Livros #125 - Fale!

Título: Fale!
Editora: Valentina
Autor: Laurie Halse Anderson
Número de páginas: 247
Sinopse: “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?


LAURIE HALSE ANDERSON (madwomanintheforest.com) é a aclamada autora de inúmeros livros para jovens e de uma série de 12 volumes para o ensino fundamental. Mundialmente conhecida por Fale!, um dos romances juvenis mais importantes publicados na última década, adotado pelas mais conceituadas escolas dos Estados Unidos e escolhido pela Associação Americana de Bibliotecas (ALA) como leitura fundamental. Mora com a família em Nova York.

Melinda era uma garota comum e alegre. Saía com os amigos, tirava notas boas na escola e era feliz. Mas tudo mudou em uma noite, antes de começar o ensino médio, quando aceitou sair com suas amigas para uma festa de veteranos. Com acontecimentos terríveis, acaba chamando a polícia, e é nesse momento que sua vida mudou completamente. Todos os amigos viraram as costas e Melinda virou alvo de bullying na escola. 

Sem amigos, uma convivência familiar ruim e nenhum motivo para sorrir, se torna uma garota excluída e sem nenhum motivo para falar. Mas ninguém realmente se importa com o que aconteceu naquela noite. Qual o motivo de Melinda ter chamado a polícia? Para as pessoas, ela era apenas a garota que tinha estragado uma festa. E é nessa solidão que acaba encontrando seu único refúgio: a aula de artes. 

"É mais fácil não dizer nada. Fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico. Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer."

Fale! é um livro para se pensar. Melinda é uma garota que está passando por uma fase difícil em sua vida e sem ninguém para desabafar. Seus pais são bem desligados e não reparam na mudança de comportamento da filha e muito menos nos motivos que a fizeram parar de falar. A única garota que se aproxima de Melinda no começo das aulas é Heather, que acaba se mostrando uma pessoa egoísta e mimada. 

E são muitos personagens importantes no livro, como David Petrakis, um aluno que mostra a Melinda o poder da voz e se torna seu exemplo assim como um amigo. Suas ex-amigas também se destacam como as piores amigas que se poderiam ter, é claro. Em nenhum momento se importam com a mudança drástica da personalidade de Mel e se ela precisa de ajuda. Somente Ivy, que agora é sua colega na aula de artes começa a conversar e se aproximar. 

"Eu adoraria ficar ali batendo papo, mas os meus pés não me deixam. Vou andando para casa, em vez de pegar o ônibus. Destranco a porta da frente e subo direto até meu quarto, atravesso o tapete e vou para o meu closet sem nem tirar a mochila. Quando me fecho, enterro o rosto nas roupas penduradas no lado esquerdo, roupas que não me servem há anos. Enfio aqueles tecidos velhos na boca e grito até só restar silêncio nas minhas entranhas."

Mas é o Prof. Freeman que tem grande papel na vida de Melinda. É nas aulas de artes que os sentimentos de Mel se revelam e são explorados nos trabalhos e projetos. Além de personagens bem desenvolvidos, existem vários pontos positivos na obra. É um livro com conteúdo e que pode ajudar diversas pessoas que passam ou passaram por problemas que causam o isolamento. Falar pode ser extremamente difícil. 

A autora conseguiu nos apresentar a história de forma comovente. É incrível como acompanhamos Melinda em todos os momentos e torcemos para uma mudança positiva. Se você procura por uma leitura tocante e reflexiva, que te faz olhar as pessoas de outra maneira... Fale! é o livro certo.


Uma curiosidade é que tem filme! Isso mesmo, o livro foi adaptado para as telonas e assim que terminei de ler fui conferir. Claro que como todas as adaptações, não é fiel 100% ao livro. Mas me surpreendi com o elenco e suas atuações e assim como a leitura, é bem emocionante. Kristen conseguiu passar todos os dilemas e sentimentos da personagem e o ator que interpreta o Prof. Freeman  é fantástico! O final é diferente, mas consegue passar a mensagem. Recomendo o filme, mas somente depois que lerem o livro, é claro.





12 comentários:

  1. sério que ela tem tantos livros lançados já?? mas nem todos estão no brasil né? pq dela eu só conheço este e Garotas de Vidro :O
    Garotas de Vidro eu já li e foi uma das melhores leituras que já tive. Fale eu ainda não li, mas tenho muita curiosidade ;~~
    este parece ser lindo também!
    já sabia do filme, mas só pretendo ver depois que ler ele!! *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi Karol!

    Não conhecia o livro e nem imaginava que tinha filme! rsrsrsrsrsrrsrs
    Adorei a resenha e claro que vou assistir ao filme!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser maravilhoso, já está na minha lista pra comprar hihi. Gostei da resenha :)

    ResponderExcluir
  4. Me interessei por este livro desde o lançamento, já está na listinha "Livros Desejados" há muito tempo! Sua resenha me fez lembrar o quanto eu queria ele na época, e agora eu quero muito ele pra ler! Nem imaginava que tinha filme, isso só me deixa com mais vontade ainda de ler o livro logo.

    ResponderExcluir
  5. Um livo que parece ser muito bom.... gostei bastante da premissa e toda essa questão sobre bullying... não gostei muito de saber sobre o filme... tenho birra com a kristen

    ResponderExcluir
  6. eu poço ate ver o filme , mas o livro nao me chamou tanta atençao nao ...

    ResponderExcluir
  7. Esse título é muito comum, achei que fosse da série fallen a resenha. Ansiosa por ler esse.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Uau adorei a historia, não sabia que tinha filme, ja fiquei bem interessada, a Valentina arrasa em suas edições né?

    Com certeza farei esta leitura!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Nossa adorei, nunca tinha ouvido falar, mas agora deu aquela vontade ahhaahaha

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que legal tem até um filme, pena a história ser meia triste, mas isso geralmente acontece com os jovens, quero pegar no livro para depois ver o filme, vou procurar nas lojas online, por que realmente me chamou a atenção.
    Beijs

    ResponderExcluir
  11. Achei esse livro incrivel e como lá fora devia ser mais usados nas escolas pra divulgar, perfeito gostei muito.Quero muito ver o filme.

    ResponderExcluir