Livros #132 - Passarinha

Título: Passarinha 
Editora: Valentina 
Autor: Kathryn Erskine 
Número de páginas: 224 
Sinopse: No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.








Como residente do estado da Virgínia, Kathryn Erskine ficou profundamente abalada com o massacre da Virginia Tech University, em 2007. Na esteira da tragédia, Kathryn imaginou como poderia entrelaçar o tema da violência na juventude, seu impacto sobre a comunidade e as famílias, e o mundo de uma criança com necessidades especiais, numa tentativa de avaliar o quanto nossas vidas poderiam ser diferentes se compreendêssemos melhor uns aos outros. Ao escrever Passarinha, que narra a história de uma menina autista, ela própria penetrou nesse delicado universo, para, como Caitlin, nos oferecer algo bom e forte e bonito.

A síndrome de Asperger é frequentemente considerada uma forma altamente funcional de autismo. Pode levar à dificuldade de interagir socialmente, comportamentos repetitivos e falta de jeito. A principal diferença entre a síndrome de Asperger e o transtorno autista é que a criança com a síndrome não tem atrasos na fala ou cognitivos. Embora indivíduos com síndrome de Asperger freqüentemente tenham dificuldade em termos sociais, muitos têm inteligência acima da média.

"FiNESse?
Isso. 
Gostei dessa palavra. O que quer dizer? 
Fazer uma coisa com tato e habilidade ao lidar com uma situação difícil. 
Fico surpresa por só estar aprendendo essa palavra agora. Ela é a minha cara! É o que tento fazer todos os dias para Lidar Com essa situação difícil chamada vida." 

Caitlin é uma menina de dez anos que tem síndrome de Asperger e está passando por uma fase muito ruim, pois seu irmão Devon, foi morto em um massacre violento em sua escola. Seu pai está totalmente deprimido e a sua vida muda completamente. Como lidar com essa dor? Com a ausência do seu melhor amigo? E mais importante... como seguir em frente? Ou melhor, como conseguir um desfecho. 

Tendo que visitar a psicóloga da escola todas as semanas, Caitlin começa a entender que precisa se socializar mais. Com a ajuda da Sra. Brook, ela consegue seu primeiro amigo... Michael, um garotinho quatro anos mais novo que Caitlin e que perdeu a mãe no massacre. É também com a Sra. Brook que aprende a palavra desfecho e seu significado, determinada a conseguir um para seu pai e para si mesma. Um livro cheio de sentimentos que fará com que todos se emocionem. 

Passarinha foi uma leitura ótima para mim. Como o livro é narrado por Caitlin, tudo é pela visão de uma menina com síndrome de Asperger, o que o torna mais interessante, pois pude conhecer muito sobre seu comportamento. Todos os personagens são cativantes e todos possuem seus dramas (o livro é bem sentimental) e o mais legal é acompanhar a trajetória de cada um com seu desfecho

"Acho que não vou gostar nada disso. Acho que vai doer. Mas talvez depois da dor eu consiga fazer uma coisa boa e forte e bonita de tudo isso."

Um livro intenso, delicado e emocionante. Uma leitura que recomendo para todos, com certeza. Não posso deixar de parabenizar a editora que fez um trabalho incrível com a obra.


2 comentários:

  1. já li tantas resenhas ótimas deste livro, mas não sei até agora porque continuo postergando a leitura.
    gosto de livros assim, que tratam de doenças. eles sempre me emocionam bastante, e acabo aprendendo muito com eles.
    estou muito curiosa para ler ele, e preciso ler ele logo! ;~~

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito sensível!
    Adorei ver ele por aqui.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir