Livros #67 - O Sucesso é Ser Feliz

Título: O Sucesso é Ser Feliz
Editora: Gente
Autor: Roberto Shinyashiki
Número de páginas: 141
Sinopse: Mais uma Vez, Roberto Shinyashiki adianta-se no tempo e traz um tema fundamental que tem sido deixado de lado pelo ser humano em busca do sucesso: a felicidade. Se você questiona se a sua vida tem sido do jeito que merece... Se gostaria de encontrar opções com maior realização pessoal, este livro é fundamental. Aqui, encontrará temas como: O que é a felicidade? Por que as pessoas desperdiçam as suas vidas? Quais os caminhos para uma vida mais plena? Estes assuntos são abordados de uma maneira serena e profunda, como se você estivesse tendo uma conversa real com o Dr. Shinyashiki. Neste livro, você ainda encontrará novas idéias que abrirão os seus horizontes, orientações que propiciarão uma nova visão da sua vida e principalmente, alimento para motivar essa transformação. Leia este livro enquanto é tempo. Existem muitos tesouros não explorados em sua vida. Afinal, a felicidade também é lucro.


Roberto é médico-psiquiatra com pós-graduação em Gestão de Negócios (MBA - USP) e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Profundo conhecedor da alma humana, ele tem a capacidade de entender a realidade e as necessidades dos indivíduos, isso faz de Shinyashiki uma referência em temas como carreira, felicidade e sucesso.

A editora fez um trabalho ótimo no livro. A capa é bonita e consegue chamar a atenção de diversos públicos e não somente de um grupo mais sério. As páginas são amareladas e uma ótima tipografia.

O sucesso é ser feliz nos apresenta as os mais diversos motivos da infelicidade e os estudos que podem transformar sua maneira de viver e pensar. São feitos perfis onde capa pessoa pode se identificar com uma dessas personalidades. O importante é saber que viver vale a pena, perceber as coisas simples e apreciá-las, saber valorizar as pessoas ao seu redor e os momentos que passamos com eles. É saber aproveitar a vida, vivendo e não sobrevivendo.

Assim o autor começa o livro narrando contos e fatos de sua vida até a descoberta da verdadeira felicidade. Afirma que o indivíduo precisa de: Confiança, Realização e Alegria de viver. Na falta destes itens, a infelicidade é dominante. Para entender melhor, são 3 personalidades tratadas na obra: Dâmocles, são aqueles que vivem com medo. Medo de que algo ruim aconteça em suas conquistas. Batalham e conquistam, mas sempre estão esperando pelo pior, como: O casamento acabar, perder o emprego, tragédias com filhos. Com essa personalidades aprendemos sobre a falta de Confiança.

Sísifo, é a infelicidade daqueles que vivem se sacrificando. Desistem de seus planos e sonhos, não conseguindo alcançar o sucesso. Nunca conseguem terminar algo que começam, e quando fracassam, justificam seus erros e colocam a culpa em outras pessoas, apesar de muito esforço, são poucos resultados positivos. O que aprendemos com Sísifo é a Realização, o que a falta deste alimento pode causar.

Já com Midas, somos apresentados aquelas pessoas que possuem tudo, acumulam conquistas mas nunca estão satisfeitos. Muitas vezes são aqueles que possuem sucesso financeiro, mas uma falha na vida afetiva. Podem ser donos dos currículos mais brilhantes, mas não possuem um laço amoroso com suas famílias, não conseguem fazer amigos. O que falta para a felicidade de Midas é a alegria de viver.

Com as três personalidades apresentadas, o autor começa a debater cada uma, apresentando ao leitor os pontos positivos, negativos e como mudar. Como deixar a infelicidade de lado e buscar a felicidade. Você pode se tornar melhor e mudar sua maneira de pensar, basta desejar. São pequenas coisas que podem mudar totalmente sua vida.

O que mais me agradou no livro foi a maneira que o autor tratou do assunto. Geralmente livros que abordam assuntos assim podem ser vistos como leituras chatas. Mas o interessante mesmo é que parece que você está lendo um diário do autor, com diversas dicas. É algo pessoal e que tornou a leitura muito mais construtiva. A escrita do autor é leve e consegue cativar mesmo aqueles que não gostam do gênero.

A felicidade é um tema difícil, pois cada um pode alcançá-la de uma maneira, mas as dicas que o autor fornece são de extrema valia e devem ser levadas em consideração, acredito que todos possam se identificar com vários pontos tratados nas três personalidades citadas. Indico para todos, é uma daquelas leituras que podem lhe acrescentar algo mais.

"A felicidade é feita de pequenas pérolas que você cultiva a cada dia, a cada hora. Portanto, desenvolva hábitos que criem mais alegria em sua vida."

26 comentários:

  1. Não dava tanto por esse livro. Agora lendo sua resenha com mais calma, pude notar que realmente estamos dando mais valor a coisas que não tem tanto valor e significado. Adorei conhecer o livro e o autor e vou tentar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não estava tanto querendo ler esse livro mas depois de ler a sua resenha, deu para ver esse livro tem tudo para ser bom. E com certeza, vou ler esse livro.
    Parabéns pela a resenha!!

    ResponderExcluir
  3. Não é bem o tipo de leitura que eu curto e não sei se leria no momento. Mas achei a temática interessante e com a resenha dá até vontade de ler. Quem sabe em uma oportunidade mais pra frente.
    Adorei o quote final!

    ResponderExcluir
  4. Autor brasileiro...que legal!!!
    Pela sua resenha o livro parece ser muito legal...
    Espero que eu ganhe ele de natal :B

    ResponderExcluir
  5. Nossa, na capa, os olhos do autor parecem fitar os do leitor. Com efeito, não posso dizer que sou a maior apreciadora do gênero "autoajuda". Acredito que para a conclusão da leitura, o leitor tem que ter uma certa boa vontade e deve se despir de preconceitos para aproveitar tudo que o livro pode oferecer. Acredito a leitura poderá ser uma grata surpresa e trazer interessantes lições para o cotidiano.
    Ótima resenha
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Livros de autoajuda me tiram do sério! kkkkkkk Acho que foram poucos os que li e realmente gostei, mas.... gostei da sua resenha e leria esse sim!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Comentar essa resenha é um pouco complicado, pois esse não é o estilo de leitura que eu costumo fazer, os estilo literários que eu costumo ler é de ficção, romances sobrenaturais, e seres míticos, então, esse é um livro que pode ser que eu venha a ler um dia, mas hoje não é o momento!! *-*

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito de livro de auto ajuda, mas pela resenha essa parece ser interessante, deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
  9. Adoro o Shinyashiki! Já vi várias palestras e li vários artigos dele! Ansiosa para ler este livro!

    ResponderExcluir
  10. Não curti muito o livro não. Alem de não sendo meu estilo, a história não me agradou.

    ResponderExcluir
  11. Livros assim te ajuda a ter uma visão mais ampla das coisas, você acaba percebendo que às vezes tinha uma ideia muito limitada, gosto muito.

    ResponderExcluir
  12. Aii, não leria! Não gostei, parece não ser nada do que eu costumo ler ou curtir...

    ResponderExcluir
  13. Eu estou precisando ler um livro de alta ajuda assim...

    ResponderExcluir
  14. É a primeira vez que vejo esse livro, e gostei muito e também me chamou atenção essa frase no final da sua resenha: "A felicidade é feita de pequenas pérolas que você cultiva a cada dia, a cada hora. Portanto, desenvolva hábitos que criem mais alegria em sua vida.", perfect, amei a resenha, curiosíssima para ler...
    :D

    ResponderExcluir
  15. Livros de auto ajuda não me agrado, mais tenho que confessar que fiquei um pouco interessada nesse livro.

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um livro encantador, fiquei mega interessada em lê-lo ♥

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha visto esse livro....confesso que não me chamou muita atenção e talvez não estará na minha meta de leitura. Mas o livro em si não é de todo ruim, tem seus pontos marcantes. Vai que mudo de idéia e resolvo lê-lo algum dia!?!

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha e o nome do livro. Confesso que nunca tinha ouvido falar nele mas agora fiquei com vontade de ler. Gostei da frase final e é realmente um livro encantador.

    ResponderExcluir
  19. adorei a resenha , chamou minha atençao assim como a capa , que pra mim tambem vale mt !

    ResponderExcluir
  20. Não curto muito livros de auto ajuda, mas leria sim esse livro só para saber um pouco da história!

    ResponderExcluir
  21. Não sei se leria...
    Já li livros de auto-ajuda, e confesso que Vivendo, Amando e Aprendendo, do Leo Buscaglia está na lista dos meus favoritos. Mas o rumo que esse parece tomar me parece contrário a algumas coisas em que acredito, como por exemplo, que todos podem melhorar e encontrar a felicidade, basta querer. Acho que sim, as pessoas podem melhorar, e acredito que a redenção vem para todos no momento certo, "dentro da eternidade". Mas não acredito que seja sempre tão simples assim. Algumas pessoas não possuem à mão muitas oportunidades. Muitas vezes, elas só possuem condições que nós, nas nossas vidas, não conseguimos nem imaginar, tamanha é a distância de realidade. Não gosto de pegar aquele discurso liberal que prega que somos todos iguais e, portanto, quem não alcança o sucesso não alcança porque não quer. Não é tão fácil assim. Há muitos fatores, e pensar assim atende a outros interesses, que não os nossos... Bom, esse é o modo como eu penso. E temo que este livro siga esse rumo. Por isso, não sei se leria. :)


    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Pra falar a verdade não curto livros assim não,acho que a leitura seria muito difícil pra mim por ser um estilo diferente dos que costumo ler.

    ResponderExcluir
  23. Não é muito meu tipo de livro, nunca gostei muito de ler livros assim, mas com certeza ele traz uma temática interessante. Pra quem gosta do gênero realmente deve ser um livro muito bom!

    ResponderExcluir
  24. Ainnn Adoro Roberto... Leio sempre!! Quero ler esse também! Leio e recomendo!!!

    Te seguindo!!!
    www.espacotudodebom.com.br

    ResponderExcluir