Livros #142 - Proibido

Título: Proibido
Editora: Valentina
Autor: Tabitha Suzuma
Nº de páginas: 304
Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.




O romance de Tabitha Suzuma conta a história de Lochan e Maya, dois irmãos que vivem um amor que desafia um dos maiores clichês da humanidade contemporânea. E logo de inicio a autora já deixa claro que este não é um livro fácil pois te desafia de formas únicas, não só pelo seu conteúdo principal como também com todas as emoções e circunstâncias atenuantes que fazer parte da história como um todo.

Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?

A vida dos cinco irmãos, Lochan, Maya, Kit, Tiffin e Willa, desde que seu pai abandonou a família, tem sido de diversas formas muito menos do que meramente confortável. Com uma mãe alcoólatra e irresponsável, que diversas vezes parece esquecer que até mesmo possui filhos. Dessa forma sobrou para Lochan, o irmão mais velho, cuidar de toda a família enquanto tenta, de  alguma forma, lidar com todas as mudanças eminentes que terá que enfrentar em sua vida com o término do ensino médio e a aproximação da faculdade.

Entretanto há uma pessoa na qual o protagonista pode se apoiar: sua irmã, um ano mais nova, Maya. Ela tem sido não apenas aquela na qual ele pode contar dentro de sua família desfuncional como também a única com quem ele consegue manter uma verdadeira e natural relação de amizade. E é dessa forma que o amor único deles é alimentado pela realidade nada promissora e que de nenhuma forma aceitaria a relação dos dois.

Você pode fechar os olhos para as coisas que não quer ver, mas não pode fechar o coração para as coisas que não quer sentir.

Proibido não é apenas um livro que possui um tema polêmico como também é uma história dramática, na qual o leitor consegue, graças a narração simples, sentir a problematização de cada personagem. Através da narração em primeira pessoa intercalada entre os dois personagens principais tem-se acesso a todo o drama que envolve a vida e os sentimentos de cada um.

O conjunto de Lochan com sua personalidade altruísta e muitas vezes depreciativa para consigo mesmo, como, por exemplo, sua grande dificuldade em manter relações sociais na escola com Maya uma garota extrovertida, determinada e segura deu espaço para cenas muito bem construídas e que se revelaram ótimas para se ler. Além dos próprios personagens secundários que eram compostos por personalidades fascinantes e muito reais e concretas, de diversas formas.

No final do dia, o que importa é quanto você pode suportar, quanto tempo você vai durar. Se juntos vamos prejudicar alguém, separados vamos matar nós mesmos.

Tabitha Suzuma consegue criar muito bem personagens que fazem com que o leitor se emocione e torça da forma mais natural possível. A autora consegue criar um livro que de primeira (por seu tema altamente polêmico e provocador) pode provocar uma reação negativa, mas que com o virar de cada página conquista por sua narrativa bem construída e e história fascinante.

Portanto, vale muito a pena deixar de lado os preconceitos que a história traz de uma forma tão sútil e simultânea e conferir verdadeiramente o livro antes de formar um veredito sobre ele, como a própria contra-capa da obra afirma: "É preciso ler para entender porque Proibido angariou uma imensa legião de fãs por onde foi publicado - Waterstone's". Ele não só te prende como também faz com que você se envolva e emocione com o enredo e personagens e, sem perceber, você já estará adorando a leitura.

Mas sei que é ridículo, absurdo demais até pensar nisso. Nós não somos assim. Não somos doentios. Somos apenas um irmã e uma irmã que por acaso também são os melhores amigos um do outro. É assim que sempre foi entre nós dois.

4 comentários:

  1. estou bem curiosa para ler este livro. o tema é bem polêmico mesmo, mas ainda assim conseguiu conquistar muita gente, e até fez muitos mudarem de opinião.
    participo de um grupo no face que comentou muito sobre este livro, e teve até gente que se dizia totalmente contra isso, e depois da leitura mudou de opinião.
    estou curiosa para ler pois quero ver como a autora conseguiu tratar um tema tão difícil de uma forma até que fácil...

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece muito bom, mesmo com um tema como esse. Digo isso porque parece que a autora acertou em cheio tanto na construção dos personagens, como em suas histórias de vida. Ela conseguiu mostrar, com imensa sensibilidade, os motivos de cada um deles. Conseguiu ir além do superficial. Isso é bacana demais!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Sabby!
    Todo mundo diz que a autora os faz deixar de lado o preconceito e aproveitar e se emocionar com a obra, assim como você. Depois de tantas resenhas positivas fiquei com muita vontade de ler.
    Ótima resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  4. Proibido é um livro que me chama atenção exatamente com aquilo que o torna depreciativo para outras pessoas: seu tema central. Gosto muito quando os autores trazem assunto polêmicos em suas obras, que suscitem um tipo de discussão consigo mesmo durante a leitura. Além disso, acho que esse livro vai mais a fundo: nos mostra o drama de uma família desestruturada e todas as consequências que isso pode causar em adolescentes e crianças. A capa é maravilhosa, e é impossível não sentir vontade de tê-lo em mãos só pra conferir de pertinho.

    ResponderExcluir