Livros #116 - Jeremy Fink e o Sentido da Vida

Título: Jeremy Fink e o Sentido da Vida
Editora: Galera Record
Autor: Wendy Mass
Número de páginas: 364
Sinopse: E se você encontrasse, inesperadamente, uma caixa com o seu nome contendo o sentido da vida? Um mês antes de seu aniversário, Jeremy Fink recebe do correio uma caixa de madeira misteriosa com uma frase entalhada. O Sentido da Vida: Para Jeremy Fink Abrir No Dia do Seu Aniversário de Treze Anos. A caixa tem quatro fechaduras, mas não há nem sinal de chaves. Para descobrir que segredos estão guardados ali dentro, Jeremy e sua melhor amiga Lizzy vão ter que usar a imaginação e rodar por todos os cantos de Manhattan em busca de pistas. Com uma mãozinha do sr. Oswald, dono de um antiquário, cada encontro revela uma nova pista que os ajudará a descobrir o conteúdo da caixa e, mais ainda, a desvendar o maior segredo de todos!





Wendy Mass, nascida em 1967, é uma escritora de livros young adult e juvenis. Formada pela Appalachian State University, trabalhou como agente literária, editora de revista e leitora de roteiros para uma produtora de filmes. Começou escrevendo livros educacionais para jovens, e logo se aventurou na ficção juvenil. 

Jeremy Fink é um garoto que está prestes a completar 13 anos, quando para sua surpresa, recebe uma encomenda de seu pai, que morreu faz alguns anos. O conteúdo é inesperado, uma caixa com a seguinte inscrição: “O Sentido da Vida: Para Jeremy Fink Abrir No Dia do Seu Aniversário de Treze Anos”. O problema? É que segundo a carta que estava dentro do pacote, o amigo de seu pai que tinha guardado o presente até a atual data, perdeu as chaves.

Com a ajuda de sua amiga Lizzy, os dois começam uma jornada em busca de todas as chaves que possam existir, na esperança de encontrar as que abrem a caixa. No meio do caminho acabam entrando em algumas confusões que os levam ao trabalho comunitário para o Sr. Oswald, dono de um antiquário que está de mudança. Assim nasce uma amizade inesperada, muitas perguntas, muitas respostas.... uma rotina cheia de surpresas.

"Não gosto de surpresas. Não assisto a filmes de terror. Não atendo o telefone se não puder ver quem está ligando pelo identificador de chamadas. Eu nem gosto quando alguém diz "Adivinha?" e fica esperando você adivinhar. Surpresas me deixam nervoso. Depois que você tem uma surpresa de verdade, aquela que tira o seu fôlego e muda a sua vida, todas as pequenas surpresas fazem você pensar na grande."

A cada dia a esperança de Jeremy em encontrar as chaves e saber o verdadeiro sentido da vida, segundo o seu pai, diminui. Mas grandes coisas prometem acontecer na vida de Jeremy, e todos a sua volta. Personagens marcantes, muita emoção e mensagens para todas as idades. 

Este foi um dos melhores livros que li neste ano. Juvenis sempre me agradam, mas este conseguiu se superar. Destaque para os personagens... Jeremy e Lizzy são fantásticos por diversos motivos, um deles é se comportarem de acordo com idade que possuem. Já li várias obras que as crianças pareciam tudo, menos crianças. Já aqui é diferente, todas as atitudes, falas... pensamentos... tudo é perfeitamente adequado e encantador. 

Outro grande ponto positivo é as mensagens... está longe de ser um livro vazio. Em cada capítulo você aprende alguma coisa e tem algum significado. Uma linda história de amor... (afinal, existe amor maior que pais e filhos?) que mostra a importância dos momentos, em valorizar as pessoas que estão ao seu lado e apreciar as coisas simples. 

Jeremy irá fazer você sorrir com sua personalidade nerd, chorar nos momentos mais difíceis em que tudo parece estar dando errado e vibrar com cada nova descoberta. Este é um livro que eu recomendo para todos que desejam uma experiência maravilhosa.

“- Talvez algumas coisas não sejam feitas para serem entendidas. Talvez só tenham que ser aceitas.”

13 comentários:

  1. Achei a ideia desse livro sensacional, e em especial por você ter falado que aqui as crianças são "crianças" porque também estou cansada de ler livros onde as crianças adultizaram demais e perde-se a imaturidade e inocência que deixa a leitura divertida, eles parecem meio robotizados!

    ResponderExcluir
  2. Já comecei a amar o livro pela capa, é muito linda!! Eu também amo infanto, sou uma eterna criança kkk Amei a premissa do livro, parece incrivel! Já estou morrendo de curiosidade para saber o que se esconde nessa caixa, e esse Sr. Oswald é um velhinho? Porque se for, vou amar ainda mais! E você tem razão, não há amor maior do que entre pais e filhos, e na verdade, sempre me emociono com livros que envolve essas relações. Sei que se eu ler, vou chorar. Quem se oferece pra me presentear com ele? kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Karol!

    Não conhecia o livro mais fiquei tocada com sua resenha!
    Tbm gosto muito de livros juvenis e quando eles tem conteúdo é melhor ainda!

    Parabéns pela resenha! Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. ain que capa linda, só a capa já me fez querer ler o livro, ao ler sua descrição fiquei com mais vontade ainda de querer ler ele, a historia parece ser muito boa e os trechos que você destacou são simplesmente realistas, transmitem o que acontece mesmo na vida real. Adorei.

    ResponderExcluir
  5. Pela resenha eu iria gosta da leitura, deve ser bem interessante esse livro!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Karol, tudo bem?
    não me recordo de conhecer este livro, mas ao ler sua resenha, me lembrava vagamente de um filme que assisti muitos anos atrás. ele tem adaptação?
    parece ser uma história linda, e coitado do garoto né =S
    vou dar uma pesquisada, para ver se este filme que estou pensando é o mesmo da trama deste livro :P

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto a capa, mas nunca imaginei que a história se tratava disso. Fiquei bastante curiosa pela leitura, realmente não tem amor maior do que o de pais e filhos. Adoro quando abordam isso nos livros, acho que iria gostar de imediato. Espero ter oportunidade de fazê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  8. Como assim o amigo do pai de Jeremy perdeu a chave? Quero saber o sentido da vida dele(fiquei curiosa) e o livro parece ser uma ótima aventura e o fato de ser infanto juvenil me surpreendeu.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Karol.
    Esse livro realmente parece fantástico. A busca pela chave que irá desvendar os mistérios da caixa do seu pai.
    Juvenis em que os personagens adolescentes são realmente adolescentes são tão difíceis de se encontrar. Que bom que nesse livro as atitudes dos adolescentes são condizentes coma sua idade.

    ResponderExcluir
  10. A sinopse já me chamou atenção. O livro parece ser muito bom. Gostei da capa também.
    Gosto de livros que passem alguma mensagem. E gostei da maneira que descreveu, parece um livro com conteúdo e muito agradável.
    Bela resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu não leio livros infanto juvenis, mas este parece ter um enrodo muito bom e como você mesma cita ele tem uma historia não é fazia, E livros infanto juvenil com personagens adolescentes com cabeças adultas esta cheio por ai..uma pena, mas fico feliz em saber que esta autora não se perde ao que se propos, não vou ler, mas deve ser uma boa leitura pra quem curte o genero,
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, mas admito que o que me vai fazer ler esse livro vai ser a curiosidade para saber o que tem dentro da caixa, nossa você não deu nenhuma pista sobre o que poderia ter lá dentro rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Adoraria encontra uma caixa asssim deve ser.maravilhoso e s é m duvidas quero ler wste livro pois achei interessante

    ResponderExcluir