Variedades #12 - Psycho-Pass





Psycho-Pass é um anime que estreou em outubro de 2012 e a partir do próprio foi lançado o mangá homônimo em novembro do mesmo ano. sua primeira temporada acabou faz mais ou menos um mês e muito provavelmente irá ter uma segunda.

Em Psycho-Pass somos apresentados a um mundo futurista em que há uma sociedade "perfeita". Nesta sociedade há toda uma nova tecnologia que comanda a vida de todos e explicá-la, honestamente, será algo um pouco difícil. Mas vamos lá...

Sybil System

O Sybil System é no que toda essa nova sociedade se apoia. É através deste sistema que tudo acontece, desde a escolha de sua profissão como à o que você joga, assiste, vive, veste, etc.. ou seja, é um mundo completamente tecnológico.



Dominators

Dominator é arma utilizada pelos policias para deter criminosos ou potenciais criminosos. E é exatamente a partir das dominators que nos é apresentado um dos aspectos mais interessantes do anime a medição do Psycho-Pass de uma pessoa.

O Psycho-Pass é o indicador do coeficiente criminal que um ser humano tem ou pode vir a ter. Cada cidadão tem um cartão que indica o seu nível, que é determinado, obviamente, pelo Sybil System, e é possível que seu nível psicológico seja medido a qualquer instante e em qualquer lugar, pois há sensores na rua.

As Dominators são manuseadas apenas por policiais e seu "cães", que são àqueles que tem o Psycho-Pass alterado, mas que escolhem servir a sociedade ao invés de manter-se na terapia intensiva que seriam obrigados, mas não são controladas por eles e sim pelo sistema, assim como todos os outros aspectos dessa sociedade, e é através do nível que é mostrado pode ser adicionado o modo Non-Lethal Paralyzer, que como o próprio nome diz paralisa o individuo sem causar maiores danos e este é levado para um centro de terapia intensivo, ou o modo Lethal Eliminator, que é indiscutivelmente letal. Ainda há também o modo Destroy Decomposer, mas este é utilizado apenas para desintegrar objetos.




Personagens

Este é um anime que apresenta uma grande variedade e qualidade de personagens e por isso mesmo irei falar apenas sobro o núcleo central da história mesmo:



Akane Tsunemori é a protagonista feminina do anime e é a mais nova detetive do Sistema de Segurança. Ela apresenta altas notas e um Psycho-Pass impressionantemente baixo e uma inocência que não condiz com seu novo cargo.





Shinya Kogami é o protagonista masculino e é um ex-detetive que depois de alguns acontecimentos traumáticos tornou-se um "cão" da policia. Kogami apresenta uma personalidade forte e ideais e verdades firmes perante as situações de seu trabalho, mas que não tem uma vida social realmente.




Shogo Makishima é o nosso antagonista e é um personagem um tanto quanto misterioso e ao mesmo tempo podemos ver uma personalidade que mostra ideais mais do que fortes, os quais, para ele, vale a pena fazer de tudo para alcançar e implantar para a sociedade futurista.




É um anime maravilhoso que recomendo muito para não só aqueles que já curtem esse mundo, mas também para aqueles que gostam de uma história bem feita e muito inteligente. Recomendo também sua trilha sonora que só não coloquei aqui porque não achei bons videos no YouTube, mas que é realmente maravilhosa.


11 comentários:

  1. Bem, não sou fã de animês..mas gostei muito do que li acima!
    Bom sair da mesmice né?
    E é sempre bom ver que tudo pode ser inovado, mudado.
    E se for inteligente, melhor ainda.
    Tomara que os fãs de animês possam curtir essa novidade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. não sou muito fã de animes, mas meu namorado ama! as vezes assisto com ele, mas não intendo muito hahaha
    vou apresentar este para ele, talvez ele goste :D

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã de animes, isso porque não me lembro de ter assistido algum rsrs. Mas, eu vou procurar assistir, um dia, quando eu não tiver ocupada com os estudos, ou minhas séries, ou lendo meus livros, ou vendo os filmes lançados. Vishi, tá quase parecendo nunca rsrs.
    Bem, obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de animes, utimamente não estou tendo tempo nem pras minhas séries!!! Mas vou anotar para asisti-lo, gostei muito do enredo e histórias futuristicas me encantam!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto de anime, mas meu irmão adora vou falar para ele *-*
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Não assisto animes, não tô com tempo pra nada. Só assistia quando era criança, e apenas os mais clássicos, tipo Dragon Ball, Pokemon, Digimon, Inuyasha... Mas eu gostei bastante do que você falou sobre esse anime, deve ser legal, gosto de coisas que falam de sociedades futuristas, tipo um livo que li, "Destino" :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabby!
    Eu confesso que perdi o interesse em assistir a animes. Quando era pequena acompanha muitos dos que passavam na TV e adorava, porém com o tempo fui perdendo a vontade de assisti-los. Mas depois desse post, acho que irei a procura de assistir Psycho-Pass, pois a história do anime me agradou muito e fiquei muito curiosa em relação a ele.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  8. Gostei da premissa da série, muito interessante!
    Mas não curto muito animes, então acho que não irei assistir. =/

    ResponderExcluir
  9. Eu nao sou muito fã de animes mas parece ser bem interessante =D

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca me interessei muito por animes, mas nunca é tarde para conhecer coisas novas :)

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito chegada a animes, mas conheço pessoas que curtem e até fazem play list com as trilhas sonoras, :)
    É a primeira vez que vejo algo desse anime em questão.

    ResponderExcluir