Livros #60 - Simplesmente Ana

Título: Simplesmente Ana
Editora: Novo Conceito
Autor: Marina Carvalho
Número de páginas: 304
Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.


Marina Carvalho é professora, jornalista e mãe. Passa os dias diante de um objeto plano e retangular, seja o quadro negro da escola onde trabalha ou a tela do computador. Escrever é uma de suas maiores alegrias. Sempre foi uma ávida leitora. Está sempre com um livro debaixo do braço e outro na cabeceira da cama: eles são seus companheiros de todas as horas. Quando criança devorava as revistinhas da Turma da Mônica. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Minas e exerceu o cargo de assessora de comunicação. Hoje é professora de Língua Portuguesa e Literatura, não à toa, já que morre de amores pelas palavras. "Simplesmente Ana" é seu livro de estreia.

Assim como todos os livros da Editora Novo Conceito, o acabamento da obra é muito caprichado e voltado ao público específico do livro. Com a tipografia legível e as divisões de capítulos adequadas. Para completar, páginas amarelas que fazem a leitura fluir melhor.

Como o foco do enredo de Simplesmente Ana, temos Ana Carina, 20 anos e estudante de direito. Com uma vida aparentemente normal, vive com sua mãe, Olívia, e nunca conheceu seu pai, que de acordo com as histórias contadas, sumiu quando descobriu que ela estava grávida. Só que toda essa calmaria estava prestes a acabar quando sua mãe, ao aparecer no programa da Ana maria Braga é reconhecida por um homem nem um pouco comum, Andrej, rei da Krósvia

"Sem pensar demais, empurrei a porta e entrei. Como já era noite, não se enxergava nada. Tateei a parede em busca do interruptor e não demorei a encontra-lo. Assim que as lâmpadas se acenderam, senti minha boca se escancarar de choque e surpresa. Minha abelhudice me levara a um lugar incrível, do tipo que eu só havia visto na televisão ou em livros. Eu estava na maior e mais bem recheada biblioteca particular do mundo! Bom, pelo menos do meu mundo."

Andrej ao reconhecer Olívia entra em contato com Ana de uma maneira bem curiosa, o Facebook, deixando apenas uma mensagem: "Desculpe, mas acho que sou seu pai."
Após essa revelação, Ana teria que tomar uma difícil decisão: Ir para a Krósvia por um tempo para conhecer mais sobre o meu povo e meu pai, ou ficar no Brasil como se nada tivesse ocorrido. Logicamente a primeira opção foi a mais atrativa para Ana.

Após conversas, despedidas, malas feitas e País novo, Ana começa a descobrir mais sobre si mesma e suas origens. Em Krósvia conhece Alexander, enteado do rei e um rapaz atraente, dedicado, divertido e o sonho de qualquer princesa. Ambos não começam bem e vivem implicando um com o outro, mas como Alexander fica encarregado de mostrar Krósvia para Ana, a convivência começa a mudar os sentimentos. A relação com Andrej começa a evoluir e aos poucos os sentimentos pai/filha aparecem.

Com toda a questão emocional, Ana precisa escolher bem seus caminhos. O que fazer quando seu tempo em Krósvia acabar? Como será a sua vida após descobrir que pertence a realeza? São diversos questionamentos ao decorrer do livro. Ana deverá priorizar as coisas importantes na sua vida e escolher quem ela quer ser.

"Com a cabeça no travesseiro, fiz um balanço da minha vida pós-garota comum. Em poucos meses, deixara minha pacata existência de universitária para morar num castelo, ser apresentada para o mundo inteiro como a única princesa de Krósvia, ser perseguida por paparazzi e ter fotos comprometedoras divulgadas na imprensa. Ah! Também fora entrevistada pelo Fantástico."

O livro possui todos os atributos necessários para se tornar uma leitura apaixonante e fazer parte dos nossos romances favoritos, mas teve muitas coisas que me incomodaram no decorrer da leitura. Um dos pontos que achei um pouco fora da realidade é o fato da família e amigos de Ana, todos, falarem inglês fluentemente. Avó, mãe, amigos... todos. Isso pode acontecer, claro, bem raramente mas pode, mas me incomodou bastante na leitura, pois pareceu que Ana e todos a sua volta eram melhores que todo mundo, pode parecer sem sentido eu comentar isso, mas se uma pessoa de 40 anos lê o livro e se depara com a avó de Ana falando inglês fluentemente e ela não conseguiu sair do básico até hoje, certamente irá se sentir péssima consigo mesma, podendo se sentir até derrotada. 

Outro fato que não gostei foi exatamente a personalidade da nossa protagonista. Com o passar dos capítulos, principalmente depois da chegada em Krósvia, Ana não parecia contente com nada. Tudo era motivo para reclamar, achei extremamente mimada. Se não podia passear, ela reclamava. Ela passava grande parte do seu tempo dentro do castelo (enorme!) sem fazer absolutamente nada (paraíso para nós, relaxar, ler um livro e não ter obrigações por um tempo), mas nem isso a agradava. A maneira como ela trata a namorada de Alexander também chega a ser irritante, por mais chata que seja uma pessoa, dar apelidos e viver fazendo comentários maldosos da pessoa não é legal.

Para completar sua personalidade, se não estava do jeito dela e se ela não tinha o que desejava, ela não gostava. Acreditem, o cúmulo é sair do País por conta de um episódio amoroso e nem pensar em seu Pai. Afinal, Ana foi lá para conhecer mais sobre o País e seu pai, não? E isso foi o que menos aconteceu. Tudo se resumia a Alex, Alex e Alex. 

“Falar de saudade era tão ruim quanto sentir. Mas pior ainda era sentir saudade de alguém que provavelmente não retribuiria esse sentimento. Portanto, quando a falta de Alexander apertasse de meu lado do Atlântico, seria a saudade mais solitária do planeta.”

Porém, Simplesmente Ana é um livro leve e que certamente irá agradar aos fãs de romances e que querem um bom passatempo. A escrita de Marina, apesar do livor não ter me cativado, é doce e capaz de passar todo aquele sentimento de conto de fadas. Se você quer algo calmo para ler, principalmente depois daquela leitura mais complexa, essa obra pode ser o ideal.

26 comentários:

  1. Essa história de menina descobrindo que é filha de rei e blablabla me lembra O diário da princesa. Sou só eu? ): Aliás, eu também sempre acho incrível como as pessoas podem viajar de um país para outro, completamente diferente, e mesmo assim, não ter o mínimo de dificuldade na comunicação. Mas, em filmes/livros tudo é possível, nee. Pareceu ser uma história bem bobinha, cheio de viagens (tipo, ir na Ana Maria Braga e dar entrevista pro Fantástico, oi?) Mas, legal. Até que gostei.

    E... Sempre que eu vejo essa capa, penso na Kristen Stewart. Só eu também?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, não leria este livro! Já me neguei a lê-lo qdo soube que se parecia muito com O Diário da Princesa, depois de outras resenhas lidas, simplesmente não me agradou. Acontece neh?
    A capa é linda e a NC sempre arrasa, isso é fato! Mas este livro não me conquistou!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio da comunicação é realmente estranho. Sempre penso nisso quando em livros ou filmes e até mesmo novelas a pessoa vai pra outro país, com a língua diferente, mas encontra várias pessoas que falam a mesma língua que ela. Como se isso fosse comum. Até parece né, mas a gente releva quando a história vale a pena, rs.
    Esse livro parece bobinho mesmo, mas estava querendo tanto ler ele, que vou dar uma chance, rs, pode ser que eu goste. ((:

    ResponderExcluir
  4. É, acho que a galera de cima já comentou o que ia falar...Diário de Princesa, sério/ Mas enfim, não é algo que leria também (afinal não li nem diário de princesa)...

    ResponderExcluir
  5. Esse livro foi até bem elogiado, mas desde o princípio, pela capa e pela sinopse, eu já sabia que não era pra mim, definitivamente não gosto de livros desse gênero. A história pareceu fantasiosa demais, mesmo, não é algo que eu leria. Enfim, pelos comentários positivos que eu li em outros blogs, pra quem gosta muito desse gênero, acho que pode gostar, já pra quem não gosta, não vale a pena mesmo. ;D

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!! o.O
    Acho que não vou gostar tanto da Ana como imaginei que gostaria... sério que ela abandona tudo por causa de romancezinho??? Ela me pareceu uma chata isso sim u.u
    Porém não desanimo fácil e adoro conhecer autores nacionais. Simplesmente Ana continua na minha listinha - nada pequena - de futuras leituras. Estranho mesmo todos falarem inglês fluentemente (Enquanto isso eu e meu pai penamos para sair do básico no inglês kkkk hoje estamos ok, não conheço tanta gente que fale inglês fluentemente), vou admitir: adoro uma estória de princesa \o/ meu lado disney que volta e meia aparece :P gostei do seu ponto de vista, sinceridade é bom.

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Karol!!
    Esse parece ser um livro ótimo, eu já o tenho aqui, apenas estou tentando arranjar uma brecha entre minhas leituras para lê-o, mas depois de ler essa resenha deu uma vontade enorme de começar. Sem contar que essa capa é linda *-*

    ResponderExcluir
  8. Bom, já tinha visto algumas resenhas sobre esse livro, mas não senti vontade de ler. Sei lá, acho que a sinopse não chamou minha atenção. APesar de gostar de romances, não senti atração por este.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Quando lançou e li a premissa fiquei louca pra ler! Precisava por que precisava, aí comecei a ler resenhas e todas elas citaram esses pontinhos negativos (não, que toda a família dela sabia falar inglês. Tô besta com isso, povo culto né? rs). Mas que colocaram um pouco o pé no chão, ainda tenho muita vontade de ler, mas estou sem grandes expectativas. Assim, sempre é melhor. heh

    ResponderExcluir
  10. Gosto mtt de romances, mas estes tem que ser sobrenaturais. Ou pelo menos ter algo a mais; Não curti o livro, pode ter certeza , vs nunca vai me pegar lendo um livro assim (;

    ResponderExcluir
  11. Oi, :)

    Ganhei esse livro em um concurso cultural recentemente, ainda não chegou mas estou louca pra ler *-*

    Certo que sua resenha me fez titubear um pouco O.o' rs' Entendi os pontos negativos que apontou, mas o bom é que não estou com grandes expectativas sobre Simplesmente Ana; estou com 'expectativas saudáveis' digamos assim. =P

    Amo essa capa *-*

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  12. Oiee
    Eu já li o livro e apesar de lembrar mesmo "O diário da princesa" eu gostei bastante.
    Mas concordo com vc, teve uma hora do livro que tudo se resumia em Alex, acabou errando um pouco por isso, todo resto foi praticamente deixado de lado.

    ResponderExcluir
  13. Depois de ler essa resenha, tenho que admitir que minhas expectativas em relação ao livro cairam. 'Simplesmente Ana' me chamou a atenção só pela capa, mas essa história de rei da Krósvia e a mãe de Ana no programa da Ana Maria Braga é meio brega, não?

    ResponderExcluir
  14. Esse parece ser um livro ótimo, eu já o tenho aqui, apenas estou tentando arranjar uma brecha entre minhas leituras para lê-o, mas depois de ler essa resenha deu uma vontade de começar. Mas é uma pena a protagonista não ser muito legal, isso me incomoda bastante em um livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Fiz dis processos intertextuais neste resenha sério?
    Primeiro: a moça da capa me lembra muito a Kristen Stewart. kkk Segundo, a história me lembrou muito "O diário da princesa".
    Não gostei muito da história, e com o que me foi apresentado na resenha, achei tudo muito fora do real, ta certo que a literatura não tem lá um certo compromisso, o verbo delira, mas o pai escrever aquilo no facebook, tudo me parece, não sei outra palavra... ridicularizante, vergonha alheia. Não sei se isso se reflete no livro, mas foi essa a impressão que eu tive ao ler a sinopse e a resenha.
    Não entra para minha lista de livros que desejo, mas também naõ digo que não irei ler.

    Parabéns pela resenha.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu não consegui ler o livro ainda, to baixando as expectativas para não me desiludir, mas que bom que ele é ótimo para passar a tarde.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho esse livro e fico postergando a leitura...bjo

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Inicialmente eu tinha vontade de ler esse livro, mas com o tempo essa vontade acabou. Acho que existem livros por aí voltados para o mesmo público e ainda sim com um desenvolvimento e premissa melhores. Acredito que mesmo sendo uma leitura despretenciosa, existem leituras despretenciosas melhores por aí, se é que me entende.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Aaaaah, não chama me atenção mesmo!
    Não me interessei por ele, em todas as resenhas que vi sobre ele, sempre prevaleceu a opinião de que não faria meu estilo. Creio que não vou ler...

    ResponderExcluir
  20. Não tinha parado pra ler a sinopse deste livro. Ela deixou uma excelente impressão, até eu ler a resenha e começar a questionar se a sinopse era o suficiente pra mim. E quer saber? Não era. Até que gostei da premissa, pois amo histórias sobre realeza e títulos inesperados de princesas (Mia Thermopolis *-*). Mas os pontos negativos da obra me deixaram alerta. Simplesmente detesto protagonistas mimadas. Elas tornam a leitura um fardo gigantesco! rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Mas já faz muitooooo tempo que quero ler esse livro, me parece ser super fofo, um verdadeiro conto de fadas no século XXI. E só de ser um livro leve já me chama a atenção, estou precisando desse tipo de leitura! No entanto, concordo que é meio negativo mesmo ela sair do país só por causa dele, e os traços da personalidade também prejudicam um pouco, eu gosto de personagens fortes. Bjs...

    ResponderExcluir
  22. O começo da sinopse me lembrou muito "O Diário da Princesa" da Meg Cabot! Muitas coincidencias xD
    Só achei sem noção o R-E-I de um país assistir Ana Maria Braga, masok hahaha
    Parece até que a autora trabalha pra Globo de tantas menções aos programas da mesma :P

    ResponderExcluir
  23. Olá, Karol. Há algum tempo quero ler Simplesmente Ana, porque a sinopse realmente havia me fisgado. Mas, acredite, essa é a primeira resenha que leio a respeito, e confesso que alguns detalhes realmente me incomodaram, e estão me fazendo repensar em ler ou não este livro. Saber que a Ana acaba sendo uma mimada chata (não, não, nãaao), me desestimula e muito! Eu tinha expectativas boas em relação a essa história, mas agora, estou apenas acreditando que seja uma leitura para relaxar numa tarde qualquer. Beijocas.

    ResponderExcluir
  24. Eu li o livro e também tive alguns problemas com algumas coisas em relação a Ana e a construção do contexto. No geral eu gostei mas não foi como esperava. Isso do inglês eu até relevei, num mundo que a família dela é de classe média, faz sentido falarem inglês. E no caso da avó ela pode ter feito o curso na 3° idade, aqui onde moro tem um curso de inglês grátis e uma senhora da 3° idade fazia e falava bem.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  25. Simplesmente Ana está na minha lista a um tempinho já, a resenha me desanimou um pouco porque detesto protagonistas chatas e mimadas, elas me desanimam na história e durante a leitura tenho que dar umas boas respiradas para ver se a paciência aparece, rsrs.

    ResponderExcluir
  26. Acho que este foi o melhor livro que já li este ano. Tem um tema muito fofo e a personagem é linda e divertida. Amei viajar neste romance e viver as aventuras de ser uma princesa com a Ana. Beijos.

    ResponderExcluir