Filmes #24 - Sweeney Todd

Título: Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Título Original: Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Gênero: Musical, Terror
Duração: 116 minutos
Sinopse: Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.




O que dizer sobre um filme que possui um elenco fantástico (com seus atores favoritos), um diretor que admira por demais, um enredo brilhante, atuações magníficas, uma trilha sonora de dar inveja e o aspecto sombrio característico Burton? Que é simplesmente mais que um simples filme. Uma obra de arte. Um longa fantástico, brilhante e um dos meu favoritos. Sou um pouco suspeita em falar dos resultados da parceria Depp/Burton e Bonham Carter nas maiorias das vezes. E para melhorar, com o querido e amado Rickman no elenco. Mas parando um pouco com os mil elogios, deixarei que vocês comprovem o que digo após assistirem.






Conhecendo o elenco, temos: Johnny Depp como Benjamin Barker. Preso injustamente é enviado para a prisão, retornando quinze anos depois à Londres, sob o nome de Sweeney Todd, procurando vingar-se do juiz Turpin. Helena Bonham Carter como Sra. Lovett. Dona da Loja de tortas "Sra. Lovett" e parceira de Todd em seu plano de vingança. Alan Rickman como Juiz Turpin. Que condenou Barker ao exílio para poder ficar com a esposa e a filha do barbeiro. Sacha Baron Cohen como Signor Adolfo Pireli. Um italiano que já trabalhou para Barker, o barbeiro rival. Jayne Wisener como Johanna Barker. A filha de Benjamin Barker. Jamie Campbell Bower como Anthony Hope. O marinheiro que leva Barker de volta à Inglaterra, e que acaba apaixonando-se por Johanna. Temos ainda Timothy Spall (O Rabicho de Harry Potter). Agora, me digam. É ou não um elenco fantástico? 







Sangrento. Obscuro. Este é um dos filmes que agrada os fãs de carteirinha das melhores produções do diretor. Fugindo totalmente de clichês e se consagrando como um dos melhores musicais já feitos, este longa nos mostra, apesar de toda a vingança, o quanto o amor é importante na vida de uma pessoa. Como conseguir passar uma mensagem significativa em um cenário totalmente perturbador? Pergunte ao Burton, garanto que só ele sabe. Podemos pensar um pouco em toda essa moda de "vingança" nos dias atuais, como séries,filmes e até novelas. É um tema que faz bastante sucesso mas poucos são os que conseguem aproveitá-lo de modo positivo. Sweeney Todd foi lançados faz alguns anos e se ele serviu de inspiração para vários, isso não podemos afirmar. Mas que é um dos poucos musicais que consegue se diferenciar, isso ele é.




Mas o que poucos sabem é que Sweeney Todd é uma lenda, considerado o primeiro assassino em série da história. Dizem que o mesmo nasceu em 1748 como Benjamin Barker, e cresceu em uma Londres empestada por doenças, poluição, pobreza e corrupção. A primeira vez que a história surgiu foi em 1846, no romance "The string of pearls". Um ano depois ganhou adaptação para os palcos e o subtítulo "O barbeiro demoníaco da Rua Fleet". Logo, Todd rivalizava com outro assassino cruel do século XIX: Jack, o estripador. Assim, a lenda de Todd virou inspiração para vários espetáculos teatrais, como para filmes, inclusive para televisão. Para a grande maioria dos historiadores, Sweeney Todd é um personagem de ficção. Para o escritor Peter Haining, Todd realmente existiu e cometeu seus crimes em meados de 1800. Ele escreveu dois livros sobre os crimes. 

Agora falando em músicas, afinal, é um musical. A trilha sonora, como citei, é ótima! Feita por Stephen Sondheim, que vocês podem conferir ao final da postagem. Enfim,esta é a minha dica de hoje! Não sei se muitos de vocês já assistiram ou se gostam de musicais. Mas garanto que vale a pena conferir e se deparar com esses grandes atores e suas interpretações únicas. Afinal, não é todo dia que temos uma produção que reúne um elenco deste. Espero que tenham gostado e não deixem de conferir a trilha abaixo. Destaque para My Friends, que vocês podem conferir separadamente aqui


12 comentários:

  1. aii, também sou suspeita em falar dos filmes da dupla Burton&Depp pois amo demais!!! *-*
    este ainda não assisti, mas assinei a netflix domingo passado, e este foi um dos que eu vi lá logo de cara, e com certeza será um dos próximos que eu irei assistir *-*

    ResponderExcluir
  2. AIE!!!! Eu ainda não assisti a esse filme!!!! Tbm adoro a parceria, e vou procurá-lo para assistir!
    Adorei as imagens! Fantástico!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler o filme!!
    Apesar de ser terror não parece muito assustador, então,me arrisco a ver o filme!!!

    ResponderExcluir
  4. Um musical de terror? Pra mim é novidade!
    Os filmes do Burton são visualmente lindos, mas alguns acho bem sem pé nem cabeça.
    Não curto musical, e não passo nem perto de uma tela que esteja passando algo de terror... então esse eu despenso! rs

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica ainda não tinha ouvido falar desse filme, mais ele já esta na minha lista de filmes que verei nas férias. Sou apaixonada por filmes de terror e filme que tem musica e esse ai misturou os dois OMG
    Beijos
    http://garota-oblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gente , eu sou super fã do Johnny Depp...
    Assisto todos os filmes dele , e esse com certeza não vai ficar de fora, amei a dica Karol *_*
    Adoro esse jeitão misterioso que só ele consegue dar ao personagem , estou super ansiosa pra assistir.

    Beijos !!!

    ResponderExcluir
  7. Não só ja assisti como tenho o dvd!! Vejo sempre que posso!
    DEPP, BONHAM CARTER e RICKMAN juntos num MUSICAL dirigido por BURTON não é todo dia que se acha, né?
    Os filmes de Burton são fantásticos mas esse tem um lugarzinho reservado no meu coração!

    ResponderExcluir
  8. sse filme é muito bom!!!
    E eu nunca vi inteiro xD
    Caramba, precisava ver tudo do começo ao fim...

    ResponderExcluir
  9. Johnny Depp como sempre interpretando personagens bem caricatos.
    Não conhecia esse filme.

    Bj!

    ResponderExcluir
  10. Eu conhecia o filme, mas sempre tive muito medo, eu imagina q teria mais terror!!! Gostei muito da resenha, vou procurar o dvd com certeza!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia esse filme!! Esse filme deve realmente ser bom pq o elenco é demais.. Deep,Helena Bonham Carter.... vou assistir =D

    ResponderExcluir