas para mim, a falha foi na execução. Faltou emoção e mais explicações em algumas cenas. Teve alguns momentos com Lourenço que ficaram bem estranhos. Como certas coisas que ele não conseguia realizar e após uma cena, apenas com alguns pensamentos positivos e nenhum treinamento, conseguia fazer. Isso me irritou profundamente, pois pareceu forçado e sem nenhuma lógica. Outra coisa que não me agradou foi a forma da escrita dos diálogos dos personagens, tudo parecia formal demais, como se não fosse uma conversa entre amigos e sim uma reunião de negócios. Já no final, teve algumas partes que eu gostei e outras não. Aqueles típicos finais que você mudaria algo, com certeza. O legal é que a obra terá sequência, que aguardo ansiosamente para que todos os pontos negativos se transformem em positivos.
Ao todo, é um livro divertido e que pode lhe agradar em alguns momentos. O fato é que por mais que tenham pontos negativos, a leitura vale a pena. Apesar do livro ter apresentado falhas para mim, ele pode se transformar em um favorito seu.
''[..] Resta lutar por nossos ideais enquanto ainda respiramos, enquanto nossas mentes não enlouquecem com o cotidiano que pouco a pouco abafa nossos sonhos, com pessoas que nos ferem e nos cospem a face dia após dia [...]''
Livro brasileiro...que bacana!
ResponderExcluirA história do livro parece ser bem interessante...quanto a narrativa, bem...isso é algo que deve ser melhorado com o tempo, uma continuação talvez...não sei se terá, mas é um ponto negativo que pode ser melhorado, não?!?
Não conhecia o autor nem o livro, mas gostei da resenha!
ResponderExcluirOs quotes que vc escolheu tbm foram ótimos, só me deixou mais curiosa!
bjo^^
Não conhecia o livro,
ResponderExcluirporém me interessei bastante pela premissa,
adorei a forma como você colocou seu ponto de vista de forma imparcial
na resenha, ficou muito bem feita, parabéns pelo seu trabalho
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Gostei, é um tema que pode render uma boa história, pois são coisas que vemos muito nos dias de hoje! Gostei da capa também, enfim, creio que eu leria... parece ser bom.
ResponderExcluirNão conhecia o livro. E não me chamou muito atenção, principalmente por ter continuação. Eu sinceramente, estou cansada de livros com continuações. Minha gente, sou lisa! rs O enredo do livro não parece ser chato ou ruim, mas não me cativou não. Então dessa vez, eu passo.
ResponderExcluirNão tinha ouvido falar nem do autor , nem do livro ; Não curtir mtt o livro, o tema não me chamou mttt a atenção .. mas possa ser que eu esteja enganado !
ResponderExcluirPrimeiro vou falar de algo que de cara me chamou atenção, a capa é muito feia e falsa. Parece uma montagem do paint e sim eu sou chata com essas coisas! Por mais que a obra seja de qualidade essa capa estraga todo o 'clima' com o livro. NUNCA compraria. Sequência tbm não está com nada, prefiro não ver por hora.
ResponderExcluirAutores brasileiros! Acho super legal essa divulgação, temos que valorizar nossa literatura! A sinopse é interessante, quem sabe um dia eu possa ter na minha estante^^
ResponderExcluirBjs
Adoro protagonistas inteligentes e meio misantropos então... Acho que gostei deste livro rsrsrs
ResponderExcluirE o autor é brasileiro! É tão bom ver a literatura nacional crescer não é? Só li um livro nacional (dos tempos atuais) e adorei! Gostaria de poder ler muitos, sempre!
Esse livro parece muito intelectual pra mim, rs. Não que eu não goste, mas é que estou num momento tão.. sei lá, que estou procurando não ler livros desse tipo. Se fosse em outra época, ou talvez até mais pra frente eu procure lê-lo, ma não agora. Parece um livro bem interessante até, e é brasileiro né? É bom ver que as pessoas cada vez mais estão dando uma chance aos nacionais (:
ResponderExcluirPensei que o livro fosse mais emocionante e empolgante. Pela sinopse deu até pra sentir um certo impacto da profundidade do assunto. Mas lendo a resenha fiquei na dúvida. Seus comentários foram um balde de água fria no meu ânimo. Não esperava tanto , mas quem sabe eu ainda o leia. Beijos.
ResponderExcluirTive ótimas impressões do livro, a sinopse pareceu até com muitos pensamentos meus. Pena que as falhas atrapalham um pouco, mas ainda assim irei lê-lo se tiver oportunidade:) Bjs...
ResponderExcluiranna-gabby.blogspot.com
Eu não me interessei muito por esse livro porque não é o tipo de história que eu costumo gostar e somando isso aos defeitos que você citou, já fez com que eu desconsiderasse a possibilidade de ler esse livro, principalmente porque livros que eu quero ler é o que não falta, então não posso me dar ao luxo de ler um pelo qual não me interesso tanto, hehe. Porém, pra quem tem interesse nesse tipo de história, acho que vale a pena, parece um bom livro. ;D
ResponderExcluirNão conhecia o autor e nem o livro e foi com grata surpresa que li sua resenha e gostei demais da história apresentada na sinopse. Pretendo ler o livro é claro.
ResponderExcluirInteressante, parece divertido mesmo e com uma boa mensagem sobre amizade. Só fiquei na duvida quanto ao enredo do livro, não entendi se tem uma história linear como o titulo do livro sugere, com um objetivo final ou apenas aventuras. Fiquei um pouco curiosa, gostaria de ler :)
ResponderExcluirBeijos
Legal da sua parte dar uma opinião sincera sobre o livro. Geralmente, a galera elogia e diz que o livro é perfeito, mas na verdade, não gostou muito. Gostei da premissa desse livro. Me parece bastante interessante. Pena que houve esses "probleminhas". Mas, como trata-se do livro de estreia do autor, ele tem tudo pra melhorar.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Lendo a sinopse do livro, tenho que deixar minha opinião e dizer que sozinhos não somos NADA. Achei o livro muito interessante e bem gostoso de ler, mas é uma pena que você ache que ele tenha tido muitos pontos negativos :/
ResponderExcluirParece ser um livro bem interessante pelo enredo-o... Mas sua classificação e essa capa ai... Me desanimaram totalmente hahaha (sendo sincera)
ResponderExcluirEnfim, quem sabe um dia eu não arrisco... Só não agora pois estou cheia de livros pra ler :)
XOXO
umnovo-roteiro.blogspot.com
PS: te vejo lá no meu cantinho né?
Que baita resenha!
ResponderExcluirParabéns pela coesão de pensamento, de justificar cada momento, cada elogio e cada critica.
O livro me chamou atenção pela sinopse, me fez questionar, e me dar curiosidade para lê-lo, porém o fato de ter uma continuação pode me parecer estranho, mas vou dar uma chance, quero muito saber como foi execução de fato.
Isso aew!!!
Jônatas Amaral
alma-critica.blogspot.com.br
Sempre é bom conhecer um livro nacional.
ResponderExcluirA resenha ficou ótima e o livro parece ser bem interessante, pena que houve algumas falhas, quem sabe na sequência melhore.
Eu quase confundi essa árvore da capa com um olho gigante, heh. Se eu entendi bem, esse livro retrata mais sobre a amizade e o conhecimento próprio? Pareceu ser um daqueles livros que trazem lições de vida, e eu acho isso bem legal. Pena que tenha essas pequenas falhas. Mas, acho que é meio difícil ser perfeito no primeiro livro. Espero que ele use isso para crescer e se aprimorar cada vez mais, já que foi ele mesmo quem cedeu o livro.
ResponderExcluirPremeira vez que leio sobre o livro e o autor. Achei interessante, parece divertido e com uma boa mensagem sobre amizade. Gostei da resenha, foi bem escrita. Fiquei um pouco curiosa, gostaria de ler. :)
ResponderExcluirNão conhecia o autor e nem o livro, mas não fiquei interessada nessa leitura.
ResponderExcluirDesejo sucesso ao autor!
Otima resenha, livro brasileiro, muito bom, não conheço o autor, mas sinceramente o livro não me chamou muita atenção...
ResponderExcluir:D
Não conhecia.
ResponderExcluirMuito bom conhecer lançamentos assim!
Beijos
www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br
Oi, :)
ResponderExcluirSempre gosto de conhecer mais sobre o trabalho de um autor nacional - isso me lembra que preciso adicionar mais autores nacionais a minha meta de leitura =*
Que pena que se decepcionou em certos pontos com esse livro... pela sua resenha eu não consegui perceber se esse é de fato meu tipo de leitura, mas o modo como você deixou claro que mesmo não tendo gostado de certas coisas, a leitura valeu a pena me faz ficar tentada a conferir :)
~> Beijusss...;*
O livro parece bem interessante, fiquei com muita vontade de ler!
ResponderExcluirNossa, muito intrigante! Amei.
ResponderExcluirO livro me pareceu bom, mas no momento to numa ressaca que só por Deus !
ResponderExcluirxx
Gosto muito de livros que abordam bastante a amizade, não importa o gênero. Fico ainda mais feliz ao saber que a autoria é nacional, pois acredito que esse tipo de literatura tem muito potencial e deve ser mais valorizada. Pena que apresentou uns pontos negativos que são fundamentais para a definição da obra. Mas acredito e torço para que o autor cresça mais e mais em sua escrita.
ResponderExcluirAbraços, Mallú Ferreira
semclichesporfavor.blogspot.com
É a primeira vez que vejo sobre esse livro, confesso que não me interessou e lendo sua resenha vejo alguns fatores que não me atraem nas histórias: pontas soltas, falta de explicação e contradição.
ResponderExcluirBem assim mesmo, um livro que para mim não tenha trazido uma leitura tão boa para você pode ser seu favorito ;) A magia de ler aiaiai
ResponderExcluirAdoro autores nacionais, gosto de acompanhar o que eles estão fazendo, não conhecia o autor e muito menos sua obra, porém para ser um bom livro (mesmo que os diálogos sejam tão formais e destoem dos personagens haha), gostei de conhecer a obra.
Beijos,
Jhey
www.passaporteliterario.com
Olá Karol!! Tudo bem??
ResponderExcluirNão conhecia o livro, e ao ler sua sinopse imaginei se tratar de um livro com um tema mais profundo, mas ao ler sua resenha fiquei surpresa de ver que se trata de uma aventura. Achei a ideia interessante, mas não me animei, somente por conter continuação ( ando fugindo delas). Mas parabéns pela resenha!!
Bjuss
Olá, Karol! Adoro quando vejo resenhas de livros nacionais em blogs. É sempre ótimo divulgar os autores e obras do nosso país. Não conhecia essa obra, tampouco o autor. Como a Michelli comentou, quando li a sinopse jurei que seria uma história mais profunda e complexa, e não uma aventura. Hahaha. Fiquei surpresa. Além do mais, também tenho fugido de séries; prefiro os livros únicos. Mas, fiquei interessada pela premissa dessa história! Quem sabe, eu me entrego a curiosidade e leio, né? Hehehe. Beijocas.
ResponderExcluirEu não me interessei muito pelo livro, apesar de ter uma tema bom, no momento ainda não sei qual livro ler. Desejo boa sorte para escritor e que sua resenha o ajuda a crescer.
ResponderExcluirbjs
Achei meio dark essa capa.
ResponderExcluirGostei pra caramba da sinopse, mas quando li mais detalhes na sua resenha nao curti tanto =\
E só pelos trechinhos que você postou do livro, eu tbm tive essa impressao de mta formalidade (pensei nisso bem antes de ler a parte em que vc diz o msm xD)
O bacana é que é um livro brasileiro!
Não tenho vontade de ler o livro apesar da sua resenha. To numa fase que pego livros que parecem bons e me decepcionam. E nçao gostei da capa, estranha pra dizer o mínimo.
ResponderExcluirEspiral dos Sonhos
Que história linda tem este romance. Acho que fui conquistada só com a sinopse dele. Até a capa chama atenção. Preciso desse livro pra poder desfrutá-lo em minha casa. Vou ler muito. Beijos.
ResponderExcluirComprei esse livro em um stand da editora na Bienal do Livro. Já li, amei, mais que recomendo e não vejo a hora do próximo exemplar. Me apaixonei pela capa depois que li o livro. Parabéns ao escritor de primeira viajem!
ResponderExcluir