Filmes #34 - Bling Ring

Título: Bling Ring: A Gangue de Hollywood
Título Original: The Bling Ring
Gênero: Drama
Duração: 90 minutos
Sinopse: Nicki (Emma Watson), Marc (Israel Broussard), Rebecca (Katie Chang). Sam (Taissa Farmiga) e Chloe (Claire Julian), entre outros jovens de Los Angeles têm em comum uma vida meio vazia, de pais ausentes, como Laurie (Leslie Mann), mãe de Nicki, que não tem a menor noção do que as filhas estão fazendo nas ruas, durante o dia e, pior, durante a noite. Fascinados pelo mundo glamuroso das celebridades das revistas, como Paris Hilton, e artistas como Kirsten Dunst, o grupo começa a fazer pequenos assaltos na casa dessas pessoas, quando descobrem que entrar nas residências deles não é nada difícil. Cada vez mais empolgados com "os ganhos", o volume dos saques desperta a atenção das autoridades, que decidem dar um basta nos crimes dessa garotada sem limites. Baseado em fatos reais.


Mesmo dispondo de uma base propícia ao desenvolvimento de uma história de qualidade e aprofundada, Bling Ring parece desperdiçar todo o seu potencial com a construção de um cenário completamente superficial. É mais que clara a crítica ao sistema de consumo descontrolado e ao desejo constante de nos apoderarmos de uma identidade que não nos pertence, porém a forma com a qual tudo soa raso é absolutamente desagradável. A profundidade psicológica, que costuma ser um dos fatores mais atrativos nesse foco cinematográfico, foi simplesmente deixada de lado para abrir espaço às drogas e festas intermináveis.

A narrativa centra-se em cinco jovens que estudam em uma espécie de instituição voltada aos perdedores, abrigando os que obtiveram problemas anteriormente. Deslumbrados com o modelo de vida basicamente insustentável dos famosos, eles passam a cometer uma série de invasões para obterem não apenas objetos de valores surreais, como uma parte da personalidade que admiram - e que lhes falta. Desta forma, descobrem, através do Google, não apenas o endereço de suas vítimas como notícias de suas viagens. É até irônica a facilidade com a qual o filme demonstra sua invasão, principalmente quando simplesmente encontram uma chave debaixo do tapete. E mais ainda ao considerarmos que tudo é baseado em fatos reais!


Com os milhões que roubam até de forma sorrateira, basicamente compram sua entrada à aceitação social. Seu histórico de crimes é bem visto simplesmente por se direcionar às figuras de influência da época, como Lindsay Lohan e Paris Hilton. Assim, através de um status superficial e de uma riqueza roubada, eles obtêm popularidade e certa adoração em clubes e casas noturnas. O grande erro dos jovens ladrões, porém, é o constante anseio de ultrapassarem sempre novas barreiras. Seguindo o padrão humano de desejar voar cada vez mais alto, entram mais fundo em seu histórico de ladroagem, mesmo que por vezes amedrontados.

Por mais que o enredo em si seja interessante, não transpassa de fato a mensagem principal. É clara a falta de um aprofundamento não apenas no roteiro, como na atuação de grande parte dos atores - dos quais, particularmente, esperava bem mais. Mesmo os protagonistas centrais parecem apagados, tendo como uma única salvação no núcleo principal Emma Watson. Mas nem ela reverte a repetição exagerada de inúmeros momentos que torna o filme cansativo e entediante.


Particularmente, até recomendaria que o filme fosse assistido pelo fato de ter conquistado muitos indivíduos, principalmente adolescentes. Porém, caso o façam, sugiro que, preferencialmente, não tenham nenhuma grande expectativa a respeito do enredo. Mesmo porque a única parte realmente agradável, com exceção do desfecho - que parece inacabado -, é o típico desejo de usufruir das mesmas riquezas.

29 comentários:

  1. Baixei esse filme, gravei em DvD e até agora não vi...não senti nada pela história, nem do filme e nem do livro.

    ResponderExcluir
  2. Não curti muito o livro, na verdade nem cheguei a terminar porque é praticamente uma reportagem de 200 páginas sobre um tema que não me interessa. Talvez eu assista ao filme pela Emma e pela Sophia, mesmo que a sua resenha tenha me desanimado um pouco, assistir um filme não requer tanto tempo quanto ler um livro, então não custa assistir um filme mais ou menos de vez em quando, só por curiosidade. ;D

    ResponderExcluir
  3. Hum.. não fiquei interessada, parece bem superficial...

    Te espero lá no meu cantinho, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse filme teve tanta repercussão mas não pareceu ser nada interessante, para ser sincera. ): Acho que a Emma Watson me deixou mais interessada do que o filme em si, heuheuhe. Até que depois de ler a resenha, me despertou uma pontinha assim, pequena, de curiosidade para saber como é. Apesar de parecer bem superficial, como disseram. E, gente, se for tão fácil assim roubar as celebridades, eu também quero! hudhauheahdsuah não, pera. Brincadeira.

    ResponderExcluir
  5. Eu não li o livro e não tenho vontade de conhecer mais afundo o enredo sabe? Não me ganhou. O filme tá parecendo mais aqueles de Sessão da Tarde, chatinho e sem grandes emoções. Sem Sal. rs Não fiquei entusiasmada pra assisti-lo e não irei fazê-lo. kk

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm assisti a esse filme esperando algo mais reflexivo, me enganei profundamente! Você ainda foi generosa, oferecendo 2 xícaras, eu nem disso dava! Achei totalmente inacabado e sem sentido, até a personagem da Emma me pareceu forçada.
    Não li o livro ainda, espero que seja melhor que o filme.

    bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não me chamou atenção já pelo livro. Agora lendo o post do filme aqui, tive certeza, não é pra mim :(

    ResponderExcluir
  8. Estava com muita vontade de ver o filme e ler o livro também, esperava algo menos superficial eu acho. Depois do que você falou já até desisti, não vou perder meu tempo com uma coisa dessas..

    ResponderExcluir
  9. Particularmente, não tenho vontade de ver filme e nem ler o livro. Faz um tempão que vi um documentário na tv sobre a personalidade dos jovens que praticaram tais atos, achei de uma futilidade sem tamanho! Eles roubavam por status e tal. Depois de ler seu post minha vontade passou de quase nenhuma para nula haha ninguém merece filme superficial e sem aprofundamento :P

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti esse filme no cinema e me arrependi tanto. Realmente, eu estava com muita expectativa e me decepcionei bastante. Eu também achei o filme bem entediante e a única que salvava era a Emma Watson.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa, lendo sua minhas expectativas a respeito desse filme diminuíram drasticamente. Mesmo assim, quero muito ver esse filme, só pela Emma Watson.
    Bye. o/

    Post novo no meu blog, dá uma olhada? Se gostar... aceito inscrição. haha! ><
    http://silborgue.blogspot.com.br/2013/10/2-resenha-de-series-awkward.html

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Ainda não vi o filme, tenho vontade de vê, mas sabe quando bate aquela duvida: “Será que vale a pena?”. Ainda estou assim! Mas vou esperar mais um pouco para tentar ler o livro primeiro...

    ResponderExcluir
  13. Está ai, mais um exemplo de livro que não me chamou atenção e nem o filme também. Não curti a sinopse e nem a trama.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Deve ser mttt legal o livro e o filme, além de só ter feras no elenco ( Emma Watson , Taissa Farmiga .. ((: ) . Quero mtt ler esse livro KKK' (:

    ResponderExcluir
  17. Oi, :)

    Esse é um filme que eu definitivamente não tenho vontade de ver... como a Gladys disse; parece ser superficial, além da não fazer meu 'tipo'.
    Mesmo o livro, com a editora caprichando tanto na divulgação, não conseguiu me pegar. =/

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  18. Apesar de uma observação não muito boa em relação ao filme, tenho que admitir que estou curiosa para assistir. Até porque, para falar a verdade, é bem o que acontece com a maioria dos jovens de hoje...

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito de sua opinião, ele é verdadeiramente importante.
    Ainda não assistir ao filme, mas conheço a diretora Sofia Coppola e conheço seu estilo, nesse filme eu não espero nada muito assim, como posso dizer? Extravagante, com cenas bombásticas, porque creio que isso faça um pouco da critica que se quer passar. Não posso opinar verdadeiramnete ser tem assistir ao filme, mas crio grandes expectativas sim a este filme, sim, e mesmo que não seja o que eu espero, creio que terei uma fonte agradavel para refletir.
    Creio que nem sempre os filmes querem ser explicitos com muita coisa. Vamos ver esse filme.

    Gostei muito da Resenha,

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Nossa, filme sem conteúdo não dá. Fico extremamente triste por ele não ter sido tão bom, até porque é uma ideia sensacional e baseada em fatos reais. Pura decepção =/, nem quero mais vê-lo.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ainda não assisti ao filme, mas por conhecer outros filmes dirigidos pela Sofia Coppola, sua crítica até remeteu um pouco ao que ela sempre faz em seus filmes.
    E ainda assim, admiro muito o trabalho dela, e espero não me decepcionar tanto com esse filme.

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Eu não me interessei nem pelo livro e nem pelo filme, tinha uma esperança quando vi sua postagem e depois que li só reafirmo o que sinto de não assistir.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Comecei a assistir, mas nem a Emma Watson me fez chegar ao meio da trama. Não que eu estivesse completamente avessa ao conteúdo, mas o filme não me atraiu. Esperava algo muito mais agradável, ou profundo. E concordo com você quando disse que a história tinha muita coisa produtiva e que nada disso foi abordado da maneira correta. A diretora, Sofia Coppola, é super conceituada e fizeram um alarde tão grande sobre o filme e o livro (que tô louca pra ler) que estava ansiosa para analisar. Fiquei bem decepcionada e nem terminei de assistir ;(

    ResponderExcluir
  24. Olá! Esse filme não me chama a atenção, não é meu estilo, e para falar a verdade acho que já li algo sobre outro filme que parece tratar praticamente da mesma temática, só não sei quem copiou que! hahaha
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Viiish! Eu já tinha uma primeira impressao ruim do filme (e do livro) e agora ela se confirmou. Thaanks, Carol! Nem perderei meu tempo vendo/lendo :)

    ResponderExcluir
  26. Olá, Carol! Sinceramente, nunca havia me interessado (nem pelo livro, nem pelo filme) justamente por já captar basicamente a essência da coisa. Dá pra perceber que a superficialidade é extrema, só pela foto! E, eu simplesmente detesto essa característica. Detesto! Então, de jeito algum eu assistiria... e agora, depois de sua opinião demonstrando exatamente o que eu já havia imaginado que encontraria no enredo, sem dúvidas nem chegarei perto de "The Bling Ring". Uma pena. Beijocas.

    ResponderExcluir
  27. Xiii, eu já não tinha muita vontade de ver o filme mesmo e agora ela acabou. De filmes fracos estou fugindo por enquanto, tenho muitos outros filmes para ver.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  28. Eu ainda não li, mas parece que enaltece os maus feitos desses adolescentes que conseguiram enganar muita gente famosa. Talvez me arrisque a assistir o filme pela Emma Watson que é ótima atriz mas não tenho expectativa alguma além de uma distração.

    ResponderExcluir
  29. Não sei se assistiria o filme. Não chamou minha atenção. Vou pensar se verei.

    ResponderExcluir