Variedades #38 - O Pequeno Príncipe




Eu recebi uma missão, um desafio e tanto, acho que o mais importante projeto ao qual já me dediquei: Escrever sobre livros infantis!
 
Edição Pop-up Ed. Agir
Eu sou mãe de dois pequenos aprendizes a leitores! Duas figurinhas! Gabriel, 8 anos, apaixonado por xadrez e jogos mentais (é, eu também me surpreendo) é meu pequeno prodígio! Miguel, 5 anos, meu maior companheiro, espoleta, adora as aulas de jiu-jitsu e inglês.
Por que estou contando isso? Por que vejo em meus filhos o reflexo do futuro, tudo o que eu virei a ser um dia está sendo depositado neles! E é por isso que digo, o mais importante gênero literário é o infantil! Ele é quem determina o futuro de milhões de mini leitores todos os dias! A ele devemos grande parte das obras literárias clássicas e dos best-sellers, afinal, tudo começou com ele certo?

Com esse desafio em mãos, fiquei pensando como e o que escrever, então me lembrei do meu primeiro livro, minha mãe ao pé da cama e eu lutando pra não dormir. Assim li, pela primeira vez, O Pequeno Príncipe! Sim, foi ele que me levou a ser quem sou sem duvidas! Depois dele, vieram centenas de outros, e ele novamente! E mais uma vez agora que leio para os MEUS filhos! Poético não?


Sobre ele tenho muito que falar (vocês devem imaginar o peso que esse livro tem em minha vida), mas nada seria dito com imparcialidade! Por isso resolvi reunir uma série de fatos e curiosidades sobre a obra, esperando que sejam suficientes para inspira-los a entrar no pequeno mundo do principezinho!

Fatos Históricos:

Apesar de ter sido publicado em 1943, Antoine de Saint-Exupéry não viu o sucesso do seu livro, faleceu em 31 de julho de 1944, aos 44 anos. O Pequeno Príncipe só chegou à França em 1946.

Passou diversas vezes pelo Brasil em missão, o francês era piloto de aviões de carga durante a segunda guerra e o país era o ponto de abastecimento entre a Europa e Buenos Aires.

A queda no deserto que levou o autor a conhecer o príncipe realmente aconteceu, no deserto do Saara durante uma missão, Antoine de Saint-Exupéry sempre fora apaixonado por mecânica e saiu-se bem ao final.

O livro Completou 70 anos em 2013 e recebeu diversas homenagens pelo mundo, inclusive a exibição de uma peça em São Paulo, palco de outra homenagem em forma de exposição que aconteceu em 2009 na Oca e recebeu cerca de 200 mil pessoas!

Museu em Hkone - Japão
O mesmo numero de visitantes que o museu em Hakone, Japão, recebe anualmente, inteiramente dedicado ao príncipe, esse é a maior exposição permanente sobre o livro, os japoneses são aficionados pelo tema.
A primeira lua de asteroide avistada foi batizada de “Pettit-Prince” também em homenagem, descoberta em 1993 tem cerca de 13 quilômetros de diâmetro e orbita o asteroide 45-Eugenia.






Em números: 

Maior best-seller francês, quinto do mundo
Terceiro livro mais traduzido, tendo exemplares em braile e toba, língua indígena do norte da argentina.


"A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa.
- Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!"


Do livro às telas:

Em 1974 a história foi para os cinemas em um filme dirigido por Stanley Donen, diretor do filme “Dançando na chuva”, e não foi bem recebido pelo tom de musical que ganhou, como era esperado. Em 1978 o personagem ganhou o anime "As Aventuras do Pequeno Príncipe" com 39 episódios, produzido no Japão (não disse que gostavam?) pela Knack Productions e exibido no Brasil pelo SBT.



Um projeto anunciado em 2009 deu ao livro uma nova serie de adaptação, a animação computadorizada custou cerca de 18.4 milhões de dólares, contando com 52 episódios de 26 minutos cada, foi submetido à aprovação da família do escritor antes de estrear. Estando comprometidos com a fidelidade ao conteúdo do livro, a única diferença é que a historia foi contada a partir da visão do príncipe. Estreou na França em 2010, e no Brasil, pelo canal Discovery kids em 02 de novembro de 2011, a dublagem também teve que passar pelo crivo dos familiares de Antoine de Saint-Exupéry. A animação recebeu vários prêmios, entre eles “melhor programa infantil da França” de Les Lauriers de la Télévision 2010, troféu de melhor produção infantil da Europa e melhor trilha sonora no Festival Cartoon on the Bay.

Em 2014 recebeu uma nova adaptação, dessa vez para o cinema, James Franco, Rachel McAdams e Marion Cotillard no elenco de vozes com a direção de Mark Osborne, o roteiro segue a linha da animação de 2010.

“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar meu coração... É preciso que haja um ritual.”

Obras de Antoine de Saint-Exupéry : 

L'Aviateur (O aviador) - 1926
Courrier sud (Correio do Sul) - 1929
Vol de nuit (Voo Noturno) - 1931
Terre des hommes (Terra dos Homens) - 1939
Pilote de guerre (Piloto de Guerra) - 1942
Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe, no Brasil, ou O Principezinho, em Portugal) - 1943
Lettre à un otage (Carta a um refém) - 1943/1944
Citadelle (Cidadela) – 1948

Se existe um livro doce e profundo, esse é O Pequeno Príncipe! A delicadeza da trama e das personagens consegue nos levar pra dentro do pequeno mundo do principezinho, ao mesmo tempo em que enxergamos o imenso universo que ele explora durante a narrativa! É encantador!

Não se engane! Esse não é só mais um livro, as personalidades e o caráter das personagens coadjuvantes são expressivas e muito reais, certamente você se pegará comparando alguém que conhece à um deles!

Ainda que exista uma fila imensa de livros para este ano, experimente O Pequeno Príncipe! Tenho certeza que não haverá arrependimentos!


 “ – Quando olhares o céu à noite eu estarei habitante uma delas, e de lá estarei rindo; então será, para ti, como se todas as estrelas rissem! Dessa forma, tu, e somente tu, terás estrelas que sabem rir.”

Livros #80 - Garota Exemplar


Título: Garota Exemplar
Editora: Intrínseca
Autor: Gillian Flynn
Número de páginas: 448
Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?



Eu não gostaria de admitir isso, de forma alguma, mas de fato fui enganada! Sou o tipo de pessoa que gosta de controle, mas assume o risco de ser surpreendida (quase como um desafio secreto que tenho eu e meus livros), mas esse título em especial foi chocante até mesmo para mim, não fui surpreendida, fui enganada! Explico.

O titulo, inicialmente, me remeteu àqueles livros YA que estão em alta, caí no clichê de julgar o livro pela capa, demorei a me entregar a ele, esse foi o primeiro engano que cometi, pois embora não seja tão convidativo, o titulo é explicado e intrincado à formação da personagem principal, por essa razão, considero que a tradução fez um trabalho excepcional na escolha do título, apesar de sua simplicidade.

Totalmente narrado em primeira pessoa, Garota Exemplar trata do relato do desaparecimento de Amy, a típica garota nova-iorquina perfeita; aspirante à escritora, sensível, educada, culta tanto quanto é sexy e assume todos os fetiches masculinos mais óbvios, adora futebol, videogames, sexo e cerveja. Amy é equilibrada e compreensiva, do tipo de mulher que não se importa com os atrasos do marido ou as idas a bares de strip-tease. Recentemente desempregada, acompanhou o marido de volta Missouri para cuidar da sogra doente, mesmo nunca tendo problemas financeiros por causa de seus pais, escritores famosos das décadas de 80 e 90, quando lançaram uma serie de livros infantis baseado em sua filha única com o título Amy exemplar, obviamente ser a inspiração do sucesso da família exigiu muito mais de Amy que podemos supor de imediato.

O marido, Nick, principal suspeito do desaparecimento de Amy, é o escritor descolado, aquele que ganha sorrisos femininos por onde passa, bonito e inteligente, Nick não aceita bem a perda do emprego, que ocorreu pouco antes de Amy.  Podemos ver durante os relatos que ele se transformara desde então, passou de um cara romântico e quente a um marido calado, claramente depressivo e amargurado, especialmente por que passa a depender financeiramente de Amy. Quando sua mãe é diagnosticada com câncer em estágio avançado, ele decide voltar a sua terra natal sem muito discutir com a esposa, o que torna o casamento ainda mais pesado.

"Eles dizem que crianças de lares desfeitos são mais fortes, mas as crianças de casamentos charmosos também tem seus desafios peculiares." Amy Elliot

É em Carthage, a beira do rio Mississipi que tudo acontece, Amy simplesmente some.
A trama é enlouquecedora, entre os relatos de Nick e o diário de Amy, você consegue se apaixonar e odiar as personagens com a mesma frequência em que pisca os olhos! Essa é a parte mais gostosa do livro, as personagens vão sendo construídas ao longo do livro, isso flui com muita naturalidade, nada 
Gillian Flyn

parece forçado quando se trata das personagens, e quando parece, você sabe que é proposital, como por exemplo, os pais de Amy, forçosamente perfeitos como casal, exemplo imaculado de casamento (irritante, diga-se de passagem), e ainda assim conhecemos a problemática dessa relação durante as investigações, o modo como vão, gradativamente, definhando como indivíduos é um dos pontos mais interessantes da narrativa, principalmente se levar em consideração a formação prodigiosa da família, todos os três psicólogos.
Eu diria que nesse livro a autora se dedicou muito à formação do caráter das personagens para nos dar um norte em toda a trama, Amy é tão boa moça que chega a ser aterrorizante sua disciplina e complacência dentro do casamento, seus relatos na verdade são bastante românticos, a parte piegas do livro, daquelas que exige varias caixas de lenço, particularmente, vejo um pouco de previsibilidade na doce Amy (esse é o ponto mais fraco da trama, por enquanto), em contraponto a Nick, extremamente ácido e pesado, honesto na medida de suas conveniências e tipicamente homem, é bastante inquietante, ele demonstra uma calma durante as investigações que beira à confissão, você vai odiá-lo na maior parte do livro.

"Se você não pode cuidar de mim enquanto estou viva, você me matou de qualquer maneira." Amy Elliot

E de repente começam as reviravoltas, você começa a enxergar o que já tinha visto, aquilo que estava ali, mas você não poderia notar, estava envolvido demais pra isso! E foi ai que fui enganada (de novo)! Eu tive uma visão do fato todo e não enxerguei nada no fim, passei cerca de 10 minutos encarando a frase que mudara toda minha concepção sobre o livro, e se fosse de outra forma, não seria uma obra digna de tantas aclamações, não se trata do melhor que já li, mas certamente um excelente livro que nos obriga a fazer releituras, a autora deu o tom certo à trama e merece ser lembrada e admirada por isso.

Outro ponto inquietante é a forma como foi resolvido esse quebra-cabeças proposto pela autora, não existem “poréns” , simples assim, tudo nesse livro tem uma razão de ser, tudo é explicado, o que eu não decidi ainda se é bom ou ruim, apenas sei que todas as respostas estarão lá. Até a última pagina, você voltará às anteriores só para garantir que não perdeu nada. O fim da trama não é surpreendente por que você não pôde prever, é surpreendente por que certamente deveria ser assim, é um final crível, aquilo que você leria em um jornal sensacionalista qualquer, terrivelmente possível.

Garota exemplar é o livro certo pra quem esta entrando no mundo dos thrillers, e se você já é apaixonado pelo gênero (como eu) terá em mãos um excelente título.
 
Ben Affleck e Rosamund Pike
Ps.: Com data marcada para estreia nos EUA em 3 de outubro de 2014, a adaptação cinematográfica do livro será produzido por David Fincher que já provou ser habilidoso na arte, tendo levado ao cinema uma serie de títulos  com maestria, a exemplo Clube da luta, Zodiac (Zodíaco), Bilionários por acaso (A Rede Social) e Os homens que não amavam as mulheres. O filme terá no elenco Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Kim Dickens, Patrick Fugit e Carrie Coon, e ainda não tem data definida para estrear por aqui.



Uma breve apresentação para vocês me conhecerem um pouco; Eu me chamo Maíra, tenho 27 anos, sou uma leitora inveterada, apaixonada por thrillers e horror, em contraponto ao gênero, meu autor favorito é José Saramago, administro uma loja e uma academia, além da vida de esposa e mãe de dois filhotes lindos. Moro em Rondônia (sim, Rondônia existe rs) e sou apaixonada por esse lugar maravilhoso em que sou capaz de conhecer praticamente todo mundo, já morei no Mato Grosso do Sul (onde cursei turismo) e em São Paulo (onde cursei direito), mas minha terra é incomparável! Estarei aqui toda semana e espero do fundo do coração, que vocês gostem dos meus posts! Qualquer dica ou pergunta eu estou à disposição! Eu sou esse nome novo no blog, espero estar aqui por muito tempo, adorei o projeto, é realmente lindo e cuidadoso o trabalho da nossa amiga Karol K.. Muito obrigada pela oportunidade!
 

Séries #15 - Fringe


Fringe é um drama que explora a tênue linha entre a ficção científica e a realidade. Quando um acidente aéreo ocorre em Boston, matando todos os passageiros e a tripulação de forma chocante, a agente especial do FBI Olivia Dunham (Anna Torv) é chamada para investigar. Depois que seu parceiro, o agente especial John Scott (Mark Valley, de Boston Legal), quase morre durante a investigação, Olivia procura desesperadamente por ajuda e acaba conhecendo o Dr. Walter Bishop (John Noble, o Denethor de Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei), considerado o Einstein da nossa geração. Só há um problema: Walter esteve internado em uma clínica psiquiátrica pelos últimos 17 anos e a única forma de questioná-lo é pedindo ajuda a Peter Bishop (Joshua Jackson, o Pacey de Dawson's Creek), o estranho filho de Walter que possui um QI de 190. Quando a investigação de Olivia a leva à manipuladora executiva Nina Sharp, esse trio improvável, ao lado dos agentes do FBI, Philip Broyles (Abaddon, de Lost) e Astrid Farnsworth, descobrirá que o que aconteceu com o vôo 627 é apenas um pedaço de uma verdade maior e mais chocante.


O que fazer quando uma de suas séries favoritas termina? Pois é, ainda não descobri. Estou tentando aceitar o fato de que Fringe não terá mais temporadas.... eu tenho que aceitar! Mas tentarei fazer a postagem mais bonita possível que a série merece, e que vocês se apaixonem. Para começar, um pouco das personagens.


Olivia Dunham
Olivia (Anna Torv) é uma jovem e forte agente do FBI que é forçada a trabalhar na descoberta das causas de um inexplicável fenômeno conhecido como O Padrão. A partir de então começa a receber a ajuda do Dr. Walter Bishop. Mantinha um relacionamento amoroso com seu colega do FBI, John Scott, e por isso, procurou com tanto afinco a solução para o estado de seu parceiro. Sim... apesar de muitas vezes Olivia parecer fechada aos sentimentos, não, ela não é. Me conquistou logo nos primeiros episódios com sua história dramática e sua evolução constante.

Peter Bishop
Peter Bishop (Joshua Jackson) é um rapaz com um QI de 190, 50 pontos acima de gênio. É filho do Dr. Walter Bishop, com quem tem sérios problemas de relacionamento devido a uma infância conturbada por culpa do pai. Cético, e de vez em quando cínico é indispensável para a equipe por ser um "tradutor" das teorias de Walter. Nunca manteve um emprego fixo, já tendo sido bombeiro, professor do MIT, engenheiro, sendo que quando encontrado por Olívia estava em Bagdá atuando como engenheiro. Ele é FUNDAMENTAL para a série, amo como em cada episódio ele mostra sua importância. Mas tenho que admitir, ele consegue ser bem irritante as vezes.

Walter Bishop
Dr. Walter Bishop (John Noble) é um renomado cientista (com um QI de 196) que trabalhou para o governo dos Estados Unidos nos anos 1970, sendo responsável por experiências com a Ciência de Borda (Fringe Science) que eram compostas de estudos de coisas paranormais como: pregonição, teletransporte, reanimação, aumento de estímulo elétrico humano e também envolvimento com o projeto T.H.O.R. Foi internado no hospital psiquiátrico Saint-Claire por 17 anos depois de um incidente ainda não revelado em seu laboratório na Universidade Harvard. Após 17 anos internado, Walter perdeu muito de sua memória e alguns momentos, até demonstra uma perda de lucidez mas quando motivado demonstra um conhecimento científico e uma inteligência incríveis sendo que o único que traduz suas especulações científicas para o resto da Divisão é seu filho, Peter. MEU PERSONAGEM PREFERIDO!!! Ah como eu amo o Walter. Mesmo com todas as coisas erradas que ele fez, não tem como não amá-lo. E por ter feito tais coisas, é um dos personagens que mais se sacrifica na série e sempre tentando demonstrar mudanças e correndo atrás do amor do seu filho. Ele é simplesmente, a alma da série.


- Você trouxe o seu próprio adoçante? – Peter
- Não seja ridículo. É a minha medicação. – Walter
- Você não está tomando remédios, Walter.– Peter
- Claro que eu estou. Eu mesmo os tenho feito no meu laboratório. – Walter
- Oh, eu queria que você estivesse brincando. Você está se auto-medicando… com drogas caseiras. – Peter
- É uma combinação simples de dextrometorfano, clonazepam e um pouco de fluoxetina. –Walter
- Esses são psicóticos, Walter. Todos eles. – Peter
- Claro que são. É esse o ponto. Eu estive numa instituição mental nos últimos 17 anos. Isso me deixou bastante desequilibrado. – Walter

Phillip Broyles
Phillip Broyles (Lance Reddick) é um agente do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) que lidera as investigações da Divisão Fringe, que trabalha em estabelecer padrões em casos de terrorismo e eventos paranormais. É reservado e parece sempre estar escondendo algo. Mantém um compartilhamento de informações com Nina Sharp muito suspeito. Tem uma certa animosidade quanto a Olívia Dunham por a mesma ter conduzido uma investigação que levou a prisão de um grande amigo de Broyles quando ambos ainda trabalhavam na Marinha dos Estados Unidos.

Lincoln Lee
Após a morte do seu parceiro, Lincoln Lee (Seth Gabel) passa a trabalhar junto a Divisão Fringe querendo achar o responsável pela morte do mesmo.

Astrid Fansworth
Astrid Fansworth (Jasika Nicole) é uma agente júnior do Federal Bureau of Investigation (FBI) que foi designada para a Divisão Fringe para auxiliar a agente Olivia Dunham e que também auxilia o Dr. Walter Bishop em seu laboratório e age como sua "tutora" nos momentos de ausência de Peter Bishop.

Nina Sharp
Nina Sharp (Blair Brown) trabalha há 16 anos na Massive Dynamic e é COO da empresa. É uma mulher manipuladora, sinistra e misteriosa que ao que tudo indica pode ter conexões perigosas com pessoas bem poderosas em várias esferas do poder. Tem um grande respeito e admiração pelo fundador da empresa, William Bell - que foi colega de Walter nos anos 70 -, por ele a ter salvo após um acidente e ter lhe criado um braço robótico.


Correndo o risco de ser sentimental, eu sempre achei que existem pessoas que deixam uma marca permanente na sua alma. Um sinal que nunca pode ser apagado. – Broyles

"No coração da série, Fringe sempre foi uma história sobre o amor. Surpresa! Você achou que você estava assistindo uma série de ficção científica? Você está, é claro. E como toda boa ficção científica, Fringe é mais brilhante quando reflete nossa imagem de volta pra nós através das lentes do bizarro. Seja no futuro, no passado, em outro universo ou fora do planeta, a ficção científica tem uma capacidade única de nos mostrar quem somos, sempre iluminando nossa humanidade usando o esquisito como pano de fundo, contando histórias de nós mesmos através de metáforas. Fringe se tornou uma das mais irresistíveis histórias de ficção científica que eu já vi porque nunca se esquece que é sobre o amor. Porque esse universo vale a luta? Porque esse universo vale a pena salvar? Por causa das pessoas eu o habitam: a complicada, imperfeita, gloriosa humanidade que é capaz do amor. De todas as coisas que os humanos já fizeram ou ainda vão fazer, o amor é a melhor e a única que vale a pena salvar. Fringe é uma história sobre um homem que amava tanto um garoto que ele “quebrou” um universo para salvá-lo e é sobre o mesmo garoto aprender a amar um homem que ele cresceu odiando. É sobre duas pessoas que se encontram acima de forças que transcendem os mundos e se apaixonam. É uma história sobre amor suficiente para destruir o mundo e forte o suficiente para consertá-lo." http://www.fringetelevision.com/

Essa descrição é mais do que eu poderia falar sobre todo o enredo e o significado de Fringe. Tudo o que eu gostaria de passar, está escrito aí. Amor... amor e amor. Nenhuma temporada foi sem significado, todas foram de alto nível e tudo colaborando para o final incrível que Fringe merecia. Uma pena a tv americana não ter valorizado a série como deveria, caso contrário, poderia estar no ar até hoje. Mas o que é bacana, é que isso não interferiu em nada a qualidade da série e em nenhum momento deixou os fãs decepcionados. Para quem ainda não acompanha, acho válido um pequeno glossário:

Bio-Suspensão
Ciência de indução, gestão e alívio do êxtase físico em formas de vidas superiores, como os mamíferos. As técnicas de bio-suspensão envolvem a utilização de assistência criogênica, a fim de garantir as formas de vida durante períodos de excesso de pressão, gravidade excessiva, temperaturas extremas e outros perigos ambientais. Viagens espaciais longas entre planetas/estrelas é um dos campos de aplicação potencial das referidas técnicas.

Bio-Tecnologia
Ciência de pesquisa, desenvolvimento e industrialização voltada ao desenvolvimento de soluções orgânicas para atender às necessidades globais. As aplicações incluem produtos e práticas agrícolas melhoradas, produtos médicos e farmacêuticos aperfeiçoados, fontes de energia alternativas/substituíveis, e redução do impacto ambiental, já que através dela se obtém facilidade na reutilização de subprodutos, o que acarreta no pouco – ou nenhum – desperdício de matérias primas utilizadas.

Clariaudição
Uma forma de percepção extra-sensorial, na qual uma pessoa adquire informações por meios auditivos. É considerada como sendo uma forma de clarividência, utilizando essencialmente a audição, em contraposição a visão paranormal (clarividência) ou sentimento paranormal (sensitividade). Clariaudição não é, necessariamente, a percepção de um som real, pode ser impressões de um “ouvido mental interno”. Também pode referir-se à percepção real de sons como vozes, tons, ou ruídos que não são aparentes para os outros seres humanos, ou a equipamentos de gravação. Ela se distingue das vozes alucinatórias ouvidas pelas pessoas com problemas mentais.

Clonagem
Envolve geração de uma população de células geneticamente idênticas, ou originadas de uma única célula ou obtidas por meio de reprodução através de métodos assexuados. A reprodução é básica e natural, para a maioria dos seres vivos, na qual o corpo é gerado a partir de um único óvulo fertilizado. A clonagem refere-se a um organismo individual que cresceu a partir de uma célula do corpo único do qual se origina, que em seguida amadurece, geneticamente idêntico à célula da qual se originou.

Criptozoologia
A busca por animais (cryptids), cuja existência não foi comprovada. Isso inclui a procura de exemplos vivos de animais que são considerados extintos, como dinossauros; animais que são relatados por culturas isoladas; ou animais descritos durante encontros casuais de membros da sociedade.

Cryonics
Baixa temperatura de preservação de seres humanos e animais, que já não pode ser sustentada pela medicina contemporânea. A consideração é que os mortos são assim considerados pelas atuais definições legais e médicas, mas não necessariamente o seriam assim considerados pelos padrões futuros. Contudo, cryonics não é uma Panacea (deusa da cura) para a imortalidade no futuro. Ela ainda defende o prognóstico de pacientes com morte cerebral que tem pouca chance de enfrentar recuperação, avaliando suas reais chances de sobrevivencia, enquanto defende que pacientes que são vitrificados imediatamente após a parada cardíaca tem melhor chances de perpetuação.

Engenharia Genética
Também é conhecida como tecnologia de DNA recombinante e de união ou inserção do gene, para formar novas combinações genéticas, ou seja, manipulação direta dos genes de um organismo. A engenharia genética é diferente da agricultura tradicional, onde os genes são manipulados de forma indireta. Ela utiliza a técnica de clonagem molecular e transformação direta da estrutura e das características dos genes. Os exemplos incluem: melhoria da tecnologia de cultura, a produção de insulina sintética, e na produção de animais de teste de laboratório para investigações híbridas.

ESP
Percepção extra-sensorial, que envolve recepção de informações não obtidas através de sentidos reconhecidos, e não inferida a partir da experiência. Aquisição de informações por meios externos aos pressupostos limitadores básicos da ciência. ESP envolve habilidades psíquicas como telepatia e clarividência, e sua operação trans-temporal, como precognição ou retrocognição. Às vezes, ESP é referido como um sexto sentido, instinto ou intuição.

Estrutura do caos
O entendimento acerda de padrões semi-rígidos que se repetem de forma assertiva em ambientes fluidos, dinâmicos e turbulentos e a gestão prática dos mesmos. O resultado caótico, inicialmente, foi pensado como o produto de múltiplas influências aleatórias. Mas esta área de estudo se expandiu recentemente e experiências indicam que o caos pode ser guiado, como a quilha de um barco, para que as possibilidades tomem uma direção geral – em direção a desejáveis, ou menos nocivos, resultados. Em geral, isso serve para eliminar o pensamento dicotômico do método científico e ajuda a eliminar, também, paradigmas estabelecidos, conferindo, dessa forma, um poder de compreensão. Analisando a estrutura do caos, no contexto da série, isso pode incluir desvios nos acontecimentos de Fringe, e quando ocorrem são menos prejudiciais e/ou fatais.

Fusão a frio
É o processo de exploração da fusão nuclear a temperaturas significativamente mais baixas do que a fusão termonuclear. Conceitualmente, a fusão a frio é uma fonte barata, abundante e prática de energia quase ilimitada.

Matéria escura
Uma forma de partícula de matéria que não reflete ou emite radiação eletromagnética – postulado para explicar as forças gravitacionais observadas em objetos gastronômicos. Acredita-se que existem em grandes quantidades e aparece em muitas teorias da “origem do universo”.

Primeiras pessoas
Geralmente considerada a população aborígene humana de uma região geográfica específica. A narrativa oral é uma parte rica da cultura dessas “primeiras pessoas” e muitos povos têm músicas e parábolas, que descrevem como eles se originaram da terra.

Projeção Astral
A habilidade de viagem para fora do corpo físico durante o sono ou transe, também conhecida como projeção etérica ou viagem-para-fora-do-corpo. Projeção astral envolve o movimento da consciência, muitas vezes retratado como um corpo astral ou duplo, à alguma distância do corpo físico. Se combinado com habilidades psicocinéticas, os indivíduos têm a capacidade de projetar-se para um alvo, então podem prejudicar, interromper ou destruir o alvo onde quer que estejam.

Rejuvenescimento celular
As aplicações científicas e holísticas destinados a retardar, inibir ou diminuir o típico processo de envelhecimento em tecidos vivos e formações ósseas. Em casos extremos, busca atingir a saúde celular do passado. Prevenção de doenças, ao envelhecimento, a disfunção e aos radicais livres são os principais objetivos da maioria dos esforços de rejuvenescimento. O tratamento atual pode incluir ajustes na dieta, suplementação de vitaminas, variação hormonal, irradiação, etc… Futuros tratamentos podem incluir a manipulação genética, a modificação genética, implantes clonados, implantes de fontes não-clonadas e nanotecnologia.

Transferência cerebral
É a transferência de pensamentos, lembranças, emoções de uma forma de vida mais elevada para outra, ou para um computador heurístico para armazenamento. O originador e o receptor não necessitam compartilhar de uma capacidade idêntica. O ato de “portabilidade” refina e adapta a informação transferida para a capacidade do destino de aceitar e reter a informação. Portabilidade não altera a informação, permitindo que o originador recupere a informação prestada no mesmo estado em que foi entregue.

Transplante de clone
Clonagem genética com intenção de extrair órgãos, tecidos, fluidos, etc. para transplante médico no organismo do doador original. Sua utilização é controversa, já que se “cria” uma nova versão de si mesmo com a intenção de colher para o seu próprio uso. Defensores preveem que a vida humana poderia ser estendida além de dois séculos se um indivíduo extraísse material genético de si mesmo em pelo menos três oportunidades.

         
Walter: Ele ainda tem a cabeça? Ela ainda está presa ao corpo dele?
Peter: Só você faria essa pergunta seriamente. É, ele ainda tem a cabeça.
Walter: Esplêndido. Então talvez, neste caso, a morte seja só uma inconveniência.

A série conta com 5 temporadas. Primeira temporada: Por todas as partes do planeta, uma série de acontecimentos chamados de "O Padrão" (como, por exemplo, um bebê que é concebido, parido e morto de causas naturais em questão de horas) que tem razões e origens desconhecidas. "Olivia", "Peter" e "Dr. Walter" investigam esses eventos. A Massive Dinamic, uma megacorporação, está conectada com os casos. Seu inimigo é ZFT (Zerstörung durch Fortschritte der Technologie), uma organização bioterrorista que está por trás de todos os estranhos acontecimentos, a fim de se preparar para uma guerra tecnológica destrutiva. No meio do enredo, uma droga chamada Cortexiphan foi desenvolvida por Walter e seu parceiro, "William Bell" (fundador e CEO da Massive Dynamic), com a qual Olivia e vários outras crianças foram tratadas. A primeira temporada se encerra com o encontro de Olivia e William Bell em um universo paralelo, onde, entre outras diferenças, o World Trade Center não foi destruído pelos ataques de 11 de setembro. Segunda temporada: Contém mundos (e mundos alternativos) repletos de agitação e com direito a seres que mudam de forma, cabeças congeladas criogenicamente, bestas que habitam as entranhas e pessoas que se transformam em cinza bem na sua frente. Mas a narrativa global que caracteriza o seriado leva três agentes clandestinos do FBI – Olivia Dunham, Peter Bishop e Walter Bishop – a uma investigação épica em uma realidade paralela que ameaça destruir a deles. Terceira temporada: O mistério dos universos se aprofunda nos elogiadíssimos 22 episódios da Terceira Temporada do seriado de ficção científica mais aclamado pela crítica nos últimos tempos. A equipe da Divisão Fringe escapa de um universo paralelo – a exceção de Olivia, que ficou presa em outro mundo e foi substituída no nosso por sua correlata, que faz com que o relacionamento então mal resolvido entre Peter e Olivia se transforme em um caso de amor. Então, Olivia retorna, os laços de confiança são estremecidos, fenômenos ainda mais bizarros e assustadores ocorrem e segredos que remontam a 1985 ameaçam destruir nosso Universo. Ou o deles. Quarta temporada: Quem é você? Depois de se sacrificar para salvar os dois mundos, Peter misteriosamente retorna para o nosso. Mas ele foi esquecido – por Olivia, por Walter, por todos. É como se ele nunca tivesse existido. Ao mesmo tempo, transmorfos controlados por um mestre desconhecido, iniciam uma investida de destruição e agora, dois universos, antigos inimigos, devem cooperar para desafiar um inimigo comum. Os 22 eletrizantes episódios da Quarta Temporada de Fringe dão continuidade à síntese da série inspirada em fenômenos surpreendentes, desconcertantes segredos e as histórias dramáticas de seus protagonistas. E, nesta temporada, alguns eventos podem provar que a mais poderosa força do nosso Universo – ou deles – não é a máquina do Juízo Final, nem uma força paranormal, mas sim, o amor humano. Quinta temporada: O ano é 2036. Os Observadores se transformaram em governantes implacáveis, limitando o livre arbítrio e a propagação de ideias, enquanto lentamente vão envenenando a atmosfera terrestre a ponto de somente membros de sua própria espécie serem capazes de sobreviver nela. Nem tudo está perdido, entretanto. Uma série de videoteipes preservados em âmbar, contém importantes detalhes e uma equipe realizará a missão mais importante de todos os tempos: recuperar as fitas, seguir suas pistas, decifrar o código e se preparar para uma batalha que poderá salvar a humanidade. Se junte ao cientista Fringe Walter Bishop, à Agente Especial do FBI Olivia Dunham, Peter Bishop e a filha do casal, já crescida, Henrietta, para 13 novos episódios repletos de conflitos, surpresas e sacrifícios, nesta explosiva e emocionante temporada final da série.

Uma das minhas séries favoritas e garanto que quem assisti, não se decepciona. Recomendo para todos que gostam de um excelente enredo, ótimos atores, uma química ótima no elenco, personagens brilhantes. Realmente uma série que te cativa do começo ao fim.