Livros #1 - Depois daquela viagem

Título - Depois daquela viagem
Autor - Valéria Piassa Polizzi
Editora - Ática
ISBN - 850808742X
Origem - Nacional
Ano - 2003
Número de páginas - 279
Sinopse - No tom coloquial próprio dos jovens, Valéria Polizzi relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos. A autora mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com os seus sentimentos, ficando claro a sua resolução de preservar sua condição de ser humano a qualquer custo.



Este livro, como muitos outros de origem nacional, é julgado pela capa, pela sinopse e por outras mil e uma desculpas. Mas aqui esta meu apelo emocional, para todos que apreciam uma boa leitura. LEIAM. Não julguem por nacionalidade, por modismo ou por outro argumento qualquer. 

A história é muito comovente e aborda um assunto muito conhecido porém pouco comentado, por medo, talvez. Em poucas páginas ela comenta sobre toda a sua vida, sobre como contraiu o vírus, como passou a aceitar, as reações e até mesmo como decidiu escrever este livro. A narrativa do livro é bem fácil de se ler, por ser direcionado aos jovens, mas também te prende de tal maneira, que você é capaz de ler o livro em um só dia. 

VIVER ao invés de MORRER. É algo bem estranho de se pensar para alguém que tem AIDS. Mas ela não, ela corre atrás de seus sonhos, faz novos amigos, vive o dilema de ter ou não um novo amor, estudos ... ela vive. Não tenho muito o que comentar do livro, creio que nem todas as críticas positivas chegariam aos pés do que esse livro passa. É uma história realmente profunda, que te faz pensar e repensar em tudo a sua volta. Não é um livro clichê, passa longe disso. Mas ele contém drama, romance, comédia .... é possível tudo em um livro só ? A autora escreve de tal maneira, brilhante por sinal, que você sente tudo o que ela transmite. Quando ela ama alguém novo, você se sente em todo aquele dilema de nova paixão. Será que ela vai ficar com ele ? Ou será que vai ser aquele ? O que será que vai acontecer ? Ela vai morrer ? são várias das perguntas que nos fazemos ao decorrer do livro.

Portanto aqui fica a minha dica. Um livro brilhante que para quem não leu, esta esperando o que ? E para aqueles que já leram, vamos ler novamente ? 

4 comentários:

  1. Nossa eu cistumo julgar pela capa.. rsrsr
    Mas pela sua resenha fiquei muito afim do livro porque
    são hiostórias que me chamam a atenção.. Afinal são histórias de vida..

    Obrigada pela a indicação..


    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, me chamou muito atenção. Vou procurar o livro para ler. Ótima dica.
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, o livro aborda um tema interessante, de fato parece ser muito bom.

    ResponderExcluir