Leituras # Abril

Decidi criar essa nova coluna, onde mostro minhas leituras do mês! Espero que gostem, e comentem suas leituras também. Fiquei surpresa que este mês rendeu tantas leituras, quero continuar neste mesmo ritmo nos outros meses, vamos ver se consigo. No geral as leituras me agradaram bastante.

* Querido Diário (Nota: 4) - Este foi um livro que li bem rápido e me envolveu bastante. Depois de ler bastante resenhas positivas, fiquei feliz por não ter me decepcionado. Senti falta de algumas coisas, que depois comento na resenha, que irá sair nessa primeira semana de Maio. Aguardem!

* Anjos à mesa (Nota: 5) - Ahhhh... um dos meus queridinhos do mês, com certeza. Me cativou, me emocionou e me apaixonei pelos personagens. Estou em busca de outros livros da autora para ler, para ontem, hehe. A resenha já foi publicada e vocês podem conferir aqui.

* Perto de Você (Nota: 4) - A vez do queridinho Smith, o astro do cinema. AMEI! Como todos da série, a única coisa realmente que me incomodou foi a capa. Sério, este modelo é muito ruim para representar toda a beleza de um dos irmãos Sullivan. Mas de qualquer forma, a resenha sai em breve, após publicar as dos volumes anteriores.

* Desde o primeiro Instante (Nota: 4) - Este me surpreendeu! Não esperava um romance tão fofo assim. Claro, teve algumas coisinhas que não me agradaram, por isso não ganhou nota máxima. Mas é uma das leituras que indico, com certeza. Resenha sai nessa primeira semana de Maio, espero.

* A invenção das Asas (Nota: 5) - Nota máxima, emoções fortes e um livro bem marcante. Este é um dos favoritos do mês e apesar de ser uma leitura forte, me conquistou muito. Tudo nele é feito da melhor maneira possível e se envolver com protagonistas tão fortes e com vidas tão difíceis, foi uma experiência ótima. Resenha já foi publicada, podem conferir aqui.

* Real, Louco, Mortal (Nota: 5) - Meu favorito do mês, sim!!! Uma das melhores leituras do ano, é surpreendente. Você não consegue largar o livro até terminar, sério. Fiquei apaixonada e quero ler as outras obras da autora, na esperança de todos serem tão maravilhosos como este. Resenha aqui.

* Não Voltarás (Nota: 4) - Poderia descrever como uma leitura bem forte e impactante, com certeza. Não espere coisas leves e um final amável para o gênero, pois não é assim. De qualquer maneira, o livro me agradou bastante pois sou fã, mas o final até agora não consegui esquecer o final. Resenha aqui.

* Teardrop, Lágrima (Nota: 4) - Depois de uma experiência nada amigável com Fallen, ler outra coisa da autora me deixou com poucas expectativas. E fico feliz em comentar que este livro é MUITO BOM! Se você se decepcionou com a outra série da autora, não deixe de ler essa. Dê uma chance e irá se surpreender, garanto. Resenha aqui

* Mercy (Nota: 4) - Outra surpresa! Não conhecia essa série mas fiquei feliz com a oportunidade de ler, obrigada Fundamento! O tema de anjos pode estar enchendo alguns já, mas como eu não li muitas coisas nessa temática, gostei bastante. Podem conferir a resenha aqui.

* O livro dos Mil Dias (Nota: 4) - Como citei na resenha, ler algo tão inovador dos conhecidos contos de fada, me deixou feliz. É diferente, divertido, romântico, dramático e ainda sombrio. Tudo o que eu não esperava que fosse. Ou seja, surpresa!!! Resenha aqui.

* De repente, o desejo (Nota: 4) - O último livro da série da Susan Fox. Eu esperava algo maravilhoso para fechar a série, mas a verdade é que a protagonista me irritou o tempo todo. Muito chata.... fiquei decepcionada com a irmã mais nova. Mas de qualquer maneira, a nota é por causa do protagonista masculino que é um amor, cativante e apaixonante e por ser bem divertido. Resenha sai nesta primeira semana de Maio.

Ou o mês foi muito bom, ou eu fiquei boazinha demais nas notas! Nenhum livro foi uma decepção para mim, todo foram ótimas leituras e sem nenhuma nota baixa esse mês! E as leituras de vocês? Foram boas?


Livros #99 - Mercy


Título: Mercy
Editora: Fundamento
Autor: Rebecca Lim
Número de páginas: 187
Sinopse: Mercy não é uma jovem qualquer, mas um anjo caído. E ela está prestes a experimentar uma grande paixão como humana, algo que vai abalar tudo o que ela conhece ou pensa conhecer sobre si mesma. As lembranças de Mercy são fragmentos do que ela foi um dia. A única coisa que ela sabe é que cada vez acorda num corpo diferente. E que, a cada nova vida, mais perguntas inquietantes ficam sem resposta. Ao lado de Ryan, Mercy pela primeira vez descobre um propósito como humana: ajudar o rapaz a encontrar pistas da irmã desaparecida. Mas, à medida que obtém respostas, ela também se aproximademais do perigo. Agora, para salvar a própria vida, mudar seu destino e ficar perto de seu novo amor, Mercy precisa reunir suas forças e juntar as peças do seu passado. Antes que seja tarde demais.



Rebecca Lim é uma escritora e ilustradora que vive em Melbourne, Austrália. Ela trabalhou como advogada comercial por vários anos antes de sair para escrever em tempo integral. Rebecca é autora de 14 livros para crianças e jovens-adultos, e seus romances foram traduzidos para o alemão, francês, turco e português.

Imagina acordar em um corpo diferente, não se lembrar de quem você é e não poder se apegar em nada e nem ninguém. Essa é a vida de Mercy, um anjo caído que não tem noção de que seja isso. Para esta garota, tudo é um grande borrão e só o que importa é ajudar de alguma forma as hospedeiras. 

"Tem alguma coisa muito errada comigo.
Não consigo lembrar quem sou, quantos anos tenho, nem como cheguei aqui. Só o que sei é que, quando acordo, posso ser qualquer pessoa e ter qualquer idade, tudo de novo. Sempre foi assim. Se eu ficar confortável demais, acordarei na manhã seguinte e tudo ao meu redor terá mudado. Tudo o que eu sabia? Não saberei mais. Tudo o que eu tinha? Desaparecerá num instante. Não posso ter nada permanente. Isso me fez muito adaptável."

Em sua nova jornada, acorda no corpo de Carmen Zappacosta, uma soprano que não sabe aproveitar seu talento e é tímida demais. Assumindo a vida de Carmen, Mercy pouco a pouco a ajuda com a voz e a convivência com seus colegas. E é neste corpo que conhece Ryan, filho do casal com quem está morando temporariamente. 

Sem conseguir ficar longe do rapaz, Mercy começa a ajudá-lo na busca de sua irmã desaparecida, e seu dom de sentir as pessoas nunca pareceu tão útil. Com a aproximação, a ligação entre eles aumenta e os sonhos com o seu passado e quem realmente é se tornam mais frequentes. O que aconteceu com Mercy para esquecer toda a sua vida? 

Essa é uma das perguntas que fazemos no decorrer do livro, dentre muitas outras. A maioria sem resposta, a autora nos presenteia com um final emocionante e a expectativa de todas as respostas no segundo livro. Com personagens intrigantes e cativantes, esta é mais uma série que devemos acompanhar.

"Tenho sempre que restabelecer laços.
Tenho que trilhar meu caminho com com cuidado ou me entregar.
Tenho que cobreviver.
Tenho que continuar mudando, mas não sei por quê.
Sou minha pior inimiga; isso, pelo menos, eu já compreendi."

Uma leitura rápida e envolvente, Mercy me agradou bastante. Um dos motivos principais foi que em poucas páginas a autora conseguiu nos fazer ver quem era a protagonista e suas características. Além de fazer um ótimo trabalho com os personagens secundários, todos possuem uma personalidade bem construída.

Outro ponto positivo foi a inteligência da autora em fazer um final tão emocionante e empolgante e sem nenhuma resposta. A curiosidade em saber o que vai acontecer é tão grande, que faz até quem não gostou da leitura querer ler a obra seguinte só para ter suas perguntas respondidas. Tudo foi feito com muito cuidado para despertar o interesse do leitor.

Mercy é realmente um livro que merece sua atenção e tempo. Um enredo envolvente e um tema que se bem trabalhado, conquista. A editora fez um trabalho excelente com a obra e já estou ansiosa para ler o segundo volume da série, Exilada. Recomendo!

"- (...) Você pode não saber, não vai necessariamente nos agradecer, mas tudo foi sempre por você, sempre."

Série Mercy
- Mercy
- Exilada
- Muse
- Fury


Promoção # Divergente


Em parceria com a Paris Filmes, o blog irá sortear alguns pares de ingressos! DEMAIS, NÃO É? E para participar é bem fácil. Confira as regras:

- Curtir a página da Paris Filmes e do Sir James Matthew no Facebook.
- Deixar um comentário com seu e-mail, para contato.

O restante são extras, mas que podem te ajudar a ganhar!

Prêmios:
1º e 2º sorteado: 4 ingressos cada.
3º, 4º, 5º e 6º sorteados: 2 ingressos cada.


a Rafflecopter giveaway

Livros #98 - O Livro dos Mil Dias


Título: O Livro dos Mil Dias
Editora: Galera Record
Autor: Shannon Hale
Número de páginas: 283
Sinopse: Lady Saren ficará sete anos trancada em uma torre. O castigo, imposto por seu pai, é uma resposta à sua recusa de casar-se com o noivo escolhido pela família. Mas seu isolamento não será total, uma vez que Dashti, sua fiel criada, voluntariamente se fará prisioneira para servi-la e fazer-lhe companhia. O silêncio voluntário e as lágrimas constantes de Lady Saren tornam-se parte da dinâmica monótona dos dias. As únicas companhias verdadeiras da miserável criada são o gatinho Meu Senhor e as páginas de um diário. Com a chegada de dois pretendentes da nobre, um deles muito bem-vindo enquanto o outro nem tanto, as garotas serão confrontadas com a esperança e o medo.
Vencedor de mais de vinte prêmios literários, O livro dos mil dias é uma incrível história completamente recontada, cheia de aventura e romance, dramas e disfarces.


Shannon Hale é uma escritora americana de fantasia jovem adulto (young adult) e ficção adulta; autora de dez romances, incluindo o best-seller "Academia de Princesa" - que ganhou o prêmio Newbery Honor -, os livros da série "Bayern", dois romances para adultos e dois romances gráficos que ela e o marido são co- escritores. Começou a escrever aos nove anos de idade e não parou; seus trabalhos mais notáveis foram: "Academia de Princesa", "Goose Girl" e "Book Of A Thousand Days". Hoje, Shannon vive com seu marido e seus dois filhos pequenos em South Jordan, Utah.

Dashti é uma miserável, que após a morte de sua mãe viaja pelas cidades em busca de trabalho, troca de serviços. E é em Jardim de Titor que conhece Lady Saren, a quem jura lealdade e se torna sua fiel criada. Com a promessa de nunca a abandonar, Dashti descobre que Lady Saren foi castigada por seu pai por ter desobedecido uma ordem e assim terá de ficar sete anos em uma torre. 

"Quando estou no meio de uma jornada, o final é ainda desconhecido e possivelmente maravilhoso. Mas quando chego, é difícil continuar sonhando."

Mesmo com todos os motivos para ser deprimida e uma vida apenas para servir, Dashti é uma pessoa alegre, positiva, forte e sempre disposta a fazer o impossível por Lady  Saren, mesmo que passe por cima de todas as suas crenças. Enquanto se esforça para curar as feriadas de sua senhora, a mesma só sabe chorar e se lamentar. Não demonstra força e maturidade.

Para passar os dias, a única maneira de sair da mesmice é escrevendo em seu diário. Dashti descreve tudo o que acontece, o que sente e o que pensa. É uma forma de conversar com alguém, já que sua senhora está indisponível para conversas por tempo indeterminado. Mas quando tudo indicava que o tédio de seus dias não iria acabar, surgem dois homens para acabar com essa rotina.

Khan Tegus é um cavalheiro e um dos motivos para Lady Saren estar em uma torre. Ambos estavam interessados um no outro, se correspondiam e juravam amor eterno. Khan é engraçado, inteligente e faz promessas de tirar a dama da torre. Mas uma reviravolta faz com que este romance fique mais confuso e eletrizante.

"O tempo é um vento que fica soprando em meu rosto e murmurando palavras sem sentido."

Khasar é um homem tirano, violento e que faz com que todos os reinos o temam. Desafiador e disposto a ter Lady Saren para si, e um destino cruel aguarda a dama e sua fiél criada. Com um final revelador e diferente de todos os contos de fadas que lemos, O Livro dos Mil Dias irá conquistar os leitores do gênero.

Este foi um livro que me surpreendeu por ser tão criativo. Quando comecei a leitura esperava algo totalmente diferente e para ser sincera, só descobri que era baseado em um dos contos dos Irmãos Grimm (A Princesa Malvina) quando cheguei no final. O que é brilhante! Pois o conteúdo em nada lembra os contos de fadas que estamos acostumados. Talvez nas últimas páginas você possa lembrar das tramas de diversas princesas por aí e associar (vida complicada, amor difícil, etc).

A autora conseguiu criar um ótimo enredo e repleto de surpresas para o leitor. Você nunca sabe o que irá acontecer com tal personagem, já aviso que tudo é meio sombrio mas divertido e alegre ao mesmo tempo. Amei as personagens e suas evoluções no decorrer de suas jornadas. Essa é uma leitura que recomendo!

“Como posso descrever o perfume de sua alma? Ele tem um cheiro parecido com canela marrom e seco e doce e quente. Ancestrais, é errado eu saber disso? Escrever sobre isso? É errado eu pensar em deitar minha cabeça em seu peito, fechar meus olhos e respirar seu perfume?”

Filmes #41 - Divergente


Divergente : PosterTítulo: Divergente
Título Original: Divergent
Gênero: Ficção científica, Ação, Romance
Elenco: Shailene Woodley, Theo James Kate Winslet
Direção: Neil Burger
Sinopse: Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.




A adaptação cinematográfica do bestseller Divergente (leia a resenha para não ficar muito perdido) estreou na última semana nos cinemas brasileiros e já conta com mais de 500 mil pessoas que assistiram-no no pequeno intervalo de cinco dias. A sua estreia ultrapassou até mesmo a de Jogos Vorazes e não é por acaso.

A história distópica criada por Veronica Roth passa-se em uma Chicago futurista que é isolada de todo o resto do mundo após uma guerra e a sociedade é dividida em quatro facções: Audácia, Abnegação, Amizade, Franqueza e Erudição. Acompanha as escolhas de Tris Prior após deixar sua família, da facção da Abnegação, e transferir-se para a facção da Audácia. Além de ter que lidar com o processo de iniciação, Tris também precisa preocupar-se em manter a si própria fora de perigo ao esconder de todos, principalmente do governo de sua sociedade, que é divergente.

A adaptação do roteiro ficou por conta de Evan Daugherty (Temporada de Caça) e Vanessa Taylor (Game of Thrones) enquanto que a direção ficou nas mãos de Neil Burger (Sem Limites) e com participação de Roth na coprodução.

O elenco do longa também contou com grandes nomes (como vocês podem ver nesse post), mas o destaque deve-se inteiramente a Shailene Woodley que arrasou em todas as suas cenas. A garota conseguia cativar com sua interpretação e deu vida à uma Tris perfeita. Suas expressões e movimentos transpareceram em todos os momentos a personagem que aqueles que leram os livros já conheciam. Shailene realmente fez por merecer o papel.

Um pouco de atenção também para o Theo James que representou o Quatro muito bem. O ator lembra muito o personagem e a química que era tão necessária entre ele e Shailene está muito presente e, portanto, conseguiram apresentar um trabalho muito legal juntos.


No quesito figurino não havia muito o que se fazer já que cada facção possui um "uniforme" próprio, mas a produção conseguiu compensar com a produção dos cenários. Apesar de o enredo de Divergente apresentar um cenário mais simples, com paisagens cruas e metódicas que valorizam a praticidade, o filme conseguiu representá-las extremamente bem e seguindo razoavelmente as descrições do livro o que faz com que um sentimento de reconhecimento florescer em diversas cenas.

A trama ainda consegue abordar de forma sutil, assim como no livro, muitos assuntos interessantes do ponto de vista filosófico e sociólogo, como as falsas ideias de liberdade e escolha que a maioria acha que tem, os preconceitos à grupos que não sejam aquilo que é esperado pela sociedade, a falta absoluta de individualismo, o processo de militarização de jovens que, para atingir meios governamentais egoístas, parece desejar transformar todos em robôs sem o minimo de opinião própria... Ou seja, quem souber observar as nuances e sutilezas durante o longa conseguirá ter uma visão muito ampla da ideologia por trás da história.


Repleto de tensões e reviravoltas, Divergente foi uma das adaptações mais fieis que já estreou no cinema nos últimos tempos. É possível observar várias cenas com o pensamento: "foi assim mesmo que aconteceu no livro". Também conta com cenas maravilhosas de ação que faz com que o ritmo do filme seja extremamente agradável e faz com que se deseje assistir tudo de novo. Isso é o que se pode chamar de adaptação, afinal parece que os roteiristas e o diretor realmente leram o livro e se comprometeram com a história. Corre para o cinema mais próximo sem medo porque vale super a pena.

Trailer

Livros #97 - Não Posso me Apaixonar

Título: Não Posso me Apaixonar
Editora: Novo Conceito
Autor: Bella Andre
Número de páginas: 302
Sinopse: Gabe Sullivan é um bombeiro de São Francisco que arrisca sua vida todos os dias. E sabe, por experiência própria, que não deve se envolver com as vítimas de incêndios. Megan Harris admite que deve tudo ao heroico bombeiro que entrou no prédio em chamas para salvar sua filha de sete anos. Ela lhe deve tudo, exceto seu coração, pois, após perder o marido, cinco anos antes, jurara nunca mais sofrer por amor e pela perda. Contudo, quando Gabe e Megan se reencontram e as chamas incontroláveis do desejo se acendem, como ele poderia ignorar a coragem, a determinação e a beleza dela? E como ela poderia negar não apenas o forte vínculo de Gabe com sua filha, mas também a maneira como seus beijos carinhosamente sensuais a induziam a colocar em risco tudo o que manteve por tanto tempo? A atração entre Gabe e Megan é irresistível, e se ambos não forem cuidadosos, correm o risco de se apaixonar.


Bella Andre é autora best-seller do The New York Times e do USA Today, com mais de 1,5 milhão de livros vendidos no mundo. É conhecida por escrever histórias fortes e sensuais que oferecem romances inebriantes. Seus livros foram traduzidos para nove línguas e aparecem frequentemente no Top 10 da Amazon.

No terceiro volume da série, é a vez do bombeiro da família entrar em ação, o bonitão Gabe é apaixonado por sua profissão e é extremamente corajoso, enfrenta o perigo diariamente mas sempre coloca as vítimas em primeiro lugar. Este fato deixa todos da família preocupados e sempre pensando o pior. Afinal, nunca se sabe quando um incêndio pode ser fatal para um bombeiro.

Em um dos chamados, Gabe se arrisca para salvar duas pessoas. Uma mãe e sua filhinha. Uma mãe cuja força e vontade de salvar a filha o encanta. Com alguns ferimentos, acaba recebendo uma visita das duas no hospital, e é quando olha em seus olhos que tudo começa a mudar. Megan mora sozinha com sua filha Summer, de sete anos, e após a morte de seu marido, prometeu nunca mais se envolver com alguém que pode não voltar na manhã seguinte por conta de um trabalho perigoso. 

“Ele deveria ter se afastado dela; ela devia ter se soltado dos braços dele. Mas nenhum dos dois se mexeu.
Sem ter certeza a quem estava tentando convencer, Gabe explicou:
- Não saio com pessoas que salvo de prédios em chamas.
Quase antes de ele terminar de falar, ela deu o próprio parecer:
- Não posso ficar com alguém que pode morrer a qualquer instante.”

Mas a atração entre os dois é inevitável, e tanto Gabe quando Megan possuem um passado com feridas que precisam ser curadas. Com a ajuda de Summer, os encontros começam a ser mais frequentes e todo o esforço que tentam fazer para manter as coisas apenas na diversão parece não ser o suficiente.

Com dramas suficientes para deixar o leitor envolvido e mais um romântico e sedutor irmão Sullivan, Não posso me apaixonar consegue manter o ritmo dos outros dois volumes da série e conquistar os corações de milhares de fãs. 

Este livro me agradou bastante. Sou fã da série e este é um dos irmãos que fazem todas as leitoras suspirarem, com certeza. A autora fez um trabalho excelente com o casal e a filha de Megan é um dos destaques, com sua inteligência, fofura e agilidade para juntar os dois. A família Sullivan também possui um destaque maior, principalmente Sophie, que já conhecia Megan.

"Há quanto tempo procurava um homem que olhasse para sua filha desse jeito? Como se achasse que o sol nascia com Summer, assim como o próprio nome indicava? Como se ela fosse importante, e não só alguma criança chata que Megan por acaso teve com outro cara?"

Outro ponto positivo da obra, é que os casais dos livros anteriores continuam presentes e bem unidos. Acredito que, assim como eu, os leitores da série amam saber como está o relacionamento deles e se a chama apagou. E a autora nos presenteia com cenas da família e mostra que o amor está mais forte do que nunca.

Mais um volume que me conquista nessa série fantástica e aguardem a resenha do próximo livro com a querida da Sophie, a gêmea "boazinha" da família. Mais uma obra que indico para os fãs do gênero e para aqueles que desejam um romance intenso. 

"‘-Acho que a fascinação com o fogo faz sentido - comentou, devagar, como se considerando a ideia pela primeira vez. - Do contrário, você não teria tanta vontade de correr na direção dele em vez de fugir, como o resto de nós tenta fazer.’ Será que ela sabia que ele também era fascinado por ela? Que, mesmo sabendo que deveria se afastar, tudo o que queria era chegar mais perto dela?"

Série The Sullivans

- Um olhar de amor (The look of Love) – Chase e Chloe
- Por um momento apenas (From this moment) – Marcus e Nicola
- Não posso me apaixonar (Can't help falling in love) – Gabe e Megan
- Só tenho olhos para você (I only have eyes for you) – Sophie e Jake
- Se você fosse minha (If you were mine) – Zach e Heather
- Quero ser seu (Let me be the one ) – Ryan e Vicki
- Perto de você (Come a little bit closer) – Smith e Valentina
- Always on my mind - Lori

Homenagem Gabriel Garcia Márques

Pois é gente... Perdemos Gabo!

"A vida de uma pessoa não é o que lhe acontece, mas aquilo que recorda e a maneira como o recorda."
Como começar a falar sobre Gabriel Garcia Márquez? Eu, honestamente, não tenho tanta carga para falar sobre ele como uma super-fã, sou uma admiradora do trabalho dele sim, mas ainda estou andando em passos estreitos rumo a essa coleção. Se posso escolher um livro favorito? Posso sim: Crônicas de uma morte anunciada, a narrativa é diferente, os personagens são bem escritos e a trama... bem, estamos falando de um livro que você sabe o final desde o começo e mesmo assim é surpreendente, preciso falar mais?

 
Colombiano, escritor ganhador de um Nobel e muito polêmico no que diz respeito à política, isso por que era fã declarado de uma figura política muito mais controverso: Fidel Castro.
Infelizmente, e não importa o que pensemos sobre sua obra, o autor ficará marcado por esse apoio fervoroso ao regime totalitário e assassino do comunista Fidel, muitas pessoas se quer conseguem separar sua genialidade como escritor da sua conduta politica, mas não é isso que importa hoje, hoje importa o legado literário absurdo que ele deixou e importa o quanto ele tocou as pessoas com suas obras.

Sua obra mais conhecida sem duvidas é Cem anos de solidão, com cerca de 30 milhões de exemplares vendidos, é um dos livros mais traduzidos do mundo, além de ser considerado a segunda obra hispânica mais importante, ficando atrás apenas de Dom Quixote de La Mancha.



Prêmios:
  • Premio de Novela ESSO por "má hora: o veneno da madrugada" (1961)
  • Doutor Honoris Causa da Universidade de Columbia em Nova Iorque (1971)
  • Medalha da Legião Francesa em Paris (1981)
  • Condecoração Águila Azteca no México (1982)
  • Nobel de Literatura (1982)
  • Premio quarenta anos do Círculo de jornalistas de Bogotá (1985)
  • Membro honorário do Instituto Caro y Cuervo em Bogotá (1993)
  • Doutor Honoris Causa da Universidade de Cádiz (1994)



"Não é verdade que as pessoas param de perseguir os sonhos porque estão a ficar velhas, elas estão a ficar velhas porque pararam de perseguir os sonhos."




Obras:
  • O enterro do diabo: A revoada (La Hojarasca) (1955)
  • Maria dos prazeres
  • Relato de um náufrago
  • A sesta de terça-feira
  • Ninguém escreve ao coronel (1961)
  • Os funerais da mamãe grande
  • Má hora: o veneno da madrugada
  • Cem anos de solidão (1967)
  • A última viagem do navio fantasma
  • Entre amigos
  • A incrível e triste história de Cândida Eréndira e sua avó desalmada
  • Um senhor muito velho com umas asas enormes
  • Olhos de cão azul
  • O outono do Patriarca
  • Como contar um conto (1947-1972)
  • Crônica de uma morte anunciada (1981)
  • Textos do caribe
  • Cheiro de goiaba
  • O verão feliz da senhora Forbes
  • O Amor nos tempos do cólera (1985)
  • A aventura de Miguel Littín Clandestino no Chile
  • O general em seu labirinto
  • Doze contos peregrinos (1992)
  • Do amor e outros demônios (1994)
  • Notícia de um sequestro
  • Obra periodística 1: Textos Andinos
  • Obra periodística 3: Da Europa e América
  • Viver para contar
  • Memória de minhas putas tristes
  • Obra Jornalística 5: Cronicas, 1961-1984 



Em 1997 lutou contra um câncer linfático e venceu, mas continuava na luta contra a reincidência de câncer que atingia pulmões, gânglios e fígado. Aposentou-se em 2009, e em 2012 seu irmão, Jaime Garcia Márquez confirmou que o autor foi diagnosticado demência e não voltaria a escrever.




García Márquez morreu em 17 de abril de 2014 na Cidade do México, vítima de uma pneumonia, pouco mais de um mês após completar 87 anos.
Perdemos nosso Gabo, mas suas obras permanecerão vivas e tocando milhões de pessoas pelo mundo!



P.S.: Mudei o vídeo por que esse tem legenda.



Variedades #41 - Attack on Titan




Hey, pessoal! Alguns posts atrás eu recomendei para vocês um anime que era muito legal: Shingeki no Kyojin. Pois é, atualmente ele é um completo sucesso no Brasil e, internacionalmente, é um dos animes/mangás que mais faz barulho de uns anos para cá. E para a felicidade daqueles que curtem esse universo mais nerd, a editora Panini Comics, através de seu selo, Planet Mangá, está lançando o mangá com o título Ataque dos Titãs - Shingeki no Kyojin.

O lançamento no Brasil é bimestral e atualmente já foram librados três volumes. No Japão, seguindo os moldes de publicação de mangás, desde 2009 o mangaká Hajime Isayama lança um capitulo de cada vez na revista mensal Bessatsu Shonen Magazine. Os volumes são lançados logo após, com média de três volumes (quatro a cinco capítulos cada um) por ano, atualmente há 13 volumes em circulação. Há especulações de que o mangá irá se encerrar quando alcançar o volume 20.

O mangá conta ainda com três spin-offs: Shingeki!Kyojin Chugakko, Shingeki no Kyojin: Before the Fall Shingeki no Kyojin Gaiden: Kuinaki Sentaku Prololgue. Nenhum deles é escrito por Hajime Ysayama. Há ainda jogos para PC e online para quem curte.

E as novidades sobre Attack on Titan não param: está em produção dois longas metragens animados, um live-action (filme não animado) para o meio do ano de 2015 e uma nova temporada para o anime em 2015. Os filmes serão Attack on Titan Part I: Crimson Bow and Arrow, que irá contar a história de Eren até o episódio 13 do anime (mas com novos elementos) com estreia para o final do ano e Attack on Titan Part II: Wings of Freedon, com previsão para 2015.

As filmagens do filme live-action serão feitas na Ilha de Hashima, que se encontra em ruínas (abaixo), e serão supervisionadas por Hajime. Os atores estão em processo de escolha e até agora o único divulgado foi o autor que irá interpretar Eren, Haruma Miura (Kimi ni Todoke).

Mas por que uma história que tem um enredo tão comum no mundo dos mangás vêm fazendo tanto sucesso? Por ser um mangaká inexperiente o autor ainda comete erros nos traços e muitos não gostam do mangá por este motivo, mas é inegável o ritmo eletrizante da história. A cada página é uma surpresa, e normalmente um tanto chocante. E ainda há uma mescla muito bem feita de ação com uma emoção mais crua dos personagens, seja essa de terror e desespero em relação aos titãs ou momentos de coragem e esperança (um pouco mais raros, é um mangá apocalíptico, afinal). (Me lembrou um pouco The Walking Dead)

Vale muito a pena conferir. O preço estipulado pela Panini é de R$11,90, ou seja, nenhum pouco pesado, ainda mais sendo bimestral. Quem gosta ou se interessou e não conhecia corre para a banca e quem não curte muito mas conhece quem curte é uma ótima indicação e/ou presente.

Primeira Opening do Anime



Promoção # 1 ano de Cantinho Literário

Oi, pessoal!
Hoje é um dia muito especial! Nosso blog parceiro O Cantinho Literário está completando um ano! E então, a Mar me convidou para participar dessa enorme festa, onde vinte e dois blogs se reuniram para comemorar. Serão 5 kits para 5 ganhadores. E todos esses kits terão um Brinde Surpresa cedido pelo blog aniversariante! Venham comemorar!










Livros #96 - Por um Momento Apenas


Título: Por um Momento Apenas
Editora: Novo Conceito
Autor: Bella Andre
Número de páginas: 272
Sinopse: Durante 36 anos, Marcus Sullivan fora o irmão mais velho, ajudando a cuidar de seus sete irmãos após a morte do pai, quando ainda eram crianças. No entanto, quando o futuro perfeito que ele planejara para si próprio transformou-se em nada além de uma mentira, Marcus precisa de uma noite de loucura para se esquecer de tudo.
Nicole Harding é conhecida no mundo todo por apenas um nome — Nico —, graças à sua música pop contagiante. No entanto, o que ninguém sabe sobre essa cantora de 25 anos é que sua imagem de símbolo sexual é totalmente falsa. Depois de ter sido terrivelmente traída por um homem que amava a fama mais do que a ela, jurou nunca mais deixar ninguém se aproximar a ponto de descobrir quem ela realmente é... ou de magoá-la novamente.
Principalmente aquele homem maravilhoso que Nicole conhecera em uma boate, ainda que o desejo — e as promessas transgressoras — em seus olhos negros a fizessem querer revelar todos os seus segredos. Uma noite é tudo o que Nicole e Marcus concordam em compartilhar um com o outro. Contudo, nada acontece como planejado quando, em vez de uma simples relação carnal, descobrem-se ligados de uma forma pela qual nenhum dos dois esperava. E, embora tentassem lutar contra isso, os sentimentos incontidos — e a atração profunda — os aproximava cada vez mais. Bella Andre nos presenteia com o segundo volume desta série sensual e romântica, em que o amor pode tornar um simples encontro algo quente para sempre...


Bella Andre é autora best-seller do The New York Times e do USA Today, com mais de 1,5 milhão de livros vendidos no mundo. É conhecida por escrever histórias fortes e sensuais que oferecem romances inebriantes. Seus livros foram traduzidos para nove línguas e aparecem frequentemente no Top 10 da Amazon.

Neste segundo volume da série conhecemos Marcus, o irmão mais velho dos Sullivan. Dedicado e apaixonado pela família, não é um homem de cometer loucuras. É responsável e cresceu rapidamente após a morte do pai, tomando seu lugar e cuidando da família. Mas em uma noite onde sua vida muda e tudo o que ele precisa é relaxar, decide aproveitar e curtir, quem sabe até conhecer alguma mulher para uma noite sem compromissos.

É nessa noite que conhece Nicole Harding, uma estrela do mundo da música. Queridinha do público e com uma reputação nada amigável, essa cantora não merece a fama que a mídia coloca. Na verdade, é uma garota inteligente, trabalhadora e que após ser traída pelo seu ex-namorado e ter tudo exposto pela mídia, decide nunca mais se apaixonar e cair nas mãos de algum galanteador novamente.


“- Eu sou a única que deveria me desculpar por não ter sido direta com você desde o início. Deveria ter me desculpado muito tempo atrás por tê-lo feito acreditar que eu era uma garota comum. - Você nunca poderia ser uma garota comum.”


Quando ambos estão na mesma boate e procurando a mesma coisa, seus olhares se cruzam e não demora muito para uma atração surgir e atraí-los para uma noite que mudaria suas vidas. O que era para ser algo de uma noite, se transforma em muito mais. Marcus se sente obrigado a se afastar de Nicole após descobrir sua idade, ela era bem mais nova que ele. Já Nicole não liga para isso, mas se sentindo rejeitada e ofendida decide não correr atrás e nunca mais vê-lo.

Mas quando é o destino, quem pode impedir? A irmã de Marcus, Lori, está na equipe de dançarinos de Nicole para a gravação de um novo clipe. Até então, Marcus não desconfiava que ela era uma famosa cantora, mas quando é convidado pela irmã para assistir a gravação, a tensão entre os dois é clara e ficar longe um do outro parece uma tarefa impossível.

Assim se desenrola a trama e o romance entre os dois. São momentos de descobertas, compartilhamentos de segredos.... mas muitos problemas que parecem não querer deixar que o casal tenha seu feliz para sempre.


“A mulher que ele acusara de esconder-se era mais corajosa que qualquer pessoa que já conhecera.

Muito mais corajosa que ele mesmo.
Se Marcus já não tivesse encarado o fato de que estava totalmente apaixonado por Nicole, teria se apaixonado naquele momento… juntamente com outras cinco mil pessoas dentro daquele espaço totalmente lotado em São Francisco.”


Esse é um dos volumes desta série que mais me agradou. Os personagens possuem dramas bem construídos e são completamente apaixonantes. Gostei da maneira como a autora fez o romance entre eles evoluir e toda a complicação real que um casal como eles enfrentaria. O amor vale todo o sacrifício, não é verdade?

Recomendo para todos que gostam do gênero e desejam mais que um livro hot. Um enredo envolvente e personagens cativantes. Algo que te faça ler até a última página e garanto que você irá se apaixonar ainda mais por essa família encantadora. 

Série The Sullivans

- Um olhar de amor (The look of Love) – Chase e Chloe
- Por um momento apenas (From this moment) – Marcus e Nicola
- Não posso me apaixonar (Can't help falling in love) – Gabe e Megan
- Só tenho olhos para você (I only have eyes for you) – Sophie e Jake
- Se você fosse minha (If you were mine) – Zach e Heather
- Quero ser seu (Let me be the one ) – Ryan e Vicki
- Perto de você (Come a little bit closer) – Smith e Valentina
- Always on my mind - Lori

Livros #95 - Real, Louco, Mortal

Título: Real, Louco, Mortal
Editora: Companhia Editora Nacional
Autor: Hannah Jayne
Número de páginas: 264
Sinopse: Sawyer Dodd sempre desperta inveja por onde passa: é uma excelente aluna, uma atleta dedicada e é a namorada de Kevin Anderson, o sonho de consumo de qualquer garota! Mas, quando Kevin morre num trágico acidente de carro, e ela encontra em seu armário um enigmático bilhete que contém apenas a inscrição "De nada", Sawyer vê seu mundo virar de cabeça para baixo.
Alguém sabe o que Kevin fazia com ela. Alguém sabe que eles não eram o casal perfeito que pareciam ser. E esse alguém é um assassino que está no encalço de Sawyer, acompanhando todos os seus movimentos... Mortes, intrigas, perseguições, em uma narrativa alucinante onde ninguém é o que parece ser!




Hannah Jayne é autora da série UNDERWORLD DETECTION AGENCY CHRONICLES e os thrillers Truly, Madly, mortal e See Jane Run. Quando não está lutando contra os demônios do submundo ou enfrentando um assassino em Hawthorne, Jayne tenta dividir o espaço do sofá com dois gatos enormes.

Sawyer Dodd já foi uma garota participativa, popular e divertida. Mas isso foi antes do acidente. Kevin, seu namorado, morreu em um trágico acidente de carro e desde então, seu mundo mudou. Se transformou em uma garota fria e sem ânimo para nada. Se a situação estava complicada, piorou quando ela encontra em seu armário um bilhete, escrito apenas: "De nada".

"Sawyer sentiu um arrepio percorrer sua coluna. O bilhete estava assinado com "um admirador", e aquela palavra, admirador, a assustou. Seus dedos começaram a tremer e ela jogou o bilhete dentro do armário e bateu a porta, pressionando a testa contra o metal frio."

Quem tinha mandado esse bilhete e o que ela deveria agradecer exatamente? Quando seus pensamentos levam apenas para um caminho, Sawyer começa a ficar perturbada com a possibilidade de alguém saber o que Kevin fazia com ela e que toda a imagem de casal perfeito era uma mentira.

Após o bilhete, estranhos acontecimentos ocorrem ao redor de Dodd. Alguém aparentemente estava tentando protegê-la de qualquer ameaça. Todos que a tratavam mal eram punidos. Aterrorizada e perseguida, ninguém acreditava em suas palavras e buscar a verdade era a única maneira de provar sua sanidade.

Com um final surpreendente, a autora consegue criar um enredo empolgante e brilhante. Um suspense juvenil que promete cativar com sua criatividade e escrita. Hannah Jayne mostra seu potencial merecendo destaque e toda nossa atenção. 

"Sawyer absorveu aquela palavra, forte. Quando o casamento dos pais ruiu, as pessoas disseram que ela era forte, só porque ela não havia começado a se cortar nem levado uma arma para a escola. Mas ela não era forte."

Eu simplesmente amei o livro. Foi uma das minhas melhores leituras deste ano. Personagens ótimos e enigmáticos, sempre que você aposta em um culpado, aparece uma nova pista que te leva para outro suspeito. E no final, a autora te surpreende completamente. Como ela faz isso? Talento puro. 

Os personagens secundários também merecem grande destaque, pois acrescentam em muito na qualidade da obra. Maggie, ex namorada de Kevin e ex amiga de Sawyer A garota nutri um ódio mortal contra nossa protagonista. Logan, um garoto tímido e reservado. Cooper, um novato e novo interesse romântico de Dodd. Além dos pais, madrasta e melhor amiga, Chloe

A editora fez um trabalho fantástico com a obra, está lindíssima. Se você gosta de um bom mistério e suspense, irá se encantar e não desgrudar da leitura até terminar. Caso não goste, acredito que se tornaria fã do gênero após Real, Louco, Mortal. Recomendo!

"Vai se divorciar? Deixe seus filhos no terapeuta. O namorado da filha morreu? Terapeuta. Notas caindo, menina desorientada, matando aula? Terapeuta, terapeuta, terapeuta".

Livros #94 - Não Voltarás

Título: Não Voltarás
Editora: Verus
Autor: Hans Koppel
Número de páginas: 294
Sinopse: Mike Zetterberg vive com a esposa Ylva e a filha do casal numa pequena cidade praiana na Suécia. Uma noite, Ylva não volta para casa depois do trabalho. Mike acredita que ela só foi tomar um drinque com as amigas, mas, quando ela não aparece na manhã seguinte, ele começa a se preocupar. Enquanto Mike lida com as suspeitas da polícia e com o próprio desespero, ele nem desconfia de que sua esposa está viva e a apenas alguns passos de casa, presa num porão do outro lado da rua, atraída para uma trama horripilante de punição e vingança. Uma câmera de vigilância lhe permite ver sua família pela tela da TV. Eles não podem vê-la — e certamente não podem escutar seus gritos desesperados de socorro... Não voltarás é um livro eletrizante, que vai prender os leitores da primeira à última página.


Hans Koppel é o pseudônimo de um conhecido escritor sueco, Petter Lidbeck, que nasceu em 1964 e mora em Estocolmo. Lançamento da editora Verus, Não Voltarás promete uma trama envolvente para os amantes do gênero.

Ylva é mulher livre, gosta de aproveitar a vida, sair com amigos e ser sedutora, sem limites. Mas apesar do estilo de vida, é casada com Mike e juntos construíram uma família, com uma filha de sete anos, Sanna. Enquanto Ylva possui esse lado baladeiro, Mike é o oposto. Gosta de ficar em casa e é extremamente emotivo. É dele a função de cuidar da filha nas saídas da esposa e ficar esperando sua volta, preocupado.

"Afastamento, isolamento social
A mulher é afastada de seu meio familiar e colocada em um ambiente novo e desconhecido por várias razões. Ela perde contato com a família e amigos, fica desorientada,, geograficamente confusa e dependente de única pessoa que conhece o perpetrador"

Mas certo dia, Ylva não volta. Para Mike tinha avisado que talvez iria beber com os amigos, mas desistindo da saída prefere voltar para casa e avisa aos amigos que iria curtir a noite em família. Essas informações paralelas fazem da investigação nada série da polícia ficar ainda mais complicada. Todos acreditam em duas hipóteses: Ylva estaria com um amante ou Mike tinha matado a mulher.

O que ninguém sabe, é que a mulher está lá... bem perto, o tempo todo. Ylva está sendo mantida prisioneira em uma casa em frente a sua, com uma Tv que mostra a rua e a entrada de sua casa. Ou seja, ela é obrigada a assistir a rotina de sua família sem que eles saibam que ela está lá. Seus gritos são inúteis em um porão que foi construído especialmente para ela.

Enquanto Ylva sobrevive a tratamentos humilhantes com seus sequestradores, as investigações mostram policiais sem nenhuma habilidade para resolver um caso. Mike está vulnerável e junto com sua filha, começam a perder as esperanças de rever Ylva. No meio de tudo isso conhecemos duas pessoas que estudaram com Ylva na adolescência, Calle Collin e Jorgen Petersson, ambos fundamentais para o desenvolvimento e esclarecimento da trama.

"- A Ylva costumava andar com três cara: Johan Lind, Morgan Norberg e Anders Egerbladh. Os quatro aterrorizavam a escola. O Morgan morreu de câncer. O Anders foi assassinado em Estocolmo. O Johan morreu em um acidente de moto na África. Eu me pergunto se poderia haver uma ligação. Com o desaparecimento da sua esposa."

Com um final cheio de adrenalina e emoção, o autor consegue deixar o leitor envolvido até o final. Tratando de temas intensos como: suicídio, violência sexual, vingança, uma polícia que não faz nada, entre outros .... o livro pode ser bem forte para quem não está acostumado com o gênero.

Não Voltarás me surpreendeu, de diversas formas. Além de um enredo empolgante e personagens bem construídos, o meu emocional ficou abalado. Não somente pela violência, mas com a maneira que o autor abordou todos estes temas. Até a metade do livro eu estava empolgada, tudo estava acontecendo da forma que eu esperava, mas depois... tudo mudou e fiquei aterrorizada com a conclusão que a obra poderia ter.

O final foi o que mais me abalou. Se o autor tinha a intenção de deixar o leitor com raiva, ele conseguiu. Me faltam palavras para descrever tamanha frustração com as cenas finais. Mas depois de muitas emoções e um tempo pensando, só tenho a declarar que, se um autor consegue despertar tudo isso em um leitor, ele é realmente bom. Muito bom.

Recomendo a leitura para os fãs de suspense e para os leitores que querem se aventurar em novos gêneros. Este é um livro pesado que irá mexer com suas emoções, definitivamente.

"Não importava o que acontecesse, as coisas sempre era esquecidas. Tornavam-se parte da grande charada da vida. Centenas de passageiros mortos em um acidente aéreo? Meses mais tarde ninguém mais se lembraria deles, e apenas o aniversário seria marcado. Milhares de mortos em uma catástrofe natural? Uma semana de notícias desagradáveis e então virava algo que você procurava no Wikipédia. O tsunami, em que ano foi? Certo, é mesmo.
Ninguém a salvaria – ela precisava escapar."