Livros #17 - O mistério do círculo

Título: O mistério do círculo
Editora: Novo Século
Autor: Leandro Luzone
Número de páginas: 428
Sinopse: Em Londres, no século XXI, um padre e uma sacerdotisa de uma antiga ordem mística, conhecida como Círculo, envolvem-se em um inusitado caso de amor e tentam ajudar a Scotland Yard a descobrir a identidade do assassino, chamado pela imprensa britânica de O Inquisidor de Londres. Todas as suspeitas apontam a participação da Congregação para a Doutrina da Fé – um órgão da Igreja que substituiu a Inquisição – nos assassinatos das sacerdotisas com instrumentos de tortura e execução.







Apresento uma outra obra literária nacional que mostra a extrema qualidade dos autores nacionais. A escrita de Leandro me lembrou bastante o estilo de Dan Brown, com extrema inteligência e conhecimento do assunto abordado. Todos os aspectos são tratados com cautela e apresentados na medida certa e no tempo certo, sem exaustão e confusão. O mistério só aumenta a cada capítulo, te transportando para as páginas do livro, esperando por mais e mais pistas, para solucionar todos os mistérios que a obra nos proporciona.
Para a mente sagaz de Moreton ainda era muito cedo para qualquer coisa que não fossem suposições. Sabia que ainda teria um trabalho exaustivo pela frente até o fim daquele caso.
Toda a trama começa com um assassinato. Um grotesco assassinato, na verdade. Fiquei pasma com os detalhes que o autor esboça, é como se você conseguisse visualizar cada cena. Com isso, todo um mistério ocorre em volta disso. Ainda temos dois personagens excelentes, que estão envolvidos diretamente e indiretamente nesse caso, Padre Bonera e a sacerdotisa Ayna. Não contarei de que forma eles estão envolvidos, como ou o decorrer disso. Os dois são bem desenvolvidos e o que mais me encantou o livro é que, não são personagens jovens, adolescentes e afins, são todos adultos, com diversos problemas, com vidas feitas, crenças construídas e mesmo assim, buscam novos conhecimentos, novas curiosidades, se entregam em tudo que fazem.
Portanto, não era condenável sonhar, nem tampouco era pecado.
Era apenas um pensamento.
Uma vontade de amar.
O autor apresenta, também, diversos debates a crenças. A igreja é um dos temas centrais do livro, junto com culturas celtas. Mais semelhanças com Dan? Porém, como já comentei, o conhecimento de Leandro é absurdo, tudo fica bem claro e demonstra sua capacidade em falar de diversos assuntos. Como por exemplo, citar diversos significados para algumas datas festivas, como o Natal.
- Ela não merece esse fim, assim como as outras sacerdotisas que foram mortas não mereceram - disse o padre, desconcertado.
Agora, não irie mentir, o livro é cheio de informações e requer atenção, curiosidade e interesse. É um romance, cheio de mistério, suspense. Não se engane ao pensar que se trata de um romance adolescente, é um livro adulto. Porém, se você se interessa por estes temas que citei, algo maduro e inteligente, você será um leitor bem feliz com esta obra literária. O final é realmente surpreendente e responde todas as suas perguntas. O livro não decepciona em nada. E espero que todos possam ter a experiência de lê-lo e comentar aqui suas experiências.



6 comentários:

  1. Pelo que você descreveu eu acabei ligando O mistério do Círculo com dois livros que li recentemente: 666-Caçadores de Demônios e Anjos Caídos. Ambos tratam de crenças religiosas e assassinato. O primeiro que li, apesar de denso, eu amei. Já o segundo a autora meio que se perdeu na narração e deixou o livro superficial na história, mas bastante detalhado nos crimes - um é realmente grotesco -. Fiquei bastante interessada em ler O mistério do círculo, mas acho que ainda não estou com cabeça para pegar outro livro denso. Parabéns pela resenha.


    laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nem sou muito de ler o estilo de Dan Brown, apesar de reconhecer seu talento para os mistérios e a qualidade da sua escrita.
    Mas sendo um livro nacional me interessei bastante! Gosto de ver essa riqueza literária entre nós, com os detalhes estudados para não criar falsas expectativas.
    Parabéns para nosso autor brasileiro. E parabéns pelo post, uma divulgação do nosso melhor. Vale muito essa leitura!

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã destes livros, mas fiquei um pouquinho curiosa..srrsrs


    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  4. Esse tipo de livro que envolve, seitas ou qualquer coisa do genero nao consigo finalizar a leitura, uma pena mas boa leitura pra quem gosta

    ResponderExcluir
  5. Estou com o livro na minha estante e vai ser umas das minhas próximas leituras. Achei a sinopse muito boa e sua resenha me motivou ainda mais.
    Bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito fã do Dan Brown definitivamente ele não faz muito meu estilo, porém, lendo a sinopse e a resenha de O mistério do círculo gostei bastante. Assim que eu tiver uma oportunidade com certeza irei ler..

    ResponderExcluir