Livros #53 - Óculos, Aparelho e Rock'n'Roll

Título: Óculos, Aparelho e Rock'n'Roll
Editora: Intrínseca
Autor: Meg Haston
Número de páginas: 304
Sinopse: Super-rigorosa e cheia de estilo, Kacey Simon dita as tendências na escola Marquette. Ela anda com as garotas mais bonitas e populares e tem seu próprio programa de TV no canal do colégio, dando conselhos e explicando para seus colegas a verdade nua e crua - quer eles queiram ouvir, quer não. Mas então uma infecção ocular e uma visita ao dentista deixam Kacey com óculos fundo de garrafa, a boca cheia de metal e... a língua prefa. Rejeitada pelos amigos populares, ela despenca da pirâmide social de forma tão dramática que fica difícil enxergar o topo, mesmo com aquelas duas lentes de aumento no rosto. Sem ter mais a quem recorrer, Kacey começa a andar com uma vizinha nerd e um garoto que leva a vida num ritmo próprio - na verdade, no ritmo do baterista de sua banda. Ele a quer como sua vocalista, mas ela está decidida a recuperar seu trono. Será que Kacey vai alcançar o topo novamente? Ou vai descobrir que chegar ao fundo do poço meio que é... o máximo? Nesse divertidíssimo romance, Meg Haston conta a história de uma garota malvada que, com um bom par de óculos, passa a enxergar melhor não só as coisas, mas também a vida.


Óculos, Aparelho e Rock'n'Roll é uma história atrelada ao clichê cenário escolar americano. Isto nos dá direito tanto à clássica divisão entre nerds e populares, quanto à existência de uma típica patricinha que tem tudo o que poderia querer. E bem, este é um resumo de Kacey Simon. Aos treze anos, ela é mais do que um rostinho bonito. É também estrela de seu próprio programa na TV da escola, o Simon falando, onde dá "conselhos" à cartas de alunos. O grande problema é que sua necessidade de se comprometer com a verdade, a torna sincera ao ponto de desconhecer os limites entre honestidade e crueldade.
"Tente sorrir de boca fechada. Vai realçar seus lábios carnudos em vez do sorriso metálico."
Entretanto, não é necessário ir muito longe para que uma série de incidentes catastróficos acabem com toda a sua reputação. Sua zona de conforto é invadida ao se ver obrigada a usar óculos e aparelho, de uma só vez. Desta forma, de uma hora para outra, todas as suas supostas conquistas e amigas desaparecem. As pessoas com as quais havia desenvolvido laços por um longo tempo simplesmente a abandonam por não aprovarem sua nova aparência. Basicamente, Kacey acaba do lado que sempre menosprezara e ignorara, vendo-se diante da necessidade de engolir seu orgulho e aceitar a ajuda que vier e de quem vier.
"É inacreditável como algumas pessoas podem ser tão superficiais. Quem se importava com festas de aniversário com tantas coisas horríveis e trágicas acontecendo no mundo? Desastres inomináveis, devastações atingindo milhões de vítimas impotentes ao redor do mundo? Furacões. Inundações. Terremotos. Óculos." 
Através de amigos reais e, obviamente, o desenvolvimento de um romance, ela começará a se impor limites e aprender que a vida vai além do que parecemos ser. São as mensagens típicas desse gênero de história, mas ao fundo até concordo com a necessidade de ressaltá-las. A leitura é leve e pode dar um ar final de inacabada, mas isto ocorre porque há uma continuação ainda por vir.

Um ponto desagradável, em geral, é o fato de apesar da história centrar-se em adolescentes de apenas doze ou treze anos, eles já assumem uma independência absurda. Vão à todos os lugares possíveis sozinhos, até mesmo shows. Há certos pontos que caracterizam a idade, como a animação com uma festa que incluiria garotos e garotas. Mas, em geral, é surreal.

Em resumo, é um livro para quem gosta de clichês adolescentes. A protagonista não é lá das mais agradáveis, mas não chata o suficiente para te impedir de ler. Até porque, particularmente, não considero muito difícil se identificar com certos aspectos dos personagens em geral. Para os que já passaram pela escola, é uma forma de relembrar e comparar com o próprio passado. Para os que ainda estão nela, é agradável pelo fato de ser possível retirarmos algumas lições importantes.

25 comentários:

  1. Achei interessante só pelo rock'n'roll. E essa capa também é linda.
    Não gosto muito de clichês, principalmente sobre "nerds" e "populares". É tãaaao disney! E na boa, já são tantos filmes deles com essa temática que enjoa.
    Parece ser um livro bem divertido e adolescente, mas não é pra mim, pois eu não gosto muito dessa temática.

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a capa e o título imaginei uma história completamente diferente. Mas lendo a resenha, fiquei tipo "?". rs Eu gosto de clichês, não tenho nada contra. Mas acho que livros que tenham demais é desnecessário. Odeio livros que os personagens na realidade não tem idade pra nada, mas já fazem tudo. E tem os "maiores" problemas do mundo! Pelo amor de Deus. Mas enfim... Não é um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  3. Só gostei da capa, esse tal de clichê americano é um saco!
    Com certeza não rola pra mim também...

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito da capa deste livro! Adoro quando as capas são coloridas e chamativas, mas o enredo não me interessa. Como já passei dessa fase, acho que não quero relembrar meus tempos de escola.... não fui muito popular, era mais conhecida como a briguenta que lia muito... então.... deixa pra lá! kkkkkkkkk

    Gostei da resenha, acho que compraria o livro só pela capa!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Não gostei muito da capa do livro.
    A resenha ficou ótima, mas pelo visto não iria curtir esse livro, não me agradou :(

    ResponderExcluir
  6. Oi, :)

    Acho que se eu fosse só pela capa, esse livro não me atrairia, mas gostei da sua resenha :)

    Quer dizer,ok, eu reclamo... rs' Mas, as vezes é bom se render a um clichê *-* rs'

    Acho que nunca li um livro com uma personagem principal tão jovem O.o'

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  7. Amei a capa! Nossa, pelo que você contou tem mesmo cara de clichê americano! Logo na sinopse eu comecei a odiar a protagonista, acho meio estranha essa independência em adolecentes de 13 anos. Esse livro me pareceu divertido e ao mesmo tempo bem enjoado! Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi^^ Eu gostei da sinopse e da sua resenha^^ Gostei, porque a protagonista sofre uma reviravolta, e acho super legal quando dá esse tipo de mudança. E pelo jeito, parece ser divertido^^

    Bjs^^

    ResponderExcluir
  9. Eu ao mesmo tempo gosto e não gosto desse livro. Não gostei muito da capa, parece muito infantil, e pela sinopse nós vemos que é algo muito clichê de adolescente. Aquela coisa de o grupo popular e o grupo "nerd''. Sei lá, não tenho muito interesse em ler esse livro, mas se de repente ele cruzar meu destino, haha, eu vou ler sim. (:

    ResponderExcluir
  10. Esse com certeza seria um dos meus livros preferidos se eu o lesse cinco anos atrás, hehe. Tem tudo a ver comigo nessa época, principalmente a parte do rock 'n' roll e também a história, em geral. Mas hoje eu não tenho mais paciência pra livros com protagonistas adolescentes, sobretudo nesse contexto de escola, do tipo filme americano da Sessão da Tarde. Pra mim não dá. Mas acho que é uma ótima dica pro pessoal mais novo, que também se identifica com esse tipo de história, como era meu caso lá nos meus 12, 13 anos. ;D

    ResponderExcluir
  11. A capa é muito bonita, mas não fiquei com nenhuma vontade de ler ele... Pela sua resenha eu também achei que os personagens eram mais velho. Enfim, se o tivesse em mão ria ler mas fora isso, acho que não...

    ResponderExcluir
  12. A capa é linda. O título é ótimo, mas quando li estava pensando trilhões de coisas, menos que a história se resumiria aos esteriótipos da literatura adolescente. O.k. Às vezes é bom relaxar e ler um livro mais leve, mas uma obra que beira muito o clichê se torna enfadonho, pelo menos pra mim. Acho que se não lesse a resenha, certamente compraria o livro pela capa e, provavelmente, me arrependeria depois ;/

    ResponderExcluir
  13. Sem dúvidas, a capa é um mimo, mas pelo visto para por aí. Não gosto muito dessas leituras tão "infantis"; porque é a impressão que me passa. Notei que os clichês são incontáveis, e o fato de os adolescentes fazerem o que bem entenderem com 13 anos, me irrita um pouco, até. Como comentou a Larinha: se eu não lesse a resenha, me arrependeria depois. Porque, esse é um daqueles casos (pelo menos julgo que seja) em que, a capa seduz, mas a história deixa a desejar. Descartei essa história da minha lista de futuras leituras; beijocas.

    ResponderExcluir
  14. Olá Carol! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas não me animei muito com a historia, talvez por achar "clichê" demais...Mas é uma dica para presentear alguém que tenha uma idade semelhante aos dos personagens ( irmão (as), primo, amigo...)
    Bjuss♥

    ResponderExcluir
  15. Adorei !, Conheci o livro porque vi em um blog nas compras da bienal, ai como queria ter ido.
    Parece ser bem bacana esse livro entrou em minha lista mas não em uma necessidade agora.

    Beijos, Thaynara
    livroscombolinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Não é o tipo de livro que eu quero ler agora, quem sabe mais para frente e se alguém me emprestar...
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Não é um gênero que me agrada muito, acho que já estou um pouco "passada". rsrsrs
    Geralmente por serem bem clichês e com esse ponto que você citou: adolescentes que não sabem cuidar do próprio nariz demonstrando independência! haha

    ResponderExcluir
  18. Ok, a história é mesmo SUPER DUPER clichê, porém eu gosto desse tipo de livro, ainda mais esse em que a suposta popular coloca aparelho e fica feia. Rsrsrs, pode parecer meio bobinho, mas adoro me entreter com esses livros, bom demais!

    ResponderExcluir
  19. A capa passa um ar meio infantil, mas o enrendo mostra uma história divertida e engraçada.. Isso me faria comprar ele, mas agora estou num momento de extremos: romances melosissimos e dramaticos ou contos de terror. Mas se bater uma pontada de nostalgia dos meus 13 anos, vou la ;P - se bem que nunca pertenci a elite popular para despencar dela KK -

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é uma fofura! Muito divertidinho. A Kacey me irritou algumas vezes, mas gostei bastante no geral. Mas o livro é realmente bem clichê.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Pela capa, parece ser um livro divertidinho, mas pela sinopse, achei clichê demais. Acho que nao leria :\

    ResponderExcluir
  22. Olá, pela capa e pelo nome eu achava que se tratava de uma historia diferente (talvez com adolescentes um pouco mais velhos) só pelo seus comentários já fico imaginando crianças com 12/13 fazendo tudo o que os de 17/18 fazem (sei lá parece meio absurdo isso), mas bem como adoro historias "bobinhas" se eu tiver oportunidade com certeza vou ler. Beijos

    ResponderExcluir
  23. No momento estou cansada de clichês adolescentes.
    Procuro outros temas para ler.

    ResponderExcluir
  24. Essa parte de crianças com 12 ou 13 anos serem 'independente' é o começo da realidade que estamos vivendo *infelizmente* parece que não, mas é assim que essas crianças vivem hoje em dia, vão pra show's sozinhas, beijam e tudo mais o que EU não fazia com a idade delas.
    E em questão do livro achei bem interessante a estória dele, minha mana também adorou estava lendo a sinopse e ela prestando a atenção.

    ~~~ Blog Gossip Girl .... Fan Page .... Tudo sobre os famosos u-u ~~~

    ResponderExcluir
  25. Parece ser bem clichê mesmo , ainda que a capa seja muito linda. Se alguém me desse esse livro eu não recusaria por causa da capa mesmo ! Haha , mas chega de livros sobre drama adolescente americano nesse mundo , basta os filmes.

    ResponderExcluir