Filmes #41 - Divergente


Divergente : PosterTítulo: Divergente
Título Original: Divergent
Gênero: Ficção científica, Ação, Romance
Elenco: Shailene Woodley, Theo James Kate Winslet
Direção: Neil Burger
Sinopse: Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.




A adaptação cinematográfica do bestseller Divergente (leia a resenha para não ficar muito perdido) estreou na última semana nos cinemas brasileiros e já conta com mais de 500 mil pessoas que assistiram-no no pequeno intervalo de cinco dias. A sua estreia ultrapassou até mesmo a de Jogos Vorazes e não é por acaso.

A história distópica criada por Veronica Roth passa-se em uma Chicago futurista que é isolada de todo o resto do mundo após uma guerra e a sociedade é dividida em quatro facções: Audácia, Abnegação, Amizade, Franqueza e Erudição. Acompanha as escolhas de Tris Prior após deixar sua família, da facção da Abnegação, e transferir-se para a facção da Audácia. Além de ter que lidar com o processo de iniciação, Tris também precisa preocupar-se em manter a si própria fora de perigo ao esconder de todos, principalmente do governo de sua sociedade, que é divergente.

A adaptação do roteiro ficou por conta de Evan Daugherty (Temporada de Caça) e Vanessa Taylor (Game of Thrones) enquanto que a direção ficou nas mãos de Neil Burger (Sem Limites) e com participação de Roth na coprodução.

O elenco do longa também contou com grandes nomes (como vocês podem ver nesse post), mas o destaque deve-se inteiramente a Shailene Woodley que arrasou em todas as suas cenas. A garota conseguia cativar com sua interpretação e deu vida à uma Tris perfeita. Suas expressões e movimentos transpareceram em todos os momentos a personagem que aqueles que leram os livros já conheciam. Shailene realmente fez por merecer o papel.

Um pouco de atenção também para o Theo James que representou o Quatro muito bem. O ator lembra muito o personagem e a química que era tão necessária entre ele e Shailene está muito presente e, portanto, conseguiram apresentar um trabalho muito legal juntos.


No quesito figurino não havia muito o que se fazer já que cada facção possui um "uniforme" próprio, mas a produção conseguiu compensar com a produção dos cenários. Apesar de o enredo de Divergente apresentar um cenário mais simples, com paisagens cruas e metódicas que valorizam a praticidade, o filme conseguiu representá-las extremamente bem e seguindo razoavelmente as descrições do livro o que faz com que um sentimento de reconhecimento florescer em diversas cenas.

A trama ainda consegue abordar de forma sutil, assim como no livro, muitos assuntos interessantes do ponto de vista filosófico e sociólogo, como as falsas ideias de liberdade e escolha que a maioria acha que tem, os preconceitos à grupos que não sejam aquilo que é esperado pela sociedade, a falta absoluta de individualismo, o processo de militarização de jovens que, para atingir meios governamentais egoístas, parece desejar transformar todos em robôs sem o minimo de opinião própria... Ou seja, quem souber observar as nuances e sutilezas durante o longa conseguirá ter uma visão muito ampla da ideologia por trás da história.


Repleto de tensões e reviravoltas, Divergente foi uma das adaptações mais fieis que já estreou no cinema nos últimos tempos. É possível observar várias cenas com o pensamento: "foi assim mesmo que aconteceu no livro". Também conta com cenas maravilhosas de ação que faz com que o ritmo do filme seja extremamente agradável e faz com que se deseje assistir tudo de novo. Isso é o que se pode chamar de adaptação, afinal parece que os roteiristas e o diretor realmente leram o livro e se comprometeram com a história. Corre para o cinema mais próximo sem medo porque vale super a pena.

Trailer

13 comentários:

  1. Ainda não vi o filme e nem li o livro, mas estou pensando seriamente em ver o filme primeiro, pois assim não me decepcionou.

    ResponderExcluir
  2. Você falou tudo o que eu senti e achei sobre Divergente. O filme está incrível e valeu toda essa espera pela adaptação. Também achei que foi bem fiel ao livro e todos os efeitos, o cenário... sem palavras!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabby!!!!

    Filme perfeito neh? Eu me surpreendi! Só senti falta de algumas cenas que queria muito ver, e alguns personagens secundários que mereciam um destaque maior, fora isso, pra mim ficou perfeito! Shailene soube interpretar Tris de uma forma surpreendente! perfeita!!!! E o Theo? Ha..... viajei no meu lindo Quatro! Maravilhoso! Simples assim!

    Adorei sua crítica! bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu comentário sobre o filme, agora com certeza eu vou corre pro cinema sem medo nenhum, ater porque é muito difícil acha um filme que seja 100% igual ao livro.

    ResponderExcluir
  5. Se eu conseguir pretendo ir quinta que vem ao cinema <3 não posso deixar de assistir essa beleza nao haha

    ResponderExcluir
  6. Ainda não vi o filme, quero ler o livro primeiro. Mas estou morrendo de vontade, já ouvi falar tanto e tão bem.
    A resenha ficou ótima, me deixou mais curiosa ainda. Acho ótimo o filme se idêntico ao livro.

    ResponderExcluir
  7. Oiiiii,
    ganhei os ingressos numa promoção e estou esperando chegar para assistir!
    Já comprei meu livro mas ainda não consegui ler!
    Estou tão ansiosa!
    Foi legal ler que você gostou da atuação da Shay... Muita gente disse que achou que ela fez uma Triss muito saltitante.. quando na verdade ela era mais contida...
    Sei lá, ainda não li... hahaha

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  8. Ai meu, to MORRENDO de vontade de ver esse filme. Esse post me deixou muito feliz, porque é muito insatisfatório você ver uma adaptação de um livro que gosta e o filme ser muito diferente, dá um desanimo... Mas pelo jeito com divergente não será assim, o que é uma coisa muito boa *-* Estou mais ansiosa ainda para ver o filme, tenho que arranjar um tempinho logoo.
    Bjs

    inspiration-tatis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. to louca pra ver o filmeeeeee!! mas tenho muito medo de me decepcionar!! minha cidade e pequena, e nem sei ainda se vai passar aqui :\\ talvez nem chegue!! chateadíssima :\\

    ResponderExcluir
  10. Ainda não assisti o filme, pois pretendo ler os livros primeiro e gostei muito das críticas que você fez, fiquei com mais vontade ainda de assistir e ler. Muito bom saber que o filme foi fiel ao livro, as cenas de ação parecem ser mesmo muito bem trabalhadas. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  11. nunca li nenhum livro da série e estou querendo muuuito ler antes de ver o filme.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  12. Estava super apreensiva pra assistir esse filme temendo me decepcionar. Mas aconteceu exatamente o oposto! E eu tive que conferir o filme dublado e legendado e, para a minha surpresa, até a dublagem me surpreendeu, pois eu gostei.
    O roteiro foi fiel, a atuação dos atores foi impecável e as sequências perfeitas. E a Roth aparecendo no filme? Sim! Naquela cena que está no segundo gif, assim que eles abrem a porta do telhado.
    Enfim, adorei o filme e super valeu a pena a espera.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas não vejo a hora de ler para depois conferir o filme. Só tenho lido elogios!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir