Livros #138 - Todas as Estrelas do Céu

Título: Todas as Estrelas do Céu 
Editora: Novas Ideias
Autor: Enderson Rafael 
Número de páginas: 160 
Sinopse: Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro? 
Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própria consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente. 





Enderson Rafael nasceu em Florianópolis, em 1980. Escreveu seu primeiro romance, aos 19 anos. Formou-se bacharel em Comunicação (Publicidade e Propaganda) pela ESPM-Rio, escola que em 2006 apoiou a publicação de seu segundo livro "Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes". Neste meio tempo, escreveu dois roteiros de longa metragem para cinema, "Geribá" e "Mil Mares". Em 2010, lançou seu primeiro romance, "Todas as estrelas do céu" e agora trabalha como comissário de voo, profissão na qual já soma 5 mil horas de voo e que inspirou seu segundo romance, lançado em 2012, "Três Céus". Enquanto isso, escreve o terceiro.

Leandro foi deixado na porta da casa do casal Marco e Lúcia, quando pequeno. Os dois ficaram encantados pela criança e o adotaram. Leandro cresceu com suas duas irmãs Carol e Duda (filhas biológicas do casal), sempre sabendo de sua história, mas nada que atrapalhasse no amor da família. A adolescência chegou e junto com ela várias dúvidas e dramas.

Os irmãos Caroline e Leandro se apaixonam e começam a se envolver... mas como declarar esse amor para seus pais? seus amigos? Um amor que vai contra todas as regras. No começo namorar escondido parecia certo e divertido, mas e o futuro? Toda essa paixão seria suficiente para vencer todos os obstáculos? 

Quando eu ganhei o livro, não sabia do que se tratava. Só quando li a sinopse e fui fazer a leitura é que vi que era sobre um tema que não me agrada. Amor entre irmãos? Eu sou totalmente contra! Acredito que quando alguém adota uma criança, é para ser seu filho, certo? Se torna parte da sua família. Da mesma maneira que é errado se relacionar com um irmão de sangue, é errado se relacionar com um irmão adotivo. É muito errado. O livro por ter vários pontos positivos, ser bem escrito e etc.... mas quando você lê sobre algo que não gosta e vai contra o que acredita, não funciona.

E para piorar, todo esse amor entre os protagonistas pareceu ser totalmente forçado. O final conseguiu ser um dos piores que já li. Foi uma leitura que não me agradou em nada e que não recomendaria. MAS se você gosta de assunto polêmicos, como esse, o livro pode até te agradar e surpreender.


21 comentários:

  1. Foram criados como irmãos, mas sempre souberam que não eram, então não vejo problema na relação. O que me incomodou foi vc ter salientado que a relação pareceu se forçada, o autor tentando nos empurrar o casal goela abaixo.

    ResponderExcluir
  2. Tbm não gosto desse tema.Tenho a mesma opinião que vc.
    Apesar de gostar de temas fortes,esse livro com certeza não é pra mim!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Esse tema também não me deixa nada confortável. Não tenho vontade de ler, para ser muito sincera.
    Já vi alguns outros livros com o mesmo tema, mas que pela narrativa boa e pelos argumentos mais coerentes fizeram com que o leitor se "apegasse" e curtisse a trama. Então, fico com a impressão de que não deu nada certo nesse livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já li um livro mais ou menos parecido com esse, chamado Amor no Ninho, também nacional, em que um casal adota uma menina de 8 anos e desde o primeiro momento que ela vê no "novo irmão" dela, ela se apaixona e isso vai se desenvolvendo ao longo dos anos. Apesar de também não achar certo, não abomino de todo a leitura de histórias assim, porque essa é uma forma de entendermos o que acontece para irmãos, adotivos ou de sangue, terem tal sentimento um pelo outro. Mas como a história se parece muito com o do livro que eu citei acima, também passo essa leitura.
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Também acho que é errado irmãos se relacionarem, mas gosto de ler sobre isso para ver as situações em que o "casal" vai se meter, mas é mesmo muito errado! Só que esse livro eu passo, por causa desse final. :D
    Boa resenha! Bjs, Karolyne <3

    ResponderExcluir
  6. Embora eu ache errado irmãos se relacionarem, pelo menos eles não eram irmãos de sangue! Não me interessei pela trama e acredito que iria achar a leitura do livro entediante.

    ResponderExcluir
  7. Ah! Amei a resenha do livro, e vou pensar muito em ler. Afinal, é ótimo incentivar autores brasileiros, e fazer com que o nosso “povo” comece a ler mais! :D

    ResponderExcluir
  8. Então Karol, a função desse tipo de livro é nos fazer abrir um pouco a cabeça e nos fazer ver o mundo de outra forma!! Sei que cada um tem suas ideologias e convicções, mas o livro tenta abordar um assunto que se diga polêmico ao menos hoje em dia. Eu sinceramente não vejo problema na relação dos personagens principalmente por que um deles é adotado e isso torna ainda que difícil tudo mais fácil. Eu estou doido para ler Proibido da Tabita Suzama lançado pela Editora Valentina (definitivamente você não deve ler), diferente desse casal, em Proibido os irmãos são de sangue e enfrentam o mundo ficarem juntos. Fiquei muito curioso pela história deles dois isso sem contar na avalanche de resenhas e criticas positivas que li sobre o livro. Não nego que acho estranho ver dois irmãos se relacionando, mas o amor não conhece limites e não cabe a nós julgar o amor dos outros seja ele fraternal, homo, hétero ou muitos outros tipo que com certeza existem!!

    P.S. Se quiser doar o livro estou aceitando, pago ate o frete se quiser!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  9. Eu sou completamente adepta de temas polêmicos, e acho muito válido trazermos eles para a literatura. Eu achei a trama interessante, e delicada, desde o título, até a capa e a história que envolve as personagens. Acho que poderia me incomodar um pouco o fato de o relacionamento parecer forçado demais, como tu disse, mas mesmo assim eu sou super a favor de abordarmos esses assuntos no ramo literário.

    ResponderExcluir
  10. Essa seria uma história que provavelmente não me agradaria, também sou contra amor entre irmãos para um relacionamento, independente se Leandro era adotivo ou não, sem falar que como você disse que o amor pareceu ser forçado, gosto de histórias que você se apaixona naturalmente pelos personagens e pela história sem forçar a barra ** rsrs Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Confesso que fiquei curiosa com o livro, e até leria só para saber como é a história, que pena que você não gostou, é realmente um tema polêmico e um pouco delicado, mas nunca conheci nenhum caso real.
    Beijos!
    *convido se quiser visitar e seguir o blog que estou começando: http://infinitomundodasletrass.blogspot.com.br/ obrigado!

    ResponderExcluir
  12. tambem sou super contra a isso ! Mais fiquei curiosa quanto o final , mais nao leria , pois é msm um tema polemico e meio delicado !

    ResponderExcluir
  13. Oiee.
    Sinceramente eu não acho errado, se desde pequenos eles souberam que não eram irmãos, mas se fosse eu não conseguiria ter essa relação.
    Mas você ter falado que o sentimento é forçado me deixou sem a menor vontade de lê-lo. Então não o lerei.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  14. Acho que você não deve ter lido Proibido então né Karol? rs Ou se leu odiou. Enfim, eu gosto de histórias com assunto polêmicos sim, acho interessante analisar e tal mas esse livro não me chamou atenção nem pela sinopse, achei meio morno.

    ResponderExcluir
  15. Oi Karol,

    Você foi bem direta no que achou sobre o livro e gostei da sua atitude, não ficou enrolando dizendo que pelo menos é bom em algumas partes e tal. Eu nem tenho nada contra e nem nada a favor dessa polêmica e pelo que eu vi estão lançando muitos livros assim ultimamente, já ouviu falar de Proibido? Parece se tratar também de um romance entre irmãos e mesmo pela capa linda eu ainda não o comprei por tratar de um assunto como esse. Mas não desisti desse autor, ler outro livro dele, até você pode se interessar caso não seja sobre irmãos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Curto muito histórias com temas polêmicos, eles foram criados como irmãos, mas sempre souberam que não eram, assim não vejo tanto problema, pena que você não gostou, eu fiquei bastante interessada em ler.

    ResponderExcluir
  17. Gosto de livros polêmicos, mas esse não me agradou, não achei interessante nem a sinopse. Acho que não leria.

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto bastante de livros que sejam polêmicos e acredito que esse livro seria ótimo para mim. Também não concordo com amor entre irmãos, tanto de sangue, como por adoção, mas adoraria ver como o autor desenvolveu esse tema.

    ResponderExcluir
  19. Estou com esse livro há alguns anos, mas nunca consigo passar da página 30 e acho que provavelmente é pelo tema que foge totalmente ao que eu penso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Um ""estrela""? Isso realmente É surpreendente! :0
    A capa é uma fofura, eu francamente amei, e me deixei ser curiosa em relação à estória.
    Eu não me importo com os tipos de leitura nem nada, então ficaria ansiosa para por o livro em minha lista de leitura, mas fico me perguntando se o modo de como o autor descreve toda a trama é realmente boa... O final forçado acho que era um pouco de se esperar para com um livro desses, o que mais me desencanta.
    Tentarei dar uma chance. ;3;

    ResponderExcluir
  21. Concordo com a sua opinião, vejo da mesma maneira.
    Mas o universo dos livros tem publicações para todos os gostos!

    ResponderExcluir