Livros #111 - Flash Forward


Título: Flash Forward
Editora: Galera Record
Autor: Robert J. Sawyer
Número de páginas: 382
Sinopse: O que faria se tivesse um vislumbre trágico do seu próprio futuro? Tentaria mudar as coisas, ou aceitaria que o futuro é imutável? Em Flashforward - Presságio do Futuro, é iniciada uma experiência científica que conduz ao inesperado: o mundo inteiro cai inconsciente por instantes e todas as mentes são projectadas vinte anos no futuro. Quando a humanidade desperta, o caos impera por todo o lado: carros arruinados, cirurgias falhadas, quedas, destruição em massa e um elevado número de mortes. Mas esse é apenas o início. Passado o choque das visões, cada indivíduo tenta desesperadamente evitar ou assegurar o seu próprio futuro vislumbrado…





Robert J. Sawyer é um escritor canadense de ficção científica. Com mais de vinte livros publicados, já foi vencedor do Nebula Award (1995), Hugo Award (2003) e o John W. Campbell Memorial Award (2006), sendo o único escritor canadense - e um dos 7 no mundo - a ganhar os três maiores prêmios de ficção científica.

Em 2009, um grupo de cientistas do CERN - um dos maiores laboratórios de física do mundo - realizam um experimento com o objetivo de recriar altos níveis de energia, o Bóson de Higgs. Mas o que era para ser uma escalada em busca de um prêmio Nobel, se tornou em um desastre. Esta experiência fez com que todo mundo tivesse visões do futuro, alguns gostaram do que viram, outros odiaram e ainda existem aqueles que não tiveram nenhuma visão. Ou seja, estariam mortos.

“Os criacionistas dizem que os cientistas não sabem do que estão falando, e eles têm razão; metade do tempo, nós não sabemos. Nós abrimos a boca cedo demais, sempre em tentativas desesperadas de virar a autoridade suprema, de ganhar crédito. Mas cada vez que nós erramos... cada vez que dizemos ter feito uma descoberta revolucionária na busca pela cura do câncer ou que resolvemos um mistério fundamental do universo e depois voltamos atrás uma semana ou um ano depois dizendo “ooopa, estávamos errados, não verificamos os fatos, não sabíamos do que estávamos falando...”, cada vez que isso acontece, damos crédito aos astrólogos, aos charlatães, aos malucos completos.”

Tudo isso causou um desespero na população. De princípio ninguém sabia o que tinha acontecido e o que causou. O fato de que o futuro visto seria imutável de acordo com as explicações de Lloyd Simcoe, um dos cientistas do experimento, aterrorizou muita gente. Afinal, não teríamos como mudar nosso futuro? Escolher caminhos diferentes? Lloyd estava noivo de Michiko, também cientista, porém em sua visão estaria casado com outra mulher. O amor que sentia por ela não era tão grande assim? Nada poderia mudar isso?

Seu colega Theo Procopides não teve visão alguma, e descobre que será assassinado. Não poderia mudar isso? Ou sua morte seria inevitável? E assim o livro se desenvolve. Lloyd com a dúvida se deveria ou não se casar com Michiko, a mesma tentando provar que aquele futuro não precisa acontecer, que nós temos livre arbítrio. Theo tentando obter todas as informações sobre seu assassinato e se poderia evitar.

Um mundo tentando voltar a rotina depois de tais acontecimento, afinal... o que aconteceria se tudo parasse por quase 3 minutos? Operações interrompidas, acidentes de carro, mortes e muitas outras tragédias. O autor cria personagens, cenários... tudo para que o leitor saiba de todos os acontecimento como se estivesse presente. Um livro envolvente e intenso, que todo fã de ficção científica deveria ler.

Flash Forward não foi uma leitura ruim, longe disso. Apenas esperava mais. Uma das coisas que mais me incomodaram foi o fato do autor não explorar muito o evento em si. Por exemplo... imagina o mundo com um vírus e todos virando zumbis, você não gostaria de ler sobre as pessoas em fuga, se escondendo, lutando pela sobrevivência? Mas ao invés disso lê apenas sobre como o vírus surgiu, o que ele é, como combater, teria uma cura? Todas as cenas passando em laboratórios e as pessoas que entendem do assunto falando em termos científicos sobre os zumbis. Nada de ação, aventura.... nada.

"Desligue-se a consciência de toda a raça humana por dois minutos e, então, qual seria o número de mortes?"

Foi assim que me senti lendo Flash Forward. O mundo parou por quase 3 minutos... imagina o caos? Aviões caindo, carros batendo, nascimentos interrompidos... um terror total. E eu queria ler mais sobre isso, seria muito legal explorar o mundo nesse momento. Imagina quanta coisa o autor poderia ter feito com todo esse conteúdo? E 90% do livro é falando sobre o experimento, explicando teorias, diálogos entre cientistas... 

Tirando isso, foi uma ótima leitura. Personagens ótimos, ótima escrita e uma trama que me envolveu bastante. Um gênero que não estou acostumada a ler muito e que gostei bastante, procurarei mais livros de ficção científica para ler futuramente, com certeza. Não sei se a maioria é assim, como eu citei, com pouca ação e muita explicação, de tudo... tudo mesmo. Já assisti alguns capítulos da série quando lançou, mas preciso rever, pois acredito que é completamente diferente do livro, não me lembro de Michiko na série, por exemplo.

Indico para todos os fãs do gênero e para quem não é fã também.. recomendo que leiam para se aventurar e conhecer, podem se surpreender. O conteúdo é ótimo e a editora fez um trabalho fantástico! 

23 comentários:

  1. Oi Karol!

    Não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha, pena que deixou a desejar... Tbm nunca li nada sobre ficção cientifica, fiquei curiosa! rsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Karol,

    Olha, pela resenha, nao curti muito o livro não. Adoro livro sobre zumbis, mas, só que foca só neles ou na fuga para não ser comido por eles. Não gosto muito de ficção cientifica, talvez por isso. Esse lance de ver ou não o futuro, de poder mudar ou não isso, não me atraiu. Ah, e lógico, concordo com vc, o autor poderia ter enriquecido de detalhes.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei toda arrepiada com esse enredo! Sou apaixonada por ficção cientifica, mas não leio muito livros contemporâneos sobre o tema. Não conheço esse autor, mas ele parece maravilhoso! Louca para conhecer essa obra!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossaaa, no início da resenha, já tava quase correndo pra adicionar esse livro aos meus desejados.. mas depois de ler que quase não tem aventura desanimei um pouco!
    adoro este tipo de livro, mas tem q ter ação poxa!!! as partes técnicas são importantes, mas não prendem a gente tanto assim!
    acho que esse eu deixarei passar! rs

    ResponderExcluir
  5. Nossa é de arrepiar esse livro, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  6. Nossa. Muita emoção nesse livro. A história me deixou bastante curiosa e o tema me conquistou de cara. Esse negócio de vislumbrar o futuro... muito assustador. Principalmente vendo o fim trágico dele ou o que vai acontecer com todos. Com certeza vou adorar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Já vi que a emoção do que ainda pode acontecer irá deixar-nos ansiosos para ler esse livro!

    ResponderExcluir
  8. Já tinha lido uma resenha sobre esse livro, mas não entendi muita coisa, já a sua estar muito mas explicado, só que ainda não fiquei interessada pelo livro e por isso não pretendo lê-o. Mas eu gostei de sabe que ele é uma série e pretendo da uma olhada.

    ResponderExcluir
  9. Nossa adorei,, quero muito ler, demais com essa resenha so aumentou minha vontade, achei muito bom, bom naum otimo!!!

    ResponderExcluir
  10. Bela resenha, apesar de eu não conhecer o livro... mas eu gostei, quem sabe eu o leia em um futuro não tão distante?

    ResponderExcluir
  11. A Sinopse me deixou com bastante vontade de lê-lo, mas não tem muita ação? hm... ok, ainda assim lerei algum dia, pois a trama em si me chamou atenção.
    Tem série? não sabia disso também. enfim, gostei da resenha bem trabalhada.

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito de livros sensacionalistas e que falam sobre o futuro. Acredito que te fazem ter uma visão diferente de cada acontecimento seu a partir daquele presente que vc está vivendo. \com certeza esse livro entrará pra lista dos meus futuros livros comprados haha

    ResponderExcluir
  13. Quero ler esse livro, pois adoro ficção científica e fiquei muito interessada sobre essas visões do futuro.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da resenha e confesso que não conhecia o livro. Achei bem interessante e pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas depois da sua resenha vou correr pra comprar !

    ResponderExcluir
  16. Nossa, esse livro parece ser bem interessante...só fico imaginando o caos que deve ter sido com o sumiço das pessoa...Vou querer com certeza..Sua resenha ficou excelente, muito bem elaborada e me dexou com vontade de ler o livro (o que achho super importante.)

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Amo livros desse tipo porque nos faz ter uma nova perspectiva de vida e nos leva a questionar coisas, tanto quanto a valorizar coisas porque não sabemos o dia de amanhã

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros assim *0* A capa não me atraiu tanto, mas com uma resenha dessa só me deu vontade de ler... Adoro livros de caos e destruição :v

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que chato que o livro não superou as expectativas! Achei a proposta muito interessante, a morte e a previsibilidade dela são assuntos muito polêmicos. A questão é bem difícil, achamos que queremos saber do futuro para aproveitar melhor o presente... Mas será que é realmente assim?

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Fiquei morrendo de vontade de ler! Parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  21. Eu não iria querer ver meu futuro não, e se eu visse não iria mudar ~eu acho. Gostei da história e o que ela quer passar. É uma distopia?
    anagata279@hotmail.com

    ResponderExcluir