Livros #158 - Geek Girl


Título: Geek Girl
Editora: Fundamento
Comprar: Aqui
Autor: Holly Smale
Número de páginas: 256
Classificação: 5/5
Sinopse: "Meu nome é Harriet Manners e sou uma geek." Harriet Manners tem 15 anos e sabe tudo... sobre quase tudo. Ela só não sabe porque ninguém na escola parece gostar dela - especialmente sua arqui-inimiga Alexa, que adora humilhá-la todos os dias. Harriet só queria que sua vida fosse diferente... Quando Nat, sua melhor amiga, a arrasta para fazer compras num evento badalado, Harriet é descoberta por uma agência de modelos. É a grande chance de recomeçar! Mas tem um pequeno detalhe: Harriet não conhece nada sobre moda. Na verdade, ela não "Dá a mínima para a moda". E, claro, tem a Nat, que é linda, fashionista e sempre quis ser modelo. Seria como roubar o sonho da sua melhor amiga, não é? Harriet decide fazer uma sessão de fotos com o famoso - e incrivelmente lindo! - Nick, mas esconde a verdade e mente para as pessoas que ama. O que ela não esperava é que no dia seguinte essas fotos fossem estar nas capas de todas as revistas de moda! Em meio a muitas confusões, Harriet descobre que ser modelo não é nada fácil... Afinal de contas, também existem "Alexas" nas passarelas. Será que Harriet vai gostar do mundo da moda? Ou melhor, será que o mundo da moda vai gostar dela? 

***

Desajeitada, meio geek e um tanto tímida, Holly Smale passou a maior parte da sua adolescência se escondendo nos vestiários. Mas de forma inesperada, quando tinha 15 anos, ela foi descoberta por uma grande agência de modelos de Londres. Nos dois anos seguintes, caiu nas passarelas, ficou vermelha de vergonha e quebrou um monte de coisas que não podia pagar. Quando Holly se formou em Literatura Inglesa, com especialização em Shakespeare, na Bristol University, ela tinha desistido de ser modelo e estava decidida a se tornar escritora. Trabalhou como professora de inglês no Japão, fez trabalhos voluntários no Nepal e intercâmbio na Jamaica. Hoje, Holly é escritora e blogueira e mora em Londres.

***

Harriet tem 15 anos e seu conhecimento é bem mais do que o esperado para sua faixa etária. Ou seja, nerd. Ela não se importa com aparências e julgamentos, e após picharem em sua mochila a palavra geek, descobriu que é, realmente, o que a define perfeitamente. Um dos seus únicos problemas é não entender o motivo das pessoas não gostarem muito de sua personalidade. Já sua melhor amiga, Nat, sempre teve o sonho de ser modelo e sua melhor chance de ser descoberta é em um evento na cidade vizinha. Mas ela não queria ir sozinha, ela queria sua melhor amiga com ela neste momento tão importante.

Mas as duas acabam se separando no evento e as confusões na vida de Harriet começam. Conhece um garoto muito lindo, Nick. E chama a atenção de Wilbur, de uma grande agencia de modelos. Apesar de não ser algo que deseja, Harriet acredita que essa é a oportunidade de deixar de ser a excluída e esquisita da escola e se transformar em uma super modelo. Mas esse é o sonho de Nat, aceitar essa proposta abalaria sua amizade?

Tentando tomar a decisão certa, Harriet embarca em uma grande aventura que irá transformar sua vida, com muitas confusões e situações divertidas que promete prender a atenção do leitor até a última página e esperar ansiosamente pelo próximo livro.

"Até o momento, hoje, eu quase morri da minha própria doença inventada, caí três vezes, as pessoas gritaram comigo, humilharam-me, vomitaram em cima de mim e me abandonaram, e consegui destruir a seção inteira de uma feira. E agora, quando começava a pensar que era impossível que as coisas piorassem... Acabo de ser presa."

Geek Girl é aquele livro divertido que te envolve tanto com a personagem que você terminar a leitura mais rápido do que gostaria. As cenas são hilárias e no decorrer do livro, várias mensagens reflexivas são apresentadas. O importante é que apesar da personagem principal cometer alguns erros, o leitor se identifica com ela justamente por isso. Cometemos erros, mas o importante é aprender com eles e não persistir no erro. 

Sim, o livro é cheio de clichês, como a garota malvada na escola que se acha melhor que todo mundo e atormenta a protagonista só por ser diferente. Ou o fato do final ser previsível. Mas acredito que a mensagem principal de aceitação vale a pena, e para quem procura uma leitura leve e divertida, essa é a dica perfeita. 


"Eu sei um bocado sobre histórias e mágica, graças ao hábito de ler montes de livros e também de participar de um fórum na internet. E a regra mais básica é que tem que ser surpresa. Ninguém pulou dentro de um guarda-roupa para encontrar Nárnia; eles pularam lá dentro pensando que era só um guarda-roupa. Harry Potter achava que era um garoto normal; Mary Poppins deveria ser apenas uma babá comum, e nenhum personagens dos livros de Enid Blyton sabe que está se metendo em uma aventura até que a história não tenha mais volta. É a primeira e única regra. A mágica vem quando você não está procurando por ela."

Nenhum comentário:

Postar um comentário