Filmes #30 - A Mentira

Título: A Mentira
Título Original: Easy A
Gênero: Comédia, Romance
Duração: 92 minutos
Sinopse: Olive (Emma Stone) era aquele tipo de estudante cuja presença não era notada por ninguém, além de sua melhor amiga Rhiannon (Alyson Michalka). Quando ela a convida para passar um fim de semana acampando, Olive dá como desculpa que irá se encontrar com alguém. Na segunda seguinte Rhiannon lhe pergunta como foi o encontro e, para manter a história, Olive diz que perdeu a virgindade com ele. A notícia é ouvida por Marianne (Amanda Bynes), a crente da escola, que logo a espalha para os demais alunos. A situação altera o modo como as pessoas olham para Olive, o que faz com que ela se sinta dividida: ao mesmo tempo em que se sente mal por olharem para ela graças a uma mentira, ela gosta de enfim receber a atenção das pessoas. A situação potencializa ainda mais quando ela aceita a proposta feita por Brandon (Dan Byrd), seu amigo gay, de que finjam ter relações sexuais durante uma festa onde todos da escola estejam presentes. Desta forma Brandon passa a ser visto como heterossexual, deixando de ser perseguido, e Olive assume de vez a figura de vadia da escola. Só que ela não podia imaginar até onde sua fama iria levá-la.


Abordado de forma rasa e resumida, A Mentira pode ser facilmente confundido como um típico filme juvenil protagonizado no ambiente escolar americano. E, em certos aspectos, realmente é. Mas, se há algo que de fato me agradou, foi a quebra de inúmeros paradigmas e repetições que estamos exaustos de ver. A personagem principal não é adorada, nem sequer tem uma paixão irrevogável pelo capitão do time de futebol. E até mesmo a cruel menina loira tem lá suas distinções, fazendo com que o filme mescle inovação e aspectos clichês.
"Eu costumava ser invisível para o sexo oposto. Se o Google Earth fosse um cara, ele não conseguiria me encontrar nem se eu estivesse vestida como um arranha-céu."
Olive (Emma Stone) é, em suas próprias palavras, invisível. Entretanto, tudo muda com um ocorrido inesperado. E não é nem de longe um convite para o baile vindo do garoto mais popular da escola. Ao mentir afirmando ter perdido sua virgindade com George, um falso universitário, toda a sua vida vira de cabeça para baixo. Isto porque Marianne (Amanda Bynes), uma cristã fanática e pretensiosa, ouve e espalha a história por toda a escola, tachando-a vulgarmente de promíscua.


Ingenuamente responsável por essa fofoca, Olive passa a utilizá-la para ajudar garotos desesperados, afirmando ter mantido relações sexuais com eles em troca de recompensas monetárias. Assim, sua reputação se torna cada vez pior, sendo tão conhecida quanto detestada. É claro que ela finge não se importar, mas o faz desde o início. Tanto que ao ouvir comentários negativos a seu respeito, surta e passa se vestir de forma vulgar, carregando um "A" de adúltera em suas roupas, em uma referência à Letra Escarlate.


Apesar de ter um desfecho totalmente preso aos padrões, a história em si é feita para ser cômica e brincar com situações óbvias. Desde Olive e seu amigo homossexual, Brandon (Dan Byrd), fingindo estarem tendo uma relação sexual até às próprias falas. Não é exatamente o filme ideal para toda a família, mas interessante para o público jovem, principalmente aos que tem certa familiaridade com a cultura pop. De qualquer forma, traz a sensação de conclusão, além da moral típica dos filmes adolescentes de "seja quem você é". É uma obra basicamente dependente do carisma de Emma Stone, já que todo o humor e quase todas as ocorrências se centram ao seu redor.

26 comentários:

  1. Olá^^, já assisti esse filem e achei muito legal! Emma Stone está fantástica nesse papel^^

    Bjs^^

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Emma, ela é uma linda e ótima atriz! hehe Já tinha visto em algum lugar sobre esse filme, mas não tive vontade de assisti-lo. Mas agora sabendo um pouco mais do que se trata, talvez dê uma oportunidade! Quando eu tiver oportunidade de assistir algum filme, por que por agora... só estudando e lendo. rs

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de assistir esse filme, ele conseguiu me fazer ficar vidrara e rir bastante, o que geralmente os filmes de comédia não conseguem fazer comigo, rs. Super recomendado esse filme!
    http://leituramagnifica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigadaaaa ! Ótima resenha sobre o filme,explicou super bem e tirou minhas dúvidas !
    Quero muito assistir já faz um tempinho,mas por conta da Emma,mas depois dessa resenha fiquei curiosa pra ver mais ainda o filme <3
    Adoro seu blog ♥
    Fala sério

    ResponderExcluir
  5. Já assisti o filme e ameei! É muito bom mesmo, e um dos melhores filmes juvenis que já assisti, não é aquela coisa típica e previsível de menina popular e nerds, é beeem melhor!
    Adoro o filme! (:

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha ouvido falar do filme, fiquei curiosa, mas nunca tinha feito o download. De fato, o filme não parece ser para toda a família, porém achei a temática em si divertida e fugiu dos clichês. Fiquei curiosa para assistir.

    ResponderExcluir
  7. Eu AINDA não assisti esse filme (são tantos que eu esqueço) mas lembro que logo que foi lançado eu estava louca para ver, certeza que depois da sua resenha a minha vontade so aumentou *_*

    ResponderExcluir
  8. Ja assisti a este filme e gostei muito! Dei boas risadas. A Emma é perfeita em qualquer papel neh?

    Bjo^^

    ResponderExcluir
  9. Oi, :)

    Já ouvi falar desse filme, mas nunca tinha me interessado por ele... até agora *_* rs'

    Fiquei curiosa principalmente por, inicialmente, fugir do eterno clichê estar apaixonada pelo cara mais popular da escola... acho que pode ser uma história divertida. Com certeza vou conferir! o/

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  10. Parece ser bem diferente da queles filmes clichês mesmo... Fiquei com vontade de assistir, vou procurar ele hehe.

    ResponderExcluir
  11. Faz tempo que eu quero ver esse filme. Eu não gosto nada desses filmes com adolescentes, porque são praticamente sempre a mesma coisa, populares x rejeitados, como você disse, típico filme juvenil protagonizado no ambiente escolar americano. Mas não parece ser o caso desse e o que me interessou nele foi justamente isso, essa quebra da repetição em filmes do gênero. Gostei muito da história. ;D

    ResponderExcluir
  12. Nunca assisti esse filme, deve ser muito bom, parece ser diferente dos outros filmes americanos. Espero assistir esse filme o mais rápido possível.

    ~~~ Blog Gossip Girl .... Fan Page .... Tudo sobre os famosos u-u ~~~

    ResponderExcluir
  13. Esse assisti e gostei bastante. Fora que adoro a atriz!

    ResponderExcluir
  14. Ei, Karol. Já assisti esse filme há algum tempo, e eu simplesmente adorei. A Emma Stone atua muito bem, e a história em si é muito bacana. Como você disse, a típica mensagem "seja quem você é", é o ponto chave do filme. Recomendo. Beijocas.

    ResponderExcluir
  15. Oi Karol!! Tudo bem??
    Achei muito legal tua dica e não conhecia o filme...E adoro esta atriz e fiquei bem curiosa para conferir e saber o final =)
    Bjuss

    ResponderExcluir
  16. Eu tinha me esquecido desse filme e espero que em breve possa assistí-lo!! Obrigada por dizer que é um bom filme e foge do clichê.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Ainda não assisti esse filme, e já tava na minha lista do filmow dos filmes que quero ver!
    Só falta um tempinho pra procurar e baixar! hahahaha

    ResponderExcluir
  18. Affs como que eu li esse post e o comentário passou despercebido? Ainda não assisti esse filme, é a primeira vez que vejo falar nele. Pareceu ser muito divertido, porém desde aqui já começo a ter raiva da Olive, ela é uma idiota, e eu já prevejo que isso não deve acabar como ela gostaria. Agradeço a dica!
    Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu assisti esse filme ano passado e eu gostei bastante, achei ele bem divertido e diferente. Mas confesso que quis assisti só por ser com a Emma Stone, mas me surpreendi com o filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Já assisti, amei, muito divertido. Deu até vontade de ver novamente !
    Beijos, Thaynara
    livroscombolinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Não tinha ouvido falar desse filme mas sabe que fiquei curiosa?!
    Essa história de amigo gay fingindo ter relações com a "promíscua" da turma aconteceu na minha faculdade, mas não posso contar toda a história pq "o que acontece na aula da saudade, fica na aula da saudade!". kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Adoro a atuação da senhorita Emma Stone. Ela é sempre tão cômica que me faz gostar de todos os filmes que está no elenco, inclusive esse. A película é tão divertida e mostra o lado avesso dos filmes americanos. Porque, convenhamos: ninguém está acostumado a ver um filme onde a menina má é uma religiosa, né? hahahahaha Mas, o tema se enquadra no meu colégio por exemplo. Para ter fama e ser popular, um monte de gente começa a beijar o primeira pessoas que aparece para ter notoriedade. Completamente desnecessário e superficial ¬¬

    ResponderExcluir
  23. Já vi o filme e a atriz é muito boa! Haha o filme é muito divertido e.. Surpreende pra quem espera um clichêzinho chato (tipo eu). E mostra muita coisa da realidade ai ne, so observar USHAU

    ResponderExcluir
  24. Hahaha, esse filme é bem engraçado, ri bastante! Emma <3

    ResponderExcluir
  25. Já assisti.
    O que achei bem interessante foi a alusão ao livro " A Letra Escarlate".

    ResponderExcluir
  26. Ainda não tinha visto esse filme, mas vou anotar esta dica.
    Estou aqui me perguntando, onde eu vi essa atriz? Porque tenho certeza que adoro um filme com ela....

    ResponderExcluir