Livros #27 - Baroak, a estrela

Título: Baroak, a estrela
Editora: Novo Século
Autor: Cris Motta
Número de páginas: 311
Sinopse: Todos nós, seres humanos, temos um poder transformador. Os aparentes conflitos e incapacidades podem ser o combustível essencial para nos tornarmos grandiosos, levando a uma experiência fora do comum, uma experiência mágica. Beatriz Comarin é uma adolescente de treze anos que vive o conflito de sentir-se excluída do grupo de pessoas de sua idade, abrindo-se, apenas, às estrelas do céu – suas amigas confidentes. A mudança em sua vida começa quando seu pai, Carlos Comarin, é transferido a trabalho para a Arábia, e ela e sua mãe Helena são obrigadas a segui-lo. Lá, a jovem compra um pote de cristal em formato de estrela das mãos de uma misteriosa mercadora, que a aconselha a abri-lo apenas quando realmente precisar. Beatriz não imaginava que naquela estrela estava Clair Baroak, uma djinn para os orientais, um gênio para os ocidentais, que entra em sua vida e, entre paixões, dissabores, festas, viagens ao Chile, à Europa, e projetos de vida, a transforma completamente. Bia não só aprende sobre um mundo místico, como acaba fazendo parte de uma história que está apenas no começo. Por meio de uma linguagem simples e descontraída, o leitor identificará em Baroak – A estrela sentimentos que o acompanharão a vida inteira: o medo e a coragem.



Não sei se eu consegui formar uma opinião exata do livro. É bom? Sim! Mas tem vários aspectos do livro que não me agradou. Muitas vezes eu fiquei bem nervosa com a personagem na verdade. Foi aí que percebi, exato... a personagem. Justamente ela é o ponto negativo do livro, para mim. Mas calma... vamos por partes.
O livro é sobre uma garota, Beatriz. Aquela típica aluna inteligente que é apaixonada por aquele cara (Rodrigo) que todas desejam e que é motivo de brincadeiras de mal gosto por aquelas meninas populares. O começo parecia apenas um livro adolescente, com aquelas histórias de populares x excluídos. Mas o desenrolar foi acontecendo e entrou um outro gênero, o sobrenatural. Após algumas páginas, uma nova personagem entra em ação, Clair, uma djinn. Como todos sabem, agora Beatriz tem o direito de realizar 3 desejos. Mas o interessante, é que ela não usa Clair, ela constrói uma amizade com a mesma. Ao decorrer, as duas se tornam como irmãs e isso faz com que a djinn tenha um sentimento muito forte por Bia, já que a maioria dos humanos os exploram. 
Bom, o livro gira em torno, basicamente, disso. A amizade das duas, as inseguranças de Bia, que logo desaparecem, a evolução, o amor...
Não contarei detalhes, que são importantes demais, para evitar spoilers. Mas saibam que após a metade do livro, o rumo fica totalmente sobrenatural, uma nova perspectiva, um novo núcleo para o enredo. Tudo mudo.
Bia conhece um mundo mágico, seres mágicos... e vocês podem imaginar o que pode ocorrer, não?

"Todos nós, seres humanos, temos um poder transformador. Os aparentes conflitos e incapacidades podem ser o combustível essencial para nos tornar grandiosos e nos levar a ter uma experiência fora do comum... Uma experiência mágica!"

Bom, mas agora vocês me perguntam. O que existe de negativo no livro? Certamente, Beatriz. Como já comentei. Então vou contar todos os aspectos que me incomodaram sobre ela no livro. Primeiramente, a inteligência. Como Karol?? Isso mesmo. A garota é inteligente, ok. Sabemos disso. Mas precisa ficar focando nisso 55% do tempo? Sem contar, que muitas vezes, sinto Beatriz muito arrogante e cheia de si. Talvez até menosprezando pessoas que ela se imagina mais inteligente. O tempo todo: Bia ganhou isso, nota máxima naquilo, ela é um gênio, sabe todas as matérias possíveis, etc. Eu achei irritante. Tinham momentos em que eu esperava que ela se desse mal, de verdade. Bom, outro fato é a indecisão. Amou uma pessoa desde criança, depois fica indecisa se ama ou não (Ok, até ai, compreensível). Mas logo depois que um novo interesse amoroso surge em sua vida, ela esquece do antigo e até mesmo o usa. (Para mim, uma pessoa ficar com uma pessoa que não é a certa, só para esquecer outra, é usar). Parece que tudo que Beatriz sempre desejou e com o tempo conseguiu, não serve mais para nada. É jogado no lixo. Outra fato implicante na mesma, é o fato de querer ser uma pessoa poderosa. "Eu posso, eu vou, eu consigo, eu quero, eu não sou humana, sou forte demais e não ligo se colocar todos em perigo". Deu para entender? Mas.... tirando este fato, tirando a personagem principal. O livro é muito bom. Os outros personagens conseguem, para mim, serem muito superiores a Beatriz. Talvez apenas eu ache Bia uma personagem irritante, a maioria a ame de paixão. São opiniões, e cada um tem uma. Amo estes gêneros sobrenaturais, logo, a leitura foi super rápida. Vale lembrar, que apesar destes pontos negativos... a leitura flui naturalmente. 
"Hoje existimos, daqui a minutos ou segundos podemos não existir mais."
“O que durante muito tempo tinha sido o seu mais profundo desejo, agora era um enorme ponto de interrogação. Beatriz sentia que estava mudando profundamente.” 
Recomendo o livro para todos que curtem aqueles finais fantásticos. Sim, Baroak possui um final eletrizante. Que, para mim, fez todos os pontos negativos evaporarem. Uma obra nacional que só demonstra o quanto temos autores capacitados, criativos. A capa é muito linda, bem delicada. Cris, uma autora fantástica com uma escrita bem dinâmica. Mas e vocês, já leram? Pretendem? 



10 comentários:

  1. Sem nenhuma dúvida, a literatura nacional só vem crescendo e é quando nos deparamos com livros assim que isso fica mais evidente ainda!
    Não conhecia a obra, mas confesso que fiquei fascinada com o que li..Adoro esses livros com essa pegada juvenil..e mesmo tendo os pontos negativos da mocinha..rs eu ainda curti. Normalmente, adolescentes inteligentes são assim, claro, não a maioria.mas..coisa típica da idade!
    Primeiro amor, descobertas..isso aliado a fatores sobrenaturais, é certeza(quase sempre) de boa leitura!
    Adorei a dica..rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não curti muito... o enredo é interessante mas não tenho muita paciência para adolescentes no sentido de achar que sabe mais que todo mundo, amar e "desamar' de uma hora para outra típico de uma adolescente.
    Fico feliz da leitura nacional estar ganhando mais e mais espaço, mas esse não irá para os desejados. =/

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler este livro.
    Sua resenha ficou muito boa, bem sincera, adoro isso. Mas deixou de ser prioridade pra mim. Não gosto de personagens que se acham... infelizmente tenho encontrado bastante livros com personagens assim...

    Parabéns pela resenha!!! bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Eu não costumava me interessar por livros fantásticos, mas de uns tempos pra cá resolvi que quero dar uma chance ao gênero. Acho que esse não seria um bom livro para começar, afinal, se a protagonista é irritante, o livro já ganhou muitos pontos negativos para mim. Odeio quando os protagonistas são chatos e ou irritantes e etc. Enfim, fico feliz que tenha gostado da leitura apesar desse fato da protagonista, mas acho que essa leitura não é para mim.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  5. É uma pena eu não ter me interessado pelo livro. Porém, tenho que ser realista em um ponto: a literatura brasileira tem crescido muito e tem ganhado espaço bem significativo. Nossos autores tem conseguido abordar bons temas para construir suas obras.
    Ótima resenha a sua. Abordou bem os aspectos positivos e negativos da obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adoro fantasia, mas não curti muito o livro, principalmente pelo que você falou da protagonista, achei ela tão chatinha, e quero distância de personagens assim. Tá parecendo Harry Potter (tô falando do personagem, não da série magnífica), teve uma época que eu não suportava ele, lia por causa de todos os outros personagens e não deixava de achar a leitura gostosa, mas pelo menos ele tinha um lado bom, não tinha nada de meloso e apaixonado, tipo essa protagonista que fica "será que eu amo ou não?".
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Antes eu tinha um certo preconceito com os livros nacionais, só lia os clássicos daqueles autores que faziam parte de algum movimento da literatura que aconteceu no passado sabe aqueles que aprendemos na escola.
    Mas nós últimos anos a literatura nacional tem ficado cada vez melhor e me orgulho disso.
    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas a história parece ser ótima mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei. De verdade, achei interessante. Como não li, não sei exatamente como deve ser a personagem principal, mas foi um livro que me interessou para eu ler. E eu não tenho preconceito nenhum para com autores brasileiros. Mais um livro para a minha modesta lista de livros para ler :)

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser bem interessante mas estou dando um tempo em sobre naturais.Mas sem duvidas os autores nacionais vem ganhando destaque e com livros cada vez melhores. =D

    ResponderExcluir
  10. Não fiquei interessada... apesar dos bons comentários, não ando com paciência para personagens adolescentes "sabe tudo", entende?

    Não sabia que era um livro nacional...

    ResponderExcluir