Livros #151 - Procura-se um marido

Título: Procura-se um marido
Editora: Verus
Autor: Carina Rissi
Nº de páginas: 476
Sinopse: Alicia sabe curtir a vida. Já viajou o mundo, é inconsequente, adora uma balada e é louca pelo avô, um rico empresário, dono de um patrimônio incalculável e sua única família. Após a morte do avô, ela vê sua vida ruir com a abertura do testamento. Vô Narciso a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império – a não ser, é claro, que esteja devidamente casada. Alicia se recusa a casar, está muito bem solteira e assim pretende permanecer. Então, decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel. Diversos candidatos respondem ao anúncio, mas apenas um deles será capaz de fazer o coração de Alicia bater mais rápido, transformando sua vida de maneiras que ela jamais imaginou. 







O segundo romance de Carina Rissi, Procura-se um marido, conta a história de Alicia, uma jovem inconsequente e atrapalhada que perde seu avô, Narciso, de forma inesperada e que a partir deste momento toda a vida como ela conhece muda drasticamente.

Alicia é a única neta de Narciso Moraes de Bragança e Lima, um milionário dono de um conglomerado de cosméticos. Sendo órfã desde muito cedo, a garota foi criada durante toda a sua vida pelo avô e graças a essa segurança financeira e emocional ela nunca teve nenhuma preocupação e responsabilidade, chegando aos seus vinte e poucos anos com um grande currículo de problemas e escândalos. Mas tudo muda quando o seu querido avô falece repentinamente, fazendo com que Alicia seja obrigada a crescer, de um jeito ou de outro.

Por ser a única herdeira do conglomerado dos Moraes de Bragança e Lima, Alicia sabe de que apesar de toda a dor e do sentimento de angústia em relação ao futuro sem seu avô, o mesmo sempre estaria com ela e não precisaria se preocupar com dinheiro ou qualquer coisa do gênero. Entretanto, a leitura do testamento do patriarca a surpreende completamente; não só ela não terá acesso ao patrimônio da família a não ser que se case  e permaneça assim por ao menos um ano além de ter que trabalhar nas empresas da família e ter como guardião de sua herança Clóvis, o advogado de Narciso, um homem pelo qual Alicia nunca teve a miníma simpatia.

Como minha vida podia ter mudado tanto em tão pouco tempo? Em apenas seis semanas, eu deixara de ser a neta rica do sr. Narciso para me tornar a neta falida do finado Narciso - e, o que era pior, casada.

Alicia, sendo uma garota inquieta e que muitas vezes não tem muita noção da realidade, portanto acha que seu emprego obrigatório na Lima & Lima Cosméticos será algo na diretoria, algo no qual ela possa se dar ao luxo de simplesmente fingir trabalhar, então quando a mesma descobre que na verdade será apenas uma assistente de secretária tem a absoluta certeza de que o seu mundo acabou. É neste momento que ela decide que precisa casar urgentemente e para que isto aconteça só há um jeito: colocar um anúncio nos classificados do jornal, ela só não esperava que quem responderia fosse Max, o seu mais novo e irritante colega de trabalho. E a partir daí as coisas só se tornam mais e mais interessantes.

Procura-se um marido para curta temporada. Homem entre 21 e 35 anos, que tenha imóvel próprio e emprego estável, disponível para matrimônio. Boa aparência não é exigida. Apresentação de antecedentes criminais obrigatória. Casamento de aparência. Sexo está excluído do acordo. Paga-se bem no término do contrato.

Procura-se uma marido é uma leitura deliciosa; e isto deve-se a vários fatores. Primeiro de tudo, a história é contada de forma simples, com uma linguagem simples e muito fluida além de capítulos bem divididos o que garantem uma leitura muito confortável. Além disso, o próprio enredo é muito leve: não é algo que irá te fazer cair em lágrimas ou quase morrer do coração de tanta tensão nem mesmo existe um grande mistério de como as coisas vão terminar; ele é divertido, e como esta é exatamente a proposta do livro pode-se dizer que a tarefa foi comprida (e muito bem).

Tem que se destacar ainda os personagens que foram construídos de forma muito harmoniosa com o enredo, encantando o leitor por eles mesmos. Alicia, como já deu para perceber, é uma garota única; irresponsável em vários sentidos e mimada ainda consegue ser uma garota muito doce e com muito caráter que ama seu avô e amigos mais do que tudo, ou seja, é impossível não torcer por ela e se divertir muito com suas confusões. Já sua melhor amiga Mariana é muito mais centrada e responsável, o que compensa um pouco a personalidade da amiga. Indo em contra mão há o Max, um cara responsável, muito mais tranquilo e família que por mais que tenha uma faixada mais fria fica claro que é um doce. Este trio são os personagens mais recorrentes do romance, mas o advogado Clóvis e o presidente da L&L, Hector, também são importantes na narrativa de forma mais reservada no que diz respeitos a suas personalidades.

Uma das partes mais legais de se observar durante a leitura foi o crescimento dos personagens, principalmente no que diz respeito ao relacionamento de Max e Alicia. O que começa com um ódio e aversão inexplicável (só para eles, mas ok) e se transforma em um amor e companheirismo muito fofos além de uma amizade muito legal entre os dois. Vale ressaltar ainda uma outra relação que foi linda de se ler que é o amor incondicional entre a Alicia e seu avô Narciso, amor este que é muito presente do inicio ao fim do livro.

A cálida ternura que eu sentia por ele ganhou proporções gigantescas naquele momento, até que se tornou insuportável e achei que eu fosse explodir em um milhão de cores.
[...]
Eu o amava! Desesperadamente! Estava completamente apaixonada por meu marido.
Que merda!
- Não existe amor maior do que o de um pai por sua filha, ainda que ela não seja biologicamente sua - ele sorriu. Um sorriso pleno, feliz. - Eu te amo, Alicia, como avô, como pai. Um amor absoluto, que não morre nunca, nem quando o corpo se extingue.

Confesso que nunca tinha lido nada da Carina Rissi apesar de sempre ter muita vontade, então quando eu iniciei esta leitura minhas expectativas estavam lá no alto e posso dizer com toda a certeza que todas elas foram mais do que alcançadas, ultrapassadas. Procura-se um marido não é apenas divertido como também embriagante; é o tipo de livro que você simplesmente não consegue largar pois possui tudo para te fazer se apaixonar pela história e seus personagens. Rissi consegue juntar humor, romance, um pouco de drama e personagens que poderiam muito bem ser seus amigos em um único livro e possuiu a habilidade de fazer isto muito bem. Realmente me encantei por este livro assim como acho que fez todo mundo que o leu. Um verdadeiro amor.

8 comentários:

  1. Adorei o livro, já quero ler.
    Dá uma olhadinha no look today que minha amiga fez para meu blog:
    http://www.harlleyb.com.br/2015/02/set-mazuchi-style.html

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gosto quando você diz que a história é contada de uma maneira simples. Acho isso bacana, além, do fato de saber que existe essa aparente evolução entre os dois personagens, no caso, a Alicia e o Max.

    bju


    http://ventoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabby,
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da Carina, mas pretendo lê-los ainda esse ano. Achei muito bacana a narrativa ser leve e contada com simplicidade, com certeza quero saber mais sobre a Alicia e o vô Narciso.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabby,
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da Carina, mas pretendo lê-los ainda esse ano. Achei muito bacana a narrativa ser leve e contada com simplicidade, com certeza quero saber mais sobre a Alicia e o vô Narciso.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Já li e tenho esse livro, gostei muito! Sou apaixonada pelo Maximus. Agora quero ler Perdida.

    ResponderExcluir
  6. aaah, tenho que concordar com tudo o que você disse. é o único livro que eu li da autora até hoje, mas ele também conseguiu superar minhas expectativas, e olha que elas já estavam altas! hahaha
    este casal é um amorzinho... dá até vontade de ler o livro todo de novo hehe

    ResponderExcluir
  7. Cara, sou apaixonada pela Carina Rissi.
    Esse livro foi o primeiro que li dela e me apaixonei pelo casal. Max e Alicia são lindos juntos, um casal muito fofo!
    Eu li o livro muito rápido de tão apaixonante que estava, acho que foi o melhor livro que li em 2014. Agora estou esperando o novo livro da Carina, amo essa mulher! <3

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto esse livro por aí, mas nunca tinha procurado saber mais sobre ele. Nunca li nada sobre a Carina Rissi, mas vi muitos elogios sobre ela. Gosto de leituras leves, que nos envolvem do início ao fim, como essa parece ser. Fiquei empolgada em saber que esse livro superou suas expectativas, é ótimo quando isso acontece. Espero o ler quando eu puder.
    Beijos!

    ResponderExcluir