Resultados # Top Comentarista

Finalmente!!!! O resultado do Top Comentarista de Maio. Foram vários inscritos, mas somente 14 pessoas comentaram em todas as postagens, foram elas:

Ana Carolina Ribeiro
Ana Paula
Camila rosa
Elizabeth Machado de Salles 
Fernanda Yano
Gabriela Martins
Iêda Cavalcante
Jéssica Maria 
Katia Schwanke
Maria Amorim
Monica Navarro
Rayane Barbosa dos Santos
Thiago Aureliano
Victória Santana


Parabéns Camila! Estarei enviando um e-mail para você. E como todos perceberam, Junho não teve Top, mas Julho terá e garanto que vocês vão gostar. Desculpem pela demora... garanto que isso não acontecerá novamente.

Livros #113 - Convergente


Título: Convergente
Editora: Rocco
Autor: Veronica Roth
Nº de páginas: 528
Sinopse: A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.



O terceiro e último livro da série de Veronica Roth, Convergente, traz uma nova faceta ao universo distópico de Tris e Tobias, pois finalmente é revelado o que há do outro lado da cerca que separa Chicago do resto do mundo. Também há uma mudança no foco narrativo escolhido por Roth para a trama, continua-se a explorar os acontecimentos através da primeira pessoa, mas agora tem-se tanto o ponto de vista de Tris quanto o de Tobias, intercalando-se entre capítulos.

Logo no fim de Insurgente pode-se ter uma noção da nova realidade que Tris Prior terá que enfrentar. Com Evelyn Johnson no poder os sem-facção comandam a cidade e tudo entra em um clima de desespero político-social. E não tem como não reparar na ironia: a cidade saiu de uma ditadura de facções ara entrar em uma ditadura dos sem-facção, em que a liberdade é pregada desde que esta seja pré-aprovada e beneficie o novo governo.

Com este cenário não demora pra surgir um movimento revolucionário (como não poderia deixar de ser em um livro da série Divergente), os Leais. Liderados pela líder da antiga facção da Amizade, Johanna Reyes, e pela irmã de Will, Cara, os Leais querem restabelecer o sistema de facções e seguir os passos de seus ancestrais. E é à eles que Tris, Tobias e companhia (Uriah, Christina, Zeke, Caleb, Peter e Tori) se juntam e a missão do grupo é ir para fora dos limites da cidade e descobrir o que mais há no mundo.

A partir deste ponto, a narrativa começa a responder as dúvidas dos personagens e dos leitores que vêm se acumulando desde Divergente. E tudo através do Departamento, o último resquício do antigo governo dos Estados Unidos. O Departamento lembra de muitas formas a antiga facão da Erudição e seu líder, David, tem a mesma áurea austera e suspeita de Jeanine Matthews. E é exatamente através deles que a verdade sobre o passado é revelada: buscando um ideal social, político e humano o antigo governo norte-americano iniciou experimentos genéticos com a população. Após passar pelos experimentos as pessoas ganhavam qualidades admiráveis mas perdiam outras que eram essenciais, como, por exemplo, quem ganhava a franqueza ou a inteligência  perdia a compaixão. Os genes foram considerados, então, danificados. Foi essa realidade que, mais tarde, gerou o experimento de Chicago, do qual Tris e companhia originam-se.

É isso o que o Departamento, e provavelmente todo o governo, está fazendo: condicionando as pessoas a serem felizes sob o seu controle.

Mais uma vez Veronica Roth consegue criar uma narrativa que evolui gradativamente e envolve o leitor em discussões nada simples sobre o que é certo ou errado dentro de uma sociedade, seja em nível grupal ou pessoal. E durante todo o livro vemos a reflexão do que é segregar as pessoas de uma forma tão cruel e o que o preconceito gera. Até onde uma pessoa está disposta a ir para se salvar ou se sentir seguro e confortável em sua realidade? O que exatamente define uma pessoa? E do que é aceitável abrir mão? Roth consegue abrir estas discussões durante a narrativa de uma forma muito natural e realmente humana o que faz com que seja fácil para o leitor compreender os dilemas dos personagens.

Existe maldade dentro de todos nós, e que o primeiro passo para amar alguém é reconhecer essa maldade em nós mesmos, para que possamos perdoar as pessoas.

Às vezes, a única coisa necessária para salvar pessoas de um destino terrível é que alguém esteja disposto a fazer algo a respeito.

Outro ponto muito positivo são os próprios personagens, e não só aqueles que são comuns desde o primeiro livro como também os novos que foram inseridos durante Convergente. É incrível como nenhum deles é preto no branco, todos possuem diferentes facetas e de repente um personagem que tinha tudo para ser odiado acaba recebendo a empatia do leitor por suas emoções serem tão humanas e suas várias facetas fazerem parte daquilo que afeta a todos e que, consequentemente, faz parte de todos.

Talvez esse seja o ponto mais positivo que pode-se encontrar em relação a toda a obra de Divergente: por mais que tudo seja ficção em sua essência esta se aproxima tanto da realidade e dos conflitos que a complexa entidade que é chamada de sociedade representa que é quase de forma natural que a distopia passa a ser algo muito maior do que apenas um livro, mas sim um verdadeiro retrato da natureza humana em todas os seus aspectos. Veronica consegue fazer isso e é de uma forma tão sutil em alguns pontos que quem está lendo não percebe, mas fica a cada palavra mais ávido pela história, mais intrigado e animado.

A nossa capacidade de conhecer a nós mesmo e o mundo é o que nos torna humanos.

É dessa forma que a trilogia chega ao final, que gerou opiniões tão controvérsias dentro deste mundo literário. Mas como tudo na vida não há apenas uma verdade, e não seria diferente aqui. Há duas formas de se encarar o final de Convergente e a mais certa, a meu ver, é como se encaixa perfeitamente no estilo ao mesmo tempo realístico e distópico de toda a série. É neste momento que vemos como, de vez em quando, as coisas acontecem exatamente como elas devem acontecer e vida continua fluindo, como não poderia deixar de ser.

Aí está um série que vale a pena ser lida e que é apaixonante de uma forma única e despretensiosa. Cheia de personagens maravilhosos e com um enredo de uma nova e desafiante realidade que é bem construído e ainda com um fundo crítico-social muito interessante. Com certeza, uma ótima leitura.

Às vezes, coragem significa abrir mão da sua vida por algo maior do que você ou por outra pessoa. Às vezes significa abrir mão de tudo o que você conhece, ou de todos os que você jamais amou, por algo maior. Mas, às vezes, não. Às vezes, significa apenas encara a sua dor e o trabalho árduo do dia a dia e caminhar devagar em direção a uma vida melhor.

Vou falar uma última vez: sejam corajosos. 

     

Livros #112 - O Anel de Fogo

Título: O Anel de Fogo 
Editora: Fundamento 
Autor: P.D. Baccalario 
Número de páginas: 264 
Sinopse: O Anel de Fogo é o primeiro livro de uma série fascinante. A coleção Century é um grande sucesso de vendas na Itália e Estados Unidos e será publicada em outros 12 países. Você não vai conseguir parar de ler! Um erro nas reservas de um hotel forçou quatro jovens que nunca se viram antes a dividir um quarto de hotel. Foi assim que a italiana Elettra, o americano Harvey, o chinês Sheng e a francesa Mistral se conheceram naquela noite de nevasca em Roma. Ao saírem para explorar a cidade, os quatro encontraram um desconhecido que entregou uma maleta para Elettra. Dentro dela, havia informações sobre um artefato único e poderoso - o Anel de Fogo. Fascinados, eles começaram a buscar pistas que os levassem a esse intrigante objeto. Só que eles não eram os únicos que desejavam encontrar o anel. O impiedoso Jacob Mahler estava disposto a eliminar qualquer um que que se interpusesse entre ele e a joia. Mas o que o Anel de Fogo tinha de tão especial?


Vencedor do prêmio "Il Batello a vapore" em 1998 por seu romance "La Estrada del Guerriero" (editora Pieme), Pierdomenico Baccalario publicou muitos livros, romances (fantasia) para jovens, traduzidos em mais de dezoito línguas. Jornalista e escritor, também trabalha na Scuola Normale Superiore di Pisa.

Tudo poderia estar normal na véspera de Ano Novo na Itália, mas a vida de muita gente irá mudar nessa noite. Fernando melodia, dono do Hotel Domus Quintilia está esperando um hóspede no aeroporto, uma francesa Cecile Blanchard com sua filha Mistral. Porém uma confusão acontece, e aparecem um casal, com seu filho Harvey e o pai See-Young Wan Ho, e seu filho Sheng, todos afirmando que tinham uma reserva feita. Desesperado, resta para sua filha Elettra e suas tias arrumarem a confusão.

"A cada cem anos, é tempo de contemplar as estrelas. A cada cem anos, é tempo de conhecer o mundo. Que importância tem o caminho pelo qual você procurará a verdade? São muitos os caminhos que conduzem a um segredo tão grande. Se você conseguir descobri-lo, deverá guardá-lo cuidadosamente e impedir que outros também o descubram."

Com nenhuma vaga em nenhum outro hotel, todos precisam concordar com as acomodações disponíveis. E é no quarto de Elettra, que todas as crianças ficam e assim... tudo o que eles conheciam estava prestes a mudar. É possível que os quatro façam aniversário no mesmo dia e mês? Como eles causaram um blecaute? Seria tudo uma coincidência?

Elettra, Mistral, Harvey e Sheng começam uma grande aventura em busca de respostas, e não será fácil, terão de enfrentar muitos perigos, como o assassino do violino. Mas o que todos possuem de especial? Segredos, mistérios e muitas respostas aguardam o leitor neste primeiro volume da série Century. 

O Anel de Fogo foi uma leitura bem interessante para mim, além de gostar muito de literatura infanto-juvenil, os personagens são muito bem construídos e cativantes. É uma aventura atrás da outra e enigmas para o leitor se envolver e tentar desvendar. E é claro, muitas perguntas para serem respondidas no próximo volume e um final com gostinho de quero mais.

"Os sorrisos ficam entalados nas gargantas. O espumante corre em rios silenciosos. Após ter brilhado como uma estrela branca espelhada na neve, a cidade se apaga completamente, tornando-se um imenso buraco negro."

O cenário é muito bem descrito, e muitos pontos positivos por se passar na Itália. Li bastante coisa negativa do livro e críticas por existirem muitas perguntas sem respostas (ok, a maioria), mas eu gosto disso, se fosse um livro único, seria péssimo, mas por ser uma série e o autor ter criado um final bem envolvente, que deixa o leitor curioso e ciente de que muitas respostas serão apresentadas no próximo volume, é bem bacana. Qual seria a graça se tudo fosse resolvido nesse livro? Não existiria a necessidade de um próximo, não é mesmo?

Recomendo para todos que gostam de uma boa aventura e personagens carismáticos. Tenho certeza que essa obra irá conquistar cada um, como me conquistou. Um parabéns enorme para a editora Fundamento pelo trabalho fantástico com o livro, é impossível não notar o carinho e dedicação com que foi feito.

"- Acho que precisamos de uma frase um pouco melhor do que "Um por todos, todos por um..." - diz Elettra."

Série Century
1 - O Anel de Fogo
2 - A Estrela de Pedra
3 - A Cidade do Vento
4 - A Primeira Nascente


A série Century está com um desconto incrível! Não vai perder, né? Clique aqui, para comprar.

Variedades #46 - Kuroshitsuji



Kuroshitsuji, que também é conhecido como Black Butler, é um anime que mistura ação e sobrenatural com comédia e foi lançada há alguns anos atrás, mas como uma terceira temporada foi anunciada para este ano finalmente fui conferir a história de Ciel Phantomhive e seu mordomo, Sebastian Michaelis.

Ciel Phantomhive é um garoto de treze anos que perdeu os seus pais muito cedo em um incêndio misterioso e logo após sumiu. Ele voltou alguns anos depois, já com treze anos, para assumir o título que lhe é de direito, o de Conde de Phantomhive, afinal sua família vem de uma longa linhagem de nobre ingleses e ele possui uma companhia para administrar. Mas ele não voltou sozinho e sim com um mordomo que não poderia ser mais estranho.

Acontece que Ciel fez um contrato com o demônio Sebastian Michaelis e este deve servi-lo e protegê-lo contra tudo e todos até que a sua vingança contra aqueles que mataram seus pais esteja completa, e, então, sua alma será de Sebastian para que este possa se alimentar. Nada é mais importante que o contrato e, portanto, o conde passa a ter um mordomo demoníaco que faz tudo o que ele deseja, uma verdadeira marionete.

black butlerO anime foi lançado em 2006, mas a história começou bem antes com o mangá homônimo no final de 2006 e que ainda está sendo publicado, já alcançando o volume 18. No Brasil a história é licenciada pela editora Panini Comics que já lançou 11 volumes do mangá.


Todos que conhecem esse anime simplesmente amam e não é para menos. Têm-se uma história de vingança junto com um pouquinho de drama e terror e a quantidade certa de humor para que a receita resulte em algo extremamente agradável de se assistir. E como se não fosse o bastante a trama ainda é recheada de personagens mais do que marcantes, com foco para os da primeira temporada que são realmente incríveis.

O anime, até o presente momento, é dividido em duas temporadas, sendo que na primeira a saga dos protagonistas é a busca pela vingança pelo brutal assassinato do Conde de Phantomhive e sua esposa, já na segunda temporada o que se tem é uma busca um pouco diferente (ainda mais para um demônio): salvar a alma de Ciel. De qualquer forma, as duas temporadas apresentam episódios maravilhosos e envolventes, que no total são apenas 36.

Em relação aos novos episódios que serão exibidos já em julho: eles irão cobrir os acontecimentos dos volumes de 6 à 8 e apesar de não ser muito já é algo super positivo para os fãs. Também há a especulação de uma OVA (Original Video Animation) que será lançada em outubro especialmente para os cinemas. Essa onda que retomou o interesse em Black Butler só mostra como o mangá ainda possui muita força dentro da industria e pode acarretar, mais pra frente, novas novidades maravilhosas para que curte a história.

Então, para quem se interessou ainda dá tempo de se colocar em dia antes da estreia da terceira temporada de Kuroshitsuji e pra quem já conhecia e gosta aproveita a notícia para rever e se colocar novamente no mundo do Ciel e do seu fiel mordomo, Sebastian.



Promoção # O Amor está no ar...

Algumas casais são mais românticos...outros já preferem apimentar a relação...pensando nesses dois tipos de casais, o Perdidas na Biblioteca reuniu vários blogs parceiros e amigos, para fazer uma promoção com o clima do amor no ar...





Para participar é super simples. Basta seguir as regrinhas abaixo.


Regras: 

- Ter endereço de entrega no Brasil

- Preencher corretamente os rafflecopters abaixo.

Um email será enviado pelo blog que cedeu o livro para a promoção a cada ganhador. O vencedor terá o prazo de 48h para responder o email, enviando o nome e endereço completo. Caso isso não ocorra, um novo sorteio será realizado.

Os prêmios serão definidos de acordo com a ordem do rafflecopter, ou seja, o primeiro ganhador levará o primeiro livro do Rafflecopter, o segundo ganhador o segundo livro, e assim sucessivamente...

Os blogs participantes terão 30 dias, a partir da data de divulgação do resultado, para enviar os prêmios aos ganhadores.

Os blogs não se responsabilizam por extravios dos correios. 


Se você é do tipo romântica, eis o sua promoção!








a Rafflecopter giveaway




Mas se você quer apimentar a relação...então participe aqui!


Atenção: Os ganhadores da promoção HOT terão que comprovar que são maiores de 18 anos. Para isso, quando responderem o email informando os dados para o envio do prêmio, deverão anexar uma foto da carteira de identidade provando a maioridade. 









a Rafflecopter giveaway



Boa sorte!!!

#TAG Palavras Cruzadas

Hoje vou responder uma TAG muito legal que a portuguesinha Inês criou e eu conheci através da Tatiana Feltrin, a culpada pelo tamanho da minha wish list.
Gostaria de pedir compreensão para com a minha pessoa, vocês já sabem que eu não tenho um gosto literário muito popular, mas lembrem-se que todas as respostas são pessoais e eu não tenho nada contra ou julgo qualquer autor ou livro mencionado ok?

Chobits

1) Vox Populi (um livro para recomendar a toda a gente)
Poxa gente, tem muitos livros que eu recomendaria muito, vários mesmo, mas pra não repetir nenhuma resposta vou escolher uma trilogia que eu adorei: Milleniun. Pelo que sei, o autor, Stieg Larson, faleceu com alguns manuscritos de um quarto livro, mas isso não influencia na historia, ela tem um ponto final em cada livro.

2) Maldito plágio (um livro que gostávamos de ter escrito)
Essa TAG é complicada mesmo! Bom, como eu sou muito fã do trabalho e da escrita de Tolkien (lá vem a doida dO Hobbit rs), eu adoraria ter escrito Senhor dos Anéis, serio, aquele mundo inteiro foi criado com muitos detalhes impressionantes! Tolkien estudou muito pra chegar ao resultado magnifico desse livro, mesmo que você não goste, e não julgue o livro pelos filmes, é preciso admitir a habilidade que ele teve na criação de cada detalhe da trama, personagens, cenários, língua e objetos inclusive. Então sim, sinto invejinha branca de Tolkien.

3) Não vale a pena abater árvores por causa disto
Eu sei que nessa resposta vão me crucificar, mas tenho que ser honesta, Dan Brown, um conjunto de livros muito semelhantes, enjoativos, cansativos, me perdoem os fãs, li quase tudo que ele publicou tentando mudar minha opinião, mas a partir do segundo livro tudo foi muito parecido e não consegui encontrar uma obra surpreendente e inovadora. Não desmereço o trabalho dele, todos os livros trazem muitas informações bacanas e ele escreve muito bem, a escolha das palavras é excelente, mas não o acho criativo na trama geral.

4) Não és tu, sou eu (um livro bom lido na altura errada)
O Cortiço, um livro que eu adoro hoje, sem duvidas meu brasileirinho favorito, mas a primeira vez que li não foi em um momento bom, estudando muito e me preparando para as provas dos vestibulares que prestaria, obviamente não aproveitei a leitura como deveria, assim que pude dar uma segunda chance aos clássicos brasileiros me apaixonei especialmente por esse.

5) Eu tentei... (um livro que tentámos ler mas não conseguimos)
Não quero ser apedrejada por esse post mas eu acho improvável que não seja! O único livro abandonado que tenho na lista é 50 Tons de Cinza, impossível continuar a leitura, por incrível que pareça eu sequer pensei em deixa-lo para mais tarde como costumo fazer, me desfiz da edição que tinha pelo Skoob, assim, sem dó! Não vou me ater aqui a todos os motivos que me levaram ao radicalismo que cheguei, mas, honestamente, foi o pior livro que já tive em mãos.

6) Hã? (um livro que lemos e não percebemos nada OU um livro que teve um final surpreendente)
A série Wake foi decepcionante, talvez minha expectativa tenha sido muito alta, mas de qualquer forma foram livros que não me acrescentaram nada, mal escritos e o desenvolvimento lento, tem um post especifico pra ele aqui no blog, foi triste chegar ao fim de 3 livros e não ter nada de bom pra falar sobre nenhum! Aliás, exagero meu, Calleb é um fofo.

7) É tão bom, não foi? (um livro que devorámos)
Facil! Garota Exemplar, eu devorei mesmo. Eu não vou falar muito dele por que tem um post só dele aqui também, é muito elogio pra um livro só!

8) Entre livros e tachos (uma personagem que gostaríamos que cozinhasse para nós)
Minha escolha é bastante inusitada tendo em vista a natureza dos ingredientes que ele usa, mas sob minha supervisão no supermercado, escolheria Hannibal Lecter! Aquele mesmo, o assassino em serie que degusta suas vitimas! Mas a paixão que ele demonstra enquanto prepara a refeição, a apresentação dos pratos e os elogios dos outros personagens me fazem crer que ele é um exímio cozinheiro, teria sim um lugar no meu fogão.

9) Fast Forward (um livro que podia ter menos páginas que não se perdia nada)
O Diário de Jack o Estripador, o livro é extremamente enrolado, lento, com muitas informações desnecessárias, a autora narra inclusive uma rixa entre ela e outro autor que tem uma teoria diferente sobre quem era o serial killer, ou seja, informação demais que não agrega absolutamente nada ao conteúdo geral do livro.

10) Às cegas (um livro que escolheríamos só por causa do título)
Antologia da literatura fantástica, olha que nome mais incrível! Lindo mesmo, e o livro é espetacular. A primeira vez que ouvi o nome, por recomendação de uma amiga, me apaixonei e fui procurar saber mais sobre ele, encontrei um vídeo da Tatiana Feltrin mencionando o dito cujo, algum tempo depois eis que mamãe me presenteou, ela não é uma fofa?  



11) O que conta é o interior (um livro bom com uma capa feia)
Essa pergunta é muito fácil de responder mas difícil de escolher apenas um, o ultimo livro que li entra facilmente no rol de capas ridículas para livros maravilhosos; Carrie, A estranha – Stephen King. Mostrei-o para vocês no ultimo post dizendo exatamente o que vou dizer agora; Pra que fazer capas de livros inspiradas em suas adaptações? Nunca fica bom.

 






12) Rir é o melhor remédio (um livro que nos tenha feito rir)
Como eu não sou uma pessoa de ler livros que fazem rir, vou mencionar um mangá que eu amo de paixão; Chobits. Uma trama muito linda e cheia de gracejos saltitantes das personagens, claro que mais a frente ele adquiri um tom mais complexo e ate um pouco melancólico, mas os primeiros volumes são super fofos!




13) Tragam-me os Kleenex, se faz favor (um livro que nos tenha feito chorar)
Pasmem com a minha escolha: The Walking Dead, Rise of the governor.
Existe sim um motivo para eu mencionar esse livro, o primeiro da serie, o acontecimento mais importante dele, que acarreta todos os outros, é muito triste! Quando eu digo triste, pode colocar muita tristeza, eu não sou de chorar nem me emocionar nos livros, mas esse... me pegou de surpresa!

14) Este livro tem um v de volta (um livro que não emprestaríamos a ninguém)
Minha edição lindíssima de Alice’s Adventures in wonderland and other stories, capa de couro, corte dourado, sem mencionar as ilustrações originais, uma paixão que não sairá da minha estante com tanta facilidade.



15) Espera aí que eu já te atendo (um livro ou autor que estamos constantemente a adiar)
Harlan Coben, eu tenho dois títulos do autor que me interessaram muito quando li a sinopse, comprei e até hoje estou deixando para depois, já ouvi falar bem e quero ler, mas simplesmente encontro outros mais interessantes na minha estante toda vez que vou fazer a escolha do próximo.

Espero que vocês tenham gostado das minhas respostas ou, pelo menos, compreendam elas!

Eu quero propor aqui a participação de vocês nos meus posts, seguindo o exemplo da Tatiana Feltrin, vou deixar vocês escolherem um livro para o próximo mês, vamos fazer nosso “Você escolhe” aqui do Blog.

Eu vou deixar 4 opções de livros que estão na minha estante e vocês escolherão um para eu fazer uma resenha. Para facilitar a escolha, linkei a pagina de cada livro lá no Skoob. Hoje colocarei apenas livros que ainda não li, mas vocês podem indicar livros fora das opções para a próxima oportunidade, estarei anotando todas!

Os livros são:

Muito obrigada pelo carinho que vocês demonstram nos comentários, leio todinhos e fico muito feliz mesmo de estar agradando vocês. E não se esqueçam de participar!

Leituras # Maio

O mês de Maio não foi tão produtivo como o de Abril, mas foram seis leituras ótimas. Vamos conferir?

* A lua de mel (Nota: 4) - Foi uma leitura rápida e divertida. Estou ficando fã da autora, com certeza. O primeiro livro que li dela foi Fiquei com o seu número, um dos meus favoritos e preferido dela até agora. Vamos ver com a leitura dos outros se isso muda. A resenha de Lua de mel já saiu e vocês podem conferir aqui

* O Eco do machado (Nota: 4) - Como já falei, o gênero policial é um dos meus favoritos e o livro foi uma surpresa bem agradável. É uma leitura envolvente e o autor soube muito bem desenvolver o caso. A resenha ainda não foi divulgada, mas será este mês. Aguardem!

* Caçadores de Tesouros (Nota: 5) - Que livro perfeito pessoal! Primeiramente a editora Novo Conceito está de parabéns pela qualidade, o livro é de capa dura e contém ilustrações lindas. A resenha ainda não saiu pois estou preparando uma bem especial, com fotos e tudo mais. Tem bastante aventura (que eu gosto bastante) e os personagens são bem cativantes. Favorito, é claro.

* Esconda-se (Nota: 4) - Primeiro livro da autora super bem comentada que leio, e gostei bastante. Não gostei do fato da detetive não ter tanto destaque deste caso (e li comentários que nos outros livros é diferente, ufa!), mas apesar disso, amei a escrita e tudo. Um livro que recomendo, a resenha já está disponível aqui

* Casa de segredos (Nota: 5) - Gênero que eu amo, enredo ótimo, cheio de fantasia, magia... e livros. Uma leitura bem agradável e ótima para todas as idades, garanto. Se você gosta de Desventuras em série, vai amar esse. A resenha vocês podem conferir aqui

* Esta é uma história de amor (Nora: 3) - Li tantas coisas positivas sobre ele, que comecei com muita expectativa. E isso nunca é bom. Acabou não sendo tudo aquilo que eu imaginava e me decepcionou um pouco. Mas é um romance fofinho, bonitinho e quem ama livros nesse estilo, vai gostar, é claro. Ainda não escrevi a resenha, mas logo mais vocês podem conferir.

E agora preciso da opinião de vocês \o/ Estou querendo começar uma nova série, mas não sei qual. Separei algumas que eu quero mais ler e quero que me digam qual devo ler! Aproveitem e me falem se já leram alguma dessas e se gostaram =)

Qual nova série de livros começo a ler?


Livros #111 - Flash Forward


Título: Flash Forward
Editora: Galera Record
Autor: Robert J. Sawyer
Número de páginas: 382
Sinopse: O que faria se tivesse um vislumbre trágico do seu próprio futuro? Tentaria mudar as coisas, ou aceitaria que o futuro é imutável? Em Flashforward - Presságio do Futuro, é iniciada uma experiência científica que conduz ao inesperado: o mundo inteiro cai inconsciente por instantes e todas as mentes são projectadas vinte anos no futuro. Quando a humanidade desperta, o caos impera por todo o lado: carros arruinados, cirurgias falhadas, quedas, destruição em massa e um elevado número de mortes. Mas esse é apenas o início. Passado o choque das visões, cada indivíduo tenta desesperadamente evitar ou assegurar o seu próprio futuro vislumbrado…





Robert J. Sawyer é um escritor canadense de ficção científica. Com mais de vinte livros publicados, já foi vencedor do Nebula Award (1995), Hugo Award (2003) e o John W. Campbell Memorial Award (2006), sendo o único escritor canadense - e um dos 7 no mundo - a ganhar os três maiores prêmios de ficção científica.

Em 2009, um grupo de cientistas do CERN - um dos maiores laboratórios de física do mundo - realizam um experimento com o objetivo de recriar altos níveis de energia, o Bóson de Higgs. Mas o que era para ser uma escalada em busca de um prêmio Nobel, se tornou em um desastre. Esta experiência fez com que todo mundo tivesse visões do futuro, alguns gostaram do que viram, outros odiaram e ainda existem aqueles que não tiveram nenhuma visão. Ou seja, estariam mortos.

“Os criacionistas dizem que os cientistas não sabem do que estão falando, e eles têm razão; metade do tempo, nós não sabemos. Nós abrimos a boca cedo demais, sempre em tentativas desesperadas de virar a autoridade suprema, de ganhar crédito. Mas cada vez que nós erramos... cada vez que dizemos ter feito uma descoberta revolucionária na busca pela cura do câncer ou que resolvemos um mistério fundamental do universo e depois voltamos atrás uma semana ou um ano depois dizendo “ooopa, estávamos errados, não verificamos os fatos, não sabíamos do que estávamos falando...”, cada vez que isso acontece, damos crédito aos astrólogos, aos charlatães, aos malucos completos.”

Tudo isso causou um desespero na população. De princípio ninguém sabia o que tinha acontecido e o que causou. O fato de que o futuro visto seria imutável de acordo com as explicações de Lloyd Simcoe, um dos cientistas do experimento, aterrorizou muita gente. Afinal, não teríamos como mudar nosso futuro? Escolher caminhos diferentes? Lloyd estava noivo de Michiko, também cientista, porém em sua visão estaria casado com outra mulher. O amor que sentia por ela não era tão grande assim? Nada poderia mudar isso?

Seu colega Theo Procopides não teve visão alguma, e descobre que será assassinado. Não poderia mudar isso? Ou sua morte seria inevitável? E assim o livro se desenvolve. Lloyd com a dúvida se deveria ou não se casar com Michiko, a mesma tentando provar que aquele futuro não precisa acontecer, que nós temos livre arbítrio. Theo tentando obter todas as informações sobre seu assassinato e se poderia evitar.

Um mundo tentando voltar a rotina depois de tais acontecimento, afinal... o que aconteceria se tudo parasse por quase 3 minutos? Operações interrompidas, acidentes de carro, mortes e muitas outras tragédias. O autor cria personagens, cenários... tudo para que o leitor saiba de todos os acontecimento como se estivesse presente. Um livro envolvente e intenso, que todo fã de ficção científica deveria ler.

Flash Forward não foi uma leitura ruim, longe disso. Apenas esperava mais. Uma das coisas que mais me incomodaram foi o fato do autor não explorar muito o evento em si. Por exemplo... imagina o mundo com um vírus e todos virando zumbis, você não gostaria de ler sobre as pessoas em fuga, se escondendo, lutando pela sobrevivência? Mas ao invés disso lê apenas sobre como o vírus surgiu, o que ele é, como combater, teria uma cura? Todas as cenas passando em laboratórios e as pessoas que entendem do assunto falando em termos científicos sobre os zumbis. Nada de ação, aventura.... nada.

"Desligue-se a consciência de toda a raça humana por dois minutos e, então, qual seria o número de mortes?"

Foi assim que me senti lendo Flash Forward. O mundo parou por quase 3 minutos... imagina o caos? Aviões caindo, carros batendo, nascimentos interrompidos... um terror total. E eu queria ler mais sobre isso, seria muito legal explorar o mundo nesse momento. Imagina quanta coisa o autor poderia ter feito com todo esse conteúdo? E 90% do livro é falando sobre o experimento, explicando teorias, diálogos entre cientistas... 

Tirando isso, foi uma ótima leitura. Personagens ótimos, ótima escrita e uma trama que me envolveu bastante. Um gênero que não estou acostumada a ler muito e que gostei bastante, procurarei mais livros de ficção científica para ler futuramente, com certeza. Não sei se a maioria é assim, como eu citei, com pouca ação e muita explicação, de tudo... tudo mesmo. Já assisti alguns capítulos da série quando lançou, mas preciso rever, pois acredito que é completamente diferente do livro, não me lembro de Michiko na série, por exemplo.

Indico para todos os fãs do gênero e para quem não é fã também.. recomendo que leiam para se aventurar e conhecer, podem se surpreender. O conteúdo é ótimo e a editora fez um trabalho fantástico!