Livros #74 - Legna


Título: Legna
Editora: Dracaena
Autor: Alexandre Apolca
Número de páginas: 496
Sinopse: Este livro conta a história de Legna Philps, uma garota que larga sua pacata vida em Miami para viver em Paris, onde ela começa um grande romance com Sayed Nasser, um garoto conhecido pela internet. Com o passar do tempo, ela percebe que ele não é normal! Sayed a abandona sem nenhuma explicação, a partir disso, sua vida muda completamente. Em meio à profunda depressão, ela descobre o misterioso segredo dele, e mais, descobre que há algo terrível amaldiçoando essa relação. A perturbação de Legna poderá levá-la a vícios, distúrbios psicóticos, e até a morte... Será que esta maldição é verídica ou apenas uma mera confusão? Legna irá superar tudo para viver ao lado do homem que ama? De onde vem esse intrínseco sentimento entre eles? Qual a explicação para os fatos sobrenaturais que a acompanha desde criança? As respostas estão neste livro, que envolve alquimia, romance, e a fascinante Atlântida...


ALEXANDRE APOLCA nasceu em Porangaba, atualmente mora em Campinas, passou parte de sua vida na cidade de Tatuí, todas no interior de São Paulo. Formou-se em Química Industrial na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Possui fascínio pela ufologia, mitologia e o sobrenatural.

Legna é uma garota norte-americana, vive com seus tios em Miami, já que seus pais costumam viajar frequentemente e a ideia de mudar de escola o tempo todo, fazer novos amigos, conhecer novas culturas não lhe agradava. Já em Miami possui uma vida como qualquer um... tem vários amigos, um namorado e vive no conforto. Porém nada é como ela gostaria... o amor que pensava sentir por Andrew, seu namorado, já não existe mais e a agitação se transformou em puro tédio.

Com o atentado contra as Torres Gêmeas no dia 11 de setembro de 2001, tudo mudou. Várias pessoas perderam seus empregos, assim como seu tio. Sem uma renda, seus tios decidem se mudar para o Brasil e começar uma nova vida. Porém Legna não estava entusiasmada com essa notícia. Um país desconhecido e que para ela era o fim do mundo fizeram com que Legna refletisse sobre sua vida, o que gostaria de fazer. Assim, decidiu voltar a morar com seus pais e fazer uma faculdade que tanto desejava.

“Minhas pernas amoleceram, meu corpo se congelava do mesmo modo que se queimava, passei a suar, estava trêmula, meu coração queria sair pela boca, minha pulsação disparou freneticamente, a adrenalina aumentava a cada segundo, meus olhos se dilatavam para ter certeza da veracidade do que eu estava vendo! Sayed estava na minha frente, belo como sempre...”

Paris é o novo cenário de Legna... lá ela conhece Sayed, através de uma rede social. O que no começo se mostrava estranho, foi evoluindo para curiosidade e se transformando em paixão. Logo o rapaz se transforma em um sonho, mas ao mesmo tempo cheio de mistérios. O casal terá que lutar, aceitar as diferenças, compreender o passado e descobrir o grande enigma que envolve os dois. Será que, no fim, o amor vencerá?

Legna foi uma grande decepção para mim... demorei mais do que eu queria para terminar a leitura e teve momentos que eu desejei abandonar a leitura. Um dos motivos é a personalidade da personagem principal. Eu tinha certeza absoluta que não existiria uma personagem mais dramática e chata do que Isabella Swan, mas meus queridos, eu estava errada. Existe sim. E o nome dela é Legna. A garota passa o livro todo reclamando e fazendo dramas desnecessários. Reclama de morar com os pais, mas eles que pagam tudo... reclama que não possui liberdade, independência mas não faz nada para mudar isso, continua sendo uma mimada. Reclama disso, reclama daquilo. Mas nada vence os dramas, se o seu namorado não lhe responde uma mensagem, já é motivo de chorar e entrar em depressão. Sem contar todas as vezes que a personagem é injusta com seus pais. Não estou exagerando! Sério. Vocês podem perceber no trecho abaixo, e é assim o livro inteiro.

"O mundo encantado que entrei quando conheci Sayed simplesmente se desfez como uma onda no mar. Meus dias se tornaram mórbidos, sem sentimento, sem alegria, sem vida, sem razão para existirem... O que mais queria era dormir eternamente..."

Outro ponto negativo foram as personagens secundárias. Acho que em cada momento surge uma nova pessoa e tal personagem não é explorado. Na verdade, o livro se resume em Legna. Senti muita falta de uma relação melhor da personagem com seus amigos... as poucas vezes que a garota conversava com alguém, ela achava que estava recebendo uma cantada por ser maravilhosa ou apenas um diálogo de duas frases.

Algo que me incomodou também foi a revisão do livro. Existem vários erros ortográficos e uma linguagem um pouco ultrapassada. A editora poderia ter feito um trabalho brilhante, mas não fez. Como a sinopse, que é praticamente um resumo do livro inteiro. Não leia a sinopse! Resumindo, a obra poderia ser ótima, pois possui um enredo bacana e um cenário que poderia ser bem explorado. Mas para todos que curtem um romance bem dramático, recomendo! Agradeço ao autor pelo exemplar cedido e pela oportunidade.

2 comentários:

  1. Eu ainda não li este livro mas tinha vontade.... tinha!
    Infelizmente não quero me deparar com outra Bella nos livros, a capa é linda, como todos os livros desta editora, mas nos que tenho e nos que já li resenhas, sempre há muitos erros.... infelizmente!

    Adorei a resenha, muito sincera, adoro isso!
    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Hum... eu gostei muito da capa... mas lendo a sinopse não sei se é meu tipo de livro...

    huhuhuhu

    http://www.everylittlebook.com.br/

    ResponderExcluir