Variedades #39 - J.R.R. Tolkien


Você sabia que existe um dia especial para ler Tolkien?

Esse dia é hoje! Essa é uma iniciativa que começou em 2003 pela sociedade Tolkien Inglesa (que passou a ser internacional), a famosa TOLKIEN SOCIETY. Desde então esse grupo de fãs convida a todos os outros grupos de diversos países a lerem a obra de Tolkien nesse dia.

Você não precisa ler uma obra completa! Nós te convidamos a escolher sua passagem preferida e compartilhar com a gente!

O dia 25 de Março foi escolhido por que foi justamente nessa data que ocorreu a derrota de Sauron e o fim da Guerra do Anel nas histórias de O Senhor dos Anéis. É o início da quarta era, o início de dominação dos homens na terra. É um marco histórico dentro da ficção tolkieniana. Nessa data também foram fundadas e criadas várias homenagens ao professor Tolkien.

Quem foi J.R.R. Tolkien:

John Ronald Reuel Tolkien, (3 janeiro 1892 – 2 de Setembro de 1973)

Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul, e, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver em Inglaterra, terra natal de seus pais, tendo naturalizado-se britânico. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter.

Foi escritor, poeta, filólogo e professor universitário, mais conhecido como o autor do clássico das obras O Hobbit , O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, o que lhe serviu de inspiração para as batalhas que descreve em seus livros e onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário", complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das suas mundialmente famosas obras como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, esta última, sua maior paixão, postumamente publicada, que é considerada a sua principal obra, embora não a mais famosa.

Tolkien foi amigo íntimo de C.S. Lewis, autor de “As Crônicas de Nárnia” durante décadas, até a morte de Lewis (em 1963, aos 64 anos, quase dez anos antes da morte do próprio Tolkien), e essa amizade foi explorada no livro O Dom da Amizade: Tolkien e C. S. Lewis.
De fato, O Senhor dos Anéis provavelmente não existiria sem os conselhos e o incentivo de Lewis, que, aliás, foi o primeiro a ouvir a história, e Tolkien jamais deixou de admirar a grande inteligência e criatividade de Lewis, e vice-versa.

Tolkien também marcou presença nas Histórias em quadrinhos. Há influência dele em Bone, de Jeff Smith, e na mega-série Elfquest,  que já tem mais de vinte anos de publicação e conta a história de um mundo recheado de elfos. Também existe Lodoss, uma série criada por fãs-japoneses de RPG, que durante anos, anotaram suas aventuras e transformaram em duas sagas animadas.  A primeira é The Record of Lodoss War (de 1991) e a mais recente saga chama-se Chronicles of the Heroic Knight (de 1999), ambas trazem um mundo mágico de deuses, dragões, demônios, magos e guerreiros lutam pelo poder.

Mesmo precedido de outros escritores de fantasia, tais como William Morris, Robert E. Howard e E. R. Eddison, devido à grande popularidade do seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica". A suas obras foram traduzidas para mais de 34 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias e influenciou toda uma geração.



Um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê. - Tolkien

A esposa de Tolkien, Edith, morreu em 29 de Novembro de 1971, na idade de 82. Ela tinha o nome Lúthien gravado sobre a pedra em Wolvercote Cemitério, Oxford. Quando Tolkien morreu 21 meses mais tarde, em 2 de Setembro de 1973, na idade de 81, ele foi enterrado no mesmo túmulo, com Beren adicionado ao seu nome.


Obras publicadas em português: 

O Hobbit
O Senhor dos Anéis
Resumo do Livro I
Resumo do Livro II
Resumo do Livro III
Resumo do Livro IV
Resumo do Livro V
Resumo do Livro VI
O Silmarillion
Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média
Roverandom
Mestre Gil de Ham
Roverandom
As Cartas de J.R.R. Tolkien
Sobre Histórias de Fadas (Leaf by Niggle )
Os Filhos de Húrin

Obras publicadas em inglês:

The Hobbit
The Lord of The Rings
The Silmarillion
Unfinished Tales of Númenor and Middle Earth
Mr. Bliss
The History of Middle-earth
The History of Middle-earth I – The Book of Lost Tales
The History of Middle-earth II – The Book of Lost Tales II
The History of Middle-earth III – The Lays of Beleriand
The History of Middle-earth IV – The Shaping of Middle-earth
The History of Middle-earth V – The Lost Road and Other Writings
The History of Middle-earth VI – The Return of the Shadow
The History of Middle-earth VII – The Treason of Isengard
The History of Middle-earth VIII – The War of the Ring
The History of Middle-earth IX – Sauron Defeated
The History of Middle-earth X – Morgoths Ring
The History of Middle-earth XI – The War of the Jewels
The History of Middle-earth XII – The Peoples od Middle-earth
Leaf by Niggle
Farmer Giles of Ham
The Adventures of Tom Bombadil and other Verses from the Red Book
The Legend of Sigurd and Gudrún
The Father Christmas Letters
The Tolkien Reader
The Monster and the Critics
Smith of Wootten Major
The Road Goes Ever On: A Song Cycle
Letters of J.R.R. Tolkien
Finn and Hengest: The Fragment and the Episode
A Middle English Vocabulary
Sir Gawain & The Green Knight
Songs for the Philologists
The Reeve’s Tale
Sir Orfeo
Ancrene Wisse: The English Text of the Ancrene Wisse
Sir Gawain and the Green Knight, Pearl and Sir Orfeo


Tenho uma grande paixão por O Silmarillion, confesso que sou uma grande fã do trabalho de Tolkien, fiquei um pouco decepcionada com a adaptação de O Hobbit, mas adoro ver o cinema dando vida às grandes obras literárias, e adoraria que minha obra favorita fosse parar nas telonas! 
 E você? Qual sua obra favorita do grande pai da fantasia?

17 comentários:

  1. Me sentindo excluída por ainda não ter lido nada desse autor ): haha
    Mas achei super interessante o fato de terem criado um dia especial para ler alguma obra dele. Espero poder ler algum livro dele em breve, pois já vi vários comentários positivos sobre.

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o autor que escreveu "O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, mais depois que eu li seu resumo sobre ele , é muito bom fica conhecendo ele pois sou grande fã dos filmes "O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, eu ainda não tiver a oportunidade de ler os livros dele ,mais é bom saber que ele não tem só esses livros publicado e sim vários outros livros.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do autor, me sentindo excluída também. kk E sinceramente não tenho muita vontade de ler nada dele, não me chamam atenção. Mas é legal e interessante terem criado um dia pra ler as obras dele. ;)

    ResponderExcluir
  4. HA!!!! Esse dia é maravilhoso neh? Não sou tão fã quanto vc, mas adoro os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis. Assisti recentemente O Hobbit e sua sequencia, confesso que gostei, mas como não li os livros, não posso opinar muito! rsrsrsrsrsr

    Adorei seu post! perfeito! pena que não lançaram os demais livros aqui no Brasil neh?

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o autor e sim , suas obras (mesmo não tendo lido nenhuma). Tenho amigos loucos por Senhor dos Anéis e e lembrei deles agora haha Achei muito bacana um dia dedicado à um autor.

    ResponderExcluir
  6. gente que legal! não fazia ideia de que tinha um dia pra isso! pensou se fosse proibido ler em outra data?? huahauhuahauhua que bacana, poderia ter um dia x pra cada livro!! hauhauhuahauha adorei!! Mas, nunca consegui assistir o filme, por exemplo, do Senhor dos Anéis, fico toda perdida no meio!! hauhauhau

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada desse autor (mas o admitiro muito), mas quero muito ler, ...

    ResponderExcluir
  8. Olha, já assisti a trilogia O Senhor dos Anéis e aos 2 Hobbit, mas não tenho coragem de encarar os livros, não.

    ResponderExcluir
  9. Oi Maíra!
    Dos livros, só li O Hobbit e sou louca pelas outras obras.
    Senhor dos anéis, vi no cinema e me apaixonei... Legolas, ai ai ai...
    Comprei Sillmarillion mas ainda não li..

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  10. Ninguém se arrependerá de se entregar às obras de Tolkien! Todo mundo deveria tentar pelo menos uma obra dele! Existem os épicos e gigantes, mas O Hobbit por exemplo é curto, fizeram 3 filmes por pura ganancia! Eu recomendo! =D

    ResponderExcluir
  11. Adoro Tolkien!!!!
    Gostei do post, ficou ótimo. Adorei as curiosidades!

    ResponderExcluir
  12. Eu preciso ler "Senhor dos Anéis", acontece que como o primeiro livro é gigantesco, nunca crio coragem pra ler. Mas, como o Tolkien é super bem falado, por causa da sua escrita, eu estou MUITO curiosa.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  13. Super legal!
    Eu me sinto envergonhada por nunca ter lido algo desse autor porém quero muito ler, quando eu tiver a oportunidade com certeza comprarei algum livro dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Não li nenhuma obra do autor (já ouvi falar é claro) mas gostei dessa iniciativa, se eu fosse fã com certeza ficaria na dúvida qual livro escolher para ler no dia. quem sabe ano que vem eu comece a ler uma de suas obras nessa data!

    ResponderExcluir
  15. Ahhh, que legal, não sabia desse dia para ler Tokien... Se soubesse teria feito algum especial, ou teria relido alguma coisa dele >.<
    Gosto muito de "O Hobbit", mas nas adaptações cinematográficas prefiro "O Senhor dos Anéis". Ainda não li "O Silmarilion", mas lerei com certeza *0*
    Bjs

    inspiration-tatis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei a dica e preciso mesmo ler "O Silmarilion", além da vontade que já tinha em ler "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis". Eu apenas assisti aos filmes, mas todos que eu conheço e leram, recomendam veemente!

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia nada dele, postagem muito boa essa! :D
    Que tanta coisa foi escrita ehm.

    ResponderExcluir