Especial Primeira Guerra Mundial




Há quase que exatamente um século, em 1º de agosto de 1914 a Alemanha imperialista declarou guerra à Rússia e atacou massivamente a França dando início aquela que seria conhecida como a Grande Guerra. O saldo do conflito até então inédito foi mais de 10 milhões de mortos e 20 milhões de feridos, sem contar com os outros milhões de civis assim como 3 milhões de viúvas e 6 milhões de órfãos.

Para relembrar um dos eventos mais importantes e dramáticos da humanidade foram produzidos diversos filmes, minisséries, documentários, livros e artigos sobre o assunto. Para aqueles que se interessam pelo assunto este é um ótimo momento para se aprofundar um pouco na História das mais diversas e inteligentes maneiras.



Livros
Há, sem a menor dúvida, um grande número de livros que retratam os acontecimentos dos anos de 1914 até 1918 e alguns dos mais renomados são:



Título: Catástrofe 
Editora: Intrínseca
Autor: Max Hastings
Nº de páginas: 672
Sinopse: Em 1914, a Europa mergulhou num conflito sem precedentes. A Primeira Guerra Mundial desfez impérios, aniquilou dinastias e transformou toda a geopolítica do Velho Mundo, marcando de fato o início do século XX. Cem anos após a eclosão da “guerra para acabar com todas as guerras”, Max Hastings examina as causas que conduziram ao início das hostilidades e acompanha as agruras de incontáveis homens e mulheres durante os primeiros meses de luta. 
Em Catástrofe — 1914: a Europa vai à guerra, Hastings relata como, após o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, as relações diplomáticas se degeneraram e os países europeus lançaram-se numa calamidade que deixaria um saldo de milhões de mortos. O autor explora detalhes da realidade da guerra pelos olhos de estadistas, aristocratas, soldados e camponeses, oferecendo uma análise brilhante das decisões de líderes políticos e militares e pintando um retrato vívido do começo do conflito. 




Título: Queda de Gigantes
Editora: Arqueiro
Autor: Ken Follet
Nº de páginas: 912
Sinopse: Queda de gigantes é o novo épico de Ken Follett. O primeiro romance desta trilogia segue o destino de cinco famílias durante a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. Aos 13 anos de idade, Billy Williams entra em um mundo de homens nos poços de mineração da Gália. Gus Dewar, um estudante de direito norte-americano sem sorte no amor, encontra uma carreira nova e surpreendente. Dois irmãos órfãos russos, Grigori e Lev Peshkov, embarcam em caminhos radicalmente diferentes separados por metade do mundo quando seus planos de emigrar para os Estados Unidos falham por causa da guerra e da revolução. Estes e muitos outros personagens têm suas vidas intimamente entrelaçadas em uma saga que se desdobra em drama intrigante e complexo. Queda de gigantes vai de Washington à São Petersburgo, da sujeira e do perigo de uma mina de carvão aos candelabros brilhantes de um palácio, dos corredores do poder para os quartos dos poderosos. Como sempre acontece com Ken Follett, o contexto histórico pesquisado é brilhante e a ação processada em movimentos rápidos. Os personagens são ricos em nuances e emoção. Está nascendo um novo clássico.




Título: Nada de Novo no Front
Editora: L&PM
Autor: Erich Maria Remarque
Nº de páginas: 226
Sinopse: Um libelo pacifista, Nada de Novo no Front é uma das mais belas obras da literatura do entre guerras. Erich Maria Remarque trabalha com as suas próprias experiências como um jovem soldado alemão, insuflado pelo nacionalismo chauvinista de professores e oficiais para ver que, diante da dura realidade da guerra, só pode se acreditar em seus companheiros. O primeiro livro da trilogia contemplada por "De regresso" e "Os três camaradas", revelando uma geração inteira esfacelada pela guerra e que se recusa a aceitar o sombrio militarismo nazista que está por vir.









Título: Os Sonâmbulos
Editora: Companhia das Letras
Autor: Christopher Clarck
Nº de páginas: 680
Sinopse: O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e de sua mulher pelo separatista bósnio Gavrilo Princip foi certamente um dos atos individuais de maior repercussão da história moderna. Atentado terrorista de eficiência impressionante, que ao final atingiu todos os seus objetivos - liberou a Bósnia da dominação dos Habsburgo e criou uma Sérvia forte -, culminou ainda na queda de quatro grandes impérios, na morte de milhões de homens e na efetiva destruição de uma ordem mundial. O que fez uma Europa aparentemente próspera e pacífica tão vulnerável ao impacto desse crime? Baseado em vasta pesquisa e documentos inéditos, o professor da Universidade de Cambridge Christopher Clark procura reconstruir esse contexto, esclarecendo, enfim, um dos momentos mais controvertidos e mal compreendidos da história. Numa narrativa transbordante de ação, Clark propõe uma nova abordagem do primeiro conflito bélico a assumir dimensões globais. Em vez de narrar estratégias militares, batalhas ou atrocidades do front, escolhe esmiuçar a complexa rede de eventos, interesses e frágeis equilíbrios de força que levou um grupo de líderes políticos, em geral bem intencionados, a decisões desastrosas, que culminaram numa guerra de violência inaudita. Sem perder de perspectiva a história de longa duração, Clark acompanha, a partir dos centros nervosos de decisão em Viena, Berlim, São Petersburgo, Paris, Londres e Belgrado, quase minuto a minuto, os eventos-chave para a eclosão do conflito, e compõe um panorama das leituras equivocadas e sinais mal compreendidos que em poucas semanas detonou o conflito.




Filmes
Sem Novidade no Front : PosterTítulo: Nada de Novo no Front
Título Original: All Quiet on the Western Front
Ano: 1930
Direção: Lewis Milestone
Sinopse: Um grupo de jovens alemães é convencido por um professor a se alistar no exército. Eles ficam muito entusiasmados com a ideia de lutar por seu país durante a Primeira Guerra Mundial, pois parece uma chance de viver novas experiências e provar para a sociedade o quanto são corajosos e patriotas. Paul (Lew Ayres) é um dos mais animados, porém, ao chegar no front o rapaz percebe que não há nada de honroso em matar seres humanos. Assim, a guerra transforma aqueles jovens idealistas em pessoas marcadas pelo horror.










Título: Carlitos nas Trincheiras
Título Original: Shoulder Arms
Ano: 1918
Direção: Charles Chaplin
Sinopse: O filme se passa na França, durante a primeira guerra mundial. Chaplin faz um recruta que vira um herói e é convocado para uma perigosa missão que se localiza nas linhas inimigas. Isso seria bom, se tudo não passasse de um sonho.













Feliz Natal : posterTítulo: Feliz Natal
Título Original: Joyeux Noel
Direção: Christian Carion
Ano: 2005
Sinopse: Enquanto a neve e presentes da família e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, o Natal de 1914 acontece em plena 1ª Guerra Mundial. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras, deixam seus rifles de lado e apertam as mãos do inimigo ao confraternizar o Natal. Indicado ao Oscar e Globo de Ouro de filme estrangeiro.












Reds : poster
Título: Reds
Ano: 1981
Direção: Warren Beatty
Sinopse: Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), mulher casada que larga o marido para ficar com ele e se torna uma importante feminista. Os dois se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta à América esperando liderar uma revolução semelhante.










Minisséries

37 Days

37 Days é uma minissérie em três episódios que narram os dias que precederam a 1ª Guerra Mundial. 
A história acompanha personagens que transitam pelos corredores do Parlamento britânico e do governo alemão em uma tentativa de evitar a primeira guerra mundial. A trama inicia com o assassinato do Príncipe da Áustria, Franz Ferdinand, no dia 28 de junho de 1914; e terminará com a declaração de guerra do governo britânico à Alemanha, no dia 4 de agosto do mesmo ano.



Trailer






Our World War

Inspirada em depoimentos de soldados que lutaram na guerra, deixados em cartas, testemunhos e entrevistas, a história traz uma narrativa documental para apresentar a trajetória de um pelotão britânico na linha de frente. Escrita por Joe Barton (Beaver Falls), a minissérie tem início duas semanas após a declaração de guerra, em agosto de 1914. O 4º Batalhão de Fuzileiros enfrenta na Bélgica o poder bélico alemão.


Trailer




Nenhum comentário:

Postar um comentário