Livros #128 - Segunda Sombria

Título: Segunda Sombria
Editora: Record
Autor: Nicci French
Número de páginas: 331
Sinopse: Um thriller psicológico inquietante que percorre os lugares mais sombrios da mente. O sequestro do pequeno Matthew, de cinco anos, provoca a indignação de todos e buscas policiais desesperadas. Quando o rosto aparece nos jornais, a psicoterapeuta Frieda Klein fica inquieta: um dos seus doentes tem-lhe contado que sonha desejar ardentemente uma criança. O detetive Karlsson só leva a sério as preocupações de Frieda quando surge uma ligação a um caso de rapto, vinte anos antes. Às vezes a mente é o local mais perigoso para uma pessoa se perder.







Nicci French é o pseudônimo da dupla de jornalista Nicci Gerrard e Sean French, que, juntos, já escreveram outros 13 romances. Nicci Gerrard lecionou literatura inglesa em Sheffield, Londres e Los Angeles antes de se tornar editora do Observer. Já Sean French trabalhou para veículos como Sunday Times e Marie Claire. O casal vive em Suffolk e tem duas filhas.

Tudo começa com o sequestro de uma menina de 5 anos, Joana Vine. Sem nenhuma pista a investigação não chega a lugar nenhum, e o caso se junta a milhares de outros não solucionados. 22 anos depois Londres é cenário de mais um sequestro terrível (do garotinho de 5 anos Matthew) e ao que tudo indica, sem solução.

" - Todo mundo precisa ter segredos. Mesmo nos relacionamentos mais próximos. As pessoas precisam de seu próprio espaço. Um quarto trancado, uma escrivaninha, talvez só uma gaveta."

Frieda Klein é uma psicóloga e seu novo paciente, Alan Dekker, acaba se transformando em uma chave essencial para todo um mistério. Alan conta sobre um sonho que está tendo recentemente com um menino, que possui as mesmas característica que o garoto sequestrado Matthew. E não é só isso... 22 anos atrás o mesmo sonho o assombrava, só que com uma garotinha.

Desconfiada, Frieda procura pelo detetive Karlsson, responsável pelo caso, e explica suas teorias. Assim começa um quebra cabeça em que as peças parecem não se encaixar nunca. Revelações impressionantes fazem deste thriller ainda mais envolvente e garante a atenção do leitor até o final. 

"-Todos nós queremos algum tipo de família. - Frieda sabia que era a última pessoa que podia dizer aquilo.
- Parece uma frase tirada de um cartão de Natal. Acho que condiz com a época do ano."

Segunda Sombria foi uma leitura bem interessante, de certo modo. Gostei bastante de Frieda, foi uma personagem bem construída e fundamental para o livro. O detetive Karlsson é outro que consegue cativar com sua personalidade... e vale destacar que os personagens secundários fazem toda diferença, nenhum é descartável. Outro grande ponto positivo é a vida de Frieda, o livro não fica só focado na investigação, o leitor consegue conhecer a vida de cada personagem.

O caso em si é bem elaborado e consegue mesmo prender a atenção do leitor... a única coisa que não me agradou, foi o final. Isso mesmo! Ele é impactante? É... com certeza. Em quase todas as resenhas que li, o final é sempre elogiado por não ser esperado... mas para mim, terminou de um jeito que eu não queria que acontecesse. Por mais que tenha surpreendido... acabou sendo totalmente desanimador e nada agradável, principalmente porque tudo estava caminhando para um final muito bom, mas no penúltimo capítulo, tudo muda. Mas eu recomendo para todos que gostam do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário