Livros #117 - Austenlândia

Título: Austenlândia
Editora: Record
Autor: Shannon Hale
Número de páginas: 236
Sinopse: Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD. Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros.


Shannon Hale é uma escritora americana de fantasia jovem adulto (young adult) e ficção adulta; autora de dez romances, incluindo o best-seller "Academia de Princesa" - que ganhou o prêmio Newbery Honor -, os livros da série "Bayern", dois romances para adultos e dois romances gráficos que ela e o marido são co-escritores. Começou a escrever aos nove anos de idade e não parou; seus trabalhos mais notáveis foram: "Academia de Princesa", "Goose Girl" e "Book Of A Thousand Days". Hoje, Shannon vive com seu marido e seus dois filhos pequenos em South Jordan, Utah.

Jane Hayes tem 33 anos e um ótimo emprego. Vive sozinha e não acredita mais nos homens. A verdade é que todo homem com quem sai não é bom o bastante, se comparado ao Sr. Darcy (interpretado por Colin Firth, é óbvio), personagem de Jane Austen. Sua obsessão por todo esse universo da escritora faz com que sua velha e rica tia-avó Carolyn deixe como herança uma viagem com tudo pago para Austenlândia, um lugar que recria o mundo de Austen.

"É sério, uma mulher de 30 e poucos anos não deveria sonhar acordada com um personagem fictício de um mundo de 200 anos de idade a ponto de influenciar sua vida e seus relacionamentos reais e muito mais importantes."

A esperança de Carolyn era que Jane, vivendo nesse lugar por um tempo como uma legítima dama do início do século XX, aprenda uma lição e acabe se livrando dessa obsessão. Lá ela conhece Sr. Nobley, um homem pouco simpático e uma cópia de Darcy, que acaba confundindo seus pensamentos, além de outros atores que fazem a experiência o mais real possível e claro, mulheres que procuram diversão e viver no universo de Austen.

Uma experiência única, com alguns sacrifícios, como deixar o celular...não usar a internet, entre outras coisas,  prometem mudar sua vida para sempre. Um livro que conquista o leitor e uma escrita envolvente. Austenlândia é uma leitura divertida e cheia de romance que irá agradar todos os fãs do gênero.

"- Acho que eu não poderia explicar isso pra um homem. Se você fosse mulher, eu só precisaria dizer "Colin Firth de camisa molhada" e você diria "Ah"."

Esta foi uma leitura totalmente apaixonante. Li bem rápido, pois é impossível desgrudar do livro antes de terminá-lo. Além da proposta ser bem criativa e chamativa, a autora conseguiu criar personagens tão incríveis, que é impossível não amar cada cena. Jane apesar de toda sua obsessão é uma mulher independente e não é nada frágil. Consegue passar por cima das dificuldades e deixar as ofensas de lado, ela sabe quem é e não tem vergonha disso. 

O grupo de atores de Austenlândia faz a leitura ainda mais divertida e empolgante. Sr. Nobley é apaixonante em todos os sentidos, e isso me faz aplaudir Shannon Hale por conseguir criar mais um homem para minha lista de "por favor, sejam reais". Ele é maravilhoso, eu garanto. Todos os personagens conseguem se destacar e são essenciais para o desenvolvimento da obra. 

O final consegue surpreender e me agradou bastante. Claro, se eu tivesse que citar um ponto negativa seria por ter sido curto demais. Tudo terminou muito rápido... algumas páginas a mais seria ótimo. Porém, nada disso faz com que eu goste menos do livro. Ele se tornou favorito e recomendo para todos! 

"- Você não precisa decidir nada agora. Se me permitir ficar perto de você por um tempo, poderemos ver... E se eu não fizer você se sentir a mulher mais bonita do mundo todos os dias da sua vida, então não mereço estar perto de você."

Ah... uma curiosidade: Existe um filme desse livro, e assim que terminei a leitura fui assistir. Não é tudo o que eu esperava e mudaram algumas coisas bem importantes, mas ainda assim vale a pena. O Sr. Nobley continua apaixonante e Miss Elizabeth Charming divertidíssima. Jane teve sua personalidade bem modificada, mas eu gosto da atriz e no fim, acabou ficando ok. Um aviso: Não criem muitas expectativas, assistam por diversão, apenas.
Confira o trailer do filme aqui.






13 comentários:

  1. Gostei dessa história, achei bem criativa uma mulher fissurada por um único ser, que interessante ... E uma herança pra tentar acabar com tudo isso. Parece ser bem divertida a história, vou assistir o filme amanha mesmo e o nome do livro já esta na minha lista de desejados. Beijão

    ResponderExcluir
  2. nossa, não sabia que a autora já tinha tantos livros assim :O
    já conhecia o filme e assisti ele há muuuuitos anos, mas pelas resenhas que li do livro, são bem diferentes mesmo...
    estou muito curiosa para conhecer a história do livro! pretendo ler ele logo *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi Karol!

    Eu quero muito ler este livro! Só leio resenhas positivas sobre ele!
    Eu tbm queria ir para Austenlândia.... kkkkkk
    Não vou assistir ao filme antes de ler o livro, mas valeu pela dica!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. A história deste livro me chamou muita atenção desde que vi.
    Tenho muita vontade de ler ele. Espero ler em breve.
    Gostei de sua resenha, que bom que gostou tanto do livro.
    Nem sabia que tinha filme..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii, mas uma resenha que leio de Austenlândia e estou amando! Então, eu ao contrário de muitos, conheci primeiro o filme, foi por acaso, liguei a tv e ele estava prestes a começar, vi o nome, li a sinopse e disse: "Fala sobre Jane Austen? Preciso assistir!", e gostei bastante, é bem divertido! Só que depois que li minha primeira resenha do livro há algumas semanas, já comecei a me decepcionar com o filme, mudou algumas coisas mesmo, como o fato de ser a avó da protagonista que envia esse presente, no filme ela luta pra pagar o pacote de viagens kkk Só estou imaginando minha cara de paisagem quando ler o livro! kkk
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Oi Karol.
    Austenlândia parece ser uma leitura bem despretensiosa e divertida.
    Jane parece ser uma garota sonhadora que sonha com o seu próprio Sr. Darcy e encontra isso em Sr. Nobley =)
    Fiquei curiosa em conhecer esse lugar recriado por esse atores e como não li nada da Jane Austen, seria uma novidade para mim.
    Achei a capa lindíssima.

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha visto essa capa e tinha ficado apaixonada, apesar de não ter lido nada da Jane Austen ainda... (ok, me matem!!!! sou a única). Adorei o enredo do livro, achei ótimo ela largar tudo (celular, principalmente) para ir pra Austenlândia. Os personagens parecem ser todos cativantes ein?! Vou ver o filme antes, porque depois que leio só fico xingando porque não é tão bom quanto o livro. rs

    ResponderExcluir
  8. Olha apesar de não ter lido todos os livros da Jane Austen sou meio doidinha igual à personagem do livro, amo tudo dela! hihihihi, ganhei um livro entitulado: as memórias perdidas de Jane Austen e daí fiquei in love. E para melhorar meu esposo me deu de presente ORGULHO E PRECONCEITO, morri morri morri... Agora quero esse daí!!!

    ResponderExcluir
  9. O unico livro que li da Jane Austen foi Orgulho e Preconceito e gostei bastante.Também gostaria que o Sr.Darcy fosse real(suspiros) ,mas infelizmente nao é e achei engraçado ter o ambiente do inicio do século XX retratado de forma comica.Enfim, Austenlandia parece ser leve e engraçado.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho muita vontade de ler este livro, ele parece ser engraçado.
    Uma pessoa obcecada por um personagem literario..nunca vi isso rs, eu mesma tenho varios personagens que ia amar conhecer ;D
    Eu não sabia que tinha filme, mas so vou assistir depois de ler o livro, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Pela resenha eu iria adora ler esse livro, adoro esse tipo de leitura.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Já vi várias resenhas não tão positivas sobre esse livro e ater já tinha desistido dele, mas a sua foi super positiva e ele se tonou ater seu favorito, já ater me dar vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curiosa pra bem o segredo dela amo livro que tem segredo mesmo q me mata de curiosidade..... E isso me deixa louca

    ResponderExcluir