Livros #69 - Insurgente

InsurgenteTítulo: Insurgente
Editora: Rocco
Autor: Veronica Roth
Nº de páginas: 512
Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor. 














No segundo volume da Trilogia Divergente, Insurgente, é apresentado em uma nova realidade neste mundo dividido em facções, uma realidade que pode ser tão devastadora como esclarecedora para Tris Prior, uma divergente que pertence à facção da Audácia e que está disposta a tudo para vingar a morte de seus pais e de dezenas de outras pessoas da Abnegação.

Após o fim explosivo de Divergente, o segundo volume começa com Tris revivendo/culpando-se pelos acontecimentos passados e fica claro, então, que a fuga e a sobrevivência será muito mais difícil do que ela e Tobias inicialmente acharam que seria. O local o qual eles buscam abrigo é a sede da Amizade, facção que tem como lema a paz acima de tudo, mas é exatamente esta busca pela paz que dificulta a relação da protagonista com a outra facção.

Mas a relação entre facções não é a única coisa que está abalada no início do livro, as relações entre os personagens também ficam de várias formas muito confusas. Tris perde metade de sua família no final do primeiro livro e, naturalmente, não consegue lidar com isto assim como não consegue lidar com como os jogos políticos começam a interferir diretamente em sua vida.

De repente, penso em talvez deixar que outra pessoa corra todos os riscos. Talvez eu comece a agir de maneira egoísta, para que possa ficar perto de Tobias sem machucá-lo. Tudo o que quero fazer é mergulhar o rosto em seu pescoço e esquecer o mundo. 

Depois de um livro tão maravilhoso como Divergente era difícil acreditar que Insurgente superaria seu antecessor, mas foi exatamente isto o que aconteceu. Veronica Roth consegue criar um cenário ainda mais envolvente, dar uma profundidade impressionante aos seus personagens e trazer questionamentos sociais e políticos com sua obra.

É possível conhecer muito mais sobre este futuro em que a sociedade é dividida por facções e talvez este seja o principal culpado de este livro ser tão envolvente. O leitor não fica preso a perspectiva de apenas duas facções como foi no primeiro volume - Abnegação e Audácia, no caso -, mas consegue ter uma visão geral de como todas as facções encaram o mundo. E, assim, percebe-se, junto com Tris, que uma facção não é melhor que a outra, uma qualidade não tem que ser mais estimada que outra, mas que todas elas é o que vai fazer com que a sociedade consiga realmente avançar rumo a algo perto do ideal.

Os personagens, assim como o próprio enredo, cresceram de forma magnífica durante a narrativa; era nítido o amadurecimento não só da personalidade mas também da perspectiva de mundo de cada um. Exemplo mais do que certo é Tris, que consegue ter uma visão diferenciada não só da sociedade em que ela estava inserida, tanto politica quanto socialmente, mas também um crescimento próprio, sore como encarar as próprias ações. Durante todo o livro há um desenvolvimento para o crescimento.

E é exatamente assim que me sinto: recompondo as partes diferentes de mim mesma, como se as puxasse para dentro do meu corpo com um cadarço. sinto-me sufocada, mas pelo menos me sinto forte.

Em todos os aspectos uma leitura maravilhosa, instigante e criativa. Roth consegue nos fazer desejar estar no mundo de Divergente, nos faz querer fazer parte das facções e ter o poder de lutar ativamente por uma mudança na sociedade. Esta trilogia, até o momento, é uma maravilha literária que só faz com que o leitor anseie por mais - o final de Insurgente não poderia ser mais agoniante, e pensar que a continuação só chega ao Brasil em março de 2014. Muito mais do que recomendado, uma leitura obrigatória para todos aqueles que gostam de uma boa história.

Trilogia Divergente

#1 Divergente
#2 Insurgente

#3 Convergente (Data de Lançamento no Brasil: Previsto para 2014)

Contos

#1 Free Four (Ler Online)
#2  The Transfer: A Divergent Story

36 comentários:

  1. A trilogia me chama a atenção mas ainda não tive oportunidade de lê-la. Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou loucaaaa de vontade de ler essa série... nem li o primeiro ainda, e o filme já tá aí neh?! =S

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso ler esses livros! Comprei os dois primeiros e ainda não tive tempo de lê-los. Mas vou ler, pode ter certeza!

    Adorei a resenha, como adoro distopias, tenho certeza que vou adorar esse também.

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Eu estou super curiosa com esse livro! Ele já está na fila para ser lido.... :D :D

    Bjoks da Gica.

    ResponderExcluir
  5. Cada resenha e comentário que vejo fico com mais vontade de ler essa trilogia. Parece ótima mesmo!

    ResponderExcluir
  6. É ótimo! Eu li, amei, e recomendo! ♥
    Ficou perfeita a resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é outro que está dando o que falar, mas decidi que vou assistir primeiro o filme e depois ler o livro... É outro livro distópico que estou louca para ler...

    ResponderExcluir
  8. Uau!! Fiquei curiosa parar ler essa trilogia. A história parece ser surpreendente.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li o primeiro livro mas to louca para ler. Estão dizendo muito bem desse livro.
    E já esta no topo da lista de livros que eu quero de Natal, haha.

    ResponderExcluir
  10. Poxa, ainda não consegui ler esta série. E vejo que estou perdendo com isso. A história é bem envolvente e adoro temas futuristas. Ansiosa pra conhecer os personagens e a história deles. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. A distopia me interessa muito, mas infelizmente ainda não tive tempo de ler...
    Talvez com o filme eu tenha mais interesse em ler essa série...

    ResponderExcluir
  12. A capa desse livro e dos outros da série me atrai muito, tenho bastante vontade de ler! Vou colocar na minha lista...

    ResponderExcluir
  13. Como não li Divergente*, me perdi um pouco nessa resenha. Mas ainda assim parece ser um livro interessante. Coloquei os dois na minha lista. :D

    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Por não ter lido o primeiro livro ainda, acho que me perdi um pouco na resenha, mas só ouço elogios sobre essa distopia, e esse gênero me encantou bastante, comecei a gostar depois que li "Feios" do Scott Westerfeld e depois disso fiquei louca por distopias!!
    Divergente e Insurgente prometem me surpreender ainda mais!!

    ResponderExcluir
  15. Já li Divergente e estou doida para ler Insurgente e realmente, quando você começa a ler um livro da Veronica (Divergente) não consegue mais largá-lo. Tive que fazer um esforço gigante para ler o livro em partes e quando menos esperava estava pensando no livro e/ou lendo. Espero que Insurgente seja tão bom quanto Divergente e o fato de conhecermos as demais facções ajudará muito nisso, espero. Sua resenha ficou ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Ainda nao li o livro desse autor(a).mais interessante a historia.

    ResponderExcluir
  17. Eu ia ver direto o filme...mas acho que vale a pena esperar a trilogia completa para ler essa história que parece ser muito interessante!

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha. Ainda não li esse livro, mas estou pretendendo em breve.

    ResponderExcluir
  19. Essa trilogia parece bem interessante, fiquei com bastante vontade ler!

    ResponderExcluir
  20. adoraria ler a trilogia, acho ótimo livros de trilogias

    ResponderExcluir
  21. Adorei, ainda não li nenhum dos livros, mas pelos comentários e críticas, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  22. Eu quero muito começar a ler essa série, antes que o filme lance.
    Gosto de ler primeiro e depois comparar os detalhes com o filme, apesar de o livro sempre ser melhor!

    ResponderExcluir
  23. Li a resenha e fiquei muito curiosa em relação a esse livro pois ele possui uma leitura maravilhosa, instigante e criativa acabamos nos imaginando nesse universo. Show de livro!

    ResponderExcluir
  24. Ganhei esse livro, mas é em inglês. Então só li Divergente até agora. E amei!
    Pelo visto esse é ainda melhor! Curiosíssima!!

    ResponderExcluir
  25. Tenho Divergente e estou doida por Insurgente! Amei!

    ResponderExcluir
  26. Fiquei com receio de ler a sua resenha pois ainda não li o primeiro livro.. Mas eu só posso ter boas impressões dele, pela nota que você deu, e tenho certeza que escreveu muita coisa positiva sobre ele. Quero muito ler essa série.

    ResponderExcluir
  27. Tipo de estória que eu gosto de ler!!!! envolvente, emocionante, como a vida real deveria ser.

    ResponderExcluir
  28. Divergente não foi uma das séries que me empolguei para ler, acho que não me encaixei muito no enredo, mas o livro em si deve ser uma experiência ótima, a história é bem bacana, mas como disse, ela não me envolveu o suficiente, mesmo que eu já tenha lido várias resenhas dele. Bjo.

    ResponderExcluir
  29. Eu ainda não li nenhum livro dessa trilogia, mas tenho muito interesse em lê-lo. Ela parece ser muito boa e interessante!!

    ResponderExcluir
  30. Todo mundo fala muito bem sobre essa trilogia, e eu não li nem o primeiro. Vou esperar sair o terceiro pra comprar o box (se tiver), que ai sai mais barato. Mas vou tentar ler antes que a adaptação estreie nos cinemas. O livro parece ser muito bom mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Quero muito ler!!!
    Depois de ler, só fiquei com mais vontade!

    ResponderExcluir