Livros #68 - O Dom

Título: O Dom
Editora: Novo Conceito
Autor: James Patterson e Ned Rust
Número de páginas: 285
Sinopse: Os irmãos Allgood nunca desistem de lutar contra os poderes autoritários e desumanos d’O Único Que É O Único, mas, agora, eles estão sem Margô — a jovem e atrevida revolucionária; sem Célia — o grande amor de Whit; e sem seus pais — que provavelmente estão mortos... Então, em uma tentativa de esquecer suas tristes lembranças e, ao mesmo tempo, continuar seu trabalho revolucionário, os irmãos vão parar em um concerto de rock organizado pela Resistência onde os caminhos de Wisty e de um jovem roqueiro vão se cruzar. Afinal, Wisty poderá encontrar algo que lhe ofereça alguma alegria em meio a tanta aflição, quem sabe o seu verdadeiro amor... Mas, quando se trata destes irmãos, nada costuma ser muito simples e tudo pode sofrer uma reviravolta grave, do tipo que pode comprometer suas vidas. Enquanto passam por perdas e ganhos, O Único Que É O Único continua fazendo uso de todos os seus poderes, inclusive do poder do gelo e da neve, para conquistar o dom de Wisty... Ou para, finalmente, matá-la.


O Dom segue a mesma linha do primeiro volume da série, Bruxos e Bruxas. Uma linda capa, ótima tipografia e a narração dos capítulos alternando entre os irmãos Whit e Wisty. 

Os irmãos Allgood junto com seus amigos da Terra Livre continuam fugindo e combatendo o Único que é o Único neste segundo volume. Whit e Wisty estão aprendendo mais sobre seus poderes e como controlá-los. Sem os pais, Margô (amiga da Terra Livre) e Célia (A namorada/fantasma de Whit) saber em quem confiar fica cada vez mais difícil, e grandes traições irão ocorrer neste volume.

"Achava que a Nova Ordem tinha banido toda a forma de arte, mas estava errada: a fina arte da tortura humana está viva aqui e passa bem."

Sem muitos aliados e a fuga constante da Nova Ordem, O Único que é o Único fica cada vez mais perto dos irmãos e de seu objetivo: O poder de Wisty. Porém, com sua personalidade forte, isso é a última coisa que a garota iria concordar em fornecer. Assim os capítulos se desenrolam e a trama fica mais envolvente e cheia de magia. O final é realmente superior ao do primeiro volume, com mais ação e suspense. Deixa o leitor cheio de perguntas e ansioso pelo próximo livro.

Para mim, este segundo livro me agradou da mesma maneira que o primeiro. Analisando alguns pontos negativos que algumas resenhas abordam, novamente repito o que disse no primeiro: Por não ter lido outras obras do autor, não fiz comparações. Portanto, acredito que seria impossível eu me decepcionar com a obra, que possui vários elementos que me agradam, já que eu não tive contato com as obras anteriores do Patterson.

"É o que meus pais disseram: às vezes, pelo bem maior, você tem de se aventurar fora de sua zona de conforto. E o que vou fazer, querido leitor, fica bem longe do que até eu considero o limite da sanidade."

Mas falando do conteúdo em si, teve algumas coisas sim que não me agradaram. As várias perguntas deixadas pelo primeiro volume não foram respondidas neste. O crescimento das personagens também não foi o que eu imaginava, gostaria de um amadurecimento maior do que foi apresentado e que o passado fosse mais explorado. Na verdade, achei os irmãos mais infantis em O Dom, Whit fica 99% do tempo pensando em Célia e toma atitudes idiotas com isso. Wisty agia sem pensar em algumas ocasiões e confiou muito fácil nas pessoas, isso me deu raiva. Na situação que o mundo está ela deveria desconfiar até do próprio irmão (brincadeira).

Outro ponto negativo foi que, assim como ocorreu em Bruxos e Bruxas, as coisas acontecem rápido demais. Em um capítulo são presos, no outro conseguem fugir e no outro são presos novamente e isso pode se tornar cansativo e previsível. Me questiono se a série tem um objetivo, para onde estamos indo com toda essa enrolação? São vários acontecimentos mas nenhuma evolução, é sempre tudo em volta de fugir da Nova Ordem. Estava esperando alguma guerra, algo mais diferente, mas a verdade é que ficou praticamente igual ao primeiro.

"- Sei que às vezes você finge que já fez coisas que só leu nos livros.
- Mas não é um fingimento total. Quando você lê um livro bom, meio que acaba fazendo as coisas sobre as quais você leu."

Mas o fato é, eu sei que existem vários pontos negativos, mas mesmo assim, eu gostei. Acredito que quando gostamos de um livro, não importa todos os seus defeitos, você continua querendo ler mais e mais. Irei ler todos os volumes lançados e provavelmente gostar de todos eles, sem nenhuma grande explicação. Digo apenas que a série me cativou e que apesar do enredo não ser dos melhores, foi bom para mim. Acho que isso explica as 4 xícaras de café. Recomendo para todos que gostam de ação, comédia e leituras rápidas para descontrair. 

Witch & Wizards
1- Bruxos e Bruxas
2- O Dom
3- The Fire
4- The Kiss

Livros #67 - O Sucesso é Ser Feliz

Título: O Sucesso é Ser Feliz
Editora: Gente
Autor: Roberto Shinyashiki
Número de páginas: 141
Sinopse: Mais uma Vez, Roberto Shinyashiki adianta-se no tempo e traz um tema fundamental que tem sido deixado de lado pelo ser humano em busca do sucesso: a felicidade. Se você questiona se a sua vida tem sido do jeito que merece... Se gostaria de encontrar opções com maior realização pessoal, este livro é fundamental. Aqui, encontrará temas como: O que é a felicidade? Por que as pessoas desperdiçam as suas vidas? Quais os caminhos para uma vida mais plena? Estes assuntos são abordados de uma maneira serena e profunda, como se você estivesse tendo uma conversa real com o Dr. Shinyashiki. Neste livro, você ainda encontrará novas idéias que abrirão os seus horizontes, orientações que propiciarão uma nova visão da sua vida e principalmente, alimento para motivar essa transformação. Leia este livro enquanto é tempo. Existem muitos tesouros não explorados em sua vida. Afinal, a felicidade também é lucro.


Roberto é médico-psiquiatra com pós-graduação em Gestão de Negócios (MBA - USP) e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Profundo conhecedor da alma humana, ele tem a capacidade de entender a realidade e as necessidades dos indivíduos, isso faz de Shinyashiki uma referência em temas como carreira, felicidade e sucesso.

A editora fez um trabalho ótimo no livro. A capa é bonita e consegue chamar a atenção de diversos públicos e não somente de um grupo mais sério. As páginas são amareladas e uma ótima tipografia.

O sucesso é ser feliz nos apresenta as os mais diversos motivos da infelicidade e os estudos que podem transformar sua maneira de viver e pensar. São feitos perfis onde capa pessoa pode se identificar com uma dessas personalidades. O importante é saber que viver vale a pena, perceber as coisas simples e apreciá-las, saber valorizar as pessoas ao seu redor e os momentos que passamos com eles. É saber aproveitar a vida, vivendo e não sobrevivendo.

Assim o autor começa o livro narrando contos e fatos de sua vida até a descoberta da verdadeira felicidade. Afirma que o indivíduo precisa de: Confiança, Realização e Alegria de viver. Na falta destes itens, a infelicidade é dominante. Para entender melhor, são 3 personalidades tratadas na obra: Dâmocles, são aqueles que vivem com medo. Medo de que algo ruim aconteça em suas conquistas. Batalham e conquistam, mas sempre estão esperando pelo pior, como: O casamento acabar, perder o emprego, tragédias com filhos. Com essa personalidades aprendemos sobre a falta de Confiança.

Sísifo, é a infelicidade daqueles que vivem se sacrificando. Desistem de seus planos e sonhos, não conseguindo alcançar o sucesso. Nunca conseguem terminar algo que começam, e quando fracassam, justificam seus erros e colocam a culpa em outras pessoas, apesar de muito esforço, são poucos resultados positivos. O que aprendemos com Sísifo é a Realização, o que a falta deste alimento pode causar.

Já com Midas, somos apresentados aquelas pessoas que possuem tudo, acumulam conquistas mas nunca estão satisfeitos. Muitas vezes são aqueles que possuem sucesso financeiro, mas uma falha na vida afetiva. Podem ser donos dos currículos mais brilhantes, mas não possuem um laço amoroso com suas famílias, não conseguem fazer amigos. O que falta para a felicidade de Midas é a alegria de viver.

Com as três personalidades apresentadas, o autor começa a debater cada uma, apresentando ao leitor os pontos positivos, negativos e como mudar. Como deixar a infelicidade de lado e buscar a felicidade. Você pode se tornar melhor e mudar sua maneira de pensar, basta desejar. São pequenas coisas que podem mudar totalmente sua vida.

O que mais me agradou no livro foi a maneira que o autor tratou do assunto. Geralmente livros que abordam assuntos assim podem ser vistos como leituras chatas. Mas o interessante mesmo é que parece que você está lendo um diário do autor, com diversas dicas. É algo pessoal e que tornou a leitura muito mais construtiva. A escrita do autor é leve e consegue cativar mesmo aqueles que não gostam do gênero.

A felicidade é um tema difícil, pois cada um pode alcançá-la de uma maneira, mas as dicas que o autor fornece são de extrema valia e devem ser levadas em consideração, acredito que todos possam se identificar com vários pontos tratados nas três personalidades citadas. Indico para todos, é uma daquelas leituras que podem lhe acrescentar algo mais.

"A felicidade é feita de pequenas pérolas que você cultiva a cada dia, a cada hora. Portanto, desenvolva hábitos que criem mais alegria em sua vida."

Promoção #14 - Papai Noel Literário



Uhulll, o Natal já está quase aí... e Papai Noel estará recheando sua árvore de presentes, nesse caso de livros. Os blogs Livros uma Grande Paixão, Magiasbook, Escrev-Arte, Blog do Balaio, Minhas Resenhas, Meu Mundinho Fictício, Triplo Books, Books and Movies, Sir James Matthew, e Every Little Book se juntaram e irão presentar 5 leitores.

Blogs
Livros uma Grande Paixão -Livro Sussurro
Magiasbook -Livro A vida em tons de cinza
Escrev-Arte -Livro Mulher de Honra
Blog do Balaio -Livro Feérica
Minhas Resenhas -Livro Garota Replay
Meu Mundinho Ficticio -Livro A Menina que Semeava
Sir James Matthew -Livro De Repente, o Amor
Triplo Books -Livro Bem mais Perto
Books and Movies -Livro Radiante
Every Little Book -Livro Julieta Imortal

Regras
De obrigatório apenas seguir os blogs, curtir as páginas e deixar um comentário nessa postagem, com seu Nome - Nome de seguidor e e-mail para contato. Mas caso você queira extras, tem várias opções para você. Para mais informações de prazos para entrega de prêmios e outras regras leia o final da postagem. Boa sorte a todos!!!

Kit Jovem



Kit Emocionante



Kit Sobrenatural



Kit Romance



Kit Fofo



- A promoção é válida de 10/11 até o dia 15/12.
- Será conferindo se os vencedores seguem todos os blogs participantes. Siga as regras obrigatórias para não ser desclassificado!
- Cada responsável pelo blog terá o prazo de 45 dias para enviar o prêmio após o término da promoção.
- Serão cinco ganhadores(as), levando 2 livros cada. o//
- Os vencedores terão o prazo de 2 dias para responder o e-mail que será enviado. Caso não respondam, um novo sorteio será realizado.
- Os vencedores tem que possuir um endereço em território nacional.
- O resultado poderá ser conferido neste mesmo post a partir do dia 16/12.


Livros #66 - Bruxos e Bruxas

Título: Bruxos e Bruxas
Editora: Novo Conceito
Autor: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Número de páginas: 286
Sinopse: No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.


James Patterson é hoje um dos autores mais vendidos no mundo inteiro. Seu livro de estréia The Thomas Berrynan Number ganhou o Edgar Award de melhor romance policial. Foi publicado em 1976, depois de recusado por mais de 20 editores. O autor iniciou então uma série de best-sellers, incluindo os seis livros com o personagem Alex Cross, um detetive-psicólogo. Antes de se tornar um escritor em tempo integral, Patterson trabalhou na área de Publicidade por muitos anos. Foi presidente da J. Walter Thompson, North America, de 1990 a 1996. Estudou no Manhattan College e depois na Vanderbilt University. Vive atualmente em Palm Beach, Flórida, com a mulher e o filho.

A capa é absurdamente linda, principalmente pessoalmente. A editora caprichou muito nessa obra e as ações de marketing que a Novo Conceito realizou foram muitas, despertando o interesse do público. As páginas amareladas e uma tipografia bem legível contribuem para uma leitura agradável e rápida. 

"Quando foi a última vez que você olhou de verdade nos olhos dos seus pais? Aposto que nem se lembra."

Whit e Wisty, jovens irmãos, certa noite acordam e descobrem que uma invasão está acontecendo em sua casa pela Nova Ordem, governo opressor, acusando-os de bruxaria. Suas vidas mudam drasticamente, obrigados a deixar seus pais e levando apenas um item pessoal cada, começam a conhecer uma nova rotina: a de prisioneiros aguardando pela execução.

Desesperados, a única solução para irmãos Allgood é a fuga. São capítulos repletos de aventura e descobertas. O país está completamente mudado, com novas leis, regras e pessoas insanas no poder. Com o passar dos dias, poderes que eles jamais poderiam imaginar começam a aparecer e a certeza de que são realmente habilidosos bruxos fica cada vez mais clara.

"- Temos que descobrir como isso funciona - Wisty disse, tensa. - Eu sei que você acha que sou louca, mas estou começando a acreditar nessa história de bruxo e bruxa. Na nossa mágica. Temos que treinar, Whit. Temos que ter mais força de vontade. Talvez você seja um bruxo. Talvez eu seja uma bruxa."

Wisty começa a apresentar dons estranhos, como a habilidade de transformar pessoas, animais... porém também existe um lado mais perigoso, como quando fica em chamas ao ficar com raiva. Já Whit possui uma velocidade incrível e é imune a arma de choque, entre outros poderes que os dois irmãos vão descobrindo no decorrer dos capítulos. Além de salvarem a si mesmos, terão que descobrir onde seus pais estão e como lidar com a revelação da profecia que os envolve. 

Com muita fantasia e aventura, esse nova obra veio para agradar os mais diversos públicos. Um final capaz de deixar o leitor aflito para o próximo volume, uma escrita envolvente e protagonistas cativantes. Uma leitura leve que promete entreter, nada de muitas expectativas. Não comece a ler esperando que essa seja uma série com a qualidade de Harry Potter, por exemplo. Melhor dizendo, não compare.

A leitura fluiu rapidamente, e fiquei feliz com o conteúdo em si. É uma série bem juvenil e que me agradou bastante no final. O segredo foi que não comecei com grandes expectativas, portanto não tinha com o que me decepcionar. Outro fato que pode ter contribuído foi que não li outras obras do autor, super elogiado, assim não tive outras obras do James para comparar. De qualquer maneira, estou ansiosa para ler O Dom, continuação da série e me aventurar com os Allgood novamente.

"Eles têm medo de mudança, e nós precisamos mudar.
Eles têm medo dos jovens, e nós somos os jovens.
Eles têm medo de música, e a música é a nossa vida.
Eles têm medo de livros, e do conhecimento, e de ideias.
Acima de tudo, eles têm medo da nossa magia."

O único ponto realmente negativo para mim na obra foi a questão do passado dos irmãos não ser tão explorado como eu gostaria. Wisty começa a ficar em chamas quando fica com raiva, por exemplo, porém no passado isso nunca aconteceu. Achei um pouco estranho, os poderes aparecerem só agora. Então, isso para mim foi um ponto negativo, se os autores tivessem explorado o passado, a família e a magia de uma forma mais correta, a obra seria com certeza mais interessante. Mas isso não muda o fato de ser uma série encantadoramente divertida que eu recomendo.

Promoção #13 - Eu quero todos os livros do Sparks!


Como eu tinha comentado, muitas surpresas legais estavam por vir. Uma delas é a fantástica promoção de todos os livros do Sparks! Isso mesmo, todos. Um sortudo levará para casa todas as suas obras. Muito bacana não é? Tem presente melhor para este fim de ano? Quero agradecer a todos os blogs participantes, vocês são fantásticos. 

Blogs Participantes

Regras

De obrigatório são apenas alguns itens, como seguir os blogs, seguir twitter, curtir páginas e deixar um comentário nessa postagem, com seu Nome - Nome de seguidor e e-mail para contato. Mas caso você queira extras, tem várias opções para você. Para mais informações de prazos para entrega de prêmios e outras regras leia os termos no formulário. Boa sorte a todos!!!


a Rafflecopter giveaway

Livros #65 - De repente, o amor

Título: De repente, o amor
Editora: Única
Autor: Susan Fox
Número de páginas: 366
Sinopse: Aos trinta e um anos, a sorte de Kat Fallon com os homens já se mostrou longe de ser algo positivo. Mas quando ela convida seu melhor amigo e vizinho Nav Bharani para ser seu par no casamento de sua irmã mais nova em Vancouver, ela não imagina que está para embarcar na maior surpresa de sua vida... Nav é apaixonada por Kat desde que ela se tornou sua vizinha, e quando ela diz para ele que adora viagens de trem, principalmente pela possibilidade de "conhecer" estranhos, Nav bola um plano para ganhar o coração de Kat. Em cada parada do trem durante a viagem ele aparecerá disfarçado como "um desconhecido sexy". Kat cai nesta brincadeira sensual, mas o que começa como uma simples diversão transforma-se em algo mais denso e Kat se vê em dúvida se permanece em suas fantasias sexuais de solteira ou investe no seu par perfeito. Sexy, divertido, intrigante... Susan Fox é um dos novos talentos da ficção erótica.


Susan Fox (também conhecida como Susan Lyons e Savanna Fox) escreve romances atraentes e contemporâneos. Autora premiada ganhou diversos prêmios como Gayle Wilson Award of Excellence, the Booksellers Best, the Aspen Gold, the Golden Quill, the Write Touch, the More Than Magic, the Lories, the Beacon, and the Laurel Wreath e também foi indicada ao RT Book Reviews Reviewers Choice Award. Susan Fox é canadense, formada em Direito e Psicologia, mas já trabalhou como consultora de informática e editora.

A capa é intensa, seguindo o modelo da série completa de Susan Fox. A editora apresenta um excelente trabalho na tipografia da obra, com fonte e tamanhos apropriados, assim como uma ótima divisão de capítulos. As páginas são amareladas, contribuindo para uma melhor leitura.

Neste segundo volume da série Wild Ride to Love de Susan Fox, somos apresentados a Kat Fallon, uma mulher na casa dos trinta anos, com o sonho de casar e construir uma família. Uma facilidade absurda em se apaixonar acaba fazendo com que seus relacionamentos não durem e que sua lista de fracassos amorosos aumente.

"Eu sei que não está desesperada. Mas, talvez, quando olhe esses caras, você veja o que quer. Um possível marido. Em vez de enxergar o que está realmente diante dos seus olhos".

Nav Bharani é um indiano que optou em deixar seus costumes de lado para seguir seu coração e realizar seus verdadeiros sonhos. Vizinho e melhor amigo de Kat, sonha com o dia que a bela moça consiga ver nele mais que um amigo. Apaixonado e cansado de assistir Kat com seus inúmeros namorados, Nav planeja deixar o posto de melhor amigo de qualquer maneira, mesmo que para isso tenha que ir contra tudo o que defende.

Com o casamento da irmã de Kat chegando, um acompanhante é mais que necessário. Logo o nome de Nav lhe surge na mente e convida-o. O lindo indiano vê nessa situação o plano perfeito para conquistá-la, sabendo tudo o que Kat gosta nos homens e sua queda por viagens e desconhecidos no trem, o rapaz cria um plano de criar personagens diferentes e excêntricos em cada parada para seduzi-lá.

"O que eu tinha achado por dentro não era tão maravilhoso - havia inveja, insegurança, alguns sentimentos sombrios -, mas ele me mostrara que eu também não era tão horrível. Ele não havia me rejeitado. Com ele, eu podia ser forte ou vulnerável, brincalhona ou séria, e ele ainda me amaria".

Assim uma aventura começa, deixando Kat e Nav mais íntimos do que nunca. Ao longo dos capítulos somos presenteados com cenas fortes de sedução e romance, e todo o conflito que as personagens passam. São duas personalidades totalmente diferentes que apesar do tempo de amizade, começar a se conhecer de verdade nessa viagem que marcará a vida de ambos e mudará seus destinos.

De repente, o amor foi uma grata surpresa. Dificilmente um livro do gênero me agrada por conta dos clichês absurdos, enredos praticamente iguais e o destaque para a submissão da mulher e práticas BDSM. E é exatamente o fato dessa obra não apelar para esses itens que fez da leitura algo interessante para mim. A autora não precisou colocar personagens femininas fracas, de classe baixa/média, submissas, depressivas e que coloquem o homem em um altar. Assim como não precisou criar um homem milionário, frio e que vê a mulher apenas como um objeto. Nada disso foi necessário para criar um livro atraente, que prenda a atenção do leitor, fazendo com que se encante com a leitura.

Claro que a obra teve um ponto negativo para mim, a personalidade de Kat. Diversas vezes seu comportamento era extremamente infantil. A personagem tinha uma ideia do que ela gostava e de como um homem deveria ser para agradá-la e Nav mudou todo o seu comportamento para seguir essa ideia de perfeição. Mas nada que interfira na leitura. Uma coisa que acabei descobrindo com o decorrer da leitura, é que este é o segundo volume da série e não o primeiro como eu acreditava. Não é uma série que necessite ler em ordem para se entender, mas eu realmente gosto de acompanhar os volumes certos. Certamente irei começar a leitura do primeiro livro em breve para depois focar no terceiro.

A editora Única publicou os quatro livros da série com um curto intervalo de tempo e você já pode adquirir todos. Recomendo para os fãs do gênero e para aqueles que não simpatizam. É uma série intensa, divertida e romântica. Abaixo a ordem correta dos livros, para que ninguém confunda e comece lendo o quarto volume, ao invés do primeiro.

Sex Drive - De repente, o destino - livro da Theresa 
Love, Unexpectedly - De repente, o amor - livro da Kat 
His, Unexpectedly - De repente, é ele - livro da Jenna 
Yours, Unexpectedly - De repente, o desejo - livro da Merilee





Livros #64 - Divergente

DivergenteTítulo: Divergente
Editora: Rocco
Autor: Veronica Roth
Nº de páginas: 504
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.






Divergente, de Veronica Roth, conta a história de Beatrice Prior, uma garota de 16 anos que pertence a facção da Abnegação, já que seus pais fazem parte da mesma. Mas isso, e todo o mundo como ela o conhece pode mudar na Cerimônia de Escolha. Tudo depende da escolha que Beatrice irá fazer. Escolha essa que se torna mais complicada quando, em seu teste de aptidão, o resultado é inconclusivo, o que só significa uma coisa ela: é Divergente.

No primeiro livro desta trilogia é apresentado um novo mundo no qual a sociedade é separada em facções e estas definem todos os aspectos da vida das pessoas, desde o modo como elas irão agir até o que eles representarão para toda a sociedade. Existem cinco facções: Abnegação, Audácia, Franqueza, Erudição e Amizade. E em todas um lema é constante: a facção antes do sangue.

"Em nossas facções, encontramos sentido, encontramos propósito, encontramos vida."

Tris, como Beatrice passou a se chamar após a Cerimônia de Escolha, tornou-se uma inicianda da Audácia e tem que enfrentar então todos os perigos e conflitos que a iniciação desta facção guarda e lidar também com o fato de que não tem a minima ideia sobre o que é a Divergência, mas saber também que este é um fato que coloca sua vida em risco dentro de sua própria facção.



Com inúmeras críticas positivas sobre esta trilogia ela tornou-se uma obra de grande expectativa, expectativa essa que Roth consegue suprir com maestria. O primeiro volume, Divergente, apresenta uma leitura rápida e envolvente, que consegue prender o leitor inteiramente neste mundo distópico "perfeito", assim como também consegue fazer com que o leitor interaja com os personagens de forma surpreendente.

Um dos grandes pontos positivos é a complexidade dos personagens da história, por mais que isso possa vir a ser um tanto enervante em alguns momentos da leitura. Tris, a protagonista, é uma garota confusa e ao mesmo tempo obstinada, e o fato da confusão dela ser ainda muito presente neste primeiro volume pode levar ao questionamento da personalidade da própria personagem, afinal se ela fez uma escolha ela terá que aprender a conviver com a própria e não ficar lamentando sobre a mesma de novo e de novo. Mas ao mesmo tempo, ao se colocar no lugar de Tris, é possível perceber como sua escolha foi difícil e perdoar esses momentos de grande indecisão.


"Fecho os olhos e imagino minha mãe e meu pai sentados à mesa de jantar, em silêncio. Será que o fato de a minha garganta apertar ao pensar neles é um resquício de altruísmo, ou será egoísmo, porque sei que nunca mais serei a filha deles?"

Já os personagens secundários também nos apresentam complexidades em suas personalidades e, principalmente, em suas relações, como Quatro, o instrutor dos iniciandos transferidos, que mostra diferentes comportamentos e é um tanto quanto misterioso. Eric, um dos líderes da Audácia é um garoto maldoso e cruel que não parece conhecer limites entre a coragem e a loucura. Os iniciandos Christina, Will e Al são os companheiros de Tris, mesmo que eles saibam que estão competindo entre si pelas poucas vagas na Audácia enquanto que Peter, Molly e Drew são aqueles que não se importam com escrúpulos para conseguirem aquilo que almejam.

Apesar da leitura maravilhosa que foi Divergente, o livro mostrou um ponto negativo quando chegou ao seu clímax. Faltou um certo desenvolvimento na narrativa deste ponto em particular; o conflito da história ocorre de forma tão abrupta que o leitor para e pensa: "É um sonho, certo? Não pode estar acontecendo neste momento". Talvez se Roth tivesse construído os fatos com um pouco mais de clareza ou até mesmo tivesse esperado apenas um pouco mais teria sido melhor construído dentro do enredo.

Portanto, Divergente é um livro que vale muito a pena ser lido, mas é aconselhado que se tenha já a continuação do lado, pois assim que termina o leitor já fica curioso para saber o que vai acontecer, como a situação vai se desenrolar... Ou seja, uma história envolvente, com personagens maravilhosos em um mundo novo que é muito gostoso de se conhecer.


Trilogia Divergente

#1 Divergente
#2 Insurgente
#3 Convergente (Data de Lançamento no Brasil: Previsto para 2014)

Contos

#1 Free Four (Ler Online)
#2  The Transfer: A Divergent Story

Resultados #15 - Top Comentarista #8

Pessoal, primeiro que pedir desculpas pela demora no resultado, tive alguns contratempos e acabou que só agora pude realizar o sorteio. Bom, quero agradecer a todos vocês, fiquei muito feliz com a participação de todos! Foram várias inscrições, mas somente 24 pessoas comentaram em todas as postagens, dentro do prazo. São eles:

Alessandra Miyuki Taira 
Amanda Costa 
Ana Paula Martins 
Bruna Roberta Bento
Dayane Farias
Diandra Fernandes 
Erika Martins 
Fernanda Yano 
Gabriela A
Gabriela Costae Silva 
Gladys
Jheyscilane Cavalcante 
Jônatas Amaral 
Juliana de Fátima R L de Jesus 
Kamilla Evely 
Karolina Lopes 
Lara Andrade 
Larissa Gaigher 
Lucas Lucenna 
Michelli Santos Prado 
Rafaela Saturnino 
Suzana Chaves Linhares 
Tainara Hijaz 
Thiago Trisltz 


Parabéns Fernanda Yano! Estarei entrando em contato com você. Aos outros participantes, não desanimem, logo mais tem novidades. Quero dizer as vencedoras do Top #7 que não enviei o livro de vocês ainda pois um dos livros não chegou e acho muito chato enviar o prêmio para as vencedoras separado, gosto de enviar tudo junto. Portanto, assim que chegar estarei enviando os livros, não se preocupem. Este mês não sei se terá Top Comentarista, está bem corrido, assim fica difícil. Mas logo mais várias novidades para vocês.

Livros #63 - Bullying - Matando Aula

Título: Bullying - Matando Aula
Editora: Clube de Autores
Autor: L. L. Santos
Número de páginas: 301
Sinopse: Uma sala de aula de um colégio público tem a surpresa de conhecer a morte sem precedentes, quando um homem mascarado entra armado de um revolver e decide que este será o último dia de aula. Durante os momentos fatídicos, os estudantes mostram-se tão macabros quanto o estranho que os colocara na mais desesperada situação de suas existências. Ódio, medo, amor, preconceito, racismo. Imperam as diferenças sociais entre alunos que fariam de tudo para saírem ilesos. Inclusive matar seus colegas. Um retrato da sociedade educacional do Brasil. Um episódio que possui tentáculos em todas as direções que se pode imaginar. Chacina é a palavra-chave para por um fim a tudo.




L. L. Santos, paranaense, nascido no coração do Sudoeste do Paraná. Desde a infância, teve contato direto com a leitura de quadrinhos. Desde a Turma da Mônica as aventuras da Disney. Ainda pequeno, já mostrava interesse em produzir estórias de ficção científica. E por isso, ficava horas rascunhando sem parar. Com o passar dos anos, o gosto literário floresceu, até que resolveu dar vida a seus personagens (...).

A capa é simples, porém impactante. Possui uma forte ligação com o enredo e faz o leitor imaginar inúmeras possibilidades. A divisão de capítulos é agradável e as páginas brancas, mas nada que interfira na leitura. 

O conteúdo do livro gira em torno de um tema muito comentando e atual. Bullying foi se tornando cada vez mais sério ao longo dos últimos anos e é assunto principal de inúmeras palestras. Tratando também deste assunto, temos L. L. Santos, que nos apresenta a história de Carlinhos, um garoto que sofreu bullying na escola, de forma monstruosa, que além de prejudicar sua saúde física e mental, Carlinhos se tornou excluído da sociedade.

Os anos se passam e a narração se foca nos dias atuais, com alguns flashbacks da vida de Carlinhos. Agora o foco principal é uma sala de aula, com diversos adolescentes problemáticos. Certa manhã, um homem mascarado entra na escola e vai direto a sala de aula que planejou, decidido a cometer uma tragédia.

"A juventude estava perdida. Nada mais havia a fazer. A escola que deveria comportar cérebros e corpos sãos, detinha na verdade, mentes em declínio em corpos dominados pela loucura social".

Em meio a todo este drama de um psicopata em uma sala de aula com vários reféns, somos apresentados a história dos personagens principais, André (o gordo), Marcelo (fortão), Nathanieli (a alcoólatra), Clóvis (o negro), Margarida (riquinha), Samuel (o crente fanático), Enrique (o gay), Gerusa (a única virgem) e Tigela (a prostituta).

Em um final dramático o autor mostra o lado cruel desta triste realidade e o quanto o ser humano pode ser terrível. Um texto com várias críticas a sociedade e uma linguagem pesada, faz do livro uma leitura reflexiva, porém é improvável que agrade aos leitores que gostem de finais felizes, leves.

Certamente Bullying - Matando Aula não foi uma leitura agradável para mim, como vocês podem perceber pela nota. São diversos pontos que eu poderia apresentar aqui para mostrar minha angústia e decepção com a obra, mas irei focar em apenas alguns. Primeiramente, achei ofensivo a maneira como várias personalidades foram tratadas, achei até que ocorreu um certo preconceito com a criação de algumas coisas, como os apelidos e a descrição de cada um. Temos Samuel, que é apresentado como um eterno fanático e uma pessoa chata, diversas vezes tive a impressão de que a mensagem de que "Deus não existe e você é um idiota em acreditar nele" estava explícita. Isso para mim é errado, é um julgamento.

Por mais que a ideia fosse apresentar uma linguagem e um conteúdo desse grupos de pessoas que praticam bullying, achei algumas coisas forçadas demais. Outro ponto é a maneira como o autor decidi tratar o tema, falar sobre bullying é interessante, se você souber como argumentar. Não teve um momento no livro que mostrasse que pode existir uma redenção, perdão e que a pessoa que cometeu tal ato pudesse mudar. A mensagem que foi deixada foi: A pessoa que comete bullying não se arrepende e a pessoa que sofre, se vingará um dia em outras pessoas. Totalmente contra tudo o que eu acredito. 

Uma outra coisa que me incomodou bastante foi a crítica do autor ao final do livro. Se uma pessoa possui condições de estudar nas melhores escolas, de frequentar os mais diversos cursos não significa que ela é incompetente, mimada ou que será futuramente um ser humano agressivo e sem morais. O fato de se estudar em uma escola pública e não ter condições de frequentar diversas atividades extracurriculares não te faz uma pessoa melhor e superior aquela que tem capital. 

Existem pessoas boas e ruins, não importa a classe, a condição financeira, a aparência física, etc. As suas atitudes e os caminhos que escolhe seguir é que te definem. Aliás, acredito até que o tema é tratado de forma séria demais. Não estou dizendo que um ato de violência não deveria ter consequências, estou dizendo que tudo tem limites. Em minha época de estudo essa palavra mal existia (na verdade, se existia eu nunca ouvi falar) e posso afirmar claramente que em todas as escolas que estudei nunca presenciei casos de agressões ou atitudes que abalassem com o emocional e psicológico de alguém. As pessoas precisam diferenciar o que faz parte da formação e do amadurecimento da pessoa e o que é realmente grave.

Tratar tudo como bullying, na minha opinião, faz com que essas pessoas cresçam sem saber lidar com pressão e momentos ruins. Na primeira dificuldade irão desistir, fugir. Não vão encarar como um desafio. Digo isso pois já presenciei diversos casos de crianças e adolescentes que após essa euforia toda, se tornaram muito mais frágeis. Mudam de escola por qualquer coisa, abandonam cursos, ficam depressivas. Mas, como este não é um assunto que desejo me estender, já deixei clara minha opinião sobre a obra e o tema em si. Se você gosta de leituras assim, que te mostram apenas o lado ruim e cruel da sociedade, indico a leitura. Porém se você acredita que todo ser humano pode mudar e se arrepender, não acho que esse livro se torne um dos seus favoritos. De qualquer forma, gostei de conhecer a escrita do autor e acabei refletindo muito com o decorrer da leitura, e é claro, é apenas a minha opinião, você poderá amar o livro e o achar interessante exatamente pelos pontos que critiquei.

Livros #62 - Rose na Tempestade


Título: Rose na Tempestade

Editora: Novo Conceito
Autor: Jon Katz
Número de páginas: 240
Sinopse: No meio de uma terrível nevasca, a cadelinha Rose insiste em dar conta de seu trabalho como pastora enquanto nos deixa a par de suas curiosas reflexões: onde está Katie, que ela nunca mais viu, embora seja capaz de sentir sua presença em todo lugar? Quem será aquele cachorro selvagem que parece seu amigo? Por que Carol, a mula, fica parada mesmo debaixo de toda a neve que cai? E onde foi parar Sam, que sumiu depois daquele barulho todo?Mas Rose não tem muito tempo para suas reflexões divertidas — e às vezes bem corretas. Agora ela deve voltar sua atenção para uma coisa muito mais séria: correr atrás de Sam, tentar encontrá-lo e, quem sabe, salvá-lo. No entanto, alguns perigos podem ser intransponíveis para uma cachorrinha...



Jon Katz, escritor best-seller do The New York Times, é conhecido por seus livros sobre animais, vida no campo e cultura geek. É também colunista do The New York Times e da revista Rolling Stone. Começou a escrever sobre bichos ao adquirir um border collie que — segundo ele — mudou sua vida, levando-o a morar em uma fazenda. É apaixonado por cães, mas não defende o tratamento humanizado que muitos animais de estimação recebem. Acredita que tratá-los assim é esquecer-se de sua natureza animal. Vive em uma fazenda com sua mulher, seus quatro cães, duas mulas e dois gatos.

A parte gráfica do livro está muito bem trabalhada. A capa apresenta uma ligação forte com o contexto e é realmente linda. Internamente temos uma tipografia agradável, páginas amarelas e uma boa divisão de capítulos, tudo em completa sintonia com o proposto.

Em Rose na Tempestade temos Rose, resultado de um cruzamento entre um cão pastor e um border collie. Rose desde que era um filhote foi levada a fazenda de Sam, que inicialmente não gostava da ideia de ter uma cachorra para pastoreio, mas após um período, o fazendeiro descobriu o talento e dedicação da mesma, já que em pouco tempo Rose começava a mostrar autoridade e um trabalho excelente, sem nenhum treinamento. 

Os anos passam e Sam e Rose formam muito mais que uma equipe, possuem um grande afeto um pelo outro. A fazenda se torna seu lar e proteger os animais uma rotina. Rose possui todo um esquema de como manter a ordem e fazer um trabalho perfeito sem ao menos ter sido treinada para isso, ela cria um mapa em sua cabeça onde tudo deve estar em seu devido lugar. Um animal morre? O mapa muda. Um animal nasce? O mapa muda. E assim, Rose consegue conhecer cada ser e cada lugar. 

"Começou a sentir uma libertação, um relaxamento das pressões do trabalho, vida, responsabilidade, preocupação e até do amor. Entrava num lugar diferente, um sem tempo, nem marcações, nada além do descanso."

Durantes os anos, Rose também teve que adaptar seu mapa para uma nova humana, Katie. Que chegara certo dia na fazendo e não foi embora. De início ficou confusa e se sentiu na obrigação de defender a fazenda, não aceitando assim a presença da moça, vendo-a como uma intrusa. Mas com os dias, Katie com seu jeito, conseguia conquistar a confiança de Rose e se juntar ao mapa, portanto mais uma vez, o mapa mudara. 

Mas depois de um certo tempo, Katie sumira. Inexplicavelmente. Rose procurava todo dia por ela, nos lugares que costumavam ir, na casa, na fazenda... mas nada de Katie. O que será que tinha acontecido com ela? Onde estava? Iria voltar? Perguntas frequentes na mente de Rose. Sam não falava mais sobre ela com frequência, e seu comportamento tinha mudado. Não era mais o homem feliz que era, carregava uma angústia arrasadora dentro de si. Mas isso Rose não sabia como mudar, não estava entre as coisas que sabia fazer no trabalho, tudo o que podia fazer era escutar e lhe fazer companhia.

Este era apenas um dos problemas de Rose, em um dia normal como os outros, logo pressentiu que algo estava acontecendo. Uma tempestade violenta estava por vir, diferente de todas as outras, podia escutar os animais se preparando para o pior e agitados com que aconteceria. Com a tempestade, Sam e Rose tentam de tudo para salvar os animais, a fazenda e a si mesmos. Uma tempestade que muda todo o mundo de Rose, seu mapa e tudo o que conhecia.

"Era nesses momentos que seus sentimentos por Rose cresciam com muita rapidez dentro de si, às vezes quase o oprimiam. Achou que ela conseguia na certa sentir o que ele não dizia: vamos resolver isso juntos."

Citando as personagens, Sam é um fazendeiro de sangue. Sua fazenda passou por gerações e se dedica nela dia e noite. Possui uma forte personalidade e apesar de não conseguir demonstrar seus sentimentos, é um homem gentil e prestativo. Já Katie é o sentimento em pessoa, gosta de afeto, amor, carinho e não tem medo de demonstrar isso. Logo de início podemos observar a luta para conseguir a aprovação de Rose e sua amizade.

Rose é uma cachorra inteligente, consegue cuidar de tudo na fazenda e detecta qualquer tipo de problema. Apaixonada pelo seu trabalho, o faz sempre com extrema dedicação, fazendo com que diversos fazendeiros tenham admiração e respeito por ela. Com o decorrer do livro conhecemos também Flash, um cão selvagem com a idade já avançada, que sempre costumava rondar a fazenda e com a tempestade buscou abrigo e foi acolhido. Se tornando um grande amigo de Rose e Sam. Um lugar onde voltou a amar e ser amado.

O livro realmente me conquistou. A escrita do autor é ótima e mostra o completo entendimento que possui do assunto. A cada capítulo, o leitor consegue entrar no mundo de Rose e admirar a coragem e a lealdade da cachorra com a fazenda e seus donos. São páginas repletas de amor, drama, escolhas. Até que ponto um animal vai para proteger o que acredita, o que ama? Uma leitura para refletir sobre sentimentos e companheirismo. 

"Sentia-se forte, cheia de vida.
E sentia-se, pela primeira vez na consciência, leve e livre.
E não solitária."