Livros #54 - O Código Da Vinci

O Código Da VinciTítulo: O Código Da Vinci
Editora: Arqueiro
Autor: Dan Brown
N° de páginas: 432
Sinopse: Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. "O Código da Vinci" prende o leitor da primeira à última página.




O Código Da Vinci é o romance mais famoso do escritor mundialmente aclamado, Dan Brown, e nele vemos o historiador religioso Robert Langdon embarcar em uma aventura atrás do segredo mais bem guardado através dos séculos que o mundo já teve notícia: a verdade sobre o Santo Graal.

Esta maravilhosa aventura tem início com o brutal assassinato do curador do maior museu de arte do mundo, o Museu do Louvre, Jacques Saunière. Em seus minuto finais Saunière deixa uma série de pistas não só para Langdon como também para sua neta, Sophie Neveu, com quem tem um relacionamento um tanto quanto complicado há alguns anos, e essas pistas podem os levar a descobrir o maior segredo que a história ainda esconde.

O Museu do Louvre.
Langdon sentiu uma pontada familiar de deslumbramento quando seus olhos fizeram uma fútil tentativa de absorver totalmente o imenso edifício de uma só vez.

Não é necessário dizer que toda esta busca para encontrar o Graal não será a coisa mais simples, fácil ou segura que Langdon irá enfrentar e o leitor, encontra, com segurança, uma realidade que irá surpreender e fazer com que você devore as páginas desta delícia literária.

Acontece que o Santo Graal realmente aparece na Última Ceia. Leonardo incluiu-o como destaque.

Ficheiro:Leonardo da Vinci (1452-1519) - The Last Supper (1495-1498).jpg


Dan Brown, consegue, com uma sutileza e refino próprio, apresentar uma série de informações de modo que não seja cansativo e que surpreenda e cative facilmente. Para quem gosta de história, como eu, este livro é uma verdadeira dádiva, afinal O Código Da Vinci expõe fatos e teorias históricas que não são encontradas em livros de história convencionais e, mais do que isso, Brown consegue dar um certo ar de contemporaneidade aos fatos que é simplesmente incrível.

O mundo das artes também é muito bem representado e só faz com que aqueles que tinham um leve interesse pelos grandes artistas se interessem ainda mais, pois, sinceramente, é fascinante como a arte consegue representar tanto sobre os povos antigos, sobre a vida que só conhecemos por relatos.

Para aqueles que gostam mais do universo de sociedades secretas, com toda a certeza, este é o seu autor. É hipnotizador como durante a literatura que é tão ficcional vemos coisas que nós sabemos que são reais, como são as próprias sociedades secretas. E esta são descritas de uma forma tão crua que torna difícil de acreditar e maravilhoso de se ler.

Langdon lhe falou de obras de Da Vinci, Botticelli, Poussin, Bernini, Mozart e Victor Hugo que falavam secretamente da busca da restauração do sagrado feminino proibido.

Acho que todos vocês já sabem a minha opinião sobre este livro: maravilhoso. Portanto, mais do que recomendo aqueles que ainda não leram ou que, como eu, apenas assistiram ao filme. Posso garantir que o livro é mil vezes melhor e mais emocionante que o filme (o que não é novidade se tratando de uma adaptação, correto?).

25 comentários:

  1. Olá! Realmente é um livro maravilhoso! O suspense da história não te deixa largar o livro nenhum minuto (foi o que aconteceu comigo rs), o que eu mais gostei foi entrar no mundo das simbologias e arte..Nossa, é o máximo! O filme é bom, mas o livro é mil vezes melhor! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de conhecer alguma obra do autor, principalmente esse e Anjos e Demônios. São tantos comentários positivos a respeito da escrita dele que ficou me sentindo deslocada por não ter lido nada ainda. rs Eu assisti a adaptação de Código da Vinci há um tempão atrás, não lembro muito da história minuciosamente. Mas recordo que gostei bastante. Acredita que nunca tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro? lendo uma agora eu tenho certeza que tenho que ler ele. Só falta o dinheiro. rs :/

    ResponderExcluir
  3. Queria tanto ler algo do senhor Brown!
    Sempre ouço vários elogios e fico super tentada, mas minha lista literária anda tão extensa esses dias... Amo esse tipo de história intrigante e que me faz olhar para o mundo sob uma nova perspectiva. Enredos conspiratórios são muito bons e ainda traz inúmeros conhecimentos sobre diversos âmbitos e como gosto de saber sobre várias coisas (oi, curiosidade!) este gênero é o meu par perfeito rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu sou louca pra ler esse livro, já vi várias resenhas elogiando muito ele, e lendo a sua agora só me deixa mais louca ainda pra ler esse livro.
    Eu ainda não li nada do autor, mas quero começar por esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li esse livro, apenas assisti ao filme, mas gostaria muito de ler, um dia. Apesar de ter ficado bastante popular, tanto o livro quanto o autor, e por esse motivo algumas pessoas passaram a nutrir certo preconceito com as obras de Dan Brown e com isso eu tenha lido umas críticas a respeito delas, eu tenho muito interesse em lê-las, principalmente O Código da Vinci, que eu conheci a história através do filme e achei sensacional e, como não pode deixar de ser, o livro deve ser ainda mais interessante. Ótima resenha! ;D

    ResponderExcluir
  6. Também me sinto bem deslocada por não ter lido nada dele ainda, e olha que são livros bem famoso, e todos parecem ser ótimos!
    O filme já assisti, é perfeito.... e com certeza espero que o livro seja bem melhor!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Realmente o livro é muito melhor do que o filme, adorei a narrativa do livro, prendeu me até o fim!.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, :)

    Nunca li o livro =*

    Quer dizer, quem nunca ouviu falar dele? rs' Mas, sempre fico na dúvida se seria meu tipo de leitura... comecei a assistir o filme, mas não sei. Parece ser uma história interessante - e amo conspirações O.o' - mas, talvez essa leitura não tenha chegado no momento em que eu estava 'pronta' pra ela... sou confusa rs'

    Talvez confira o/

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  9. Já vi o filme e sempre tive a curiosidade pra ler, mass estou esperando um amigo meu terminar pra me emprestar (3 meses pra ler é exagero né? T.T) e cada dia mais fico curiosa pra saber como é escrito e se é tão bom quanto o filme *.*

    ResponderExcluir
  10. Foi o primeiro livro que li do Dan Brown!
    Um suspense que prende do início ao fim, depois que li esse peguei alguns outros do autor e 'Anjos e Demônios' é o melhor para mim. :)

    ResponderExcluir
  11. Do Dan Brown só li "Ponto de Impacto" e "Fortaleza Digital", mas nao consegui gostar taaanto assim que nem todo mundo fala :\

    ResponderExcluir
  12. Olá Gabby! Tudo bem??
    Li a maioria dos livros do autor e sou mega fã de seus livros, devorava seus livros e praticamente não largava até terminar ( e olha que seus livros são grandes). Amo este gênero e ele é fera demais. Uma historia surpreendente, cheia de fatos que te prende a historia!

    ResponderExcluir
  13. Eu preciso ler este livro! O tenho aqui na minha estante mas ainda não o li. O único livro que li do Dan foi O Simbolo Secreto e confesso que é um dos meus preferidos. Claro que já assisti ao filme, quem nunca neh? Mas tenho certeza que o livro deve ser muito melhor!

    Adorei a resenha! Tenho uns quatro livros dele aqui que quero ler em breve!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  14. Oieee
    Foi através desse livro que virei fã de Dan Brown. Simplesmente maravilhoso e concordo muito melhor que o filme.
    O autor é show nos mostrando fatos históricos, o que adoro em um livro. Não larguei o livro até terminar :)

    ResponderExcluir
  15. Olá! Ganhei esse livro de presente de natal, amei do ponto de vista do romance polícial, mas odiei do ponto de vista do mistério e segredo. Achei muito fantasioso, e até desrespeitoso. Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro esse livro! Adoro o tema, adoro a narrativa, adorei a história, amei tudo! Esse tipo de livro sempre me agrada, e esse foi um dos principais! E realmente, é muito melhor do que o filme. Eu assisti ao filme antes, mas não pude deixar de ler o livro, e foi ainda melhor!
    O autor descreve as cenas muito bem, e tem dados muito sólidos na história.
    Enfim, adoro esse livro, e amei a sua resenha, ficou ótima (:

    ResponderExcluir
  17. Acredita que eu tenho esse livro e ainda não li?! Na verdade eu tenho um pouco de preguiça, eu assisti ao filme mais de uma vez, e gosto muito, mas os livros dele não me chama muita atenção eu tenho 3, 1 eu ate comecei a ler mas achei cansativo e nunca mais peguei. Mas é uma das minhas metas o/

    ResponderExcluir
  18. É um dos meus livros favoritos <3 Quando li ele fiquei muito impressionada com as térios, realmente ele escreve de uma forma tão clara que é difícil largar o livro. Terminei de ler a primeira coisa que eu fiz foi olhar a pintura da Última Ceia que tem aqui, e ver tudo o que descreveu e que eu nunca tinha percebido... É maravilhoso mesmo Acho que todo mundo tinha que ler ele.

    ResponderExcluir
  19. Já li o livro, adorei é uma estória realmente muito interessante e cheia de mistérios.
    Beijos, Thaynara
    livroscombolinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Sou louca pelos livros do Brown, e sinto-me envergonhada por nunca ter lido este. O que gostei nos livros do autor foi justamente esse ar de sociedades secretas e a forma como ele narra fatos, ora científicos, ora históricos com maestria e de uma forma que o leitor entenda, e sem se tornar cansativo. E consegue prender o leitor de uma maneira que não imaginava ser possível, tanto que o último livro dele que li, Fortaleza digital, devorei em 2 dias.

    ResponderExcluir
  21. Ah como não sou muito chegada a teorias da conspiração, não li essa trama.
    Já li muitos elogios, mas não tenho interesse em ler.

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho esse livro aqui em casa, nunca tive vontade de ler, até porque depois dos comentários que li a respeito do novo livro lançado por aqui desse autor, Inferno, eu meio que desanimei geral. Pode isso?! Quem sabe um dia..

    ResponderExcluir
  23. Oi, Gabby! Há muitos anos eu assisti ao filme, mas nunca me interessei em ler a obra do Dan Brown propriamente dita. É tão envolvente assim, mesmo? Aparenta ser um bom suspense, e vejo sempre críticas ótimas em relação a essa e outras histórias do autor. Fiquei curiosa depois de sua resenha! Beijocas.

    ResponderExcluir
  24. Quero ler esse livro, nunca achei interessante mas de um tempo pra cá minha opinião mudou. Eu amo Leonardo da Vinci, ele 'participa' do meu livro preferido e com isso acabei amando ele <3

    ~~~ Blog Gossip Girl .... Fan Page .... Tudo sobre os famosos u-u ~~~

    ResponderExcluir
  25. Faz anos que quero ler esse livro ! Sempre ta baratinho na livraria mas eu nunca me interessei a ponto de compra-lo. Mas agora fiquei super interessada e foi pra wish-list , nunca li nada do Dan Brown e eu quero assistir o filme :)

    ResponderExcluir