Livros #115 - O Eco do Machado

Título: O Eco do Machado
Editora: Dracaena
Autor: Fábio Mota
Número de páginas: 214
Sinopse: Em Brasília, um assassino acaba de extirpar os testículos de mais um padre, fazendo sua terceira vítima. Para chegar até o assassino, o experiente delegado da Polícia Federal, Diego Padavona, espera poder contar com a ajuda do professor doutor Kérson Kunt, especialista em História Medieval, e tio do primeiro suspeito. Para isso, Padavona viaja até a cidade do Rio de Janeiro para se encontrar com o excêntrico Dr. Kérson, com quem o sobrinho Rangel passou a morar depois que uma tragédia acometera a família Kunt, seis anos atrás. As palavras do Dr. Kunt, no entanto, não parecem dignas de confiança.Suas dicas sobre a personalidade do sobrinho são enigmáticas e só fazem aumentar o suspense; segui-las, pode não ser o melhor caminho a tomar. Mais uma vez Diego Padavona se vê diante de um assassino em série, mas desta vez restam poucas informações ao delegado, que terá de desvendar o mistério e encontrar o assassino o mais rápido possível, antes que mais um padre apareça morto.


Fábio Mota iniciou o curso de matemática na UFSC, em 2005, mas largou quatro períodos depois. Influenciado por Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Gonçalves Dias..., Fábio Mota começou escrevendo poesias. Depois Wilde, Kafka e Stevenson o fizeram querer escrever histórias mais longas. Seu primeiro livro publicado, foi intitulado “Ao Encontro de Nietzsche”, um romance de ficção, baseado na vida e na obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

Assassinatos terríveis estão chocando a polícia de Brasília. Padres estão sendo mortos e ao que tudo indica, pela mesma pessoa. Para tentar solucionar este caso, o delegado Diego Padavona procura por pistas, qualquer coisa que o possa levar ao assassino. Após descobrir que todas as vítimas foram acusadas de pedofilia no passado, o melhor era procurar por alguém que tenha sofrido de abusos por algum destes padres.

Seguindo as pistas, sua melhor chance é contar com a ajuda do Dr. Kérson Kunt, já que seu sobrinho Rangel (vítima de pedofilia) se torna o principal suspeito. O que já era um caso difícil, se torna ainda mais complicado ao abordar tantas questões psicológicas. Com personagens bem trabalhados e um crime que fará com que todos os leitores se sintam parte da Polícia Federal, O Eco do Machado promete agradar não somente aos fãs do gênero, mas todos que apreciam uma boa escrita e personagens envolventes.

"Padavona sabia que estava descendo ao fundo de um poço escuro, era um terreno desconhecido, sentia-se afundando pouco a pouco, mas quem quer vencer não pode ter medo de enfrentar o desconhecido, ele pensou."

Gosto bastante do gênero, e fui surpreendida com essa leitura. Por ser um livro fino não esperava um caso tão detalhado, e para a minha felicidade, um nacional com muita qualidade. Gostei bastante da escrita do autor e a maneira como o desenvolvimento do caso é feito. Claro que existem pontos negativos para mim, como podem perceber pela nota não ter sido máxima. Uma das coisas que me incomodou foi o relacionamento de Diego e Júlia, sua namorada. 

Júlia sofre de esquizofrenia, e existem algumas partes do livro que mostram como Diego se sentia, o que acho interessante, mas senti falta de mais cenas do casal, ao invés das lamentações do personagem. São poucas partes que falam sobre a vida de ambos, a saúde de Júlia e como Diego estava conseguindo conciliar a vida de casado com uma pessoa que precisa de cuidados com o trabalho. 

O fato do autor sempre usar os nomes completos dos personagens também me incomodou um pouco. O uso de pronomes é essencial para tornar a leitura mais agradável. Tirando isso, o livro não me decepcionou, como citei, me agradou bastante. A editora fez um ótimo trabalho e espero ler outras obras do autor. Indico, com certeza! 

"Adivinhar era impossível, Padavona sabia. Nos outros casos sempre ficava alguma impressão digital, uma pista no local do crime ou alguém dava com a língua nos dentes. Desta vez nem nada nem ninguém estava ajudando."

15 comentários:

  1. não conhecia o livro ainda, mas sou super fã deste tipo de trama, e este ai parece ser ótmo!!!
    fiquei curiosa para saber se as pistas que o personagem está segundo o levaram para o caminho certo ;~~

    ResponderExcluir
  2. Oi Karol!

    Não conhecia o autor nem o livro, mas gostei da resenha e da capa!
    Adoro os nacionais sabia? Ainda mais qdo se passa em uma cidade que conheço... Muito legal mesmo!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha visto nada a respeito desse livro, mas tem um enredo bacana. Pena que o autor pecou em certas coisas. Principalmente no que diz respeito sobre o casal Júlia e Diego, não é porque ela tem essa síndrome que deixa de ser interessante. Não curti o fato do personagem só se lamentar por causa disso. Mas no mais, fiquei bem curiosa pela leitura.

    ResponderExcluir
  4. Poxa flor eu vi a capa e achei que nem era Nacional, que capa linda. Eu sou alucinada por capas e sinopses interessantes, além do que estou envolvida até a tampa com leitura de livros nacionais! Adoro!!! Mas eles tem de me prender do começo ao fim... Esse eu fiquei bem curiosa, e quero ler sim!

    ResponderExcluir
  5. Livros policiais de autores brasileiros geralmente me agradam. Nunca li nada desse autor, mas pela pequena biografia que vc fez dele, fiquei interessante em conhecer seu estilo de escrita. Suas influências são muito interessantes, e acho que tudo isso junto pode formar um bom autor. Não li o livro, mas, sobre seu comentário do casal, será que a intenção do autor não era mesmo manter o foco da narrativa no mistério, e não no romance? Não sei, foi isso que me pareceu ao ler a resenha, mas acho que vou ter que ler o livro para ter minha própria opinião, rs.
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por romances policiais e já estava interessada pelo livro quando li a sinopse, fiquei mais ainda quando terminei de ler a resenha. Achei a ideia do enredo muito interessante, padres pedófilos? Demais! Achei a capa muito linda, também! Um show!! Orgulho da literatura nacional!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nunca havia ouvido falar sobre este autor e fiquei contente por ser um autor nacional.Gostei do tema,apesar de ser um tanto espinhoso o tema pedofilia,mas parece ser um suspense muito bom.Confesso que em suspenses a ausência ou poucas aparições de um casal nao me incomodam.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Karol.
    Não conhecia o livro, mas achei a trama bem interessante. Aborda temas polêmicos como a pedofilia e o envolvimento de padres (infelizmente algo "comum" nos dias de hoje).
    Tratar os personagens pelo nome completo é um pouco estranho... parece um pouco formal demais.
    De qualquer forma, fiquei interessada em ler o livro, ainda mais sendo um nacional =)

    ResponderExcluir
  9. Olá querida...Sempre bacana ler uma resenha de um autor nacional ( que ainda não conhecia) e perceber que sua historia é super intrigante e com certeza entrou para a lista de desejados, pois sou uma super fã do gênero e esta historia me deixou ainda mais interessada por falar na esquizofrenia.
    Beijos e ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  10. Meu deus que perfeito que é esse livro, além da capa ser linda e do estilo que gosto, o livro envolve crimes e suspense, o que me faz gostar mais ainda dele. Pense numa pessoa que gosta de livros neste estilo, essa pessoa sou eu, amo de coração livros assim me envolvo demais nestes tipos de livros. Ta anotado o nome do livro, e já esta decretado VOU TER QUE COMPRAR ELE.
    Ao ler a sinopse já fui me apaixonado por ele, e quando você começou a falar um pouco mais e dar a sua opinião me apaixonei mais e mais.
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu não conhecia este autor ainda e ele parece ser um bom escritor pela sua resenha.
    Uma pena o autor não ter desenvolvido mais sobre o casal, e não ter dado mais enfase a doença da esposa do protagonista. Mas parece que nem a falta disso atrapalha na leitura, fiquei curiosa pelo livro, quem sabe eu esbarre com ele em uma livraria e acabe trazendo para casa, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Adoro esse tipo de leitura, eu não conhecia o autor acredita?!
    Estou curiosa para ler, vou vê se acho por aqui esse livro.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oiii..
    Ainda não tinha ouvido falar do livro. Parece ser sinistro..rs
    Mas ultimamente tenho lido mais livros com assassinatos. Até gostei da sinopse. E com a recomendação fica ainda mais interessante.
    Só não gosto quando o autor usa toda vez o nome inteiro do personagem. Uma vez ou duas, até tres ta bom né..rs Não o livro inteiro..hehe

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Bem como já disse varias vezes, gêneros assim eu prefiro como filmes, mas eu gostei muito da sua resenha, mas isso de o autor usar os nomes completos dos personagens me deixou meio indecisa sobre o livro mas por ser um livro pequeno e pela ótima resenha eu vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
  15. Achei o livro interessante . Alem de otima historia e com otima capa sem duvidas quero muito de ler e ver quem e proxina vitima

    ResponderExcluir