Livros #59 - Não Sou Este Tipo de Garota

Título: Não Sou Este Tipo de Garota
Editora: Novo Conceito
Autor: Siobhan Vivian
Número de páginas: 248
Sinopse: Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.


Siobhan Vivian nasceu na cidade de Nova York em 1979, mas cresceu em Nova Jersey onde, constantemente, se envolveu em encrencas por ser uma aluna que sempre aprontava em sala de aula. Ela estudou na Universidade de Artes e é graduada em Escrita para Filmes e Televisão. Trabalhou como editora em muitos romances best-seller do New York Times, roteirista para o canal da Disney e, atualmente, é professora na Universidade de Pittsburgh.

A obra possui uma capa bonita, de acordo com o público alvo. A divisão de capítulos é delicada, as páginas amarelas e a tipografia totalmente legível, facilitando a leitura. Tudo em harmonia para agradar os leitores adolescentes e jovens.

Não Sou Este Tipo de Garota apresenta Natalie Sterling, Autumn duas amigas em seu último ano de colégio. Spencer uma garota nova na escola que Natalie já foi babá. E os famosos meninos com hormônios para dar e vender, tudo isso na Academia Ross, o cenário para todas as confusões, dramas, romances e brigas que todo colégio possui. E é claro, um dos assuntos principais que é o Bullying

"Confiar em garotos era igual a beber e dirigir. Claro, alguns correm o risco. O fato de se tomar uma ou duas cervejas nunca parece perigoso no começo. Mas, para mim, era óbvio: por que alguém iria querer correr o risco?"

Nossa personagem principal, Natalie, é a típica garota que só quer terminar bem o colegial e começar logo a faculdade. Sem problemas e com um histórico exemplar. Um dos focos no livro é a candidatura de Natalie para a presidência do conselho estudantil. Como presidente, deseja fazer várias mudanças da escola, como por exemplo, ajudar as garotas da escolha com conselhos e palestras de como se prevenir dos garotos e se preservarem, mantendo uma boa reputação. 

Autumn é a melhor amiga de Natalie e está ao seu lado em toda sua campanha eleitoral e é a base para toda a dedicação de sua amiga para as palestras, já que Autumn caiu na conversa de um dos garotos da escola em seu primeiro ano e acabou sofrendo Bullying até o seu último ano, devido a falta caráter do rapaz. Por conta disso a personalidade de Autumn mudou completamente, se tornando uma garota tímida e deprimida em relação aos garotos e a si mesma.

"- Estou orgulhosa por tudo que você está tentando fazer aqui, Natalie. Sempre soube que você era especial. Outras garotas da sua idade, bem… elas só pensam em garotos. Você, minha querida, é totalmente independente. Tem inteligência, e, francamente, me dá esperança de que o feminismo não morrerá com a sua geração."

Spencer, é uma garota destemida e até atrevida. Todos os problemas começam quando ela chega na escola. Natalie que se vê como protetora da garota, busca de todas as maneiras mudar a cabeça da jovem e mostrar o quanto suas atitudes são erradas. As palestras para garotas da Academia Ross foram criadas com o intuito de ajudar Spencer e fazê-la se tornar uma pessoa mais reservada.

Falando dos garotos, citarei apenas Connor, o mais importante para o livro. Um rapaz atraente, carinhoso, atleta do time da escola e consequentemente parte do grupo dos "idiotas" da qual Natalie foge e tenta aconselhar a todas manterem distância. Porém Connor não é como todos os garotos, ele é humilde, educado e não faz piadas com ninguém da escola. É totalmente contra Bullying. 

E é claro que temos vários garotos com atitudes nada educadas durante o decorrer do livro e que realmente todas as garotas que possuem o mínimo de amor próprio não se interessariam e evitariam. Com o passar dos capítulos Natalie vive dilemas interiores e tem que tomar atitudes importantes em relação a si mesma e as pessoas a sua volta e se suas atitudes e pensamentos são realmente apropriados para todas as pessoas, aceitando a ideia de que pessoas ruins existem mas que não todas. Acaba se aproximando de um garoto, que não gostaria de maneira alguma se aproximar, e a sentir coisas que não gostaria, fazendo-a pensar se deve seguir o que julga certo ou o seu coração.

“Toda vez que tentava não olhar em sua direção, era exatamente onde meus olhos iam parar.”
“Eu sempre achei que soubesse que tipo de garota eu era, só que eu não sabia.”

Apesar de inúmeras resenhas com nota máxima e um enredo que tinha tudo para agradar 100%, ainda sim o livro teve vários pontos negativos para mim. Amei a ideia que a autora teve e acho que até certo ponto foi bem executada. Mas passando da metade do livro, você se pergunta se terá alguma mudança. E a mudança ocorre, mas apenas nas últimas páginas. E isso é revoltante para mim, que mal teria em acrescentar mais dois capítulos para descrever mais as mudanças? 

Outra coisa que me incomodou bastante foi a personalidade de alguns personagens, principalmente da Spencer. A garota passou o livro inteiro dando lições de moral e querendo provar que era a experiência em pessoa. Entendo que as atitudes de Natalie são quase todas irritantes, julgando todos os rapazes do mundo, como se todos fossem iguais e idiotas e que as garotas que se interessavam por um deles eram mais idiotas ainda. Mas nada justifica a personalidade irritante de Spencer. Connor para mim foi o único que em grande parte do livro foi cativante e amável, claro que possui momentos em que as atitudes dele podem te irritar, mas são raros estes momentos. 

“Desliguei todo aquele barulho para me fazer uma simples pergunta: o que realmente importa para mim?”

Resumindo, é uma leitura leve porém que apresenta temas importantes. Claro que apesar dos pontos negativos vale a pena acompanhar os dilemas das personagens e até aprender com eles, principalmente se você ainda está no ensino médio. É um livro para distrair. Não leia esperando ser a melhor leitura do ano.

29 comentários:

  1. É interessante como o mesmo livro, desperta percepções diferentes.
    Essa semana li 2 resenhas dessa trama e super positivas, rsrs.
    Pretendo lê-la, mas não agora, pois procuro outro estilo no momento.

    Bjo!

    Visita o meu cantinho e se puder segue, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa... Não conhecia esse livro... Será que mesmo eu estando na faculdade posso ler?? aIHaiuAHAIuhAIU Beijoos

    http://balacaramelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto essa capa por aí, que não me agradou muito. O enredo dessa história não me ganhou em nada, talvez eu tenha achado infantil, juvenil demais. Ou talvez eu não tenha ido com a cara do livro mesmo. hahaha Nem eu sei. Só sei que não lerei. Não é muito meu estilo não. :s

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha lido uma resenha deste livro e confesso que não gostei! Não faz meu tipo de leitura, mas a capa é bonita!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Por mais que não faça meu estilo usual de leitura, eu gosto de ler esses tipos de livro de vez em quando. Gostei bastante da capa, e a história parece legal, mesmo sendo meio juvenil. ((:

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvidas esse livro não entraria pra minha lista de "vou ler", não vi nada na história, não senti nada...

    ResponderExcluir
  7. Outra história "mais do mesmo" desse gênero e outro livro que eu não lerei. Como eu já devo ter dito algumas vezes por aqui, não gosto nem um pouco de livros adolescentes, não tenho paciência para os dramas românticos de quem não tem nem 16 anos e principalmente dessa coisa de popular ou não na escola e blá blá blá. Definitivamente não gosto e passo qualquer livro com esse tema. Não vi nada diferente em "Não Sou Esse Tipo de Agora", então mais um pra minha lista de "não quero ler", hehe. ;D

    ResponderExcluir
  8. Também já li resenhas desse livro que falavam maravilhas, então sempre acho interessante ver o ponto de vista de alguém diferente, com opiniões diferentes. Você acaba vendo tanta gente falando que "é bom, é bom" e acaba criando tantas expectativas só para se decepcionar no fim. Enfim, até que gosto desses romances de escola, das confusões, mas... Não sei, essa Natalie me pareceu meio insuportável querendo impor o que ela acha certo em todas as meninas, heh. Até posso ler se tiver a oportunidade, mas não foi um livro que despertou interesse e que me faça procurar nas livrarias para comprar. ):

    ResponderExcluir
  9. nossa, sempre vejo este livro em promoção mas nunca tive coragem de comprar! apesar de achar esta capa fofa e linda, não conhecia a história e não sabia se iria ser boa...
    acho que, mesmo com esses pontos negativos que você citou, acho que a leitura vale a pena!

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei da capa, mas o enredo não me atraiu muito. Acho que só leria se não tivesse mais nada mesmo pra ler. :(

    ResponderExcluir
  11. HaHa nunca imaginaria que o livro tem personagens que gostam de julgar os outros, não sei se gostaria muito da Natalie sabe? Mas fiquei curiosa para ler sobre o rapaz que ela julga não ser certo e mesmo assim faz seu coração bater mais forte. É bom ler algo leve de vez em quando ;)

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Li esse livro há um tempo e adorei. Achei a personagem principal um pouco chatinha..rsrs..mas o livro é maravilhoso.Confesso que também me apaixonei por essa capa, e só li o livro por causa disso..rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Já conhecia o livro, mas confesso que ele nunca me chamou a atenção, sua resenha está super bem escrita, mas já li tantas resenhas negativas sobre ele que estou bem desanimada.

    ResponderExcluir
  14. Com certeza, não entraria para minha lista de leitura. O enredo não me conquistou. Gosto das suas resenha porque são bem verdadeiras!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Já li esse Livro, sua resenha está muito boa super fiel a historia! Para me esse é uma ótima leitura.
    <3 http://entreamorelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Cara ; eu tento , mas livro assim não chamam a minha atenção. Não tem nada de empolgante e intenso , apenas um blábláblá sem fim . Não curti \\:

    ResponderExcluir
  17. Oi, :)

    Eu tenho uma dúvida séria sobre esse livro O.o' rs'

    Já li resenhas super positivas e então como a sua, outras que apresentavam os pontos negativos...
    Não sei se é meu tipo de história. Pelo menos não por agora =P Mas, acho que vou acabar conferindo, pra tirar minhas próprias conclusões ;)

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  18. Adorei o enredo desse livro, ainda mais por que um dos focos de 'Não Sou Esse Tipo de Garota' é o bullying, o que mais está ocorrendo nos dias de hoje. Entrou pra minha wish list ;)

    ResponderExcluir
  19. Confesso e preciso ser sincero, nada neste livro me chamou a atenção. do titulo a sinopse. e a resenha fez sua função de me apresentar a obra, para que reflitar sobre ler ou não: e minha decisão é não, creio que tenho outras possibilidades de ler sobre o tema.. de uma forma melhor. creio eu.

    ResponderExcluir
  20. Aaaah não arrisco ler esse livro.
    Primeiro que não faz meu estilo, e já vi tanta coisa negativa sobre ele que não quero!

    ResponderExcluir
  21. Concordo com você. A autora criou uma história e ela tinha duas formas de desenvolvê-la, uma forma mais original e outra extremamente clichê. Ela foi pela clichê. Acho que se o livro defendesse a ideia inicial de que as meninas fazem de tudo para conseguir atenção dos meninos e quão ridículo isso é o livro teria sido diferente, teria sido melhor. Mas enfim, um livro pra ler sem expectativas.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Sempre fiquei em dúvida em comprar o livro ou não, você me deu uma certa segurança e provavelmente adquira quando passar no sebo novamente XD.
    ótima resenha!
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Já li várias resenhas e sempre fico no meio termo quando o assunto é este livro. Não li, mas gosto de temáticas adolescentes e que envolvam pessoas do Ensino Médio (pois estou a um passo de terminar o 2° Grau \Õ/). Só não gosto quando a história é fútil ou superficial demais. Esta parece ser um pouco clichê, só que tem algo (que não consigo identificar) que me fez gostar do livro. Não sei se é a capa, a protagonista, ou seja lá o que me fez ter afeição. Vou tentar dar uma chance a ele qualquer dia desses rsrsrs

    ResponderExcluir
  24. Esse livro me chamou muita a atenção desde a primeira resenha que eu li sobre. Adoro histórias com esse cenário colegial. Já esta na minha lista de leituras! bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Tô com esse livro aqui há um tempão, mas estou enrolando. Gostei bastante dessa resenha, acho que estou precisando de uma leitura leve e vou começa-lo nos proximos dias =)

    ResponderExcluir
  26. Olá, Karol. Assim como sua resenha, li várias outras demonstrando o mesmo sentimento pela leitura. Logo pela sinopse e até mesmo pela capa, aliás, podemos já perceber que se trata de uma leitura leve... diria que até teen, pra passar o tempo. Acho que pra ler numa tarde, só por diversão, é uma boa pedida! Beijocas.

    ResponderExcluir
  27. Foi bem o que pensei que o livro era pra distrair mesmo, eu tenho ele mas ainda não li. De vez em quando eu gosto de ler livros assim.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  28. Quase troquei um livro meu no skoob por esse, mas desisti quando vi os comentários negativos sobre e a sua resenha confirma que minha decisão foi acertada. Não gosto de personagens irritantes e superficiais, nem sempre um livro que retrata problemas da adolescência são bons esse por exemplo não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  29. Impressionante esta história. Que duelo ela tem consigo mesma. Já não sabe o que fazer, nem qual decisões tomar. Quando se é jovem tomamos atitudes ou fazemos algo que as vezes nos levam ao arrependimento. É difícil ser adolescente. Gostei muito do que li na sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir