Livros #106 - Querido Diário


Título: Querido Diário
Editora: Companhia Editora Nacional
Autor: Christina Kibourne
Número de páginas: 210
Sinopse: Maxine e sua melhor amiga Leah se divertiam conversando com garotos na internet. Suas outras amigas invejavam seus novos relacionamentos, enquanto seus pais ignoravam todas as mensagens de amor que iam e vinham. E daí se Max e Leah mentiram quanto à idade e ao local onde moravam? Era só na internet... só por diversão.
Mas, quando Leah desapareceu, Max percebeu que não eram só elas que contavam mentiras na internet. Através de anotações em seu diário, Max conta o desespero de perder Leah e seu esforço para seguir em frente depois de tudo que aconteceu.


Christina Kibourne nasceu em Ontário, no Canadá, e passou a infância e adolescência em Muskoka, uma estância próxima a Toronto. Formada em Literatura Inglesa e Antropologia e com mestrado em Escrita Criativa e Literatura, Christina viajou por toda a África, México, América Central, América do Sul, Austrália, além de viver dois anos na Nova Zelândia. Já trabalhou na redação de vários jornais, revistas e sites. Ela escreve ficção adulta e juvenil, e teve seus livros traduzidos para o esloveno, português e ucraniano. Atualmente, vive com o marido e dois filhos perto de Bracebridge, no Canadá.

Querido diário apresenta Maxine, uma garota que poderia ser como qualquer outra, se não fosse pelo fato de sua melhor amiga estar desaparecida e sofrer constantemente com isso. Sua única forma de conversar sobre tudo isso? Um diário. Tudo aconteceu muito rápido... Maxine e Leah brincavam na internet e logo começaram a se interessar por fóruns de artistas que gostavam, conhecer pessoas com os mesmos gostos e interagir com usuários de outros lugares.

"Querido Diário, Quando cheguei em casa depois da escola, na segunda-feira seguinte ao jogo de futebol, mamãe estava chorando. Dava para ver que ela tentava se controlar, mas seus olhos estavam inchados e vermelhos, e o nariz assado de tanto assoar. Ela tinha saído mais cedo do trabalho e pegara Gus e Molly na creche. Fiquei surpresa de encontrá-los em casa tão cedo, porque normalmente só chegam pouco antes do jantar... Aquilo estava realmente assustador, e eu nunca vou me esquecer de como me senti quando meu mundo todo desabou em dois minutos..."

Foi em um fórum que as duas conheceram um garoto, e se interessaram. Com um trato, as duas respondiam e fingiam ser a mesma pessoa. Mas logo isso foi mudando e Max respondia sozinha o garoto e se apaixonava cada vez mais... já Leah, informava que tinha conhecido outro rapaz. Os dias passavam e Leah ficava mais distante e fria... e um certo dia, ela desapareceu.

A única pista agora era Max, que poderia ter informações importantes sobre a vida de sua melhor amiga e tentar descobrir quem era o garoto que Leah conversava e ajudar de todas as maneiras possíveis a polícia, para encontrar sua amiga. Através do diário conhecemos sua rotina, sentimentos, pensamentos... a autora faz com que a personagem cative o leitor e se torne mais real com essa interação. Com mensagens importantes para os pais, crianças e adolescentes, mostra como a internet pode ser perigosa se não for usada corretamente.

Esta é uma leitura rápida e envolvente, com certeza me surpreendeu. Um assunto sério e que a autora soube aproveitar de forma criativa. Acredito que, apesar da modernidade dos dias de hoje, a internet ainda é um perigo muito grande para várias crianças e os pais precisam tomar mais cuidado com isso. 

"Eu achava que não restavam mais lágrimas em mim, que tinha chorado todas durante o verão, mas de repente eu não consegui me conter... As lágrimas simplesmente apareceram, e continuaram correndo, mesmo quando eu tentei parar."

Gostei bastante das personagens... senti falta de alguns detalhes, mas nada que tenha interferido na leitura. A editora fez um trabalho fantástico... e a escrita da autora merece destaque. Um livro com conteúdo e com um enredo que faz com que o leitor não largue o livro até a última página. Recomendo!

18 comentários:

  1. Oi Karolyne, tudo bem?

    Esse é realmente um assunto sério que merece destaque na literatura sempre, não é verdade? Ainda mais hoje, quando a internet está praticamente no mundo todo e está chegando a lugares remotos que precisam de conexão. Vale a pena ler, com certeza.

    Abraços! Blog Saphiy

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    não conhecia o livro, mas parece trazer uma história ótima, e com uma trama bem atual né...
    adorei a resenha, e fiquei curiosa para conhecer a trama! *.*

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro
    Mais com certeza esse é um livro muito importante pra se dar ao adolescente
    Fica a dica aos pais além de uma ótima trama ajuda a eles se abrirem ;)

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro. É um assunto bastante sério mesmo e bem atual, me interessei.

    ResponderExcluir
  5. Oi Karol!

    Não conhecia o livro, mas fiquei interessada, parece ser uma leitura tensa!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sinopse do livro,não é do meu gênero preferido,mas me chamou muita atenção. Estou muito curiosa pra saber o que ocorre na história.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. A estória me parece ser boa e bem intensa. Esse negócio de amizades e namoros por internet, realmente é perigoso. Principalmente quando não conhecemos a pessoa do outro lado que conversa conosco. Fiquei curiosa e hostaria muito de ler este livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Caraca, que tenso! Parece ser incrível e traz a tona um dos perigos da internet, que muita gente tampa os olhos e não liga, até acontecer com um familiar, amigo ou até com a própria pessoa. Gostei muito e vou procurá-lo aqui na livraria do meu bairro.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Karolyne
    Gostei muito da sua resenha. Esse livro trata de um assunto super interessante, o perigo da internet. Fiquei super curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante da premissa... hoje mesmo eu estava conversando com uma amigo sobre esse assunto... os perigos da internet, principalmente com as crianças que estão cada dia mais independentes.

    ResponderExcluir
  11. Realmente um assunto sério, atual, perigoso e que merece muito destaque. Gostei da resenha, já anotei o livro, gostei muito do tema e vou lê-lo com certeza.
    Bjs
    inspiration-tatis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. É um tema muito importante, falar sobre os perigos da internet na nossa geração é de total necessidade, precisamos alertar principalmente nossas crianças de que o que há atrás da tela de um computador pode ser um mistério e um perigo. Deve ser um livro fascinante.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro, e já lendo a sinopse me interessei.
    Depois de ler sua resenha meu interesse só aumentou, me parece ser um livro bem intenso e recheado de sentimentos.
    Com certeza vou querer lê-lo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Sei lá, gostei bastante do enredo do livro, mas tem alguma coisa que faz com que eu não queira ler.

    ResponderExcluir
  15. Nossa gostei bastante da sinopse e principalmente da sua resenha, gostei muito to tipo de livro que você trouce, o tema é muito bom, mostra como os pais devem se preocupar com os filhos mesmo na internet, é um assunto muito serio, e ao mesmo tempo muito bom para um livro. Gostei principalmente dos trechos do livro que você colocou na resenha isso só me deixou mas curiosa sobre o livro.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu não tinha ouvido falar desse livro antes, mas ele me parece ser muito bom, eu sou daquelas curiosas sabe, então ele tem tudo para me agradar, simplesmente me apaixonei pelo enredo do livro, e realmente pelo visto a editora fez um ótimo trabalho, pretendo ler ele.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Nao conhecia o livro, mas agora, atraves da sua resenha, acho que é um livro que todo pai e mae deviam comprar para os filhos. O perigo da internet bate a nossa porta. Tenho dois filhos, queentram no face para jogar aqueles joguinhos viciantes de la, mas eu monitoro tudinho. Por enquanto é facil, eles tem só 7 e 10 anos. Fiquei super curiosa para saber o desenrolar do livro.

    ResponderExcluir
  18. Oi Karol,

    Aparentemente é um livro bem forte. A temática dele é muito importante para que todos tenham consciência que a internet é extremamente útil atualmente, porém, tem muitos perigos que a permeiam!
    Fiquei curiosa pelo livro, quero muito ler e saber o desenrolar da história. E pelo jeito é bem rapidinho de ler, só 200 páginas!
    Não conhecia esse título, entrou para a wishlist!

    Beijos xD
    @carol_ordonha

    ResponderExcluir