Livros #89 - Um Estudo em Vermelho


Título: Um Estudo em Vermelho
Editora: Companhia Editora Nacional
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Número de páginas: 200
Sinopse: O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um “cão de caça”. Lamentava-se de que “não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias”, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda — o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia.






Sir Arthur Ignatius Conan Doyle (Edimburgo, 22 de Maio de 1859 —Crowborough, 7 de Julho de 1930) foi um escritor e médico britânico, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal.

Em Um estudo em vermelho, somos apresentados a primeira investigação de Sherlock. Também é nessa obra que Watson e Holmes se tornam amigos. O começo do livro é sobre a vida de Watson,  em sua volta do Afeganistão, onde sofreu muito como médico e combatente. Ficando doente, Watson é obrigado a retornar para Londres para receber os cuidados devidos. Em busca de um lugar para morar, seu amigo e antigo ajudante, comenta sobre Holmes, um homem que procurava alguém para dividir os custos, pois não deseja pagar um aluguel muito caro.

Assim, Watson decidi conhecer esse tal sujeito misterioso e depois das devidas apresentações, se depara com um homem curioso, astuto, inteligente para diversos assuntos (que sejam de seu interesse), habilidoso e até mesmo um poco arrogante. A verdade é que Holmes era talentoso e Watson ficou admirado com suas qualidades. E assim começa a nascer uma amizade histórica, divertida e intrigante. 

"- Mas o Sistema Solar! - protestei.
- Que diabos ele é, para mim? Holmes interrompeu, impaciente. - Você diz que giramos ao redor do Sol. Se girássemos ao redor da Lua, não faria meia pataca de diferença para mim ou para meu trabalho."

Não demora muito para surgir o primeiro caso da dupla (Que de início não despertou muito interesse em Holmes). Um assassinato, sem nenhuma marca ou ferimento, mas repleto de sangue no local. Não demora muito para Sherlock olhar para a cena e descrever com detalhes tudo que ocorreu na noite do crime, deixando os investigadores Lestrade e Gregson perplexos.

Com as informações necessárias, Watson e Holmes começam suas próprias investigações e e algumas páginas somos apresentados a solução do crime. Já na segunda parte, os leitores são presenteados com a descrição do motivo do crime. Descobrimos quem eram os assassinados: Enoch Drebber e Joseph Stangerson. E mais importante, descobrimos quem era o assassino e seus reais motivos. É uma parte emocionante e brilhante!

Ler Um Estudo em Vermelho, foi fantástico! O livro ser separado em duas partes foi o que mais me agradou, saber a versão do lado lado do criminoso tira aquele peso dos ombros, da curiosidade em saber o que se passava naquele mente, sua história. E após ler a segunda parte, tudo que eu imaginava saber na primeira parte muda. 

"Meu colega corou de prazer ao ouvir minhas palavras, e a forma sincera como as proferi. Eu já havia observado que ele era tão sensível a lisonjas sobre seu talento quanto qualquer garota a elogios sobre sua beleza."

Foi uma leitura maravilhosa, entrar no universo de Holmes e Watson é realmente divertido e surpreendente. São dois personagens cativantes que fazem você se apaixonar página por página. Se você não é fã do gênero, após ler qualquer aventura da dupla, se tornará! Recomendo para todos.

"Sherlock Holmes - suas limitações
1. Conhecimento de literatura - nulo.
2. Conhecimento de filosofia - nulo.
3. Conhecimento de astronomia - nulo.
4. Conhecimento de política - fraco.
5. Conhecimento de botânica - variável. Bom para beladona, ópio e venenos em geral. Nada sabe de jardinagem prática.
6. Conhecimento de geologia - prático, mas limitado. Sabe diferenciar com um olhar vários tipos de solo. Após caminhadas, já me mostrou manchas em suas calças e me disse, a partir da cor e da consistência, em que partes de Londres as recebeu.
7. Conhecimento de química - profundo.
8. Conhecimento de anatomia - preciso, mas não sistemático.
9. Conhecimento de literatura sensacionalista - imenso. Parece saber cada detalhe de cada horror perpetrado neste século.
10. Toca bem violino.
11. É exímio esgrimista, boxeador e espadachim.
12. Tem bom conhecimento prático das leis britânicas."

15 comentários:

  1. Gosto muito das histórias de Sherlock Holmes, mas eu ando meio "enjoada" com livros assim, porque eu li muitos. Então, não vou ler esse livro tão cedo assim..
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do gênero, mas pelo que você falou, pelo entusiasmo, acho que iria passar a amar. hahaha Parece bem (pensei em um palavrão) legal! kkk Adorei esse lance de ter duas partes, nunca li nada assim. Fiquei bastante curiosa (mesmo), espero ter oportunidade de ler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Parece um livro bem legal mas eu não sou muito fã do Sherlock Holmes, gosto de aventuras e tudo mais porém esse livro não me chamou tanto a atenção ao ponto de querer lê-lo, quem sabe eu ainda mude de ideia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro o Sherlock Holmes, ú.ú
    Realmente não gosto muito do gênero, mas se for com ele aí a história muda, ele dá um toque diferente nas histórias policiais ,...

    ResponderExcluir
  5. Eu só li um livro aleatório do Sherlock e confesso que não foi uma das minhas leituras favoritas, eu tive que ficar relendo algumas partes porque o livro não me prendeu muito e eu me distraía. Esse aqui me pareceu bem com o que eu li se eu fosse ler minha maior preocuopação seria não me perder na história!

    ResponderExcluir
  6. Sherloooooooooooooooooock *o*
    amo investigação policial , e , como não poderia deixar de ser , aprecio o trabalho de Sir Arthur Ignatius Conan Doyle, que inovou o campo literário à qual amo . Muito bom !
    bj

    ResponderExcluir
  7. Amo esse gênero literário e essa história parece ser muito boa mesmo! Fiquei curiosa para ler esse por causa da sua critica positiva :3
    Recomendação anotada!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Não sou nem um pouco fã do gênero, a sinopse não me encantou muito pois achei ela igual a varias outras que eu já vi sobre esse tipo de gênero, mais tenho que admiti que a sua resenha foi totalmente maravilhosa que me fez querer muito ler esse livro, quando eu lia a sua resenha meio que passava um filme na minha cabeça, eu adorei com certeza eu vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Sou meio suspeita pra falar, porque amo SH! Não leio muito livros desse gênero, embora eu goste não é uma das minhas preferências, mas o Holmes é demais *0*
    Adorei a resenha *-*
    Bjs

    inspiration-tatis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma amiga que tá numa fase de profunda paixão por essa série e pelo seriado, mais precisamente por Cumberbatch... mas, sei lá, nem os livros ou a série chama a minha atenção.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada sobre Holmes, mas assisti aos 2 filmes e gostei muito! Creio que o livro seja muito melhor, afinal todos são neh? rsrsrsrsrs

    Adorei sua resenha, fiquei curiosa sobre o livro, mais um na minha listinha!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  12. Amo o gênero e acho Sherlock Holmes sempre uma leitura maravilhosa.
    Esse ainda não li, mas está na fila de próximas leituras!

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li nada do genero, mas confesso que fiquei com vontade.
    meu marido acompanhava uma série deles dois, não me recordo o nome agora, mas o pegava soltando: "Caraca, ele é muito inteligente!" ou então se escangalhando de rir...

    Anotei aqui pra uma aquisição futura!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  14. Dica maravilhosa e já adicionada a minha estante "Vou ler"! O universo de Sherlock Holmes é viciante, seja nos livros, séries, filmes, tudo me atrai! E a sacada da editora ao publicar essa capa com os atores da série me chamou mais ainda a atenção!

    ResponderExcluir
  15. Vamos lá!
    Tenho alguns livros dele, não lembro se tenho esse, porém essa capa vale uma relida, uma recompra. O cara é demais né!
    Beijos

    ResponderExcluir