Livros #58 - Morte na Flip

Título: Morte na Flip
Editora: Bússola
Autor: Paulo Levy
Número de páginas: 266
Sinopse: Uma nova aventura do delegado Joaquim Dornelas. Vai começar a Flip–Festa Literária Internacional de Palmyra, um dos eventos literários mais charmosos do mundo. Na décima edição da festa e com a cidade cheia, o delegado Joaquim Dornelas está dividido entre a alegria e a preocupação. Para ele, quanto mais gente e mais festa, maior a chance de confusão. E é claro que o inesperado acontece, momentos antes do show de abertura: Dornelas se vê diante de uma cena que põe a si mesmo e a sua equipe, em estado de alerta. Um crime é cometido no início da madrugada. Pressionado pelo chefe e pela imprensa, nesta nova e saborosa aventura, Dornelas se vê envolvido numa complexa rede de fatos e intrigas que procuram desviar o rumo da investigação e confundir a polícia. Embalado por sua amizade colorida com Dulce Neves, por doses de sua cachaça favorita, por seu empenho como pai à distância e por seu mingau de farinha láctea, o delegado Joaquim Dornelas mais uma vez usa de aguçada intuição e incrível faro policial para desvendar mais um complicado crime.


Antes de entrar no meio editorial, em 2001, com uma empresa de livros digitais, Paulo Levy foi ex uma porção de coisas: profissional de squash, redator publicitário, dono de agência e até de bar no litoral de São Paulo. Em seguida começou a trabalhar com livros na editora Objetiva e com revista na editora Horizonte. Em 2011 se lançou como escritor. Seu livro de estreia, Réquiem para um assassino, assim como seu último lançamento, Morte na Flip, também é publicado pela Editora Bússola.

O livro é muito bonito. A capa, que pode aparentar algo simples e nada chamativa é bem o oposto, apresenta uma conexão verdadeira com o enredo e faz o leitor entrar no mundo imaginário sem nem ao menos ter lido a primeira página. A divisão de capítulos é ótima e a tipografia é a ideal. Apesar das páginas serem brancas, o que muitas vezes desagrada alguns leitores, não influencia em nada na qualidade da obra.

Em Morte na Flip temos o Delegado Joaquim Dornelas como personagem principal, um homem inteligente, dedicado ao trabalho e com todas as qualidades que um Delegado deveria ter. Porém como todo ser humano, é cercado de incertezas, dúvidas e problemas familiares, sua mania em comer chocolate o tempo todo, um conjunto que o torna o mais real possível. Temos também Dulce Neves, legista-chefe. De grande importância tanto para o enredo como para o desenvolvimento pessoal de Dornelas. Bem presente no livro ainda temos a equipe de Dornelas, os suspeitos, a vítima. Todos cruzam uma linha de pensamento e agregam fatos essenciais na solução do crime.

"...refletiu sobre o tempo que dedicara, em toda a vida, á elucidação de crimes cometidos por razões no mínimo estúpidas, porém humanas: dinheiro, poder ciúmes, inveja, avareza, pura maldade. E no melhor dos casos, se é que isso é possível: amor. " O ser humano é um bicho muito estranho", concluiu. "

Falando do crime, tudo começa na madrugada da primeira noite do Festival literário. Após uma caminhada pelo local e constatar que algo estava diferente e com o pressentimento que algo ruim estava acontecendo, o delegado deixa a sua equipe preparada para qualquer coisa que poderia vir a acontecer. E acontece. Dornelas recebe uma ligação de Solano, membro de sua equipe, avisando sobre o desastre.

Georgia Summers, escritora de romance de muito sucesso foi assassinada. E é a partir deste ponto que o desenrolar acontece. A ansiedade se torna parte da rotina das personagens , que precisam solucionar o caso rapidamente, já que é a vítima é alguém estrangeira. A linha de raciocínio coloca o leitor em uma partida de Detetive, ansiando desvendar o mistério que levou Georgia ser assassinada, incluindo: qual arma, local, motivo, assassino, etc.

"Uma vida pautada pela força, pelo poder de decisão e ação, não se muda de uma hora para outra. O trabalho na polícia não contribuiria em nada para isso. Pelo contrário. Se não tivesse cuidado, o embruteceria ainda mais. Desistir da carreira estava fora de questão. De uma hora para outra, num dos meandros da mente, revelou-se o desafio à frente: fazer a travessia da brutalidade para a humanidade executando o seu trabalho."

Posso garantir para vocês que Morte na Flip é sensacional. Te prende do início ao fim. Foram poucos livros que li nessa temática, por sempre ficar apreensiva com a narrativa se arrastar demais ou as personagens não me cativarem ou outros tipos de receios, mas após fazer a leitura dessa obra me tornei mais receptiva com o gênero e já estou com vários na minha lista de leituras. O autor possui uma escrita excelente e desenvolve tão bem o enredo que nenhuma parte se torna cansativa e todas as cenas detalhadas na medida certa. O final poderia ter mais algumas páginas de explicações e interações, mas nada que tire o destaque que a obra merece. 

Posso apenas desejar sucesso ao autor e que muitas obras venham pela frente (Do Delegado Dornelas, por favor!).  Estou ansiosa para ler Réquiem para um assassino, primeira obra publicada do autor, que promete agradar da mesma maneira todos os leitores de Morte na Flip.  

28 comentários:

  1. Eu gostei do enredo do livro, parece bem instigante! Eu li poucos livros do gênero, comprei alguns... mas estão na instante, ainda lacrados. Por que não li ainda! rs Mas eu gosto da sensação de ler livros assim. A capa é aparentemente simples mesmo, mas ela tem alguma coisa que chama atenção. Não sei explicar, mas gosto dela! rs

    ResponderExcluir
  2. o nome do autor não me é estranho. acho que nunca li nada dele, mas já ouvi falar sobre ele
    adorei a capa deste livro, e parece ter tudo a ver com a história mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros policiais, e percebi que a capa tem muito a ver com o gênero. mas esse não me chamou a atenção não. Mas vamos ver, talvez eu de uma chance a ele:) Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não ler muito livros deste gênero, eu adoro! Este entrou para minha listinha de desejados só pela capa, depois que li a sinopse me encantei mais ainda!
    Sua resenha ficou perfeita! Parabéns!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia que ele já tinha lançado outro livro antes desse, só tinha ouvido falar desse mesmo, mas se for tão bom quanto esse parece ser, com certeza já vai pra minha lista de leitura! Eu amo livros desse gênero, sou apaixonada, e esse parece que vai entrar pra minha coleção! haha
    Pelo que você escreveu sei que vou amar o livro, pra mim livro de detetives e investigações tem que prender o leitor, saber a hora de desvendar um segredo e a hora de deixar um mistério.., se não for assim não tem graça.
    Esse já está na minha lista e espero lê-lo em breve! ((:

    ResponderExcluir
  6. Essa caneta me lembrou do Dexter e....todo café que tiver? rs
    Parece que o livro é bom mesmo, a história é bastante interessante, fazendo com que o leitor não pare de ler...afinal pra precisar de todo o café né?

    ResponderExcluir
  7. Gosto de tramas policias com investigações e mistérios em torno do crime.

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse livro, e apesar de parecer ser bem interessante, não sei se eu iria gostar (não sou fã de livros policiais) :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia nem o livro nem o autor . A capa é linda , mas a história .. Cara, não sou fã de romances policiais; Sou daqueles que gosta de sobrenaturalismo, suspense e terror (:

    ResponderExcluir
  10. Faz um tempo que não leio livros do gênero, acho que os últimos foram do Harlan Coben. Mas esse livro parece ser interessante. Ainda não conhecia esse autor.

    Beijos, Bell.

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ ( Se puder, segue lá)

    ResponderExcluir
  11. Gostei de tudo no livro.
    Desde a capa ao enredo.
    Quero muito ler este livro, quero muito mesmo.
    Ainda mais por começar em um evento literário, o que o torna ainda melhor.
    Gostei muito da resenha.
    Quero muito. sai um sorteio ai? kkkk

    Parabéns!

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá! Parabéns pela resenha! Foi ótima! É muito raro encontrar livros desse gênero bom, e Morte na flip parece ser sensacional. Até sua resenha mostrou a intensidade da história e isso é muito bom porque atiça nossa curiosidade.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Nossa não conhecia o livro, mas amei sua resenha fiquei mega curiosa mesmo. Também curto romances policias e sempre gosto de intercalar este gênero quando leio um romance. E o mais interessante é está duvida, a investigação e os suspeitos . Vou com certeza pesquisar mais sobre o livro.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  14. Gosto de livros policiais, de investigações, são meu estilo preferido.
    Sempre me prendem muito mais do que romances, e esse parece ser dos bons...
    Gosto da capa, bem simples mas bonita, sem enfeitar demais, e a história me parece ótima.

    ResponderExcluir
  15. Oi, :)

    Eu nuca tinha ouvido falar sobre o livro ou sobre o autor, mas o modo como você falou dele não tem como não deixar quem leu sua resenha, curiosos.

    Gosto de mistérios, de crimes a serem resolvidos e coisas assim... só não sei se é a leitura certa pra mim agora. Estou em um momento de curtir romances literários complicados então, não sei se conseguiria de fato entrar nessa leitura agora =P

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  16. Curto bastante livros de suspense, pois prendem o leitor. Mas sinceramente, esse foi um dos livros que menos me chamou a atenção. A resenha está ótima, não tenho do que reclamar, o problema pra mim foi o enredo do livro e tal :/

    ResponderExcluir
  17. Parece bem interessante, mesmo, principalmente para quem, assim como eu, é fã de livros policiais. O título chama bastante a atenção e a capa também é bonita, condizente com o tema. Gostei muito da história descrita na resenha. Não é uma das minhas prioridades, mas certamente é um livro que eu tenho interesse em ler. ;D

    ResponderExcluir
  18. Já eu sempre achei essa capa sem graça, provavelmente porque nunca li a história, então n]ao entendo nada. Mas ela realmente é sem graça, em MINHA opinião. Gente, parece auto-ajuda, nada contra, mas né?! Esse livro é ficção...
    Mas vamos falar da história, que é o que interessa. Gosto de suspense, mas não sei se leria esse, se surgir a oportunidade agarro, mas se não...

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro o gênero e gostei bastante do enredo desse. Ainda mais se prende do início ao fim, claro que tá indo pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  20. Também leio pouca literatura policial, e pelos mesmo temores que os seus... personagem não ser cativante e tal. Gosto bastante de conhecer autores nacionais, e achei super inusitado o fato do delegado curtir um chocolate (Só vejo na literatura mulheres que adoram chocolate e não homens ahauahau), me convenceu! Vou colocar o livro na minha lista de próximas leituras. Quero conhecer o trabalho da equipe dele e desvendar o crime também rs

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  21. Eu amo livros policiais. Não li muitos, infelizmente, mas o que li eu simplesmente amei. E esse parece ser mais um que entraria facilmente para essa lista. *-* Primeiro que já gostei da capa, acho que capas limpas e simples são muito mais bonitas, sabe? E, depois de ler a sinopse, deu pra entender a ligação. Segundo que, pelo o que você disse, esse autor deve ser sensacional! Mais um motivo para me deixar nessa vontade de ler. Acho que iria devorar esse livro em um dia, do jeito que sou, sempre querendo saber logo o que vai acontecer, como vai acontecer. hehehe Adorei.

    ResponderExcluir
  22. Não li nada até hoje com esta temática, mas acho um gênero tão legal e tenho muita vontade de ler a respeito. Mas, minha paixão por distopias e histórias fantástica sempre me fazem optar por outras obras e outros temas... A sinopse e a resenha me deixaram curiosa e adoro suspense, pois me deixa aflita e super empolgada com a história rsrs

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Adoro livros policiais, a capa tem a ver com a temática do livro, mas ela não chamaria a minha atenção. Com sua resenha fui cativada e espero encontrar o livro para a compra.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Sua resenha me incentivou a ler esse livro, embora eu prefira a ideia de que Festivais Literários são só amor e nada de violencia rs

    ResponderExcluir
  25. Oi, Karol! Gosto bastante de livros com temáticas policiais, e que nos façam querer descobrir o que acontece com o decorrer dos fatos. É impossível não se sentir envolvida em histórias como essa. E, acredito que Morte na Flip não fica pra trás nesse quesito. Estou bem curiosa em relação a este livro, e fiquei super contente em saber que se trata de um escritor nacional; é sempre bom valorizar os bons escritores que temos em nosso país. Beijocas.

    ResponderExcluir
  26. Estava com um pé atrás com esse livro mas você tirouinhas dúvidas. Adoro um suspense que me prenda e tenha bons personagens, vou querer ler com certeza.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  27. Amo Thrillers, sua resenha me animou para conhecer esse livro. Normalmente desconfio logo de quem é a culpa e é bom saber que essa história é surpreendente.

    ResponderExcluir
  28. Achei este livro bem estimulante e intrigante. Seus comentários só fizeram ficar mais curiosa a respeito dele. Beijos.

    ResponderExcluir