Livros #119 - Me Liga

Título: Me Liga
Editora: Galera Record
Autor: Sarah Mlynowski
Número de páginas: 319
Sinopse: Aos 17 anos, a vida de Devi está de pernas pro ar. Depois de começar a namorar Bryan, negligenciou as amigas, os estudos e, depois que ele terminou com ela, está sem nada: sem perspectiva de uma boa faculdade, sem mais amigas, sem namorado. Se ela pudesse bater um papo com a Devi do passado... O que, após um incidente estranho com seu celular, é exatamente o que pode fazer! Agora que só consegue ligar para a Devi de 14 anos, parece que é finalmente a sua chance de consertar a própria vida. Ela tem o passado – ou melhor, o futuro – nas mãos. É só dar um telefonema.







Sarah Mlynowski nasceu em Montreal, em 1977, é formada em literatura inglesa e escritora em tempo integral. Seu primeiro best seller, Milkrun, já vendeu mais de 600 mil exemplares. A autora também lançou livros para adultos, além de ter participado de coletâneas de contos. O primeiro livro sobre aventuras de Rachel e sua irmã Miri, Feitiços e sutiãs, já foi publicado em diversos países, e a série já conta com um terceiro volume depois de Sapos e beijos.

Toda a felicidade de Devi parece ter acabado quando Bryan, seu namorado durante todo o colegial, decidiu terminar. Acontece que com o seu relacionamento, acabou deixando tudo de lado: Sua família, amigos, estudos... e sem uma boa faculdade, sua perspectiva do futuro não é muito boa. Tudo o que lhe resta é lamentar sozinha no shopping e desejar conversar com sua "eu, do passado" para corrigir todos os erros, quando acidentalmente derruba seu celular na fonte. 

"Aperto o nove, o oito, o sete, o seis, o cinco, o quatro, o três, o dois, o um, o jogo da velha, o botão de volume. Tudo...nada.
Aperto o botão de enviar. O telefone ressuscita."

Após inúmeras tentativas de conseguir ligar o celular, acaba discando para um número desconhecido e agora tudo o que seu telefone faz é telefonar para uma pessoa: Devi, do passado. Devi terá a chance de mudar tudo... apagar definitivamente Bryan de sua vida, se esquecendo apenas de um detalhe: toda ação tem suas consequências e elas podem ser drásticas. Com muito romance e várias confusões, a autora consegue criar personagens divertidos e uma trama envolvente. 

Me liga é realmente engraçado, o problema é Devi (do presente). Nunca imaginei amar e detestar uma mesma personagem. Mesmo com o término do namorado, Devi só consegue pensar em Bryan e até certo ponto é aceitável, mas só podemos ver um amadurecimento nas últimas 20 páginas. Mas a pior parte é como ela trata seu eu do passado, é a típica garota mandona. Faça tudo enquanto eu apenas aproveito. Chega a ser engraçado quando toma a decisão de entrar em uma boa faculdade e faz a pobre Devi do passado participar de mil coisas e estudar o tempo todo. Posso ir ao cinema? Não! você precisa estudar.

"Talvez eu tenha feito um desejo. Talvez ele tenha se tornado realidade. Talvez eutenha ligado para mim mesma no passado. Talvez eu possa continuar ligando para mim no passado. Dou mais um gole na Coca. Talvez eu esteja ficando louca."

Em alguns dias Devi do passado não tem mais vida própria e apenas obedece. Eu posso até entender que a autora quis mostrar duas pessoas diferentes, pois mudamos com o tempo. Mas é tanto egoísmo e chatice, que eu não consegui aproveitar a leitura como deveria. Mas apesar desse ponto negativo, o livro cumpre o proposto: divertir. Todos os outros personagens são agradáveis e com ótimas personalidade, além de bem aproveitados. Bryan é a fofura em pessoa, sendo realmente impossível não gostar dele. 

O leitor é presentado com ótimas mensagens reflexivas e uma escrita bem criativa. No geral, é um livro que recomendo para quem deseja se divertir e relaxar. Um ótimo passatempo, com certeza.

14 comentários:

  1. Eu já havia lido uma resenha sore este livro e infelizmente não me agradou... só gostei da capa mesmo! rsrsrsrrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito curiosa com a leitura, me imagino com essa capacidade de poder voltar no tempo e ligar para mim anos mais jovem, não sei se o esforço valeria a pena, não sei se mudar seria o melhor, a gente tem de aprender a viver com nosso eu atual! hihihihhi

    ResponderExcluir
  3. acho muito legal esse tipo de trama, apesar de ter lido poucos livros, me agrada bastante....
    estou bem curiosa para ler este, pois parece ser muito divertido. *-*

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro ainda, gostei do enredo dele, imagina só poder falar com o seu eu do passado e mudar tudo o que quisesse, ia ser muito bom. P-R-E-C-I-S-O ler esse livro, pois gostei demais do enredo. Que pena que você não gostou.

    Blog Sopa de Letrinhas

    ResponderExcluir
  5. Oii..
    Antes queria muito ler este livro, mas fui perdendo a vontade não sei porque.
    Sua resenha e opinião é muito parecida com muitas que ouvi.
    De fato parece um livro mais para relaxar, mas que não te surpreende muito né..

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. O livro prometia mas vejo que não compre, eu tinha curiosidade sobre ele, mas agora acho que não vou lçer, eu tenho problemas com mocinhas chatas e mandona ainda por cima, so me espanta o 'ela' do passado ser tão boba e fazer tudo que alguém(mesmo sendo ela mesma) manda..
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro de passar tempo, não tem nada demais né?! Já achei a protagonista chata e mandona mesmo. Deveria ter sido mais maleável com ela mesma. kk E é chato demorar um livro inteiro só pra ver nas últimas páginas o amadurecimento. Mas ainda tenho uma vontadezinha de ler, principalmente porque parece ser divertidinho. Acho ótimo pra ler depois de um livro (in)tenso. E adoro a capa, o cabelo da modelo, aliás :p haha

    ResponderExcluir
  8. Oi Karol.
    Parece que Me liga é um livro OK. Não me encantou nem desagradou.
    Devi do "futuro" parece ser bem chata e mandona e até fiquei com dó da Devi do passado.
    Não é um livro que leria no momento.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Realmente parece interessante, pelo menos sua premissa. E se é engraçado, posso me interessar em ler. No momento que você começou a falar sobre o enredo do livro, me lembrei imediatamente de Perdida, celular cai na água, volta o passado pra certa forma mudar o futuro e tal... não é exatamente igual, mas é semelhante. E você tem razão, a Devi do presente se torna muito egoísta com a do passado, mas será que não seríamos tão egoístas quanto ela se tivéssemos a oportunidade? Fica a dúvida! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Achei a premissa do livro interessante( se eu pudesse voltar aos 14 anos com certeza mudaria bastante coisa).Enfim,gostei do tema e se o proposito dele é divertir certamente o lerei.

    Bj

    ResponderExcluir
  11. Karolyne, eu leria esse livro, com certeza. Gostei da temática e adoro esse tipo de enredo, com jovens se descobrindo e enfrentando seus medos e dúvidas. Apesar de vc não ter gostado muito da versão adulta da protagonista, eu realmente fiquei com vontade de conhecê-la para pode formar minha própria opinião. Valeu pela dica ;)
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Parece ser boa a história, fiquei curiosa para ler esse livro!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa apesar de não ter lido o livro, já estou odiando a Devi do futuro, ela pelo visto só manda e curti a vida enquanto a Davi do passado tadinha dela tem que fazer tudo que a outra manda sem se que poder se diverti. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  14. Nossa .... Amo livro de jovem como principais pois faz o livro ser divertido e issso e bem legal ... A vida dele esta de pernas.por com 17 anos imagina com 25 ?

    ResponderExcluir