Livros #150 - O Grande Ivan

Título: O Grande Ivan
Editora: Novo Conceito (#Irado) 
Autor: Katherine Applegate
Número de páginas: 288 
Sinopse: Meu nome é Ivan.Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece...
Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?




Katherine Applegate é autora de muitos livros para crianças e jovens, entre eles O Grande Ivan, lançado pelo selo #irado.

O Grande Ivan é baseado em fatos reais, Ivan foi capturado quando ainda era jovem no que hoje é a República Democrática do Congo. Foi criado em uma casa quando pequeno, após crescer passou a fazer parte de uma coleção de animais em um shopping em Washington. Foram 27 anos em uma jaula, sozinho. Com o tempo, a população começou a fazer protestos e Ivan foi transferido para o zoológico de Atlanta, que abriga o maior grupo de gorilas-do-ocidente dos Estados Unidos. Ivan ficou famoso por suas pinturas, "assinadas" com a marca de seu polegar.

No livro conhecemos Ivan, um gorila que vive tranquilamente em seu domínio no shopping junto com sua amiga Stella, uma elefanta, e Bob, um cachorro. Os espetáculos são bem cansativos e os animais estão ficando velhos, o que faz o público diminuir. Com isso, Mack, o dono do local, decide trazer uma nova atração... Ruby, uma elefanta bebê. Assustada e sem saber o que fazer, Stella tenta de todas as maneiras protegê-la e faz com que Ivan prometa que Ruby não passará a vida em uma jaula como eles.

Com a promessa feita, Ivan procura uma maneira de libertar Ruby. É com suas pinturas e a ajuda de George (que trabalha no shopping para Mack) e sua filha Julia que faz com que o público saiba da história dos animais do shopping e se sensibilize, criando protestos. O livro é bem emocionante e reflexivo. Uma leitura que agradará todos os públicos, independente da idade.

Acompanhar a jornada de Ivan e seus amigos foi bem envolvente. Ivan é um gorila bem calmo e paciente. Está acostumado com sua vida e não se lembra do passado. Solitário, encontrou na arte uma maneira de se divertir. Ruby foi outra personagem que me encantou... brincalhona e sempre cheia de perguntas. Bob é uma comédia, um cachorrinho que garante que é um animal selvagem e livre, mas no fundo, deseja um lar. Stella emociona o leitor com sua história... E Julia, uma garotinha que gosta muito de desenhar, como Ivan, e ama todos esses animais, assim como George, seu pai. Juntos, ajudam Ivan em seu propósito.

É uma leitura que nos faz refletir. Aborda vários temas, como amizade, amor, lealdade, coragem, esperança. A diagramação está ótima, com ilustrações que deixam a leitura mais dinâmica. O livro é lindo, recomendo para todos! 

“Com o passar dos anos, aprendi a entender as palavras humanas, mas entender o que os humanos dizem não é a mesma coisa que entender os humanos.”

12 comentários:

  1. Gosto de livros baseados em histórias reais. Eu fiquei bem intrigada com a trama. Esse selo da NC tá fantástico, né? De todos os que eu li, nenhum foi ruim. :D Um gorila protagonista, é bem inusitado. Embora seja pra um público diferente de leitor do meu, eu tô bem empolgada e com altas expectativas da leitura. A diagramação ajuda, confesso. Coisa mais linda essa edição, né?

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  2. Que legal o fato desse livro ser baseado em uma história real!
    Quero muito lê-lo, ainda mais por ver agora que ele uma diagramação tão bonita que conta até com ilustrações, e também por tratar de temas tão bonitos: amor, amizade, lealdade, coragem e esperança.
    Amei a resenha! Um abraço, Karolyne!

    ResponderExcluir
  3. Não fazia ideia que esse livro é baseado em fatos reais, isso contribui para ele ser tão especial. Achei que fosse uma história completamente voltada para o publico infantil, mas pelo jeito, não é. Parece ser um livro leve e fluído. Novo Conceito já tem livros com a estética maravilhosa, mas depois que lançou esse selo, acho que não há como ser mais caprichosos. Simplesmente linda as capas!

    ResponderExcluir
  4. Mesmo com seus comentários positivos e ele ter sido baseado em fatos reais, não me animei em ler o livro, gosto muito de animais, mas estou em outro momento, interessada em outros temas. Talvez mais a frente eu mude de ideia e o leia.

    ResponderExcluir
  5. Quando vi a capa, achei uma graça, mas quando vi que era um livro baseado em fatos reais, fiquei com uma vontade grande de ler.
    Gosto muito de livros que falam sobre direito dos animais, parece que muita gente não se importa com isso. Não gosto de zoológicos, já fui em alguns e sempre me sinto triste quando vejo aqueles animais em espaços tão pequenos.
    A capa está linda demais, a Novo Conceito caprichou bastante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Karol,
    Sou apaixonada pelas edições do selo #irado ^^
    Não sou a maior fã de animais, mas a reflexão de vários temas com certeza é um excelente motivo para ler esse livro *----*
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  7. To lendo esse livro e realmente é uma graça. Um aprendizado.
    Ele reacende antigas ideias sobre animais não viverem presos, mas, ao mesmo tempo, é válido quando se tem animais em cativeiro pra procriação, animais ameaçados de extinção.

    ResponderExcluir
  8. Só de saber que se baseia numa história real eu já acho legal. Adoro animais e tenho certeza que é um livro muito bonito.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas tem jeito de ser aqueles bem emocionantes ainda mais porque é baseado em fatos reais.
    Já adicionei na lista infinita de próximas leituras.

    :**

    ResponderExcluir
  10. Oi Karol, tudo bem? Amei a capa e o marcador é muito criativo! :) A história parece tocar o coração e pela foto, a diagramação é linda mesmo. Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Eu vejo muito esse livro por aí e cada vez me apaixono mais. *-*
    E muito fofo é a historia de um animal e ainda contado por ele.
    Quero muito! ;)

    ResponderExcluir
  12. Oii :D

    Infelizmente esse não é um livro que me chama a atenção .. Já li algumas resenhas dele, e a maioria das pessoas gostou, mas não sou tão fã de livros com animais, principalmente como esse que é voltado para o publico mais juvenil! Mas acho que vale a pena ter na prateleira só pela edição linda *-*
    Bj

    ResponderExcluir