Séries #13 - Skins



Skins, ao contrário da maior parte das séries juvenis, não tem medo de expor os problemas contemporâneos. Mesmo que, em certos casos, proponha uma narrativa exagerada, o conteúdo tem raízes reais, principalmente se formos considerar o quadro britânico. A soma entre a pressão que nos é depositada e a clara necessidade de fazermos escolhas desencadeia probabilidades desagradáveis não tão distantes quanto é imaginado. Vícios e distúrbios são problemáticas que caminham cada vez mais próximas da adolescência.

E é por toda esta representatividade que se torna praticamente impossível não se identificar com um dos personagens ao longo das três gerações de Skins. Apresentando desde a depressão até o preconceito, há sempre algum ponto que nos remete à nós mesmos. Até porque se há algo de fato agradável nas séries britânicas é a realidade exposta pelos atores. Mesmo que alguns se sobressaiam, em geral, todos se exibem dentro da normalidade diária e surrados pela rotina. Os efeitos das drogas, das festas e de todo o "agito" está presente como causa do cansaço. E, particularmente, considero a proximidade com a realidade um dos maiores atrativos.


Além disto, até sua forma de exibição é atípica, quebrando seu próprio padrão. Cada par de temporada apresenta seu próprio núcleo de personagens, com exceção da última (sétima). Esta apresenta o intuito de exibir o rumo tomado por alguns dos adolescentes, aquela de exibir a vivência nos dois anos últimos anos do Ensino Médio. Desta forma, a constante troca, por mais que desencadeie saudade, nos impede de aderir ao cansaço ou tédio.

Mesmo assim, é uma opinião praticamente geral a afirmação de que a série decaí muito ao longo de sua exibição. As duas primeiras gerações têm grande qualidade, porém, sua última não é tão agradável assim. Talvez pela repetição constante a respeito dos acontecimentos vivenciados por grupos tecnicamente iguais, talvez pela falta de novos problemas. De qualquer forma, a falta de conexão entre os personagens de gerações distintas faz com que não seja tão árduo largarmos apenas as que não nos agradam.


Realmente aconselho que seja dada uma chance. Os primeiros episódios provavelmente passarão uma ideia errônea a respeito das futuras ocorrências, portanto, não largue a série de uma vez. Busque fazer sempre uma análise mais profunda a respeito da significância do que é feito. Lhes garanto que há muito mais do que jovens superficiais e volúveis nestes personagens.

1ª temporada: São exibidos distúrbios alimentares, triângulos amorosos, relações íntimas com professores e o desejo de perder a virgindade. Tony, Michelle, Sid, Cassie, Maxxie, Chris, Jal Anwar protagonizam, contando com o apoio de inúmeros personagens secundários. Dentre eles está Effy, que, por mais que estrele um episódio, ainda não está no centro da série.
2ª temporada: Após acontecimentos negativos, é exibido um lado mais profundo. O foco não está mais voltado à pontos superficiais, mas sim à gravidez, ao aborto, às consequências de acidentes e ao desenvolvimento de problemas psicológicos. Mas, ainda assim, há também a superação e o início de uma nova fase marcada pela entrada na universidade.

3ª temporada: O elenco é praticamente modificado por completo. Agora os protagonistas são Effy, Pandora, Naomi, James, Freddie, JJ, Katie, Emily e Thomas. Dentre os principais problemas estão a disputa pelo amor, a perca da ingenuidade (ou pelo menos a tentativa), os problemas com a timidez e o descobrimento da homossexualidade e suas repercussões na sociedade.
4ª temporada: Os personagens centrais permanecem os mesmos, tendo agora de enfrentar a menopausa precoce, o fim dos relacionamentos, problemas familiares, namoros frustrantes e, até mesmo, a prisão. O fim é uma incógnita, exigindo do telespectador sua própria imaginação e interpretação. É certo que, de qualquer forma, não apresenta um desfecho compatível com a expectativa.

5ª temporada: Franky, Rich, Nick, Matty, Alo, Livi, Mini e Grace formam um grupo de atores praticamente iniciante na televisão, dando início à geração considerada como a mais desagradável da série. Deixa de ter como centro dos acontecimentos as drogas, o sexo e as festas, exibindo a face mais "clean" da série. É voltada principalmente aos romances e talvez por isso tenha sido tão criticada.
6ª temporada: Segue o modelo da geração, se focando basicamente apenas nos relacionamentos dos personagens. Expõe ainda mais drama, quase sempre ainda relacionado à Franky. Particularmente, considero como um dos desfechos mais estranhos dentre todas as temporadas. Isto porque acaba por ir contra tudo o que fora construído.

7ª temporada: Exibida como uma comemoração ao sucesso de Skins (e mesmo assim apenas este ano), mostra o rumo tomado por Effy, Cook e Cassie, além de contar com a presença de Naomi e Emily. Apesar de ir contra à grande parte do que, particularmente, havia pensado, não é ao todo ruim. Há a falta de diversos personagens que tiveram conclusões mais incertas, inclusive por não explicar detalhadamente o que ocorreu com o relacionamento de Cassie e Sid. Mesmo assim, aos que já acompanharam toda a série, seis episódios não são nada para sabermos o que os roteiristas desejavam, afinal, à alguns dos personagens mais marcantes da série.

28 comentários:

  1. Sou louca por essa série, apesar de nunca ter conseguido concluir a terceira geração. Simplesmente não me desce. E já tentei diversas vezes.
    Quero assistir a sétima temporada especialmente por causa da Effy que é a minha personagem favorita da série. E claro, ver que rumo tomou o relacionamento da Emily e da Naomi. Acho elas umas fofas, e chorei até com o final da 2º geração por causa delas. Que amor aquele!

    ResponderExcluir
  2. Já assisti ao primeiro episódio dessa série, mas confesso que não achei nada interessante. Achei bobo, adolescente demais e às vezes meio apelativo, considerando o público para o qual acredito que a série seja voltada. Não que seja esse o motivo do meu desinteresse, mas não achei que a série tenha muito conteúdo, achei vazia, sei lá. Claro que são muitas conclusões para serem tiradas com base em um único episódio, mas não simpatizei com ela e portante nunca tive o mínimo intuito em continuar. Mas claro, não posso dizer que a série não seja boa, só não é para mim, não faz o meu tipo. Pelo que você descreveu na resenha, realmente o primeiro episódio não mostrou nem um pouco do que a série tem para oferecer, mas novamente, o que ela tem a oferecer não é voltado para mim e sim para um público mais condizendo com a realidade abordado pela série. ;D

    ResponderExcluir
  3. Só eu que nunca ouvi falar dessa série?! rsrsrs
    Não costumo acompanhá-las e essa não me fez ficar curiosa... :D

    ResponderExcluir
  4. Essa série eu não conhecia.
    Apesar dos temas parecerem interessantes, não me chamou muito a atenção para assistir :(

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia essa série, mas fiquei bem curiosa.
    É diferente de todas as séries que eu assisto, e olha que assisto muita série.
    Mas já está na quarta temporada, vou correr pra assistir o primeiro episódio, e não vou desistir no começo não :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu não conhecia essa série, é a primeira vez que vejo falar. Mas me pareceu bastante interessante, gosto de coisas que abordem a problemática social e temas complexos, e me pareceu que é esse o caso! Vou assistir, apesar de o começo ser difícil... Bjs...

    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar desta série, e até a chamada dela, se eu não me engano foi no Multishow, achei interessante. Mas nunca parei para acompanhar mesmo. Gostei do modo como você fez um resumo de cada temporada, achei as 3 primeiras com temas bem fortes.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa série, é a primeira vez que leio algo referente a mesma.
    Ultimamente não tenho assistido a séries, :\

    ResponderExcluir
  9. Skins é uma série que parece muito, muito, muuuito boa! Há tempos que está na minha "to-watch list", mas eu sempre fico enrolando por ser muitas temporadas. Bom saber que é dividido em gerações, então não preciso me preocupar tanto com o numero de temporadas xD

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar dessa série, ela trata de assuntos mais reais e portanto polêmicos. Para ser bem sincera eu não tenho interesse em assistir por agora porque acho que ela tem uma atmosfera muito sombria, eu sinceramente não estou nessa fase =/

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha ouvido falar, mas não me interessei e mesmo com sua resenha não me atraiu. Lembrou me por demais malhação, e eu não aguento mais esse tipo de serie.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, :)

    Já ouvi falar da série, mas nunca assisti. Faz tempo que quero dar uma chance a ela *-*

    Pelo que você falou, parece ter uma proposta interessante - mesmo que eu tenha ficado com medo de você ter dito que alguns problemas são exagerados e que a série decai em certo ponto... ainda assim gostaria de conferir :)

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  13. Eu só assisti alguns episódios da primeira temporada... Deu vontade de companhar ela de novo agora!

    ResponderExcluir
  14. As pessoas me falam muito da série, e eu ia começar a assistir.. Ai a preguiça me disse "são seeeete temporadas Aline ><" hahahaha mas eu vou dar uma chance, começo esse fds mesmo e se eu gostar, garanto que assisto em questão de semanas KK

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carol! Eu tentei há algum tempo assistir a primeira temporada, e acabei largando, porque detestei os primeiros episódios. Os temas tratados são bem polêmicos mesmo, principalmente por "a droga" ser algo bem constante na vida dos personagens (pelo pouco que notei). Vou tentar dar uma outra chance, já que você disse que de princípio pode passar uma impressão errônea. Beijocas.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ca! Eu comecei a assistir a série um tempo atrás e gostei bastante, achei um pouco louco. haha Mas gostei... Só que tive que abandonar por que o site que via parou de colocar os episódios, melhor dizendo retiraram... :/ Isso culminando com a falta de tempo pra assistir séries (hoje só assisto PLL, q to em dia)... mais nenhuma. Ai desestimula. E outra sabia que tinha várias temporadas, mas não tantas assim. O.O #xateada rs Deu vontade de voltar assistir e ir até o final, mas cadê tempo? :s

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia essa série, e não me interessei muito por ela :/

    ~~~ Blog Gossip Girl .... Fan Page .... Tudo sobre os famosos u-u ~~~

    ResponderExcluir
  18. Eu assisti todos, até a 7ª! Sou apaixonada pelos casais Cassid, Naomily. Na verdade sou apaixonada por cada um deles, de cada temporada. As histórias, as festas, nossa, é tudo tão legal :D Adorei o post, me fez sentir vontade de ver tudo outra vez!

    ResponderExcluir
  19. Tenho muita vontade de acompanhar, mas são tantas temporadas hahahaha
    Tenho assistido tantas séries ultimamente que adicionar mais uma acabaria com o resto do meu tempo. Mesmo amando séries britânicas e coias atípicas, além de assuntos polêmicos, serei obrigada a resistir a tentação ;/

    ResponderExcluir
  20. Eu não conhecia, e ainda me interessei.. haha
    Apesar de em alguns momentos dar aquele ar de ser meio "teen" demais, parece ser legal!
    Quem sabe eu dê uma chance neh?!

    ResponderExcluir
  21. Já ouvi falar, mas não conhecia adorei,
    vou assistir haha
    Beijos, Thaynara
    livroscombolinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post, tenho muita vontade de conhecer a série, parece incrível (:

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia esta série! Nunca nem ouvi falar! Adorei o post sobre ela e vou procurar para assistir!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  24. Assisti as 2 primeiras temporadas, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  25. Confesso que não conhecia este seriado,mas achei muito legal!! Fiquei super animada para conferir!

    ResponderExcluir
  26. Que coincidência essa semana mesmo estava atras de novas series para assistir e comecei a ver Skins, mas admito que não consegui me "apegar" então parei no primeiro capitulo mesmo (talvez porque eu ainda esteja com a ultima serie que eu vi na cabeça "Twisted"), depois dos seus comentários positivos sobre a serie talvez eu de uma nova chance a ela. Beijos

    ResponderExcluir
  27. Ainda não tinha ouvido falar dessa série, mas lendo o que você escreveu, ela chamou muito minha atenção. É uma série típica adolescente, e gosto de assistir essas coisas, exceto aquelas cenas meio 'hot'

    ResponderExcluir
  28. Sempre quis assistir a serie , mesmo não sabendo nada sobre ela . Bom saber um pouco mais sobre a serie , fiquei mais motivada para assisti. Parece bem....doida! haha

    ResponderExcluir