Séries #15 - Fringe


Fringe é um drama que explora a tênue linha entre a ficção científica e a realidade. Quando um acidente aéreo ocorre em Boston, matando todos os passageiros e a tripulação de forma chocante, a agente especial do FBI Olivia Dunham (Anna Torv) é chamada para investigar. Depois que seu parceiro, o agente especial John Scott (Mark Valley, de Boston Legal), quase morre durante a investigação, Olivia procura desesperadamente por ajuda e acaba conhecendo o Dr. Walter Bishop (John Noble, o Denethor de Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei), considerado o Einstein da nossa geração. Só há um problema: Walter esteve internado em uma clínica psiquiátrica pelos últimos 17 anos e a única forma de questioná-lo é pedindo ajuda a Peter Bishop (Joshua Jackson, o Pacey de Dawson's Creek), o estranho filho de Walter que possui um QI de 190. Quando a investigação de Olivia a leva à manipuladora executiva Nina Sharp, esse trio improvável, ao lado dos agentes do FBI, Philip Broyles (Abaddon, de Lost) e Astrid Farnsworth, descobrirá que o que aconteceu com o vôo 627 é apenas um pedaço de uma verdade maior e mais chocante.


O que fazer quando uma de suas séries favoritas termina? Pois é, ainda não descobri. Estou tentando aceitar o fato de que Fringe não terá mais temporadas.... eu tenho que aceitar! Mas tentarei fazer a postagem mais bonita possível que a série merece, e que vocês se apaixonem. Para começar, um pouco das personagens.


Olivia Dunham
Olivia (Anna Torv) é uma jovem e forte agente do FBI que é forçada a trabalhar na descoberta das causas de um inexplicável fenômeno conhecido como O Padrão. A partir de então começa a receber a ajuda do Dr. Walter Bishop. Mantinha um relacionamento amoroso com seu colega do FBI, John Scott, e por isso, procurou com tanto afinco a solução para o estado de seu parceiro. Sim... apesar de muitas vezes Olivia parecer fechada aos sentimentos, não, ela não é. Me conquistou logo nos primeiros episódios com sua história dramática e sua evolução constante.

Peter Bishop
Peter Bishop (Joshua Jackson) é um rapaz com um QI de 190, 50 pontos acima de gênio. É filho do Dr. Walter Bishop, com quem tem sérios problemas de relacionamento devido a uma infância conturbada por culpa do pai. Cético, e de vez em quando cínico é indispensável para a equipe por ser um "tradutor" das teorias de Walter. Nunca manteve um emprego fixo, já tendo sido bombeiro, professor do MIT, engenheiro, sendo que quando encontrado por Olívia estava em Bagdá atuando como engenheiro. Ele é FUNDAMENTAL para a série, amo como em cada episódio ele mostra sua importância. Mas tenho que admitir, ele consegue ser bem irritante as vezes.

Walter Bishop
Dr. Walter Bishop (John Noble) é um renomado cientista (com um QI de 196) que trabalhou para o governo dos Estados Unidos nos anos 1970, sendo responsável por experiências com a Ciência de Borda (Fringe Science) que eram compostas de estudos de coisas paranormais como: pregonição, teletransporte, reanimação, aumento de estímulo elétrico humano e também envolvimento com o projeto T.H.O.R. Foi internado no hospital psiquiátrico Saint-Claire por 17 anos depois de um incidente ainda não revelado em seu laboratório na Universidade Harvard. Após 17 anos internado, Walter perdeu muito de sua memória e alguns momentos, até demonstra uma perda de lucidez mas quando motivado demonstra um conhecimento científico e uma inteligência incríveis sendo que o único que traduz suas especulações científicas para o resto da Divisão é seu filho, Peter. MEU PERSONAGEM PREFERIDO!!! Ah como eu amo o Walter. Mesmo com todas as coisas erradas que ele fez, não tem como não amá-lo. E por ter feito tais coisas, é um dos personagens que mais se sacrifica na série e sempre tentando demonstrar mudanças e correndo atrás do amor do seu filho. Ele é simplesmente, a alma da série.


- Você trouxe o seu próprio adoçante? – Peter
- Não seja ridículo. É a minha medicação. – Walter
- Você não está tomando remédios, Walter.– Peter
- Claro que eu estou. Eu mesmo os tenho feito no meu laboratório. – Walter
- Oh, eu queria que você estivesse brincando. Você está se auto-medicando… com drogas caseiras. – Peter
- É uma combinação simples de dextrometorfano, clonazepam e um pouco de fluoxetina. –Walter
- Esses são psicóticos, Walter. Todos eles. – Peter
- Claro que são. É esse o ponto. Eu estive numa instituição mental nos últimos 17 anos. Isso me deixou bastante desequilibrado. – Walter

Phillip Broyles
Phillip Broyles (Lance Reddick) é um agente do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) que lidera as investigações da Divisão Fringe, que trabalha em estabelecer padrões em casos de terrorismo e eventos paranormais. É reservado e parece sempre estar escondendo algo. Mantém um compartilhamento de informações com Nina Sharp muito suspeito. Tem uma certa animosidade quanto a Olívia Dunham por a mesma ter conduzido uma investigação que levou a prisão de um grande amigo de Broyles quando ambos ainda trabalhavam na Marinha dos Estados Unidos.

Lincoln Lee
Após a morte do seu parceiro, Lincoln Lee (Seth Gabel) passa a trabalhar junto a Divisão Fringe querendo achar o responsável pela morte do mesmo.

Astrid Fansworth
Astrid Fansworth (Jasika Nicole) é uma agente júnior do Federal Bureau of Investigation (FBI) que foi designada para a Divisão Fringe para auxiliar a agente Olivia Dunham e que também auxilia o Dr. Walter Bishop em seu laboratório e age como sua "tutora" nos momentos de ausência de Peter Bishop.

Nina Sharp
Nina Sharp (Blair Brown) trabalha há 16 anos na Massive Dynamic e é COO da empresa. É uma mulher manipuladora, sinistra e misteriosa que ao que tudo indica pode ter conexões perigosas com pessoas bem poderosas em várias esferas do poder. Tem um grande respeito e admiração pelo fundador da empresa, William Bell - que foi colega de Walter nos anos 70 -, por ele a ter salvo após um acidente e ter lhe criado um braço robótico.


Correndo o risco de ser sentimental, eu sempre achei que existem pessoas que deixam uma marca permanente na sua alma. Um sinal que nunca pode ser apagado. – Broyles

"No coração da série, Fringe sempre foi uma história sobre o amor. Surpresa! Você achou que você estava assistindo uma série de ficção científica? Você está, é claro. E como toda boa ficção científica, Fringe é mais brilhante quando reflete nossa imagem de volta pra nós através das lentes do bizarro. Seja no futuro, no passado, em outro universo ou fora do planeta, a ficção científica tem uma capacidade única de nos mostrar quem somos, sempre iluminando nossa humanidade usando o esquisito como pano de fundo, contando histórias de nós mesmos através de metáforas. Fringe se tornou uma das mais irresistíveis histórias de ficção científica que eu já vi porque nunca se esquece que é sobre o amor. Porque esse universo vale a luta? Porque esse universo vale a pena salvar? Por causa das pessoas eu o habitam: a complicada, imperfeita, gloriosa humanidade que é capaz do amor. De todas as coisas que os humanos já fizeram ou ainda vão fazer, o amor é a melhor e a única que vale a pena salvar. Fringe é uma história sobre um homem que amava tanto um garoto que ele “quebrou” um universo para salvá-lo e é sobre o mesmo garoto aprender a amar um homem que ele cresceu odiando. É sobre duas pessoas que se encontram acima de forças que transcendem os mundos e se apaixonam. É uma história sobre amor suficiente para destruir o mundo e forte o suficiente para consertá-lo." http://www.fringetelevision.com/

Essa descrição é mais do que eu poderia falar sobre todo o enredo e o significado de Fringe. Tudo o que eu gostaria de passar, está escrito aí. Amor... amor e amor. Nenhuma temporada foi sem significado, todas foram de alto nível e tudo colaborando para o final incrível que Fringe merecia. Uma pena a tv americana não ter valorizado a série como deveria, caso contrário, poderia estar no ar até hoje. Mas o que é bacana, é que isso não interferiu em nada a qualidade da série e em nenhum momento deixou os fãs decepcionados. Para quem ainda não acompanha, acho válido um pequeno glossário:

Bio-Suspensão
Ciência de indução, gestão e alívio do êxtase físico em formas de vidas superiores, como os mamíferos. As técnicas de bio-suspensão envolvem a utilização de assistência criogênica, a fim de garantir as formas de vida durante períodos de excesso de pressão, gravidade excessiva, temperaturas extremas e outros perigos ambientais. Viagens espaciais longas entre planetas/estrelas é um dos campos de aplicação potencial das referidas técnicas.

Bio-Tecnologia
Ciência de pesquisa, desenvolvimento e industrialização voltada ao desenvolvimento de soluções orgânicas para atender às necessidades globais. As aplicações incluem produtos e práticas agrícolas melhoradas, produtos médicos e farmacêuticos aperfeiçoados, fontes de energia alternativas/substituíveis, e redução do impacto ambiental, já que através dela se obtém facilidade na reutilização de subprodutos, o que acarreta no pouco – ou nenhum – desperdício de matérias primas utilizadas.

Clariaudição
Uma forma de percepção extra-sensorial, na qual uma pessoa adquire informações por meios auditivos. É considerada como sendo uma forma de clarividência, utilizando essencialmente a audição, em contraposição a visão paranormal (clarividência) ou sentimento paranormal (sensitividade). Clariaudição não é, necessariamente, a percepção de um som real, pode ser impressões de um “ouvido mental interno”. Também pode referir-se à percepção real de sons como vozes, tons, ou ruídos que não são aparentes para os outros seres humanos, ou a equipamentos de gravação. Ela se distingue das vozes alucinatórias ouvidas pelas pessoas com problemas mentais.

Clonagem
Envolve geração de uma população de células geneticamente idênticas, ou originadas de uma única célula ou obtidas por meio de reprodução através de métodos assexuados. A reprodução é básica e natural, para a maioria dos seres vivos, na qual o corpo é gerado a partir de um único óvulo fertilizado. A clonagem refere-se a um organismo individual que cresceu a partir de uma célula do corpo único do qual se origina, que em seguida amadurece, geneticamente idêntico à célula da qual se originou.

Criptozoologia
A busca por animais (cryptids), cuja existência não foi comprovada. Isso inclui a procura de exemplos vivos de animais que são considerados extintos, como dinossauros; animais que são relatados por culturas isoladas; ou animais descritos durante encontros casuais de membros da sociedade.

Cryonics
Baixa temperatura de preservação de seres humanos e animais, que já não pode ser sustentada pela medicina contemporânea. A consideração é que os mortos são assim considerados pelas atuais definições legais e médicas, mas não necessariamente o seriam assim considerados pelos padrões futuros. Contudo, cryonics não é uma Panacea (deusa da cura) para a imortalidade no futuro. Ela ainda defende o prognóstico de pacientes com morte cerebral que tem pouca chance de enfrentar recuperação, avaliando suas reais chances de sobrevivencia, enquanto defende que pacientes que são vitrificados imediatamente após a parada cardíaca tem melhor chances de perpetuação.

Engenharia Genética
Também é conhecida como tecnologia de DNA recombinante e de união ou inserção do gene, para formar novas combinações genéticas, ou seja, manipulação direta dos genes de um organismo. A engenharia genética é diferente da agricultura tradicional, onde os genes são manipulados de forma indireta. Ela utiliza a técnica de clonagem molecular e transformação direta da estrutura e das características dos genes. Os exemplos incluem: melhoria da tecnologia de cultura, a produção de insulina sintética, e na produção de animais de teste de laboratório para investigações híbridas.

ESP
Percepção extra-sensorial, que envolve recepção de informações não obtidas através de sentidos reconhecidos, e não inferida a partir da experiência. Aquisição de informações por meios externos aos pressupostos limitadores básicos da ciência. ESP envolve habilidades psíquicas como telepatia e clarividência, e sua operação trans-temporal, como precognição ou retrocognição. Às vezes, ESP é referido como um sexto sentido, instinto ou intuição.

Estrutura do caos
O entendimento acerda de padrões semi-rígidos que se repetem de forma assertiva em ambientes fluidos, dinâmicos e turbulentos e a gestão prática dos mesmos. O resultado caótico, inicialmente, foi pensado como o produto de múltiplas influências aleatórias. Mas esta área de estudo se expandiu recentemente e experiências indicam que o caos pode ser guiado, como a quilha de um barco, para que as possibilidades tomem uma direção geral – em direção a desejáveis, ou menos nocivos, resultados. Em geral, isso serve para eliminar o pensamento dicotômico do método científico e ajuda a eliminar, também, paradigmas estabelecidos, conferindo, dessa forma, um poder de compreensão. Analisando a estrutura do caos, no contexto da série, isso pode incluir desvios nos acontecimentos de Fringe, e quando ocorrem são menos prejudiciais e/ou fatais.

Fusão a frio
É o processo de exploração da fusão nuclear a temperaturas significativamente mais baixas do que a fusão termonuclear. Conceitualmente, a fusão a frio é uma fonte barata, abundante e prática de energia quase ilimitada.

Matéria escura
Uma forma de partícula de matéria que não reflete ou emite radiação eletromagnética – postulado para explicar as forças gravitacionais observadas em objetos gastronômicos. Acredita-se que existem em grandes quantidades e aparece em muitas teorias da “origem do universo”.

Primeiras pessoas
Geralmente considerada a população aborígene humana de uma região geográfica específica. A narrativa oral é uma parte rica da cultura dessas “primeiras pessoas” e muitos povos têm músicas e parábolas, que descrevem como eles se originaram da terra.

Projeção Astral
A habilidade de viagem para fora do corpo físico durante o sono ou transe, também conhecida como projeção etérica ou viagem-para-fora-do-corpo. Projeção astral envolve o movimento da consciência, muitas vezes retratado como um corpo astral ou duplo, à alguma distância do corpo físico. Se combinado com habilidades psicocinéticas, os indivíduos têm a capacidade de projetar-se para um alvo, então podem prejudicar, interromper ou destruir o alvo onde quer que estejam.

Rejuvenescimento celular
As aplicações científicas e holísticas destinados a retardar, inibir ou diminuir o típico processo de envelhecimento em tecidos vivos e formações ósseas. Em casos extremos, busca atingir a saúde celular do passado. Prevenção de doenças, ao envelhecimento, a disfunção e aos radicais livres são os principais objetivos da maioria dos esforços de rejuvenescimento. O tratamento atual pode incluir ajustes na dieta, suplementação de vitaminas, variação hormonal, irradiação, etc… Futuros tratamentos podem incluir a manipulação genética, a modificação genética, implantes clonados, implantes de fontes não-clonadas e nanotecnologia.

Transferência cerebral
É a transferência de pensamentos, lembranças, emoções de uma forma de vida mais elevada para outra, ou para um computador heurístico para armazenamento. O originador e o receptor não necessitam compartilhar de uma capacidade idêntica. O ato de “portabilidade” refina e adapta a informação transferida para a capacidade do destino de aceitar e reter a informação. Portabilidade não altera a informação, permitindo que o originador recupere a informação prestada no mesmo estado em que foi entregue.

Transplante de clone
Clonagem genética com intenção de extrair órgãos, tecidos, fluidos, etc. para transplante médico no organismo do doador original. Sua utilização é controversa, já que se “cria” uma nova versão de si mesmo com a intenção de colher para o seu próprio uso. Defensores preveem que a vida humana poderia ser estendida além de dois séculos se um indivíduo extraísse material genético de si mesmo em pelo menos três oportunidades.

         
Walter: Ele ainda tem a cabeça? Ela ainda está presa ao corpo dele?
Peter: Só você faria essa pergunta seriamente. É, ele ainda tem a cabeça.
Walter: Esplêndido. Então talvez, neste caso, a morte seja só uma inconveniência.

A série conta com 5 temporadas. Primeira temporada: Por todas as partes do planeta, uma série de acontecimentos chamados de "O Padrão" (como, por exemplo, um bebê que é concebido, parido e morto de causas naturais em questão de horas) que tem razões e origens desconhecidas. "Olivia", "Peter" e "Dr. Walter" investigam esses eventos. A Massive Dinamic, uma megacorporação, está conectada com os casos. Seu inimigo é ZFT (Zerstörung durch Fortschritte der Technologie), uma organização bioterrorista que está por trás de todos os estranhos acontecimentos, a fim de se preparar para uma guerra tecnológica destrutiva. No meio do enredo, uma droga chamada Cortexiphan foi desenvolvida por Walter e seu parceiro, "William Bell" (fundador e CEO da Massive Dynamic), com a qual Olivia e vários outras crianças foram tratadas. A primeira temporada se encerra com o encontro de Olivia e William Bell em um universo paralelo, onde, entre outras diferenças, o World Trade Center não foi destruído pelos ataques de 11 de setembro. Segunda temporada: Contém mundos (e mundos alternativos) repletos de agitação e com direito a seres que mudam de forma, cabeças congeladas criogenicamente, bestas que habitam as entranhas e pessoas que se transformam em cinza bem na sua frente. Mas a narrativa global que caracteriza o seriado leva três agentes clandestinos do FBI – Olivia Dunham, Peter Bishop e Walter Bishop – a uma investigação épica em uma realidade paralela que ameaça destruir a deles. Terceira temporada: O mistério dos universos se aprofunda nos elogiadíssimos 22 episódios da Terceira Temporada do seriado de ficção científica mais aclamado pela crítica nos últimos tempos. A equipe da Divisão Fringe escapa de um universo paralelo – a exceção de Olivia, que ficou presa em outro mundo e foi substituída no nosso por sua correlata, que faz com que o relacionamento então mal resolvido entre Peter e Olivia se transforme em um caso de amor. Então, Olivia retorna, os laços de confiança são estremecidos, fenômenos ainda mais bizarros e assustadores ocorrem e segredos que remontam a 1985 ameaçam destruir nosso Universo. Ou o deles. Quarta temporada: Quem é você? Depois de se sacrificar para salvar os dois mundos, Peter misteriosamente retorna para o nosso. Mas ele foi esquecido – por Olivia, por Walter, por todos. É como se ele nunca tivesse existido. Ao mesmo tempo, transmorfos controlados por um mestre desconhecido, iniciam uma investida de destruição e agora, dois universos, antigos inimigos, devem cooperar para desafiar um inimigo comum. Os 22 eletrizantes episódios da Quarta Temporada de Fringe dão continuidade à síntese da série inspirada em fenômenos surpreendentes, desconcertantes segredos e as histórias dramáticas de seus protagonistas. E, nesta temporada, alguns eventos podem provar que a mais poderosa força do nosso Universo – ou deles – não é a máquina do Juízo Final, nem uma força paranormal, mas sim, o amor humano. Quinta temporada: O ano é 2036. Os Observadores se transformaram em governantes implacáveis, limitando o livre arbítrio e a propagação de ideias, enquanto lentamente vão envenenando a atmosfera terrestre a ponto de somente membros de sua própria espécie serem capazes de sobreviver nela. Nem tudo está perdido, entretanto. Uma série de videoteipes preservados em âmbar, contém importantes detalhes e uma equipe realizará a missão mais importante de todos os tempos: recuperar as fitas, seguir suas pistas, decifrar o código e se preparar para uma batalha que poderá salvar a humanidade. Se junte ao cientista Fringe Walter Bishop, à Agente Especial do FBI Olivia Dunham, Peter Bishop e a filha do casal, já crescida, Henrietta, para 13 novos episódios repletos de conflitos, surpresas e sacrifícios, nesta explosiva e emocionante temporada final da série.

Uma das minhas séries favoritas e garanto que quem assisti, não se decepciona. Recomendo para todos que gostam de um excelente enredo, ótimos atores, uma química ótima no elenco, personagens brilhantes. Realmente uma série que te cativa do começo ao fim.

10 comentários:

  1. Assisti só alguns episódios dessa série e gostei. Ultimamente tenho assistido tantas séries que fica difícil acrescentar mais uma. Mas essa série é uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca assisti a esta série, mas sua postagem ficou tão linda que me deu vontade de assistir!
    Nem imagino como será minha vida qdo Supernatural acabar.... tenho até medo de pensar nisso! rsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Nunca assisti essa série, na verdade nunca ouvi falar, mas agora achei bem interessante, mas nada para ver de urgência.

    Bjs,

    livroseestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro!
    Também ainda não encontrei a resposta do que fazer quando uma série que já faz parte da vida acaba :(
    Adorei seu post sobre essa série maravilhosa. Perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar da serie e muitas coisas positivas sobre ela, infelizmente não estou tendo tempo pra acompanhar os episódios mas quando rolar um tempinho extra, vou ver essa serie de certeza *-*

    ResponderExcluir
  6. Sempre vejo comentários positivos sobre essa série, mas como não tenho tido tempo e também séries de ficção científica não me despertam muito interesse, acabo deixando passar. Mas depois dessa crítica maravilhosa, assim que tiver oportunidade, assistirei!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a série,apesar de não gostar muito de ficção científica,mas achei as críticas positivas e interessante!
    Beijinsss!

    ResponderExcluir
  8. Vou confessar que comecei a ver a série pela semelhança com Arquivo-X. Claro que depois ficou bem claro que não tinha nada de parecido, Fringe tinha a sua própria identidade e já tinha me conquistado, então não consegui largar.
    Realmente é uma excelente série e fiquei muito triste quando foi finalizado, o meu consolo foi que deram um fim e não simplesmente cancelaram ela.
    Agora quero comprar os box das temporadas para assistir em boa qualidade sempre que quiser.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia esta série, mas parece ser bem legal! Adoro ficção científica e os personagens e enredo parecem bem interessantes, acho que vou procurar alguns episódios para assistir! Que pena que não tem mais temporadas, deve ser mesmo uma ótima série :)

    ResponderExcluir
  10. Super-recomendo essa série também! Amei sua resenha sobre ela, bem detalhada e super envolvente!
    Bjs

    http://inspiration-tatis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir