Livros #12 - Garota Replay


Título: Garota Replay
Editora: Novo Conceito
Autor: Tammy Luciano
Número de páginas: 144
Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...






Vou te falar, toda a temática do livro soube enganar bastante o leitor hein? Se você ler a sinopse e o que o livro promete, sua vontade é de comprar o livro na hora e ler em pé mesmo! E acho que este é o único ponto positivo do livro, conseguir chamar tanto a atenção para as pessoas comprarem, porque depois, a única emoção que você consegue lendo o livro é todas as possíveis que levam para a frustração.
Ok, que coisa chata Karol, falar tão mal de um livro em apenas um parágrafo. Vou explicar, tenho motivos para isso. Primeiro que eu estava com muitas perspectivas positivas com ele, uma promessa de uma livro maravilhoso. O que aconteceu? Tudo caiu por água abaixo. E devo confessar que tudo isso é por conta da personagem ridícula que Thizi é. (Que criatividade com os nomes, não é? Thizi, Tadeu, Tito ...) Se o livro não fosse centrado somente em Thizi, poderia ter ao menos gostado um pouco, mas como ela é a principal e é tudo sobre ela no livro, não teve jeito. Thizi tem 20 anos (quero que guardem bem isso) e é como se eu estivesse lendo pensamentos de uma garota de 13. Quando sabemos que o drama em sua vida é por conta de uma traição, tudo o que se pode pensar é que isso leve 1 capítulo no máximo e os restantes abordariam outros pontos, pois encontrar uma pessoa igual você na rua, daria belas aventuras. Mas ... o que acontece? O livro todo é sobre essa tal traição, Thizi reclama, fica deprimida, fica só na cama e se faz de coitada todo parágrafo, frustante! Isso me irritou de tal maneira, que não consigo explicar. Ela largou a faculdade e não faz nada da vida, além de ficar passeando e reclamando de como a vida é injusta com ela, sendo que ela sempre foi uma boa pessoa. Porque vida? Ahh como eu sofro. Sabe minha vontade? Era de fazer isso com ela:


Uma música triste tocava no meu ouvido com um refrão em que a palavra "traída" aparecia várias vezes. Um misto de vergonha, de arrependimento e uma vontade tripla de berra com o Tadeu e reclamar meus direitos. Por que fazer isso comigo, quando eu era uma namorada tão legal?
E quando a garota encontra sua replay e você pensa que todo o rumo vai voltar, que ela vai tomar vergonha na cara e acordar, pois não é uma garotinha de 13 anos, não ... ela começa a reclamar da vida mais ainda. Algo que poderia se tornar o núcleo principal, se torna em algo desprezível. Ual! Bacana, encontrei uma garota igual a mim, mas porque ela é tão mais bonita? Sorridente? Cheia de amigos? Fala sério! Thizi é pior que a Bella em questões de auto estima. Porém, resumindo, a garota parece não ter uma vida, tudo se resume em conseguir terminar com o Tadeu, mas ele está no hospital e ela fica com pena .... em sair com Tito e voltar a ser melhores amigos, em se acostumar com os as pessoas falando de sua vida por todo o Rio (Claro, ninguém tem nada melhor para fazer e ela é super importante). Chega a ser deprimente, você termina o livro mais deprimido que Thizi por ler algo tão depressivo assim. Acho até errado passar essa visão para as garotas menores: Se terminar um relacionamento, se torture, não queira mais viver. Pois sua vida acabou! Pensei até que fosse um anexo de Lua nova com tanto drama. 


Agora, vou comentar que o único ponto positivo no livro foi o final, mas o final mesmo, último capítulo! Onde o rumo muda completamente, e você pensa: Aleluia! Sim, o final é legal comparado ao livro como um todo, é algo que poderia ser previsível, mas com o final que o livro tomava, você da graças a Deus por ter ocorrido isso. Um final para compensar sua horinhas de leitura. Então, fiquem menos preocupados, que ao menos um final "bacana" o livro possui. Agora se fosse para dar uma nota de até 10 para este livro, daria 3, por conta do final, estou sendo até generosa. Fiquei semanas tentando escrever uma resenha para este livro e o ânimo sempre sumia. Mas ... essa é a minha opinião pessoal, tem pessoas que amaram o livro, então, tudo depende de sua leitura. Nunca critique algo sem ler. Então leiam e comentem aqui o que acharam do livro, e aqueles que já leram, contem suas experiências. 




3 comentários:

  1. Nossa pela sinopse eu não leria mesmo, só por lé-la achei um pouco fútil e depois da sua resenha ai é que não vou mesmo. Sem contar que a capa também é bem sei lá o que dizer... rsrsrs

    Parabéns pela sinceridade, creio que não é falar mal e sim expor a sua opinião verdadeira.

    Blog Amor literário:http://fernandabizerra.blogspot.com.br/
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Hum.. de fato nao vou ler esse livro, pensava que ele era bom tinha algumas resenhas positivas a respeito do livro,mas ainda estava em duvida agora nao leio ele mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro e também não tenho muita vontade de lê-lo, a história não me agradou muito.

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir