Livros #159 - O Teste + Estudo Independente


Título: O Teste
Editora: Única
Autor: Joelle Charbonneau
Número de páginas: 320
Classificação: 5/5
Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

***

Escritora de coração, Joelle já produziu e estrelou diversas operas e musicais na região de Chicago antes de se tornar uma escritora em tempo integral. Além de adorar dar aulas de canto. Estreou na literatura com a série Rebecca Robins, mas ganhou o mundo com a trilogia distópica Teste.

Malencia ' Cia' Vale está se formando e seu maior desejo é ser escolhida para O Teste (um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra). Mas fazia muito tempo que nenhum jovem de sua colônia era selecionado e no momento de sua formatura, ninguém é escolhido.

A frustação por não conseguir realizar o seu maior sonho é imensa e Cia não consegue aproveitar a comemoração dos formandos. Mas, tudo muda ao receber um chamado da diretadora, onde recebe a notícia de que ela e mais três colegas foram selecionados: Tomas, Malachi e Zandri. Toda  A alegria logo se transforma em desconfiança, quando seu pai, que foi selecionado alguns anos atrás, não se lembra de nada do teste e não está nada feliz com a filha ser selecionada, lhe dando um conselho precioso: não confie em ninguém.

Chegando em Tosu City, são informados que o teste é composto por 4 etapas, cada uma com habilidades diferentes e eliminatórias, ou seja, em cada etapa vários candidatos serão eliminados. Mas os eliminados não voltam para casa... o que acontece com eles? Cia sabe que precisa fazer o possível para passar no teste, mas eliminar os seus concorrentes não é nada agradável. Com tantas mentiras no sistema de testes e seus objetivos reais, que Cia só deseja descobrir a verdade e conseguir terminar o teste.

"Mas desistir é a última coisa que eu faria. Não 7depois de tudo o que testemunhamos e as coisas que fomos forçados a fazer. Desistir seria como admitir que nada importou."
***

Título: Estudo Independente
Editora: Única
Autor: Joelle Charbonneau
Número de páginas: 320
Classificação: 5/5
Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.

***

Depois de conseguir vencer o Teste, Cia que sempre sonhou em entrar na faculdade, já não sabe mais o que realmente quer o que fazer. Apesar do teste ter acabado, os vencedores precisam passar por algumas provas de conhecimentos gerais para descobrir qual curso fará (Medicina, Engenharia, etc). A escolha de Cia era Engenharia, mas novamente foi surpreendida quando foi escolhida para fazer outro curso.

No decorrer do curso, a inteligência dos alunos é constantemente testada, não dando espaço para fracassos. Com a tensão de não fracassar, Cia se dedica totalmente aos estudos e seus resultados nas provas são sempre ótimos... mas isso a faz ser perseguida por seu desempenho e acompanha de perto, por despertar uma certa insegurança nos membros de Tosu City, que acreditam que ela, talvez, seja boa demais.

A questão política no livro é muito forte, e os rebeldes estão dispostos a acabar com esse sistema. Podemos acompanhar Cia em sua constante luta em tentar encontrar soluções para os problemas e descobrir uma forma de lutar contra o poder de Tosu City. Mas isso seria possível?

Porque às vezes os melhores líderes são aqueles que não têm interesse em liderar. Estes são geralmente os que estão mais interessados em fazer o que é certo, não o que é popular.


***

Estudo Independente é tão bom quanto O Teste. Quando eu comecei a leitura do primeiro volume, fiquei esperando um enredo cheio de clichês, mas para minha felicidade, ele é único e bem envolvente. Cia é uma personagem forte que não me irritou, sua vontade de fazer as coisas certas mas ao mesmo tempo as necessárias faz dela uma personagem fantástica. Outro ponto positivo foi o romance de Cia e Tomas que começou em O Teste e continou no segundo volume. Não é um relacionamento apelativo e apesar de alguns conflitos, os dois se importam um com o outro. Os livros abordam bastante a questão da confiança, com um bom desenvolvimento. Para todos que gostam de personagem diferentes, independentes e únicos, com um enredo bem trabalhado e com tensão do começo ao fim, essa é a distopia certa para você. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário