Livros #61 - Adeus à Inocência

Título: Adeus à Inocência
Editora: Novo Conceito
Autor: Drusilla Campbell
Número de páginas: 272
Sinopse: Madora tinha 17 anos quando Willis a “;resgatou”;. Distante da família e dos amigos, eles fugiram juntos e, por cinco anos, viveram sozinhos, em quase total isolamento, no meio do deserto da Califórnia. Até que ele sequestrou e aprisionou uma adolescente, não muito diferente do que Madora mesmo era, há alguns anos... Então, quando todas as crenças e esperanças de Madora pareciam sem sentido — e o pavor de estar vivendo ao lado de um maníaco começava a fazê-la acordar —, Django, um garoto solitário, que não tinha mais nada a perder depois da morte trágica de seus pais, entrou em sua vida para trazê-la de volta à realidade. Quem sabe, juntos, Django, Madora e seu cachorro Foo consigam vislumbrar alguma cor por trás do vasto deserto que ajudou a apagar suas vidas?


Drusilla Campbell é autora de 16 romances e vencedora dos prêmios Theodor S. Geisel – Best of the Best e Best Contemporary Fiction de San Diego. Nascida na Austrália, hoje vive em San Diego, na Califórnia, com o marido, dois cachorros resgatados e três cavalos.

Falando da parte gráfica do livro, a obra apresenta uma capa condizente com o enredo, simples, mas bonita. Tipografia legível e sem erros ortográficos alarmantes. Páginas amarelas, como de costume da Editora Novo Conceito, que fazem uma leitura mais prazerosa.

Adeus à Inocência apresenta Madora, uma garota que após a morte de seu pai, se sentiu solitária e acabou mudando seu comportamento, andando com pessoas erradas, atitudes que a levavam para a escuridão, como o consumo de drogas. Certa noite, Willis, aparentando ser um anjo da guarda, resgatou Madora desse mundo e prometeu mudanças, amor e uma vida melhor se ela ficasse ao seu lado. Anos depois, Madora e Willis moram juntos, porém nada é como Madora imaginava que seria, tendo como único amigo Foo, seu cachorro. Sua visão de anjo soberano que tinha de Willis muda após o rapaz trazer para casa uma garota grávida moradora de rua, Linda, e trancá-la no trailer de seu quintal, alegando querer apenas ajudá-la.

"Você é como um pequeno fantoche, não é, Madora, fazendo tudo o que Willis quer que você faça?"

Paralelamente, temos Django, uma garoto que após perder os pais em um acidente de carro se sente confuso, sozinho... porém ao contrário de Madora, Django não busca nos problemas, nas drogas e em más pessoas as respostas para a sua solidão, ele apenas vive um dia de cada vez. Morando com sua tia, Robin em uma casa nova, escola nova, vida nova... o destino faz com que o caminho de Django cruze com o de Madora, e juntos, irão descobrir muito de si mesmos. 

Em respeito das personalidades de cada personagem, Madora é extremamente calma e desligada do mundo real. Vive apenas com a visão de mundo que Willis fornece, na verdade, sua vida é centrada em Willis. Sem amigos, sem sair de casa e servindo como uma empregada, Madora não vê defeitos em seu parceiro, por mais que o mesmo lhe trate mal. 

"Pobre infeliz. Madora sabia o que significava ser jovem e perdida, com medo de tudo e fingindo nada temer."

Willis, teve uma infância sofrida e sempre teve o desejo de salvar as garotas perdidas. Faz isso de uma maneira completamente distorcida, porém acredita ser um homem maravilhoso e não vê nada de errado com seus métodos. Linda, apesar dos vários problemas psicológicos e sofrimentos, possui uma personalidade difícil. É má educada, sem noções de higiene, e entre vários outros hábitos que adquiriu nas ruas. 

Django é uma criança inteligente, corajoso e batalha por seus desejos. Não deixa o fato de seus pais terem morrido afetar sua integridade e sua maneira de ver as coisas. Apesar de todo o sofrimento de não ter mais seus pais, ele é capaz de mostrar a Madora a verdadeira felicidade. 

Uma leitura intensa. É assim que eu poderia descrever Adeus à Inocência. Aqueles livros que te fazem pensar nas pessoas ao seu redor e imaginar se estão sofrendo, se são felizes. Um tema muito interessante e que faz o leitor devorar capítulo por capítulo para descobrir o que acontece no final. É uma triste realidade saber quantas garotas acreditam nas promessas e conversas de sociopatas, acreditam que serão protegidas e que estão sendo salvas, mas  acabam sendo reprimidas. 

"Tudo o que Madora sabia do mundo era o que ela vira de detrás de Willis, na ponta dos pés, olhando por cima do ombro dele."

Ao longo da leitura eu ficava completamente irritada com as atitudes de Madora, que sempre abaixava a cabeça para tudo que Willis falava. Não importa se ele ofendia ela (O que sempre ocorria) ou se a menosprezava, Madora muitas vezes até concordava. E eu ficava me perguntando quem aceitaria ser chamada de burra, por exemplo, e aceitaria isso tranquilamente? Estava certa de que isso seria um ponto negativo no livro até eu refletir um pouco. Essa questão é irritante? Sim. Mas é justamente como a personagem foi moldada por Willis, não é um defeito que a escritora colocou na personagem, é algo do interior de Madora. Normalmente nesses casos, a garota fica tão submissa ao sociopata que tudo o que ele fala é verdade, mesmo que seja sobre ela própria. 

Portanto, o que antes me irritou, agora me fez entender mais o enredo e o tema em si. Essas mulheres são apresentadas a um mundo criado pelo sociopata e quando descobrem que nada do que foi dito era real, que pode tomar atitudes por si mesmas, que elas são importantes e que possuem uma vida própria, ficam com medo e confusas. Outro ponto interessante foi como a autora retratou as mudanças de comportamentos de Willis, no começo ela faz o leitor gostar e achar que realmente ele tem ótimas intenções. Trata Madora com carinho quando a conheceu, de forma que a garota se apaixone por ele. Mas depois que ela tenha total confiança e dependência dele, começa a tratá-la rudemente. 

Agora qual o motivo do livro não ganhar nota máxima? O final. Achei que tudo aconteceu rápido demais e o final merecia mais algumas páginas. Eu terminei a leitura imaginando o que iria acontecer com Madora e se ela conseguiria realizar seus sonhos e desejos. É um final que o próprio leitor imagina como seria, mas o problema é que com um tema tão complexo como esse, eu queria a confirmação, as palavras da autora para saber que tudo terminou bem e não somente na minha imaginação. 

Adeus à Inocência é um livro para refletir e pensar melhor nas atitudes que tomamos. Uma leitura intensa e requer uma entrega do leitor, para que o mesmo possa entender todas as questões psicológicas que a autora coloca na obra. Recomendo para todos que gostam de assuntos mais complexos. 

26 comentários:

  1. Nossa, esses tempos o que menos quero é uma leitura complexa. O fato é que eu quero coisas mais descontraídas, ainda mais sendo fim de ano e tempo de pegar mais pesado nos estudos. Reservo esse tipo de leitura para as férias. Mas a obra parece ser realmente muito bacana e extremamente interessante.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parece ser uma história maravilhosa! Fiquei louca pra ler esse livro também! Quando você vê a situação por fora, sempre dá uma raiva ver as pessoas se submetendo a tudo o que o parceiro diz, mas quando é você que está vivendo aquilo é bem mais complicado, nee. Ainda mais quando depende de alguém pra tudo, ficar sozinha é o mesmo que ficar sem rumo, não é? Acho que acabei me identificado um pouquinho, sei lá hehe. À primeira vista eu não daria nada pra esse livro, mas depois de ler sua sinopse, fiquei animada e o sono até passou hauhauha.

    ResponderExcluir
  3. Amo leituras com esse estilo, e desde que vi o lançamento desse livro me interessei demais!
    Adorei a resenha, agora mais do que antes eu quero ler sim.

    ResponderExcluir
  4. Não é meu tipo de leitura favorito, odeio qdo fico desesperada com os personagens! rsrsrsrsrrs Mas leria sem sombra de dúvida só pela capa!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  5. A história parece ser ótima! Bateu uma grande vontade de ver, mas infelizmente estou com uma pilha enorme pra ler...=/
    Parabéns pela resenha, está realmente instigando a pessoa a querer ler.

    ResponderExcluir
  6. Não vi muitas resenhas sobre esse livro, nem comentários positivos ou negativos, então ele não despertou meu interesse em nenhum momento, nem pelo título ou capa e nem tanto agora, com sua resenha positiva. Eu gosto de histórias mais complexas e profundas e essa parece bem interessante, se eu não tivesse tantos livros para ler, talvez o leria, mas por enquanto não me interessa tanto, apesar de ser bom, não me parece uma leitura indispensável. Mas ótima resenha, para quem está procurando uma boa leitura desse tipo, é uma excelente dica. ;D

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    eu já tinha visto a sinopse desse livro e me interessei, estava mesmo no aguardo de alguma resenha.
    O tema é forte e a parece ser bem envolvente mesmo, acho que o ruim foi o final corrido já aconteceu isso comigo e deu aquela sensação que ficou faltando alguma coisa.
    Vai pra minha lista! A capa simples e bonita :)

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros que trás essa reflexão maior! Pena que o final não foi tão agradável pra ti, ainda não li. Mas depois da resenha fiquei com bastante curiosidade! Espero ter oportunidade de lê-lo assim que possível. E já digo uma coisa: Tenho raiva do Willis.
    Sobre a capa, gostei dela quando a vi! Agora sabendo que realmente tem sentido com o livro gostei mais ainda. ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi! quando li a sinopse não imaginei que a leitura seria densa, me interessei pelo livro e espero poder lê-lo, mas não gostei que seu final foi apressado.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá! Gostei demais da sua resenha e gostei muito do livro. É bem emocionante e gosto do drama que envolve o enredo. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Jamais imaginei que esse livro pudesse ser tão bom. Esse livro já tinha me interessado pelo título, mas ainda não tinha lido nada sobre ele. Gostei muito da sua resenha, e fiquei morrendo de vontade de ler esse livro, pena que o final tenha sido corrido, odeio quando um livro acaba assim muito rápido. Mas vou ler ele mesmo asism.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, :)

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas nossa, parece ser muito interessante e, como você disse, muito intenso =*

    Foi sufocante simplesmente ler a sinopse e sua resenha e imaginar algo assim, um sociopata que pega as garotas no momento em que estão mais vulneráveis e as faz acreditarem que ele é tudo do que elas precisam, tudo o que elas precisam ver da realidade... como alguém pode corromper tão profundamente a mente de alguém?

    Mesmo tendo criticado um pouco o final, fiquei curiosa pra ler :)

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  13. Olá karol!! Nossa impossível não se interessar por este livro depois de ler sua resenha!! Uma historia cheia de fatos e assuntos "pesados" que me chamaram bastante a atenção. Adorei mesmo e já inclui ele na minha lista de desejados =)
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  14. Quero. Este. Livro.
    Me encantei instantaneamente, só de ler a premissa. Uma história nem um pouquinho clichê e muito original! Além disso sua resenha e a classificação final me deixaram ainda mais contentes por ter gostado. Este livro vai para minha lista de desejados com certeza, não só pela sinopse, mas também pelo teor reflexivo contido na obra.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia a obra, mas pela sua resenha pude perceber que é uma história muito intensa e profunda. A Madora me soou um tanto submissa, mas sendo o título "Adeus a inocência" acredito/espero que ela venha a evoluir com o passar da trama. Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. É um dos meus desejados da vez, sempre pego me pensando como um sociopata pode ser tão carismático e ao mesmo tempo tão cruel. É um tema forte e que vale muito a pena ser lido. Acho que não me irritaria tanto com a moça rs muito interessante o seu ponto de vista "em que sua irritação te fez entender mais do enredo". Não vejo a hora de ler ;)

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  17. Não esperava uma trama tão intensa desse livro.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não é um livro que me chame muito a atenção, não me entusiasmei muito em lê-lo, mas parece um livro interessante, bem intenso. Acho que talvez eu leria, mas não sei se eu iria gostar, não costumo muito ler esse tipo de livro..

    ResponderExcluir
  19. Nossa, eu super julgava esse livro pela capa e portanto, deixava-o de lado. Amei ter vindo aqui ler essa resenha, mudou totalmente a minha percepção sobre o mesmo e estou até colocando-o na minha lista de leitura. Bem interessante!

    ResponderExcluir
  20. Gostei . Tem o estilo romance que não me desce , mas é bem interessante . Não é somente aquela coisa melancólica , é bem intrigante e realista ; Curti (Y)

    ResponderExcluir
  21. O livro já não tinha me chamado atenção pela sinopse e agora com sua resenha menos ainda. Não gosto de protagonistas fracas (ou que aceitam tudo). Não faz meu estilo de leitura.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  22. Uma leitura intensa.
    São leituras que me agradam e muito.
    Gostei muito do enredo do livro, verdadeiramente fascinante.
    Django foi um dos personagens que mais me chamaram atenção, sério.
    Achei um livro curioso, que sabe o que quer, e para onde quer ir.
    Quero muito ler.
    Parabéns pela Resenha.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá, Karol! É a primeira vez que vejo alguém comentar sobre esse livro; e confesso que nem conhecia a autora. Essa me parece uma história bem forte, até! Achei a premissa bem interessante, e pelo que vemos, a intensidade está presente ao longo da trama. Eu realmente gosto dessas leituras mais complexas, que nos fazem pensar acerca de nossas atitudes; a única coisa que me incomodou, foi o fato de você comentar que o final foi um pouco corrido. Não gosto quando autores acabam mastigando um pouco do final. Mas, de todo modo, fiquei curiosa em relação a essa obra. Beijocas.

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia esse livro e me interessou bastante. Tem um tema polêmico que chama minha atenção naturalmente. São tão os livros que quero ler que fica difícil escolher, mas quando eu tiver oportunidade de ler esse livro não pretendo desperdiçar.

    ResponderExcluir
  25. Estou agradavelmente surpresa com a história que você conta em sua resenha. Não esperava tudo isso dela. Vou experimentar ler e saber mais da personagem Madora e também do Django.

    ResponderExcluir
  26. É a primeira vez que vejo esse livro, e me surpreendo. Tem um enredo bastante chocante, e acho que não deve ser fácil estar na pele da personagem Madora... estou louca para saber o desfecho dessa história :)

    ResponderExcluir